sábado, 4 de outubro de 2014

Outra Mesa Para Celebração e o Melhor Pão tipo bisnaguinha que você irá comer!



Olá! Quando desejo celebrar alguma coisa, costumo pensar nos detalhes da mesa com o mesmo cuidado com que penso na comida e bebida. Mas sempre evito decorações ostensivas e dispendiosas, pois, além de não possuir peças carésimas e luxuosas, quero que as pessoas se sintam acolhidas, em minha casa, e não intimidadas, rsrs.


Neste vaso, por exemplo, coloquei apenas meia dúzia de cravos bicolores (que são lindos demais!). Depois preenchi os espaços vazios com galhos de plantinhas daqui de casa. Usei, inclusive, uns "matinhos" que brotaram espontaneamente sob uma das buganvílias, rsrs.


  
Também não me envergonho de misturar louças e talheres diferentes, mesmo porque, muitas das minhas peças são únicas (compradas por unidade, que fique claro, rsrs)





**************************************************************


 os mais macios e saborosos pãezinhos de leite que você terá provado!


 A estória destes pãezinhos é a seguinte: anos atrás (1994!) eu estava folheando uma dessas revistas que tratam do mundo rural, quando dei de cara com uma receita de pães, tipo bisnaguinhas, que seria do saudoso padeiro Benjamim Abrahão. Como sempre fui fã do trabalho do "Seu" Benjamin Abrahão, assinalei logo a receita para a fazer quando desse. Mas, qual não foi a minha surpresa, quando, já com os ingredientes espalhados sobre a bancada, comecei a perceber incoerências entre a fórmula e o título dela. No título os pãezinhos eram de leite, porém, não havia leite entre os ingredientes, e sim água! Veja bem, não estou culpando o padeiro por isso, todos vimos o trabalho dele e pudemos testemunhar que era muito bom. Acho que houve erro na transcrição da receita. Contudo, para não ter que guardar os ingredientes e ficar na vontade de comer uns pãezinhos deliciosos, peguei a receita e fui adaptando-a ao meu gosto. Por exemplo, achei que ela levava manteiga e açúcar demais, por isso reduzi a quantidade destes dois ingredientes. Também substituí a água por leite - estabelecendo uma medida racional para este ingrediente -, que era indicado em 'copo' - 1 copo - (?), troquei o fermento fresco pelo seco (o que exige que se conheça a correlação entre ambos) e aumentei a quantidade de sal, que era só uma pitada. O resultado? só experimentando para comprovar a delícia que são estes pãezinhos, nós aqui somos todos viciados neles. Agora estou compartilhando esta receita com vocês, favor que merece um agradecimento, hein? rsrs.

 a massa destes pãezinhos fica maravilhosa, elástica na medida exata, para produzir pães fofos.


Bisnaguinhas de leite (Pãezinhos tipo bisnaguinhas de leite)

xícara = 240 ml

Ingredientes 

1/2 kg de farinha de trigo 
80 gramas de açúcar
80 gramas de manteiga
2 e 1/2 colheres de chá de fermento seco instantâneo para pão
1 colher (chá) de sal
2 ovos médios ligeiramente batidos
3/4 de xícara de leite morninho (igual à temperatura de mamadeira de bebês, rsrs)

1 ovo ligeiramente batido com umas gotas de água (ou café já preparado) e óleo de cozinha, para pincelar sobre os rolinhos

