quarta-feira, 5 de março de 2014

Biscoitinhos de leite condensado e amido (versão Páscoa) e Outras Mesas para a Páscoa de 2014



Olá gente! Faz tempo que não apareço por aqui, né? rsrs. É que resolvi me dar uns dias de descanso, devido ao feriadão de Carnaval e outros fatores, como a visita de minha filha Lili. Nesses dias não deixei de cozinhar, mas as receitas que preparei serão publicadas depois.


Estes biscoitinhos apareceram aqui em abril de 2011, por isso para mim foi uma surpresa descobrir que a "invenção" deles já está sendo atribuída a outra pessoa, que os postou em 2013! A estória desses biscoitinhos é a seguinte: antes de fazer os biscoitos, vi uns pãezinhos em forma de coelhinhos (bunny rolls) numa página japonesa. Muitos de vocês devem tê-los vistos também, pois a imagem deles depois circulou pela Internet. Os coelhinhos eram moldados numa bolinha de massa de pão e as orelhas eram cortadas com tesoura. Ao vê-los me ocorreu que era mais fácil conseguir moldar coelhinhos em massas de biscoitos, que são mais - digamos - estáveis do que a de pão, já que esta costuma fermentar mais. Como moldar biscoitinhos tem sido uma das minhas terapias mais antigas, meti as mãos na massa e saíram esses biscoitinhos, portanto, eu não os copiei de ninguém, apenas me inspirei na idéia dos pães coelhinhos. Porém, a apropriação de idéias e invenções de outros na Internet é coisa tão séria, que sequer consegui localizar agora a postagem original que me inspirou, mas achei a dita imagem uma 'trocentas' vezes em páginas diferentes da primeira. Não publicarei portanto o link de ninguém, pois não achei quem tenha publicado o original só os seguintes!

Todavia, na primeira vez que moldei os biscoitos coelhinhos usei a massa de polvilho, que se encontra no link acima e desta vez usei a massa dos biscoitos de leite condensado e amido que postei aqui, em 2008. Desta vez, porém, fiz uma ligeira modificação na receita, por isso vou repeti-la abaixo:


Biscoitinhos de amido e leite condensado
(sequilhos amido e leite condensado)

Ingredientes

1 lata(s) de leite condensado (395g)
2 unidade(s) de gema de ovo (médios)
500 g de amido de milho
100 g de manteiga (1/2 xícara rasa)

Preparo

Numa tigela, misture tudo. Faça bolinhas (ou molde-as como eu fiz) com as mãos e amasse-as de leve com um garfo (para fazer uns tracinhos na superfície dos biscoitos) ou estenda a massa com um rolo e corte-a com cortadores de biscoitos. Disponha os biscoitos em tabuleiros untados e enfarinhados e leve-os ao forno médio (180ºC), por uns vinte minutos. Estes biscoitos não levam fermento mas mesmo assim derretem na boca.

Observação:

Para variar os sabores desse biscoito, acrescente à massa raspas da  casca de laranja ou limão, essência a gosto (amêndoas, baunilha etc). 

******************************************************************


As Mesas de Páscoa

Desde que publiquei aqui uma mesa Pascal na cor azul no ano passado, fiz algumas variações de mesas nesta cor. A mesa da Páscoa cristã ganhou um ar lúdico e meio infantil, nos últimos anos, ao contrário das mesas da Páscoa judaica que continuam sérias e cheias de simbologias (não há crítica nesta frase  não, hein? rsrs).



                                   abaixo destaquei alguns elementos da mesa acima

             
                                   Nesta, para o café da manhã Pascal eu também utilizei a cor azul





25 comentários:

Prata da casa disse...

Marly: estes biscoitinhos são lindos mesmo!! Penso que já os tinha visto aqui no blog, realmente. A receita é bem simples e deve ficar deliciosa. Com amido ficam sempre, não é? As orelhinhas estão muito bem modeladas. Tens imenso jeito, amiga.
As mesas de Páscoa também estão lindas, com os seus tons primaveris ( Ok, por aí está a começar o outono).
Bjn
Márcia

Josy disse...

Marlyca querida, também aproveitei o feriadão e só fiz guloseimas para minha filha que passou uns dias comigo.Muito bom né? Achei lindos seus coelhinhos, super mimosos, delicados e a mesa de Páscoa está lindíssima, a cor azul é muito suave, linda mesa como sempre. Sua torta de maçã do post anterior está um encanto, nem me arrisco a fazer,pois sua técnica em decorar suas receitas é única. Belas receitas. Beijinhos, ótima semana amiga

Unknown disse...

Marlysinha querida estes biscoitinhos ficaram muito charmosos, um capricho, nao é pra menos né eles foram feitos por estas maos de fada rsrs, as mesas sao sempre decoradas com muito bom gosto, parabéns, bjs !!!

