segunda-feira, 28 de abril de 2014

Bolo simples, sem lactose, delicioso e econômico de maçãs



Olá, gente!  Este bolinho que trago hoje é supimpa: não leva leite ou outro líquido, não leva manteiga (ou outra gordura) e não leva fermento. Mesmo assim resulta fofo e gostoso. Ideal para os que têm restrições à lactose e às gorduras, e muito bom para acompanhar um café ou uma bola de sorvete. O princípio dele é o mesmo do genoise, aquele bolo fofo e esponjoso que também não leva os ingredientes citados.




Bolo Francês de maçãs
(receita daqui)

   Ingredientes 

170 gramas de açúcar
170 gramas de farinha de trigo
   3 ovos grandes
   3 maçãs grandes, descascadas e cortadas em pedaços pequenos

Instruções   

Preaqueça o forno a 200º C. Misture os ovos com o açúcar na tigela da batedeira. Bata em velocidade média/alta por cerca de 2 minutos (bati 5 minutos em velocidade alta, aconselho a bater 5 minutos ou mais).  Use uma colher de madeira plana (usei um fouet) para misturar - delicadamente - a farinha à mistura de açúcar e ovos, até que a massa fique lisa. Junte os pedaços de maçã (acrescentei uma colher de sobremesa de canela em pó às minhas maçãs, por isso a minha massa ficou um pouco escura) e despeje a massa em uma forma de bolo, de cerca de 18 centímetros de diâmetro,  untada e enfarinhada. Leve a forma ao forno por 5 minutos, e então abaixe a temperatura para  180ºC e asse por aproximadamente 30 minutos, ou até que o bolo fique dourado. Para testar se o bolo está pronto, insira um palito no meio, se ele sair limpo, retire o bolo e desligue o forno.



34 comentários:

Dafne Augusto disse...

Master econômico esse bolo hein. AMO bolo de maça. Já to levando a receita ^^

Beijos

chica disse...

Que chique e ainda econômico! Gostei! Deve ser bem bom! bjs, linda semana,chica

Andréa Santana disse...

Marly,
fiquei curiosa com essa receita, vou fazer, hehehe!

Bjs, ótima semana!

Adriana Balreira disse...

Marly,
que delicia de bolo! Eu amo bolo de maçã! E esse sem leite e manteiga é ótimo para mim que tenho intolerancia a lactose! Perfeito!
Beijos
Adriana

São Ribeiro disse...

Uma receita muito interessante.
O aspecto esse esta uma delicia
Eu adoro bolos de maça
bjs

Gelia disse...

Um dos bolos que eu faço melhor é o de maça, aliás acho que é o melhor, embora meu preferido seja de cenoura, esta receita é bem econômica mesmo, babo nas suas fotos Marly!!!

Bjs

Gélia

Josy disse...

Querida Marlyca enfim esse mês está acabando, pra mim foi um mês muito conturbado, espero que o próximo seja melhor cruzes!!!! Bom primeiro quero falar da sua torta frangipane, não entendo lhufas de inglês essa massa deve ser fantástica, mas vou recorrer ao Google tradutor quem sabe consigo. O recheio ficou tentador, adorei a torta, lindíssima, e essa de maçã achei super interessante tbém, não conhecia essa receita, ficou linda fofa e o melhor não leva manteiga e nem fermento. Amei. Levo as duas receitas amiga. Uma linda semana pra vc e sua família. Beijinhos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Achei incrível essa sugestão. Pena que hoje estou sem maçãs.
Beijo.

Beth Martins disse...

Lindo bolinho amiga adoro tudo que leva maçã !
Bjs

Rosana Remor disse...

Muito bom!E não vai fermento mesmo?Bjs.

Lia Gloria disse...

E isso existe? bolo sem nenhum liquidozinho, nenhum, mesmo? Hum hum

Excelente para aqueles dias e, que eu estou doida pra fazer um bolo, e não tenho todos os ingredientes! Amei, né!

Marly, tu não sabes onde posso encontrar aqueles pratos de bolo, que são próprios para passa-fitas. Sabes quais são? Já procurei um monte... até pela internet, e não encontro.

bjssss

Liliane de Paula disse...

Marly, Isabella C é sua filha?
Recebi uma mensagem dela no blog dizendo ter ajudado na campanha do Dentinho. E disse que Dentinho está bem? Como ela sabe? Onde ele está?
Se puder, me ajude.

Esse bolo quase "zero" de calorias, é para meu time.
Vou vê se amanha, a serviçal, acerta fazer.

