segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Le Frasier, no 6º aniversário do Blog. E o Galo, Galinha e Pinto, de João Antonio Ventura




 
Oi, gente! Vão desculpando aí a minha ausência no blog e em 'blogville'! É que estive - de novo - muita atarefada, nos últimos dias. Tanto que o blog fez seis anos, no dia seis, passado, e só agora consegui vir aqui, mencionar o fato, rsrs. Para celebrar o aniversário do blog, trouxe o Frasier, bolo de morangos francês que é pura sedução (fraise é morango em francês). Sim, porque a visão do belo  recheio de creme e morangos é muito apetitosa, né não? rsrs.




Já fiz o Frasier de todo jeito e, inclusive, o apresentei aqui no blog. O clássico, porém, é constituído de um bolinho esponjoso, recheado com um creme de confeiteiro amanteigado, chamado 'Creme Mousseline', e muitos morangos. No topo, ele é coberto com marzipan (cuja receita, muito simples, aliás, vou publicar num próximo post). Em vez do creme Mousseline, eu fiz o creme Diplomata. Ambos são derivados do creme de confeiteiro. Mas enquanto o Mousseline  é creme de confeiteiro + manteiga, o Diplomata leva é chantilly. Só que, o creme de confeiteiro acrescido de manteiga, bem batida e fofa, torna-se firme o suficiente para sustentar a camada superior do bolo e também os morangos, uma vez que o bolo é refrigerado e manteiga gelada endurece, como sabemos. O mesmo não acontece quando se usa chantilly, que é muito mais delicado. Por isso, a gente tem de acrescentar a gelatina, para dar firmeza ao recheio. Já vi chefes franceses fazerem o creme Diplomata sem usarem a gelatina. Mas eu não recomendo isso, sobretudo para pessoas não muito experientes neste tipo de trabalho. 

O Fraisier é constituído de:

bolo esponjoso + calda + creme + morangos + marzipan (no topo)


Fraisier - receita

Genoise (bolo esponjoso)

(adaptei esta receita aqui)

Ingredientes

4 ovos
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de  farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho (Maizena)
1/4 de xícara de manteiga derretida e morna
1 colher de chá de casca ralada de limão (ou outro saborizante, como essência de baunilha)
(este bolo não leva fermento nem leite)

Preparo

Unte e forre com papel manteiga apenas o fundo de uma forma de abrir, de 18 centímetros de diâmetro, unte também o papel. Não unte as paredes da forma, pois isso faz com que o bolo inche no centro, formando uma montanhinha. Ponha a forma de lado.  Coloque os ovos, o açúcar e a casca ralada do limão numa tigela que possa ser aquecida. Fixe a tigela sobre uma panela contendo água quente (não fervente!), sobre fogo bem baixo. Bata a mistura com uma batedeira de mão ou com um mixer, até que que o açúcar dissolva bem e a mistura fique clara e espessa.  Tire a tigela do calor e bata a mistura até que esfrie, fique ainda mais clara, espessa e visivelmente mais volumosa. Pare de bater, e acrescente - bem gentilmente -, aos poucos, e com uma espátula flexível - a farinha e a essência (se for usá-la). Junte a manteiga, também delicadamente, misturando de baixo para cima, até que tudo esteja homogeneizado. Despeje a massa na forma preparada, alise a superfície dela e leve-a ao forno, à temperatura de 180ºC, por 30/35 minutos. Faça o teste do palito para ver se o bolo está assado. Tire o bolo do forno e deixe que esfrie por cerca de dez minutos, passe delicadamente uma faca por toda a volta do bolo e vire-o sobre uma gradinha, para que acabe de esfriar. 




forma de abrir, imagem da Internet





Calda

1/3 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de água

Misture os dois ingredientes, numa panelinha, e leve-a ao fogo até que a mistura ferva. Desligue o fogo, passe a mistura para uma tigelinha e deixe que esfrie. Cubra a tigelinha com filme plástico e conserve-a na geladeira até o momento de usar a calda. Se desejar, você pode acrescentar um pedaço de casca de limão aos ingredientes da calda, antes de ferve-la; ou uma colher de sopa de bebidas como Brandy, Cointreau ou Grand Marnier (neste caso, ponha a bebida depois de a calda estar pronta).
 