Heloisa disse...

Marly,
Como sempre tudo lindo e gostoso.
E com muito capricho.
Beijos.

Pedrita disse...

que lindos. beijos, pedrita

chica disse...

Adorei esses biscoitinhos, lindos e devem ser saborosos! E as mesas? Lindas! bjs,chica

Milia disse...

Que boitos son estos conejitos Marly, tengo muchas ganas de hacerlos, de hecho ya los vi el año pasado y desde entonces son un proyecto, pero es que tengo tantos que no doy abasto.
Un beso amiga

Trilha Sonora de Casamento disse...

Olá Marly!
que receitinha fácil... amei... e que lindinhos que ficaram!!!
amei...
hoje fiz goiabinhas... ^_^"
mas nada impede de não fazer essas delicinhas...
beijus flor... e obrigado pelo carinho!!!
?BLOG? Vanessa Cupcake
?BLOG? Sueño Sonoro
?BLOG? Depois dos 30

Lu Westphal disse...

oi querida, como esta?
Mto bom descansar as vezes, tirar um tempinho pra gente mesmo.
Adorei os biscoitinhos.
A forma de coelhinho me encantou.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Adriana disse...

Marly como sempre tudo de muito bom gosto , lindo parabéns, e o formato dos biscoitos? é encantador quem tem coragem de comer? rsrsrsr.Beijos.

mollymell disse...

Bom dia Marly.
Você é mesmo uma artista, nunca vi quebra-quebras (assim aprendi com minha mãe) + lindinhos do que esses, dá até pena de comê-los.

Fabiola disse...

Marly querida, que fofura! tudo tão lindo, tão em paz! Estes biscoitinhos são formidáveis, já tinha visto pela blogosfera, vou me animar em fazer! Beijos
Fabiola

Liliane de Paula disse...

Bonita arrumação, Marly.

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Amiga que fofura de biscoitinhos, a sugestão de mesas para Páscoa estão espetaculares, bjs, Ana ;).

Rosana Remor disse...

Que mesa linda!E estes "biscoelhos" estão maravilhosos!Quero tentar fazer,mas não sou muito delicada com coisas miúdas, mas vou tentar.bjs e obrigada!

Renata Boechat disse...

Darling, esse povo é dureza né?
Não podem ver uma coisa linda que já pegam a ideia como se eles mesmo a tivessem criado,
Mas liga não...a gente sabe da suas habilidades,
Afinal, quem ia saber fazer um coelhinho assim mais lindo desse mundo? Ah, fala sério!!!!rsss
As mesas estão lindíssimas em tons de azul, mais uma vez você brilhou!

Blog Dona Ingrid disse...

Meu Deus!

Que biscoitinhos mais fofos!

Blog Dona Ingrid

Anônimo disse...

Que fofura, Marly! Um mimo para presentear em todas as ocasiões. Beijos.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Quanta delicadeza, Marly! Suas mesas são sempre muito lindas! Fiquei encantada com o azul, minha cor preferida.
E esses biscoitinhos estão lindos demais. Ótima sugestão pra a Páscoa.
Bj,
Lylia

Andréa Santana disse...

Marly querida,
que biscoitinhos mais cutes e encantadores!
Cada foto mais linda que a outra!

Beijinhos, fique com Deus ♥

Anônimo disse...

Olá que biscotinhos fofinhos imagino que deliciosos, eu amo a pascoa e gosto de tudo que tem nela, lindas essas inspirações. beijo

Luma Rosa disse...

Wow!! Que fofurinha!!
Não sabia que era possível fazer amanteigado com polvilho! Me interessei pela receita e deixo o leite condensado para as crianças! (rs*)
Você sabe o que eu acho sobre plágio e acabei de deixar um recadinho para uma guria que postou o seu bunny roll no mesmo dia que você publicou em 2011... Sabe que a página da Martha Stewart é super popular, que todo mundo acessa e por iso as imagens que posta das suas receitas são bem conhecidas, pois aqui na blogosfera brasileira muitas blogueiras que se dizem culinaristas copiam na cara dura e não citam a fonte. Quando dou de cara com esse tipo de conduta, penso em comentar, mas a Martha Stewart não é minha amiga... Não vou arrumar confusão gratuitamente!
Boas comemorações no dia da mulher!!
Beijus,

Rosita Vargas disse...

Amiga estas galletas estàn de lujo para regalar y celebrar..feliz dìa de la mujer,cariños

Anônimo disse...

Olá, como você faz as orelhinhas do coelho?
Separadas?
Pode explicar?
Muito obrigada

Cláudia disse...

Ola´! Alguém fez ? Ficou bom mesmo ? Como os modelou ?
Muito obrigada Marly.

Pin It button on image hover