sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Pão Doce de Maçãs (e outra coisinha... )

 

Olá, geeente! Nos últimos dias rolaram dois aniversários por aqui. E, como sempre - e independentemente mesmo dos aniversários - inúmeros pratos foram preparados em minha cozinha. Mas só gora consegui uma pequena pausa para vir atualizar a página do blog. E, em vez de pratos de festa, resolvi trazer o pão feito hoje, que ficou fofo e delicioso. 

Eu simplesmente preparei a massa das bisnaguinhas de leite, e fiz com ela pães trançados, conforme se vê na foto abaixo. 
 
Mas já fiz este pão também em forma de flor, colocando rolinhos de massa, lado a lado numa forma de pudim. Já o recheei com compota simples de maçã, como se vê na foto abaixo, e com  lâminas de maçã misturadas com açúcar e canela, como fiz hoje.


Usei esta canela Kirkland que, segundo o escrito no frasco, é proveniente de árvores vietnamitas, plantadas nos altos planaltos tropicais daquela país e "inigualavelmente mais picante e mais doce". Constatei que ela tem realmente sabor e picância mais intensos, rsrs. 



Pão doce (ou rosca doce) de maçãs
(rendeu dois pães médios, um maior que o outro)

Massa

esta

Recheio

4 maçãs, descascadas, sem sementes e cortadas em fatias bem fininhas (cortei as minhas numa mandolina)
2 colheres de chá de sumo de limão
3 colheres de sopa de açúcar comum (ou mascavo)
1 colher de chá de manteiga derretida e fria
3 colheres de farinha de trigo (isso é para evitar que as maçãs soltem liquido; fiz isto no meu segundo pão, ao observar que o recheio do primeiro estava escorrendo pela massa, rsrs )

Preparo do recheio

Misture os ingredientes, exceto a farinha, que deve ser adicionada só no momento em que o recheio for empregado.

Montagem

Abra a massa num retângulo, conforme a foto. Faça cortes nas laterais (o mesmo número de cortes, e da mesma largura, dos dois lados). Espalhe o recheio no centro da massa e cruze as tiras sobre o recheio, formando um trançado. Passe uma mistura de gema de ovo, batida com água sobre o pão, e transfira-o para uma assadeira untada e enfarinhada.  Leve a assadeira ao forno médio (180ºC), por uns 35 minutos, ou até que o pão esteja corado. 



********************************************************* 

Livros e Leituras 

A "coisinha" extra de hoje é uma resposta à pergunta que me fizeram outro dia: Por que você se interessa por coisas "tão fora do contexto" como as religiões que o mundo esqueceu? rsrs.


E a resposta provavelmente seria: Sei lá, rsrs. Talvez porque eu esteja sempre procurando o sentido da vida; ou buscando entender as razões que movem os homens; e conhecer alguma coisa do cabedal de sabedorias que eles acumularam. 

Mas, o fato é que um livro é sempre resultante da experiência de alguém, com relação ao assunto abordado. É sempre um encontro com alguém que não conhecemos, para ouvi-lo falar sobre um assunto, que talvez desconheçamos totalmente.


Depois da leitura, a gente pode formar uma opinião própria sobre o tema - se não a temos ainda - como acontece numa conversa. E é interessante observar que nem sempre iremos concordar com o ponto de vista do autor, por mais que ele seja resultante de conhecimentos e ponderações bem embasados, rsrs. 

De qualquer modo, a coisa mais importante sobre os livros, é que neles você recebe, "de bandeja" o depoimento de outra pessoa, sobre o assunto abordado. Para fazê-lo, ela teve de experimentar o que diz, teve que aprender algo sobre o que diz, e isso tem valor inestimável, né não?

21 comentários:

Pedrita disse...

minha mãe adora sobremesas com maçãs. parece uma delícia. beijos, pedrita

Adriana Balreira disse...

Marli,
Amei esse pão com maçãs e canela! Muito lindo e deve ficar uma delicia. Sou louca para aprender a fazer pães! Acho incrivel quem os faz. E esses livros todos? Que interessante! Eu também adoro ler sobre outras religiões, gosto de descobrir sobre tudo que para mim é obscuro e diferente. Me atrai também!
Beijos
Adriana

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Marly,
Mais uma vez parabéns pelo seu aniversário.
O pão deve estar super saboroso, com recheio de maçã, então...
Gostei da sua explicação sobre suas leituras. Eu também sou uma curiosa, e adoro receber " de bandeja" tantas informações por esse mundo afora. Todas minhas leituras me ajudaram a me afirmar cada vez mais no meu estilo de viver.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Unknown disse...

Q delícia esse pão!!! Eu adoro massa de leite e amo maçã com canela, daí...
E o q é essa canela vietnamita? Parece muito boa mesmo.
Qto aos livros, bacanérrimo vc se interessar assim sobre assuntos tão diferentes e mais bacana ainda vc compartilhar esse seu gosto conosco para nos "alimentar" com ingredientes diferentes.
Bjs. ;)

Coisas de Tássia disse...

primeiro eu amei os pães, hoje mesmo estava pensando em fazer um, já que o dia está chuvoso e pede um pãozinho para acompanhar um café ou um chimarrão.