Recheio

Creme Mousseline + morangos (cerca de 600 gramas, duas caixinhas). Fiz o creme Diplomata, como expliquei; receita abaixo. 

Creme Diplomata

Ingredientes

1 e 1/2 xícaras de leite 
4 gemas de ovos
Raspas de 1 fava de baunilha (corte a fava ao meio e raspe com uma colher o interior dela; ponha as raspas e a fava no leite)
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de amido de milho
1 colher de sopa de manteiga

Outros ingredientes do creme diplomata:

1 xícara de chantilly já pronto (é só bater, na batedeira, 1 xícara de creme de leite fresco, que tenha pelo menos 35% de gordura, e esteja bem gelado, quase congelando, até formar picos moles; neste ponto, junta-se duas colheres de sopa de açúcar e algumas gotas de essência de baunilha, e bate-se mais um pouco, mas não muito, para que o creme não vire manteiga, rsrs)

1 colher de chá de gelatina em pó incolor e sem sabor
3 colheres de sopa de água 

Preparo

Leve o leite a fava e as raspas da fava de baunilha ao fogo, para que aqueçam quase até a fervura. Enquanto o leite esquenta, numa tigela, misture bem o amido com as gemas e o açúcar. Retire a fava do leite e despeje-o, aos poucos, e pela beirada da tigela, sobre a mistura de gemas, mexendo até que tudo fique bem homogeneizado. Volte a mistura à panela, leve a panela ao fogo e cozinhe, mexendo sempre, até que engrosse (nota: quando começar a engrossar, abaixe o fogo e continue a mexer bem; no início parece que o creme vai empelotar, mas basta continuar a mexe-lo, no fogo baixo, para que isso não aconteça). Depois que engrossar, apague o fogo, junte a manteiga e misture tudo muito bem. Passe o creme para uma tigela, cubra-o com filme plástico, bem aderido à superfície do creme, para que não se forme uma película. Deixe que o creme esfrie e leve-o à geladeira. No momento em que for montar o bolo, prepare o chantilly, conforme as instruções acima. Ponha-o na geladeira, até o momento em que for usá-lo.

Com as etapas acima concluídas, ponha as três colheres de sopa de água em outra tigelinha e polvilhe a gelatina sobre ela. Mexa para que toda a gelatina fique umedecida, e então deixe que ela descanse. Enquanto isso, passe um pouco do creme de confeiteiro para uma tigelinha, que possa ser aquecida, e aqueça-o em banho-maria, (aqueci três colheres de sopa do creme de confeiteiro). Enquanto o creme é aquecido, mexa-o bem, para que ele volte a ficar quase líquido. Ponha então a gelatina umedecida na tigelinha do creme de confeiteiro quente e mexa para que a gelatina dissolva bem. Misture este creme ao restante do creme de confeiteiro frio, mexendo até que fique tudo amalgamado (minha amiga Renata tinha mencionado esta boa dica, de misturar a gelatina a um pouco da mistura em que ela irá atuar, antes de juntá-la à medida inteira; vi depois a mesma dica divulgada em blogs gringos que fizeram o Fraisier, o que confirma que ela é boa e foi realmente testada e aprovada, obrigada, Re, rsrs). Com uma espátula flexível, acrescente - delicadamente, e aos poucos, o chantilly ao creme de confeiteiro, cuidando para que o creme resultante continue aerado e cremoso. Reserve-o na geladeira
  
Cobertura:

Um círculo de marzipan do tamanho do diâmetro do bolo
Mas você pode substituí-lo por outra cobertura, por exemplo, chantilly e morangos ou outra cobertura qualquer. Você também pode dispensar a cobertura. Caso opte por cobrir o bolo com morangos, compre mais uma caixinha, além das duas do recheio.

