quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pão de Hambúrguer (receita para MFP, ou não)



Olá, gente, contei pra Liliane, recentemente, que ganhei uma MFP em outubro do ano passado e só vim a estreá-la poucos dias atrás. É que, para início de conversa, eu nem sequer me decidia quanto a se queria ou não ter uma máquina de fazer pão. Eu gosto de fazer pão à moda antiga, na mão, rsrs. Mas evitava fazê-los em dias frios, e este detalhe fazia com que desejasse ter uma MFP. O meu marido, vendo a minha indecisão, resolveu comprar-me uma máquina usada, para que eu a experimentasse, rsrs. Fiz isso, há cerca de uma semana, e não parei mais, rsrs.



Já fiz pão trançado, focaccia, pão de maçã, pão simples e estes pãezinhos.

Adaptei ligeiramente esta receita, que era de pãezinhos comuns, para que resultasse em pães iguais aos de hambúrguer, com uma casquinha mais firme e o interior bem macio. 



Pão de Hambúrguer


Ingredientes



4 de xícaras de farinha de trigo (você pode substituir 1 xícara da farinha comum pela integral)
1 xícara de leite levemente morno
1/4 xícara de manteiga  (caprichada)  
1/4 de xícara de açúcar
2 ovos médios, levemente batidos
1 colher  (chá) de sal
2 1/4 colher (chá) de fermento seco

1 gema misturada com um pouquinho de água para pincelar nos pães

2 colheres (sopa) de gergelim branco para salpicar nos pães




Preparo



Ponha o leite, o sal, a manteiga, o açúcar e ovos na cuba da MFP. Ponha a farinha por cima e, sobre a farinha, espalhe o fermento. Feche a máquina. Ligue-a e escolha o ciclo ‘amassar’.  Quando o tempo completar-se, desligue a máquina, passe a massa para uma superfície plana, levemente enfarinhada, e corte-a em 16 pedaços iguais (ou menos de 16, se você quiser pães de hambúrguer do tamanho clássico, eu os fiz menores).  Distribua as bolas de massa numa assadeira grande, untada e enfarinhada, ou coberta com papel manteiga. Pincele a gema sobre os pães e salpique o gergelim sobre eles. Ponha a assadeira no forno desligado e deixe que os pães cresçam por 20 minutos. Ligue o forno e deixe que os pães assem por 25/35 minutos (ou até que dourem). 

Nota: Quem quiser fazer estes pães na mão, basta seguir os passos para a confecção de pães. Veja aqui como é.




32 comentários:

Na Cozinha da Leonor disse...

Olá :)...
Que aspecto magnifico e delicioso ;)...
Beijocas

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Pedrita disse...

olha só, e eu q já compro pronto. beijos, pedrita

Unknown disse...

Amiga faz meses que não faço pães em casa, estava com saudades e vc me inspirou, vou tentar fazer no final de semana. Seus pães estão com uma cara deliciosa!!! Beijos

Beth Martins disse...

Ficaram mt bonitos
bjs

Josy disse...

Que lindos pães Marlyca. Estou como você, adoro fazer pães na mão, mas diante de tantas receitas lindas e gostosas que tenho visto na MFP, faz meses que estou compro ou não compro? Tenho visto preços e parece que baixaram um pouco. Vou pensar ainda mas vi que valeu a pena né miga? Beijinhos

Josy disse...

Ah esqueci de falar o que mais está pesando na minha decisão de comprar mesmo, é saber que podemos comer pãozinho fresquinho logo cedo, pois parece que ela faz o processo todo a noite. É isso mesmo? Bjos

Raquel Alabaça disse...

Que lindos!
Também uso a MFP quando quero uns pães de hamburger, aliás eu utilizo muito a minha, até para cozer os bolos nos dias mais quentes e que não apetece ligar o forno hehe.
O melhor mesmo é deixar tudo preparado para de manhã acordar com o pão acabadinho de cozer :-)
Beijinho

Unknown disse...

Oi Marly! A máquina de fazer pão realmente tem suas vantagens. Seus pãezinhos ficaram lindos e muito fofos! Vou testar sua receita na minha máquina!
Bjs
Mel

Jussara Silva disse...

Oi Marly.Tudo bem?
Um máquina dessas é meu sonho de consumo, por sei que vai me facilitar a vida. Rsrs. Mas também amo fazer pão na mão. É uma das coisas que mais gosto na cozinha. Seus pães estão lindos e imagino que deliciosos.
Bom resto de semana, bjos.

Prata da casa disse...

Olá Marly: que lindos pãezinhos!! Realmente ficaram tão bonitos, que não admira que os tivessem comido simples e não tivessem esperado pelo recheio. Eu comê-los-ia assim mesmo, já que o aspeto está divino!!
A minha MFP avariou, mas como tenho a Bimby nem sinto a sua falta. Vou levar esta receita para experimentar lá.
Bjn
Márcia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Que pães lindos, Marly.
Eu uso minha máquina com alguma freqüência, mas sempre penso em usá-la só para fazer a massa, modelando os pães e assando em forno.
Acontece que por enquanto não adotei esse sistema.
Quem sabe experimento com esses seus pães tentadores.
Beijos.

That Cake Sweet disse...

