Google+ Followers

domingo, 4 de maio de 2014

Quiche de Prosciutto e Gruyère e um novo bolo Kit Kat



Olá, gente! O dia das mães está chegando e já é tempo de a gente planejar a celebração desse dia especial. Fazer um brunch foi uma das idéias que me ocorreram, e é possível que eu a ponha mesmo em prática. Estas quiches são uma ótima opção de prato salgado para brunchs ou outra ocasião.  A gente inclusive pode usar uma receita básica e caprichar nos ingredientes do recheio, como eu fiz aqui.


Quiche de Prosciutto e Gruyère
(combinei esta receita com esta)

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de manteiga gelada em pedaços
1 gema de ovo
1/3 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de água fria


Preparo da massa

Unte e enfarinhe uma forma de abrir de 22 centímetros de diâmetro e reserve-a. Misture a farinha com o sal. Junte a manteiga aos poucos, misturando com as pontas dos dedos (sem mexer muito), ou com um misturador de massa (ou amassador de massa), até formar uma farofa. Adicione a água  e a gema e misture-as rapidamente, até obter uma massa lisa. Achate a massa, cubra-a com um pedaço de plástico grande e abra-a com um rolo de massa. Corte um disco de massa do tamanho do diâmetro da forma e estenda esse disco no fundo da forma. Com o restante da massa corte tiras de uns cinco centímetros de altura, e fixe-as nas laterais da forma, unindo-as também ao disco do fundo. Reserve-a.

Recheio

200 gramas de creme de leite
100 ml de leite
90 gramas de queijo gruyère ralado
1 cebola descascada e cortada em fatias finas
2 colheres de sopa de manteiga para fritar a cebola
3 fatias de Prosciutto grosseiramente picadas
2 colheres de sopa de salsa picada (substituí por 3 colheres de pimentão vermelho e verde picados)

Preparo do recheio

Frite a cebola na manteiga e ponha-a de lado, para esfriar um pouco. Misture o creme de leite com o leite e o queijo.  Adicione o prosciutto e a salsa. Misture bem. Espalhe a cebola frita no fundo da massa e jogue o creme com o prosciutto  por cima. Leve a forma ao forno médio (180ºC) e deixe que asse por uns 45 minutos, até que a torta comece a corar e o recheio fique firme.

Nota:

É preferível (se possível) preparar as massas de tortas  num processador de alimento (fazendo o aparelho pulsar para misturar e ligar os ingredientes). Esse tipo de massa não deve ser muito manipulada, porque isso ocasionaria o desenvolvimento do glúten e o derretimento da manteiga, resultando numa massa pesada e gordurosa.

Fiz duas receitas que resultaram numa quiche grande e várias mini quiches. 



**************************************************************************

O dia das mães é uma ótima data para a gente fazer coisas delicadas e gostosas, não é verdade? Aqui no blog há muitas idéias e receitas apropriadas para esta celebração:


o coração lilás com laço rosa é um chocolate comprado pronto, que a gente pode customizar com uma tag bonitinha; e a última foto é a do bolo vasinho de flores.


********************************************************************************

E o novo Kit Kat

Que não é lá muito diferente dos dois primeiros, porque o aniversariante queria um igual.




É isso, um feliz mês de maio para todos!




19 comentários:

✿ chica disse...

Noossa, de babar com esse bolo lindo e saboroso e salgados aim! Adorei! bjs,chica

Prata da casa disse...

Olá Marly: por aqui só encontramos sugestões deliciosas e lindas!! Adorei as tarteletes e a tarte salgada, o bolo do vasinho ( uma beleza) e o bolo de aniversário que está simplesmente divino!!!
Bjn
Márcia

Andréa disse...

Marly querida,
o dia das mães está chegando e vc só nos proporciona sugestões maravilhosas. Adorei a receita da quiche e os bolos ficaram perfeitos, como sempre vc arrasa!

Bjs, fique com Deus ♥

D Augusto disse...

Que delicia de recita. Muito chique. Adorei o bolo. Lindo lindo.

Beijos

A Paixão da Isa disse...

amiga para mim tudo esta perfeito mt bonito como sempre com tudo o que vc faz bjs bs

Milia disse...

Hola Marly, que buenas sugerencias, para empezar y terminar una comida festiva, además el pastel es una belleza.
Un beso y feliz semana

Isabella Morais disse...

Eu sempre tive vontade de fazer uma tortinha ou quiche assim nessas formas mas nunca consegui pois não consigo tirar da forma sem que a massa quebre todinha...tem algum segredo?

Bjim!

Márcia disse...

Nossa..... quanta gostosura!!!

Amo quiche.... mas nunca fiz....

Com essa receitinha tão fácil. talvez seja hora de tentar...

Beijo

Jussara Neves Rezende disse...

Marly, não sem razão eu pensava em vc a cada trecho do livro "Mil dias na Toscana" em que eram citados prosciuttos e pecorinos... rs. Vc já leu a Marlena de Blasi? É uma leitura leve e cheia de sugestões de sabores maravilhosos como o dessas quiches.. rs
Abraço,
Jussara - www.minasdemim.blogspot.com

Licia Dutra disse...

Hum Marly,esse quiche parece está uma delícia,adoro!E o bolo ficou lindo!Uma ótima semana para você! Bjss.

Beth disse...

Jà comia uma amiga, ficaram perfeitas!
bjs

Pedrita disse...

eu sou bem preguiçosa pra fazer tortas. lindos os bolos. beijos, pedrita

Josy disse...

Marlyca querida, adoro quiches e a sua escolha é perfeita, já ouvi falar desse presunto mas nunca provei. Com certeza ficou uma deliciosa quiche. Os bolos e as sugestões sugeridas são lindas como tudo o que vc faz. Beijinhos amiga, ótima semana

Coisas de Tássia disse...

Que delicia, fiquei com água na boca!

Boa semana

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Fui ali pegar sua receita de pão doce e esqueci da vida! (rs*)
Vivendo e aprendendo! Não sabia que manipular muito a massa, desenvolve o glúten e fica pesada. Às vezes queremos caprichar tanto, que o tiro pode sair pela culatra! :D
Essa receita inaugurou o "Stash", uma ferramenta que o Opera desenvolveu na nova atualização do navegador.
Beijus,

sandra neiva disse...

Que bolinho tão lindo e guloso, ficou mesmo perfeito e tão bem apresentador, que delicia.
Essa quiche tem tudo que gosto e ficou perfeita.

beijinhos

Marisa Vlasic disse...

Um "brunch" é uma ideia chiquérrima minha querida amiga. Amo quiche, além de serem deliciosas, como você mesmo citou, são sempre uma ótima opção para diversas ocasiões!! Adoro a versão mini, as suas ficaram lindas demais e nos convidando a saboreá-las...rsrs

Beijinhos

Executiva de Panela disse...

Gostei das quiches, mas o novo bolo kit kat... Hmmmm... Que arraso, hein? Amei! Beijos!

Teresa Aparecida de Aquino Soranso disse...

Lindo, Marly! Vc é ótima pra arrumar e decorar as mesas, ficam lindas! E passear por aqui me faz mal, rsrrrsrs, fico com lombriga!!!! Menina, quanta coisa boa!!! Um dos maiores prazeres da vida é comer, eu acho. Obrigada pela visita e pelo carinho. Tenha um lindo dia! Bjs

Pin It button on image hover