terça-feira, 17 de março de 2015

Bolo de Festa - Massa Amanteigada de Chocolate + Filmes: Para Sempre Alice e Momentos Esquecidos



                                       
                                        (as etapas da preparação da massa)

                                                       (os bolos assados)

Olá gente! Seguindo com a série das receitas para bolos de festa, trouxe hoje esta massa, que é, ao mesmo tempo, amanteigada e fofa. Ela é usada para o Victoria Sandwich Cake, aquele bolo amanteigado e esponjoso, servido geralmente recheado com geléias e cremes.  A característica desta massa é que ela leva apenas quatro ingredientes: ovos, farinha (com fermento) açúcar e manteiga, sendo que os quatro devem ter o mesmo peso. Observem que, como esta é a versão de chocolate, o peso do cacau foi descontado do peso da farinha, rsrs. Usei esta massa para fazer o o bolo nu (naked cake) da foto acima, os bolinhos de noiva abaixo, e o bolo do aniversário de Bellita, que mostrei recentemente no Facebook. 


Bolo Amanteigado esponjoso de chocolate
(adaptado daqui

Ingredientes

  • 4 ovos
  • açúcar refinado (peso equivalente ao dos 4 ovos)
  • margarina ou manteiga sem sal (peso equivalente ao dos 4 ovos)
  • farinha com fermento (peso equivalente ao dos 4 ovos, depois de pesar a farinha, tire 50g, pois este será o peso do cacau)
  • 50g de cacau em pó

Preparo

  1. Pesar os 4 ovos inteiros (sem quebrá-los).
  2. Pesar a farinha no mesmo peso dos ovos, depois tirar 50 gramas da farinha, pois o peso final será o mesmo, já que a ela será acrescentado os 50 gramas do cacau em pó. Peneire juntos a farinha e o cacau.
  3. Pré-aqueça o forno a 170 C. Unte os fundos de 3 formas de 17 centímetros de diâmetro; forre os fundos com papel manteiga e unte o papel também, Não unte as paredes das formas.
  4. Bata na batedeira as claras em neve e passe-as para outra tigela.
  5. Bata na batedeira a manteiga, as gemas e o açúcar até obter um creme fofo e claro.
  6. Desligue a batedeira e vá juntado a farinha com o cacau à mistura de manteiga, mexendo bem com um fouet, para homogeneizar tudo. Depois de tudo misturado, acrescente as claras em neve, aos poucos, misturando-as, delicadamente, para que não percam o ar e o bolo fique mais esponjoso.
  7. Divida a mistura uniformemente entre as 3 formas. Asse em forno preaquecido por 20/25 minutos, ou até que os bolos estejam crescidos e passem no teste do palito.Depois de frio solte os lados do bolo passando uma faca em volta dele e vire-o no prato em que será servido.
Nota: o bolo nu da foto acima foi recheado com doce de leite condensado cozido, recheado com frutas vermelhas, coberto com ganache de chocolate escuro e guarnecido com frutas vermelhas.


                                  (os mini bolos de noiva feitos com esta massa)


**************************************************************

Filmes

Para Sempre Alice e Momentos Esquecidos
(ou o mal de Alzheimer mostrado no cinema)

 




Recentemente eu e meu marido assistimos ao Para Sempre Alice, o filme que deu a Julianne Moore o Oscar de melhor atriz, na premiação deste ano. Mal comecei a vê-lo, recordei-me de um outro,  com a Mia Farrow, que havia visto anos atrás. Eu não me lembrava do nome do filme da Farrow, que deve ter passado tão despercebido, que sequer o encontrei na filmografia oficial da atriz, tive que fazer pesquisas indiretas para achá-lo. No entanto, trata-se de um filme muito bom! 


Ele recebeu no Brasil o nome de Momentos Esquecidos (Forget me Never, no original, lançado em 1999), e conta a estória de Diana McGowin, uma advogada que vê sua vida mudar, quando é diagnosticada, aos 40 anos de idade, com o mal de Alzheimer. No início da doença, ela até pensa em esconder as suas aflições da família, mas, evidentemente, com a progressão do mal, tudo fica evidente. Na minha pesquisa descobri que Mia Farrow recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, por causa de sua brilhante atuação neste filme, mas não chegou a recebê-lo.



Para Sempre Alice conta a estória de uma brilhante professora de linguística de 50 anos que, devido a pequenos e constantes esquecimentos, começa a suspeitar de que há algo errado com a sua memória. Ela vai consultar um médico, e é diagnosticada como portadora do mal de Alzheimer. Como Diana McGowin, Alice Howland vai enveredando, aos poucos, pela demência, levando a família ajustar-se também às suas tribulações e desafios. Julianne Moore está muito bem na pele da personagem. 

 Como se vê, trata-se da mesma estória, com pequenas diferenças quanto à vida da personagem. Momentos Esquecidos foi baseado na estória real de Diana Friel McGowin, que escreveu o livro acima, Vivendo no labirinto, no qual relatou o seu drama.

Recomendo os dois filmes, porém, apesar de ser fã de Julianne Moore e concordar que ela fez por merecer o Oscar ganho com o Para Sempre Alice, se tivesse que indicar um filme sobre o tema Alzheimer, indicaria o primeiro, rsrs. 







