segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Pernilzinho de Porco (Sugestão Para o Natal)



Olá, gente! Vou confessar, não faço muita questão de comer carnes em minhas refeições, e, claro, o mesmo acontece se a refeição for festiva. Mas com o povo da família se dá o contrário, se não tiver carne a refeição não é boa, rsrs.  Dias atrás eu fiz este pernilzinho pensando nos porcos que os meus pais assaram em muitos dos nossos Natais, pois eles preferiam esta carne à do peru, embora fizessem sempre as duas. De uns anos para cá as pessoas começaram a comentar que a carne de porco havia se tornado mais seca, e então levantaram muitas hipóteses sobre a causa disso. Eu não sei se isso é verdade, mas sei que se não for preparada do modo certo nenhuma carne fica boa, rsrs. Para garantir que este corte ficasse excelente eu o temperei na véspera (tarde da noite porque o meu dia foi atarefadíssimo, rsrs). E então o pus para assar às 10:00 horas da manhã do dia seguinte, porque queria que ele cozesse devagar, em forno médio/baixo (160ºC). A carne soltou um pouco do suco, porque não foi selada (frita previamente em pouco óleo, bem quente). Mas eu deixei que ela fosse assando no líquido que soltou, até que ele secasse, o que só ocorreu cerca de duas horas depois. Apesar do tempo longo no forno a carne não ficou excessivamente cozida e nem tampouco seca, muito pelo contrário, estava no ponto, pouco corada e muito macia e suculenta.

Pernil de Porco

Ingredientes

1 Pernil de cerca de dois quilos (claro que o tamanho pode ser outro)
Sal a gosto
3 folhas de sálvia fresca
1/3 de colher de chá de orégano fresco
2 raminhos de tomilho
1 pedaço de pimenta de cheiro
1 colher de sobremesa de mostarda (usei de Dijon)
1 e 1/2 colheres de sopa de óleo de cozinha 

Preparo

Na véspera, soque os temperos juntos, num pilão, misture-o à mostarda e esfregue tudo na carne. Ponha a carne num saco plástico e guarde-a na geladeira. No dia seguinte, espalhe metade do óleo numa assadeira e ponha a carne sobre ele. Espalhe o óleo restante sobre a carne e leve-a ao forno médio/baixo (160ºC) até que asse e fique corada (no meu forno demorou mais de duas horas).

Nota: a medida das ervas varia de acordo com a quantidade de carne. Verifique se a carne chegou ao ponto de tempos em tempos, para evitar que ela fique super assada e seca, se preferir aumente a chama do forno, para que a carne asse mais rapidamente. 


******************************************

Caso você esteja procurando outras carnes ou outros pratos natalinos dê uma pesquisada no blog, pois o que não faltam aqui são receitas típicas do Natal!


                                                                carnes e salgados



                            biscoitos sobremesas e muito mais




24 comentários:

Josy disse...

Marly querida aqui em casa ocorre o mesmo, eu não faço muita questão de carnes, pois adoro legumes, porém, o pessoal gosta demais. Esse seu pernilzinho ficou fantástico, e o que é melhor, deixou a carne suculenta, do jeito que gosto. As fotos estão lindas. Beijinhos, ótima semana

Tertúlia da Susy disse...

Uma saborosa sugestão!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Como esse pernil está apetitoso.
Tenho um pequeno e acho que vou aproveitar sua receita.
Beijos.

Delícias da Vó Deo disse...

Olá Marly!!!
As fotos estão tentadoras, assim douradinho não há como resistir!!!
Beijos e uma semana abençoada pra ti! =)

Pedrita disse...

parece estar uma delícia. além de lindo. na nossa ceia que não é à meia noite por outros costumes culturais, terá tender com frutas em calda. o bom é q hj em dia há embalagens pequenas para famílias pequenas. há tender que é uma bolinha. pequeno mesmo. bom para famílias menores. beijos, pedrita

São Ribeiro disse...

Ficou uma maravilha, perfeito para as festas que se avizinham
Boa semana
bjs

Adriana Balreira disse...

Marly,
Eu adoro pernil!! Fica muito bom. Nunca fiz com mostarda. Gostei da dica!
Beijos
adriana

Prata da casa disse...