Unknown disse...

Marly, sempre recebi atualizaç~es do seu blog, mas desde março não recebo mais, já coloquei meu endereço eletronico novamente e nada. Você tem como me ajudar? Obrigada, Rosane

Prata da casa disse...

Marly: mais um bolo super interessante e com um aspeto fantástico, apesar de não levar gordura nenhuma. Parece fofinho e delicioso. Gosto muito de bolos com maçã.
Bjn
Márcia

Luma Rosa disse...

Hum... tenho a impressão que com banana também ficará bom... Será?
Boa semana!!
Beijus,

Cada Coisa disse...

Nossa que legal!! Muito bom!! Fiquei com fome!!!

tatiane disse...

Marly, adorei a receita! Já devo ter comentado da minha bebê alérgica, e fico pensando em soluções mirabolantes como substitutos. Lembrei do pão-de-ló que foi o primeiro bolo que aprendi de fato.
beijos

Patricia Merella disse...

Ma,supimpa é voce que nos presenteia todos os dias com estas delicias...a menina parle francês? Beijinhos

mollymell disse...

Bom dia Marly, tudo bem?

Esse bolo é do jeito que eu gosto, simples e saboroso. Vou guardar essa receita no meu pintest para experimentá-la na época da colheita de maças, temos 2 macieiras e gostaria de usar nossas maçãs para experimentar essa receita.

Beijos

Adriana disse...

Que legal , super simples receitinha anotada!!!. Bjs.

Arione Torres disse...

Oi Marly, que delícia hein?? Adorei!
Beijos e tenha uma ótima semana!

A Paixão da Isa disse...

gosto mt de tudo que leva maça adorei este bolo ele esta 5* bjs bs

Santa Gastronomia disse...

Que beleza de receita, Marly!
Já copiei!

Bjus..

Liliane de Paula disse...

Marly querida, o bolo esta no forno.
Fiz com a Infanta Beatriz.
Já imaginou a confusão, né? Mas acho que acertamos.
Depois mostro.

Liliane de Paula disse...

Marly, o bolo ficou muito gostoso. Mas aqui, como já disse não somos fã de bolos.
Fiz em 2 formas pequenas.
A Infanta que adora quebrar os ovos, fez comigo mas não comeu. Mas tb, não gosta de bolo.
Aproveitei e comi as cascas das 3 maçãs, na hora que fazia.
Gostei da receita.

Milia disse...

Que sencilla receta y que aspecto tan tentador, esta seguro que la pruebo, me ha gustado mucho.
Un beso Marly y disfruta dela festivo

Evanir disse...

O caminho está a tua espera, pé na estrada,
coloque um sonho na alma,
fé no coração e esperança na mochila,
a vida se enche de novidades
para os que se aventuram na
viagem que conduz a verdadeira liberdade.
Eu estou aqui para deixar um carinhoso
abraço um carinho para seu coração ,
e mil beijos na alma.
Um Feliz Dia Do Trabalho.
Evanir.
Amiga quantas delicias!!

Unknown disse...

Eu babo nessas fotos maravilhosas!
Beijos!

Construindo Minha Casa Clean disse...

Oi Marly!
Hum... que delícia!!!
Vou copiar a receita, amei!
Beijos!

"Construindo Minha Casa Clean"

ONG ALERTA disse...

Que delícia, beijo Lisette.

Unknown disse...

Amiga..eu peguei esses pratos emprestados de uma amiga. Vou perguntar pra ela e te digo depois. A caixa está em português..deve ter sido no Brasil.

Zizi Santos disse...

Um bolo diferente e deve ser super gostoso! adoro maças, ela da um molhadinho ao bolo, delicioso.
Você leu Robison Crusoé. eu li qdo jovem,é a Historia de um naufrago. Lembro que ele queria fazer bolos e nao tinha os ingredientes necessários. Mas conseguiu fazer.
E se ele tivesse maçãs, farinha e açucar e a receita da Marly?
imaginação.....
bjo Zizi

Jussara Silva disse...

Oi Marly.
Esse bolo é perfeito, bem fácil e realmente econômico. Adoro bolos de maçã!
A feira de patchwork foi ótima. Sempre que posso vou em alguma.
Bom domingo e uma linda semana!
Bjos.

MVlasic disse...

Adorei a receita Marly, super interessante, já fiquei super curiosa para experimentar, inclusive porque o seu ficou tão lindo e fofinho que me deu ainda mais vontade...vou ter que fazer...hehe

Beijinhos

Pin It button on image hover