domingo, 11 de janeiro de 2015

Bolo de Chocolate e Mousse de Maracujá ( e o que rolou do Réveillon para cá!)




Olá, gente! Espero que tenham tido ótimas festas e um excelente início de ano. Por falar nisso, desejo que este novo ano traga muitas alegrias e bons  acontecimentos para todos vocês! Fiz este bolo dias atrás, para uma irmã que aniversariou em novembro do ano passado (cumpro as minhas promessas com atraso, mas cumpro! rsrs).


Ele é uma versão levemente alterada do bolo de chocolate recheado com mousse de maracujá e brigadeiro com doce de leite, que já publiquei mais de uma vez aqui no blog. Demorei para vir fazer este post por várias razões que vão do "sumiço" do álbum de fotos do Natal, que desapareceu após ficarmos várias horas sem acesso à Internet, devido a ações do nosso provedor, até a um certo desânimo, resultante de cansaço e outras coisas. Porém, como o desânimo nunca foi "bom conselheiro", eis que venho desafiá-lo, rsrs.   

foto da fatia (tirada pela aniversariante e postada no Facebook, de onde eu a surrupiei, rsrs)

Bolo de Festa de chocolate com recheio de mousse de maracujá e doce de leite com chocolate

Massa:

Fiz esta, acrescentando mais um ovo e as claras em neve. Misturei os ingredientes todos, exceto as claras, que acrescentei depois juntar e combinar os outros ingredientes. Assei a massa em três formas de 17 centímetros de diâmetro.

Recheio de Maracujá (mousse de maracujá)

1 lata de leite condensado
1/2 xícara rasa de suco de maracujá natural concentrado
1e 1/2 caixinhas de creme de leite (300 g)
1 e 1/2 colheres de sopa de gelatina de maracujá
4 colheres de sopa de água

Preparo

Ponha a água num tigelinha que possa ser aquecida em banho-maria e polvilhe a gelatina sobre ela. Mexa bem para misturar tudo. Aqueça um pouquinho de água numa panela rasa (não deixe que a água ferva) e ponha a tigelinha sobre a água. Mexa a gelatina até que a mistura fique líquida. Ponha os ingredientes deste recheio no liquidificador e bata tudo. Recheie o bolo imediatamente, pois este creme logo começa a solidificar. 

Recheio de chocolate

1 lata de leite condensado cozido
1 caixinha de creme de leite
100 g de chocolate meio amargo derretido

Preparo

Ponha a lata de leite condensado numa panela de pressão, cubra-a com água e leve a panela ao fogo (tampada). Deixe que cozinhe por 45 minutos em fogo médio. Após isso, desligue o fogo, tire a lata da água e deixe que a mesma esfrie por pelo menos duas horas, antes de abri-la (do contrário, o conteúdo da lata pode espirrar e queimar quem a estiver abrindo). Depois de fria, misture o conteúdo da lata (que virou um doce) aos demais ingredientes e reserve.

"Calda" para molhar o bolo

3/4 de xícara de água filtrada (ou use uma calda rala de açúcar, se preferir)


Cobertura (Ganache de chocolate)

Ingredientes

300 g de chocolate meio amargo ralado ou bem picado
1 caixinha de creme de leite (200g)


Preparo

Derreta tudo em banho-maria ou no micro-ondas (nesse caso, usando a potência média e marcando o tempo em intervalos de 35 em 35 segundos, mexendo a mistura, a cada vez, até que o chocolate esteja bem derretido). Leve a mistura à geladeira para que esfrie e comece a engrossar (leva 30/40 minutos). Se endurecer demais, pingue leite quente sobre a mesma e volte a misturar tudo (mas muito cuidado com a quantidade de de leite, pois, em excesso, pode por o creme a perder).

Montagem

Ponha um dos bolos no fundo de um aro fundo ou forma de fundo falso (de mesmo diâmetro que os bolos). Molhe o bolo com um terço da água indicada para a "calda" (se preferir um bolo menos molhado use menos água, ou água nenhuma). Distribua metade do recheio de chocolate sobre o bolo do aro. Espalhe metade do creme de maracujá sobre o de chocolate. Ponha o segundo bolo sobre o recheio, molhe-o com o outro terço da água e espalhe sobre ele o restante dos recheios (primeiro o de doce de leite e depois o de maracujá). Ponha o terceiro bolo sobre tudo e molhe-o com o restante da água . Leve a forma à geladeira, por pelo menos 3 horas, para que os bolos fiquem alinhadinhos e os recheios se solidifiquem completamente. Tire o bolo da forma, ponha-o no prato em que vai ser apresentado e cubra-o com o ganache. Por fim, se desejar decorar os seus bolos com folhas de chocolate, como as da foto, primeiramente faça a temperagem do chocolate, como ensinado aqui. Depois pincele o chocolate temperado na parte nervurada de folhas naturais e de preferência de árvores frutíferas,  e leve as folhas por uns cinco minutos à geladeira para que o chocolate endureça.  Após isso, destaque a folha natural da de chocolate, delicadamente. E "cole" as folhas de chocolate  à volta do bolo, sobre o ganache recém aplicado.
 