Montagem

Lave e seque bem os morangos, tire os cabinhos e folhas deles (se desejar, reserve uns com folhas para a decoração do bolo). Corte 15-16  morangos ao meio e verifique se todas as metades têm a mesma altura, caso não tenham, iguale-as, cortando partes dos maiores. Reserve estas metades. Corte o bolo ao meio e ponha uma das metades no fundo da forma em que ele assou. Pincele metade da calda sobre o bolo e distribua as metades dos morangos sobre ele, com o lado cortado voltado para forma, formando um anel em toda a  extensão do bolo, que encosta na forma; estes são os morangos que ficarão à vista, você pode picar os morangos restantes, para usá-los no recheio, ou colocá-los inteiros mesmo, como eu fiz.
Espalhe uma parte do creme Mousseline sobre o bolo empurrando-o, com uma colher, para que cubra os espaços entre os morangos. Distribua os morangos restantes no creme, e espalhe o restante do creme sobre eles. Ponha a outra metade do bolo sobre o recheio, pressionando um pouquinho para que o bolo fique bem aderido ao recheio. Pincele o restante da calda sobre o bolo. Cubra a forma com filme plástico e leve-a à geladeira por pelo menos 4 horas.

No momento de servir o bolo, tire-o cuidadosamente da forma ponha nele a cobertura escolhida e decore-o a gosto.

Nota:  se quiser facilitar um pouco o trabalho, compre uma tira de acetato grande, corte-a numa altura um pouquinho maior que a altura da forma, e, com a metade do bolo dentro da forma, fixe a folha em volta do bolo.A folha ajudará o bolo a manter a forma e deve ser colocada em volta da primeira metade do bolo, posta dentro da forma, antes de o bolo ser pincelado com a calda e de receber o recheio, mas não é indispensável, uma tira de papel manteiga faz o mesmo efeito; eu não usei nada.



******************************************** 


Galo, Galinha e Pinto ... e outras histórias 


Tive a sorte de ganhar o livrinho Galo, Galinha e Pinto e outras histórias, de João Antonio Ventura, num concurso promovido por minha querida amiga Jussara.

 


Como disse a Jussara, o livro é delicioso! Eu o li num fôlego só e, em seguida, o empacotei, para juntá-lo aos presentes de Natal que serão dados à minha sobrinha Ana Clara, de quatro anos, rsrs.



Tenho certeza de que ela vai querer ouvir as estorinhas, contadas em versos, inúmeras vezes, já que ela também é uma menininha questionadora, como a do livro, rsrs. Então, em meu nome e em nome da Ana Clara agradeço à Jussara e ao autor, João Antonio Ventura: muito obrigada, amigos!



21 comentários:

chica disse...

Essa receita é FABULOSA! Vale o trabalho! E o livro, também ganhei e li e adorei! Valeu muito,né? bjs, linda semana e parabéns novamente pelos 6 anos do blog! chica

Patricia Merella disse...

Ola Marly
Que bom que voltou para adoçar nossas vidas com estas delicias!
Linda Segunda,beijinhos

Andréa Santana disse...

Bom dia Marly!
Parabéns pelos 6 anos de blog, que venham muitos e muitos anos de delícias!
Seu blog é super inspirador, adoro suas receitas!
Lindo bolo, o recheio está de babar, perfeito!

Um grande beijo e ótima semana ♥

Letrícia disse...

Parabéns, Marly, por 6 anos de produções lindas e caprichadas e receitas matadoras :-)

Que venham muitos mais anos!

Beijos e uma semana delícia pra você!

Pedrita disse...

que lindo bolo. eu sempre tive um certo fascínio por essas formas com maçaneta. beijos, pedrita

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Tudo bom? Estava com saudades, pois eu ando meio sumida da blogosfera... Mas, que surpresa mais que AGRADÁVEL, o aniversário do Blog!!! Parabéns!!! O seu blog além de DELICIOSO é simplesmente um SUCESSO!!! ADORO!!!
Grande beijo e muito SUCESSO ainda maior, Irene

Josy disse...