Sabe adorei sua resposta para a apergunta, eu também adoro ler sobre outras visões de religião.

Bom final de semana

Patricia Merella disse...

Querida Marly
Que delicia,obrigada por patilhar!
Sempre caprichosa e criativa na apresentação! Feliz final de semana,beijinhos

Tertúlia da Susy disse...

Ficou uma delícia!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Marly
A forma de trança é muito bonita e legal de se fazer... Gosto muito e com recheio de maçã fica ótimo!!!
Bjm quaresmal

livroslt@hotmail.com.br disse...

Oi Marly,ai que delícia,adoro pão e esses que você faz são uma loucura!Ficou bonito e bem que eu queria um bom pedaço agora!Bjss.

chica disse...

O maridão aqui adooooora tudo com maçãs. Pães, tortas, doces... Adorei e os livros ótimos. A canela, diferente.não conhecia! bjs, chica

São Ribeiro disse...

Ficaram lindos, adoro bolos de maça no pão nunca usei mas tenho a certeza que ia adorar
Bom fim de semana
bj

Andréa Santana disse...

Olá querida Marly, boa noite!
Essa canela deve ter dado um sabor especial no pão, imagino o aroma, hummmmmmm...!
Seus pães ficaram lindos, amei o formato!
Os livros são ótimos companheiros, feliz de quem tem o habito da leitura.

Um grande beijo e ótimo fds!

tatiane disse...

Marly, nunca tentei fazer pão trançado, acho lindo mas ainda não me atrevi a fazê-lo, e pão doce com recheio de maçã me traz boas lembranças de infância :)
Sobre os livros, eles são ótima companhia, é como esquecer de si mesmo e se ocupar do pensamento de outra pessoa. Já li bastante na vida, mas desde que minha filha nasceu eu parei, leio bastante livros de receita, acho-os muito divertidos. O tempo pra leitura é todo picado, me falta concentração (por causa dos meus remédios). Sinto falta de leitura, quem sabe logo eu volto.
beijos e bom final de semana

Lucinha disse...

Marly,

Gosto de todos os tipos de pães. Portanto, adoraria experimentar esse da receita.
Não tenho preferência por tipo de leituras, mas é muito bom aprender sobre tudo. Seja religião, ou outro assunto.
Engraçado, percebo que algmas pessoas, mudam de opinião após ler um certo tipo de livro.
Nem sempre concordamos com tudo que lemos. Temos que saber peneirar.
Esse ano, estou lendo bastante. Feliz por isso.
Abraços

mollymell disse...

Oi Marly.

Sendo filha de padeiro eu nunca fiz pão, mas adorooooo!!!!
Esse pão doce está lindo e deve ser bom demais!

Concordo com você, quem tem o hábito de leitura, vive em um universo maior, mais rico. Uma maneira de se interar com mentes brilhantes, criativas, é claro que há livro horrivelmente mal escritos, e cabe ao leitor saber escolher o que vai ler, certo?

Um grande abraço

Prata da casa disse...

Olá Marly: este pão ficou lindíssimo, aliás como todos os que saem desta cozinha, e com o recheio de maçã e canela, que adoro, deve ficar uma delícia!!
Quanto às leituras são um abrir de horizontes e de novas ideias.Como não gostar?
Bjn
Márcia

Cozinha em sarilhos disse...

Maçã e canela é daquelas combinações maravilhosas!
Adorei este pãozinho! :)

Laura Lucia disse...

Marly,
Gosto de passear por aqui e ver as novidades. Gosto de saber do seu amor pelos livros e das informações que eles lhe dão; enfim, da sua procura pelo saber para se tornar uma pessoa melhor.

Quanto à sua trança, ficou encantadora. O sabor deve ser especial, já que maçã e canela são combinações deliciosas.

Beijo amigo, querida. Que sua semana seja tão bela como tudo que você faz, Laura Lucia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que pão delicioso!
E essa leitura variada e profunda, explica muito da sua cultura e sensatez.
Beijos.

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Essa receita já é queridinha em casa!
Ser criativo é a chave de todo o segredo! Veja ccomo você transformou a receita com uma nova apresentação e quem não sabe pensa que é tudo novo! A mesma coisa são os livros. Muitas vezes eles escrevem um mesmo assunto mas com outra roupagem e ideias que nos dão a impressão de ser algo novo, principalmente quando é para falar de um universo que se expande através do infinito que há dentro de cada ser. Também sou curiosa e acho natural que procuremos respostas que servem de auto análise para tirarmos nossas próprias conclusões.
:)
Beijus,

Paulo Italo disse...

Olá, Marly. Como vai?

Outro dia fiz essa receita, tentei fazer, e no meio da caminho desisti de fazer o recheio de maçãs. Acabou dando certo.

Só que, na receita das "bisnaguinhas de leite" vc diz que se for fazer a mão, tem q seguir outra receita que são outros pãezinhos. Dá pra fazer a receita do "pão de maçã" na mão?

Grato!

Pin It button on image hover