 ********************************************


E o nossa refeição de Natal foi, como já mencionei anteriormente, simples e com poucos pratos, já que seria só para nós quatro. É que além de evitar fazer muita comida, o que nos forçaria a continuar comendo os pratos natalinos nos dias subsequentes (mesmo com a minha precaução ainda os comemos por mais dois dias, rsrs) acredito piamente na máxima que diz: "O segredo da saúde e longevidade é comer metade, andar o dobro e rir o triplo", rsrs. 
De qualquer modo, as fotos não  ficaram nada boas, pois foram tiradas por outra pessoa e às carreiras (as que tirei sumiram, como mencionei). Só publico estas porque acho que o conjunto de pratos servidos resultaram num razoável cardápio para festa pequena, como a que tivemos aqui.

 montei nosso bufêzinho na mesa da cozinha

Cardápio Natalino

Arroz branco; farofa natalina; empadão de bacalhau com massa de batatas (é praticamente igual a um escondidinho de bacalhau feito com purê de batatas); massa recheada (era simplesmente umas "panquecas" feitas com massa fresca de lasanha - comprada no supermercado - que recheei com espinafre refogadinho e queijo tipo muçarela - comprado já fatiado para este fim -, depois de rechear e enrolar as "panquecas", cobri tudo com molho de tomate caseiro e levei o pirex ao forno, para que o queijo derretesse); tivemos também um Chester (que é a ave natalina) e uma rica salada, que não aparece na foto, mas que era constituída de dois tipos de alface: crespa e roxa, agrião, dois tipos de tomate: em rama e sweet grape e amêndoas. Estava tudo delicioso!

Para sobremesa tivemos o bolo pavê Sonho de Valsa e umas tacinhas de morango mais ou menos como essas.
 
No Réveillon, tivemos os mesmos pratos do Natal com as seguintes alterações: em vez de empadão de bacalhau, tivemos a torta clássica de bacalhau (como a foto abaixo), gratinado de batatas e um pernil de porco, no lugar do Chester. O resto foi tudo igual: arroz farofa, etc.


Para sobremesa, pavêzinhos de bolo de chocolate e maracujá, cujas fotos também sumiram e só achei esta porque ela foi tirada com outra câmera (fiz esta sobremesa com o que sobrou do bolo acima, rsrs)


                              e um pudim de leite, como este abaixo:

E é só, para o momento, até o próximo post!




20 comentários:

Pedrita disse...

adoro mousse de maracujá. parece uma receita deliciosa. beijos, pedrita

Prata da casa disse...

Olá Marly: que ceia saborosa! Este bolo, para além de ficar lindíssimo deve ser uma delícia. Uma verdadeira explosão de sabores.
Adorei o paninho da tarte.
Bjn
Márcia

Lili disse...

Sdds comidas de festa! Adorei a foto com os olhinhos do gato. Kkk. =D

chica disse...

Uau,quanta coisa maravilhosa! De comer ajoelhada! bjs praianos,chica

Gina disse...

Só...rs?
Simplicidade na medida certa e capricho quando os momentos requerem.
Esse bolo com mousse de maracujá sei não se deixo passar sem reproduzir.
O Natal aqui também foi para poucos (2), mas o Ano-Novo, esse sim teve a família completa.
Beijos, Marly!

Marta disse...

Que bolo lindo! E com recheio e maracujá deve ter ficado demais!!!
Beijos

Unknown disse...

Confesso que fiquei louca pra fazer esse bolo mas sou péssima na cozinha. Queria fazer pro aniversário do meu marido na semana que vem. Como fazer essas folhas lindas de chocolate?
Eu acho que vou tentar...vamos ver no que vai dar. Só não sei se conseguirei enfeitar.
:D

IVA PASSOS disse...

Marly: simplesmente babando!!! Tudo lindo. Mas essa torta !!!! yummy!!! perfeita!

Simone Felic disse...

Seria uma pena perder estas fotos maravilhosas que a gente come com os olhos .

beijinhos

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Raquel Alabaça disse...

Tudo tão apetitoso, dá vontade de pegar um prato de cada!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Tudo perfeito. As combinações, as quantidades e, com certeza, o bons sabores.
Como você, não gosto de cardápio de festas com "trocentos" pratos. Dá aflição ver a quantidade de sobras para os dias seguintes.
O bolo ficou maravilhoso.
Parabéns por tudo e, mais uma vez, votos de um muito feliz 2015.
Beijos.

Anajá Schmitz disse...

Também quero esse bolo, menina é o melhor presente de aniversário que se pode ter. Estou aqui sonhando. Adorei os olhinhos do gato, tadinho ficou só apreciando.
Bjos e feliz 2015.

Lucinha disse...

Marly,

Lindo esse bolo que você fez pra sua irmã. Parece até de enfeite. Seus trabalhos são perfeitos.
Obrigada pelo link da Milia. Ela esteve no meu blog ontem, e hoje, fui visitá-la. Amei, e vou voltar pra ver as fotos da NZ.
Um lindo final de semana! Beijos

Liliane de Paula disse...

Daí eu comeria "de lamber os beiços" o pudim de leite.

Acredita que o Guanache que comprei(e lhe disse) continua aqui na Despensa?
Esqueci de comer.
Sábado passado teve jantar aqui em casa e podia ter servido com os morangos.

Isa Sá disse...

Já fiquei com fome só de olhar!!

Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Nesse começo de ano vou maneira nos doces, mas essa receita está tentadora! A Luma Gulosa está entre a cruz e a espada (rs*) e na indecisão vou favoritando, até pq nesse mês temos em casa o aniversário do marido e de um filho que ama o bolo nega maluca. Então será!
Boa semana!!
Beijus,

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Marly
Nossa! Quanta gostosura reunida num post só...
Gostei de tudo mas destaco o empadão de bacalhau...
Bjm festivo de 2015

Arione Torres disse...

Oi querida amiga Marly, que delícia ein??
Tenha uma excelente semana, beijos!!

Anônimo disse...

Por favor me passem os ingredientes e a receita da massa desse bolo , não estou conseguindo visualizar , quero fazer esse bolo !! Obrigada !!

Anônimo disse...

É do bolo de chocolate com mousse de maracujá , preciso dos ingredientes e da receita da massa !!pra mim não aparece os ingredientes da massa , e modo de fazer !!

Pin It button on image hover