Preparo

Eu tenho usado a minha MFP (máquina de fazer pão) para preparar esta receita, e agora vou lhes explicar como. Coloco os ingredientes "líquidos" no fundo da cesta da máquina: leite, ovos e manteiga. Por cima deles coloco o açúcar e o sal. Sobre estes ingredientes jogo a farinha, faço uma covinha no topo dela e ponho o fermento ali. Ligo a MFP no ciclo 'Massa" (amassar) e deixo que a máquina trabalhe por 50 minutos. Após isso, desligo a máquina e despejo a massa sobre a mesa, levemente enfarinhada. Dou uma amassada nela (não é preciso sovar nada!). Formo um rolo e corto nele 12 rolinhos iguais, modelando-os para formar bisnaguinhas (se quiser que os pãezinhos fiquem realmente idênticos, pese os rolinhos que devem ter 50, 60 ou 70 gramas cada; se sobrar massa, faça outros pãezinhos com ela). Distribua os rolinhos numa assadeira untada e enfarinhada. Pincele ligeiramente o ovo com a água sobre eles e ponha a assadeira num lugar sem correntes de ar e 'quentinho', como o forno desligado. Deixe que os pãezinhos cresçam por 30 minutos e asse-os, em forno moderado (170ºC) por 30/40 minutos (até que corem e estejam assados, rsrs). Deliciem-se!
 
Quer fazer estes pãezinhos na 'mão'? Pegue os ingredientes relacionados acima e faça como foi indicado nesta receita (são outros pãezinhos de leite).

aqui eles novamente, não falei que somos viciados?





21 comentários:

Patricia Merella disse...

Querida Marli,voce sempre nos presenteando com estas belezuras.Grata,grata Amiga por partilhar,lindo final de semana p voces,beijinhos

livroslt@hotmail.com.br disse...

Mari,você e suas delícias!Eu assistia o Benjamim Abrahão no programa da Ana Maria,o Note e anote e não perdia. Eles tem uma cara ótima! O único pão que sei fazer e é uma delicia,eu faço tanto com água ou leite e não muda o sabor. A mesa também está linda,obrigada pela receita! Bjss.

Prata da casa disse...

Querida Marly: que deliciosa visão!! Estes pãezinhos só podem ser muito bons!! O miolo fofinho e a aparência apetitosa, fazem deles a receita ideal para um lanche ou pequeno-almoço soberbos!!! Adorei também a apresentação: um mimo!!!
Bjn
Márcia

coisinhasdage disse...

A mesa ficou linda e fina, sem exageros. o pãozinho está com uma cara ótima. Vai ser um sucesso. bjs

Pedrita disse...

que delícia, e que bela mesa. beijos, pedrita

Lia Gloria disse...

Marly, obrigada mesmo pela receita!
Acho que já te falei que eu tenho dificuldade para medir os ingredientes, pois nunca consegui comprar um medidor com medidas alternativas, tipo 80 gr. E como sou ruim pra calcular essas coisas rs
Mas vou anotar, e vou tentar fazer!
Menina, que flores lindas, são esses cravos bicolores. Não conhecia...


Bjs

Liliane de Paula disse...

Gosto muito de pão.
Mas estou viciada em fazer a receita que posso "atolar" grãos.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Menina!!! Que mesa maravilhosa enriquecida com flores! O pãozinho parece super fofo e irresistivel, adorei e tentarei a receita, espero acertar! Parabéns!
Beijos e desejos de uma ótima semana!
CamomilaRosa

IVA PASSOS disse...

Que linda mesa Marly!! tudo como sempre de muito bom gosto!

Anônimo disse...

Que mesa luxo, Marly! Amo suas composições de mesa: sempre são delicadas. Quanto à bisnaguinha de leite, é a minha favorita, sabia? Sua receita é ótima e a foto da bisnaguinha está gostosa! Beijos e boa semana! Paula

Josy disse...