Olá Marly

ue lindos pães estes e tão fofos, que interior magnifico.
Pois eu queria muito uma MFP e já estive com ela na mão mas como a que eu queria nunca mais aparece na loja vou ter que escolher outra, mas só leio maravilhas desta máquina.

beijinhos

Adriana Balreira disse...

Marly,
Eu não sei fazer pão na mão. Talvez essa máquina seja o ideal para mim! Amo pães! Adorei a dica!
beijos
Adriana

Jussara Neves Rezende disse...

Interessante, Marly, eu tb não me decidi a ter uma MFP por gostar de faze-los à moda antiga. Bom saber que depois de experimentar a máquina vc gostou de produzi-los assim!
:)

livroslt@hotmail.com.br disse...

Hum Marly,morri de vontade de comer esse pãozinho,estão lindos!Eu não tenho a máquina,faço na mão,vou fazer amanhã e depois te mostro! Obrigada pelas receitas maravilhosas! Bjsss.

Sonhos da su disse...

Esse paozinho esta mesmo bonito e apetitoso:)
Beijinhos

Liliane de Paula disse...

Que legal, Marly. Nem sabia que nossa MFP(Britania?) tinha um ciclo só de amassar.
Vou tentar fazer.
Sou tão medrosa em fazer pão. Por isso, faço tudo na máquina.

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Marly!

Eu também adoro fazer pão (e comer tbém, claro rsrs). Porém em 2012 estava sem tempo, trabalhando durante o dia em uma fábrica e à noite dando aulas. O tempo era curto, mas a vontade de ter um pãozinho caseiro no café-da-manhã não me saía da cabeça. A solução foi investir em uma MFP. Conversei com algumas blogueiras para saber se realmente valia a pena e optei por comprar. Desde então adoro ver a minha máquina trabalhando. Não me arrependo um só segundo, tamanha é a praticidade. Às vezes asso na MFP e qdo quero variar, asso no forno, pois assim modelo como gosto.
Eu estava procurando uma receita de pão de hambúrguer, pois quero fazer um sanduíche totalmente caseiro (do pão à carne) e vou levar sua receita comigo.
Já disse que sou fã de suas fotos, né?
Obrigada por compartilhar a receita!
Bjs

Unknown disse...

Nossa,vou tentar fazer!
:D

María disse...

Me ha encantado tu blog, y aqui me quedo de seguidora para no perderme nada de lo que hagas. Besicos

Carina Mendonça disse...

Marly querida.. estão lindos e perfeitos! quem dera eu conseguir fazer pães tão fofinhos como os seus hehe mas eu sou persistente, e mais uma vez tentarei! amei a receita! bjinhos querida

Mônica disse...

Marli do céu.
Deve ser delicioso o seu pãozinho. Mas eu prefiro atravessar a rua e comprar na padaria.]
um grande abraço Monica

Arione Torres disse...

Oi amiga Marli,
Os verdadeiros amigos são poucos, mas definitivamente são o suficiente.
Tenha um feliz dia do amigo(a)! Bjs...

Lia Gloria disse...

Olá, Marly! Bom, se tu, que és super habilidosa na cozinha, sucumbiu à tal máquina, eu vou sucumbir, também rs
Na verdade, eu ainda não comprei porque o meu marido acha que essas máquinas precisam de um grande consumo de energia. O que tu me dizes?!
Vou salvar a receita, vai que eu compro a minha!

bjs

Zizi Santos disse...

ótima aquisição!
eu ainda faço os pães a mão, como você fazia!
vou me informar sobre a máquina, quem sabe ela me seduz!
fui e voltei de Bsb. Foi bom. Sempre é bom. Gosto de tudo.
bjos
Zizi

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Já não sei mais quantas receitas de pão que fiz aqui do seu blogue. Todas elas fiz na mão porque não tenho a máquina. Tive uma, assim que lançou que não era boa. Pensando seriamente em uma nova requisição!
Levando essa também!!
Parabéns pelo dia de ontem!
:)
Boa semana!!
Beijus,

Gina disse...

Marly,
Já estou na segunda máquina e não me arrependo nem um pouco. Só o fato de me poupar a sova no braço, já é uma grande ajuda.
Os pães ficaram com uma carinha muito convidativa e a composição da mesa, como sempre, primorosa.
Bjs.

Blog Dona Ingrid disse...

Não sabia o que era MFP!
Tive que ir no google! hahaha

donaingrid.blogspot.com.br

Laura Lucia disse...

Marly,
Muito bom você ter ganhado uma MFP.
Vai ver a moleza que é em comparação com a sova manual.

Ficaram uma graça seus Pães de Hambúrguer. Parabéns!

Beijo grande, Laura Lucia

Gelia disse...

Oi Marly, mas que delicia, eu tenho a máquina, mas ela deu um defeitinho básico snif, ficaram lindo, seus pães, hoje eu falei de ti la no blog, mas só pq é verdade mesmo viu.

bjs

Gélia

CRIKA disse...

Que lindos que ficaram!!!! Eu gostei muito da sua receita, porque adoro pão caseiro!!! Olha só, gravei uma vídeo receita, passa lá quando tiver um tempinho para me conhecer!!! http://chefcrika.blogspot.com.br/

ONG ALERTA disse...

Uma delícia, beijo Lisette

Pin It button on image hover