Olá Marly: penso que, em qualquer casa, é mais ou menos assim, os filhos ( e o marido) gostam de carne e fazemos-lhes a vontade, não é? Se for só para mim,uma bela sopa de legumes já está bem.
Gostei imenso deste pernil. Ficou com uma ótima aparencia e, cozinhado lentamente, deve ficar bem saboroso e macio.
Bjn
Márcia

tatiane disse...

Ficou com um aspecto excelente seu pernil. Também não faço muita questão de carne, curioso que diminuí muito o consumo durante a gravidez.
Gostei muito da sugestão do pernil, meu último prato com porco foi um quibe assado de lombo,rs. Melhor de todos.
beijos

Jussara Neves Rezende disse...

Olá, Marly!
Minha filha e eu não fazemos questão de carnes, mas minha mãe e meu filho são dois leões que vivem conosco... rs
Se eu encontrar um pernil pequeno até posso me aventurar, mas o filho vai pra casa da namorada, a filha pra casa do noivo... minha mãe e eu estaremos sozinhas... acho que vou propor dormirmos mais cedo... rs
Seu prato está com uma aparência apetitosa demais. Se eu mostrar à minha mãe, a leoa que vive nela vai achar que mesmo sendo apenas nós duas há de valer a pena... rs
Abraço!

Carina Mendonça disse...

Esse pernil está incrível! bela apresentação, ele está com uma cor maravilhosa e certamente deve ter ficado uma delícia, estou aqui salivando hehehe bjinhos MARLY

Lucinha disse...

Marly,

Que delícia de receita, não só para o Natal, mas para todas as épocas do ano.
Eu também não sou muito fã de carne. Como porque é necessário.
Beijos

chica disse...

Esse pernil está lindo e aqui comemos porco no ano novo, pra dar sorte,rs Tudo lindo, doces e salgados! bjs, chica

Simone Felic disse...

Uma ótima pedida para o natal este pernil , esta bolachinhas , cresci com minha mãe e vó fazendo , tem cheiro e lembranças da infancia.
beijinhos.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Andréa Santana disse...

Marly querida,
eu tenho um pernil desse no meu freezer, o seu ficou lindo e festivo, ótima ideia que vc me deu vou fazer assim adorei!
Amei todas as suas dicas, tudo perfeito!

Um grande beijo, fica com as bençãos de Deus ♥

Patricia Merella disse...

Ola Marly querida
Uhuh esta carne de porco deve ser tudo de bom. Cá as carnes de porco são deliciosas,tem até carne de porco preto selvagem. Marido que sempre faz estas carnes no forno,mas cozinaha ntes na panela de pressão sempre com vinho,chouriço,ervas provençal,depois fatia-se e leva no forno, obrigada por partilhar.Vou mostrar a ele esta receita,beijinhos

Zizi Santos disse...

Esse pernilzinho atende aos comilantes, mas eu ainda sou fã dos seus biscoitinhos
parabéns por mais uma receita saborosa
bj
Zizi

www.sosimplesassim.com.br disse...

Querida Marly,
Muito obrigada pelo carinho no Simples Assim.Estava sentindo mesmo a sua falta.
Adorei essa receita de pernil, pois tenho dificuldade em faze-lo macio assim.Vou seguir suas recomendações.
Bj,
Lylia

casa de fifia disse...

Marly estou salivando de modo incontrolável rs
aff que delicia.
vou fazer a ceia a base de peixe
e crustáceos.
bom fim de semana


http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/
http://fifiacrocheta.blogspot.it/

Arione Torres disse...

Oi querida amiga, que delícia!!!!! Adorei!!!
Que você tenha um feliz natal com toda a sua família!
Tenha uma ótima semana, beijos e fique com Deus!!

IVA PASSOS disse...

Marly obriada, está com uma cara linda!! vou tentar!

Josy disse...

Queria Marlyca, voltei para deixar meus votos de um Feliz Natal e um Ano Novo Maravilhoso a você e toda sua família, com muita luz, saúde, paz e grandes realizações. Beijinhos, até a volta.

Liliane de Paula disse...

Fiz um pernil, antes de viajar, receita da Nina e ficou maravilhoso.
Nesse seu, gostei dos cortes que fez nas cebolas.
Eu gosto muito de carne de porco.
Geralmente, uso vinho branco no cozimento.

Isa Sá disse...

Esta imagens são uma tentação!

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
https://www.facebook.com/BrilhosModa

Pin It button on image hover