17 comentários:

Pedrita disse...

o bolo parece uma delícia. adoro a julianne moore, mas não devo ver esse filme. beijos, pedrita

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Esse seu bolo está maravilhoso!
Não assisti o filme da Mia Farrow, mas pretendo ver o da Julianne Moore, embora saiba que corro o risco de me impressionar muito.
Essa doença é terrível, e muito mais quando surge precocemente.
Beijos.

Unknown disse...

Marly q bolo maravilhoso! É certamente também delicioso!
Beijinhos
Mel

Lucinha disse...

Marly,

Achei muito fofos os mini bolos.
Gostei muito das indicações dos filmes. Já havia lido sobre o Para Sempre Alice, e assistir em breve.
Um lindo dia! Beijos

chica disse...

Maravilha de bolos, adorei!Parecem uma delícia e interessante lembraste os filmes, bem parecidos mesmo! Ainda não assisti! beijos, lindo dia! chica

São Ribeiro disse...

O bolo ficou tão lindo,também gostei dos outros, são perfeitos para aniversários.
O filme Para sempre Alice já ando á tempos para ver mas como ando assitir a uma série acabo sempre por adiar.
Bjs

Tertúlia da Susy disse...

Que aspeto fantástico!

Unknown disse...

Nossa, muito lindo, como tudo o que vc faz! :D

Faz tempo que eu não vejo um filme ou leio um livro :(

Prata da casa disse...

Olá Marly: lindos estes bolos e afinal até são bem fáceis de se fazer. Receita anotada.
Quanto aos filmes não conhecia o de Mia Farrow,mas claro que muito já se ouviu falar do segundo. Espero ainda vir a vê-lo no cinema. Confesso que esta doença me apavora.
Bjn
Márcia

Pedrita disse...

marly, não sei se algum dia vou ver esse filme, e atualmente não é o momento.

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Os bolos parecem maravilhosos! Mas acho que não tenho cacife para fazê-los. Tenho que encomendar um quando for a Brasília! rsrs
Eu amei o filme Para Sempre Alice! Muito humano, triste, emocionante e aparentemente condiz com a realidade de todos que enfrentam essa doença, não só a própria pessoa, mas sua família também. Gostaria muito de ver esse outro que você comentou. Vou tentar achar!
Beijos
Rosa
Le Paquet

Andréa Santana disse...

Olá querida Marly, bom dia!
Suas postagens são sempre especiais, além de vc nos proporcionar belas receitas tbm nos prestigia com dicas de filmes e livros.
Seus bolos estão lindos e a receita nota 10!

Bjs, fica com Deus! ♥

MVlasic disse...

Minha querida Marly, tanto o "naked" quanto os outros ficaram verdadeiras obras de arte, lindos de viver!! Você e seus bolos maravilhosos, um dia desses vou te visitar aí em Brasília para tomarmos um café com esses bolos divinos e deliciosos!! Bem minha querida amiga, estou voltando aos poucos e retomando a rotina da vida e do blog, depois da loucura da mudança de volta ao Brasil. E já chego aqui com essas visões de bolos incríveis!! Quanto aos filmes, ainda não pude ver o Para sempre Alice, mas ainda pretendo e fiquei bem curiosa para assistir o Momentos com a Mia Farrow. Vou ver se encontro este último. Um beijo grande e espero agora ter mais tempo para visitar esta minha querida amiga Marly...tão cheia de talentos!!

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Super diferente esse bolo, além de parecer bem firme para ser montado em camadas. Interessante pesar os ovos com casca :)
Alzheimer está avançando ou começamos a nos interessar pela doença? Me interesso, até pq não sabemos o dia de amanhã. Assisti a alguns documentários no youtube e ainda não assisti nenhum dos filmes. Acho que o primeiro não vou encontrar na locadora, melhor baixar pela internet. O mais recente ainda vou assistir.
Percebo que os cientistas estão correndo contra o tempo e, por obra do destino, o pesquisador mor, está com a doença... Quero assistir ao filme, mas li uma crítica dizendo que ele não é real. Será?
Além dos documentários, não sei muito da doença, somente relatos de dois amigos que as mães estão doentes. Será que ataca mais mulheres? Também assisti um documentário muito bacana, feito no Brasil baseado em fatos reais. "Clarita" com Laura Cardoso - Sou fã e é de uma sensibilidade... já assisti duas vezes - https://www.youtube.com/watch?v=gBMPZdUNxRM
O entendimento sobre a doença minimiza algumas dores, quando sabemos que muitos sintomas são comuns e não causados por qualquer coisa da vida vivida, mas que um gene defeituoso - olha a força da natureza - dita normas de como viver.
Bom fim de semana!
Beijus,

Liliane de Paula disse...

Os bolos estão lindos.
Gostei do filme.
Terrível a doença em qualquer idade.
Pior na fase produtiva da vida.

Jussara Neves Rezende disse...

Eita, Marly, que fiquei agora delirando tanto por esse bolo com frutas vermelhas quanto pelos filmes. E onde encontrar esse "Momentos esquecidos"?
Vou por meus detetives a trabalharem nisso... rs
Abraço e linda semana nova pra você!
:)

Simone Scharamm disse...

Olá, querida Marly, como vai?
Espero que esteja bem, vim te visitar pra pegar umas receitinhas de biscoitos(maravilhosos) e deixar beijos e abraços!

Pin It button on image hover