Marlyca querida amiga, como o tempo passa meu Deus!! Seis anos de blog, com toda essa dedicação e empenho que vc sempre tem não é para qualquer um. Parabéns, muitas felicidades e que cada vez tenha mais sucesso. Seu blog para mim é inspirador, vc sabe né? Adorei seu bolo, vale a pena o produto final, ficou lindo e deve ser absolutamente delicioso. Lindo o livrinho, com certeza sua sobrinha vai amar. Beijinhos miga, boa semana

São Ribeiro disse...

Parabéns pelo aniversário do blog.
O bolo é lindo e bem ao meu gosto
Boa semana
bjs

Adriana Balreira disse...

Marly,
Parabéns pelos 6 anos desse delicioso blog! E essa receita eu amei! Fica lindo demais esse bolo! Deve ficar delicioso! E parabéns pelo mimo que recebeu da Ju!
Beijos
Adriana

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Marly
Que bolo,hein? Copiando pra fazer e o creme me pareceu tudo de bom Intercalando com o morango... Caprichou pra festa de 6 anos...
Parabéns!!!
Sigamos juntas por outros tantos anos...
Abraços fraternos e festivos

Renata disse...

Marly, parabéns por mais um ano de delícias nesse blog maravilhoso. Essa torta é maravilhosa e caiu feito luva para a ocasião, bem à altura de tudo que vc faz com tanto capricho! Que venham muitos e muitos anos de receitas divinas!
Muitas felicidades!
Saudades!
P.S. Tb ando afastada totalmente do blog Já se vão quase 3 meses sem postar, mas uma hora eu volto!
Bjsss

Liliane de Paula disse...

Esse bolo é lindo e deve ser delicioso, Marly.
Mas,eu jamais acertaria faze-lo.
Tem muitos detalhes.

Luciana Souza disse...

Oi Marly
Parabéns pelos seis anos de blog! Deve ser muito difícil manter um blog ativo por tantos anos! E com qualidade! Que delícia! Deu uma vontade!
Bjos.

IVA PASSOS disse...

Parabéns Marly!!! que continue por uitos anos nos presenteando. Bolo ta lindo!

Arione Torres disse...

Oi querida Marly, que delícia ein????
Tenha uma ótima semana, beijos!!

Prata da casa disse...

Olá Marly: muitos parabéns pelo aniversário deste maravilhoso blogue e que bela comemoração!!! Este bolo está lindíssimo e, com morangos, deve ser delicioso!!!
Bjn
Márcia

Fla - Arte na Cozinha disse...

Parabéns primeiro pelo aniversário do blog!
E segundo pelo doce/bolo lindo que você fez! Uma obra de arte!
Beijos

tatiane disse...

Parabéns pelo aniversário do blog, e que venham mais 6 anos! E ainda ganhamos uma aula sobre tipos de creme, que eu desconhecia por completo. Ficou lindo o bolo, com aspecto profissional, aliás, como tudo que você produz e posta aqui.
beijão!

Gina disse...

Marly,
Você comemora atrasado e eu chego tarde pra "festa", mas cheguei, viu?
Entendo perfeitamente esses tempos apressados o ocupados que vivemos...
Parabéns pelos 6 anos de blog! Somos do mesmo ano e nem sabia. Agradeço muito pela companhia deliciosa em todos esses anos.
O bolo está divino, como tudo que você elabora.
Bjs.

Beth/Lilás disse...

Primeiramente, parabéns pelo aniversário de seu lindo Blog, Marly!
E você está de parabéns também pela linda receita e apresentação deste bolo maravilhoso que já tive a oportunidade de provar aqui em Petrópolis.
Menina, você é muito boa mesmo no que faz, uma profissional de mão cheia.
Parabéns!
um super beijo carioca


Jussara Neves Rezende disse...

Querida Marly,
já andei xereteando por aqui, mas me esqueci de comentar... que bom que concordou comigo sobre o livro ser uma delícia! E que bom que a Ana Clara vai poder aproveitar as historinhas rimadas do Ventura!
Abraço!

Pin It button on image hover