Querida Marlyca, estou tão em falta com vc, e mais algumas amigas blogueiras, tento, juro que tento visitar a todas, mas nunca consigo, por isso chego tão atrasada. Já passei por seus lindos docinhos com formato de abobrinhas. Lindos e delicados. Conferi sua torta de maçã irlandesa, e agora me deparo com esses pãezinhos maravilhosos. Lendo o comecinho do seu relato, quando vc mencionou o ano de 1994, logo me veio a mente que nesse ano minha filha tinha apenas 10 anos e nós costumávamos sentar no sofá da sala e assistirmos o Benjamim fazendo suas deliciosas receitas. Tempos bons aqueles!!! Nunca fui tão observadora como vc, admiro isso e nem me passaria pela cabeça que o titulo da receita não levaria o principal ingrediente que seria o leite. Adorei suas adaptações, e o produto final,ficaram lindos, e super macios. Levo a receita comigo, só não sei se ficarão tão bons quanto os seus, pois na minha modesta opinião a MFP deve deixar o pão mais macio do que feito à mão. Vou fazer depois te conto. Beijinhos, ótima semana

Arione Torres disse...

Oi querida Marly, que delícia, adorei!!
Tenha uma ótima semana, beijos e fique com Deus!!

ONG ALERTA disse...

Deve ter ficado uma delícia, beijo Lisette,

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Gosto muito da toalha branca. Como diz a Rita Lobo: "Coringa na cozinha". O que importa é o convidado sentir que é bem-vindo!
Nos últimos tempos, as receitas de pão que tenho testado é daqui do seu blogue. Acho que já lhe contei... A próxima que fizer vou fotografar e postar no facebook pra você ver :)
Estou já imaginando o sabor dessa bisnaguinha!
Beijus,

Jussara Neves Rezende disse...

Querida Marly,
se você - que é você - se adaptou a uma MFP, acho que posso me dar uma de presente e ser feliz... rs.
A verdade é que fazer pão "na mão", como fizeram desde os tempos mais remotos, me encanta demais... é muito mágico!
Claro que você merece todos os agradecimentos por partilhar essa receita deliciosa que já está copiadíssima e que, pelas alterações bem conseguidas, é inteiramente sua. Obrigada!
Você sabe que admiro sempre as suas mesas; esse seu cuidado com elas também é encantador!
Apareça lá no minasdemim. Tem notícia pra vc!
Abraço, ótimo domingo!

Luma Rosa disse...

Nham!! Todos em casa gostaram...
Vou postar no facebook :)
Aproveito para te convidar pessoalmente a participar da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro que acontecerá entre os dias 08 a 16 de Novembro.
Ficarei feliz novamente com a sua presença!
Beijus,

Gina disse...

Oi, Marly!
Como faz bem ver essas imagens e imaginar o sabor desses pãezinhos! Quanto delicadeza, harmonia e beleza! Os cravos são belíssimos.
Voltei de viagem e ainda não consegui voltar à rotina.
Estaremos juntas no 9° WBD? Espero ver você representando o Brasil conosco!
Bjs.

Laura Lucia disse...

Marly,
Sua mesa está impecável: bela e elegante. Gostei da ideia de misturar talheres diferentes, assim como copos.
Adoro apreciar a beleza que você sabe conferir às suas mesas. O equilíbrio no desequilíbrio, que só quem tem arte dentro de si consegue transformar em harmonia e originalidade.

Quanto aos pãezinhos encantadores e fofos, já copiei a receita para a minha lista de Receitas Urgentes. Mui grata, garota.

Beijo amigo e carinhoso, Laura Lucia

Na Cozinha da Rita disse...

Que mesa linda! E esses pãezinhos parecem deliciosos, realmente! Breve vou copiar.
Abraços.

mollymell disse...

Saber receber e uma arte. Boa comida, decoracao inspiradora e acolhedora - como ninguem voce domina essas artes Marly.

ps.: espero q seu marido ja esteja melhor.

Rebeca disse...

Marli, há muito tempo não passo por aqui. Pura distração de quem vive só atrás de costuras, porque hoje relembrei o grande prazer que é estar aqui com você.
Estes pãezinhos parecem deliciosos e me senti desafiada. Vai para a lista das coisas que "tenho MESMO que fazer".
Já me inscrevi para não perder mais nenhuma postagem sua!
Bjs

Pin It button on image hover