quarta-feira, 15 de abril de 2015

Bolo Invertido de Frutas, de Fubá



Olá, para todos! Tenho um monte de revistas gringas, antigas, que eu só mantenho comigo porque elas têm receitas interessantes. É o caso desta da foto, Better Homes and Gardens, de 2007. Nela encontrei a receita deste bolo invertido de frutas - e  perfumado com manjericão - que é de fubá! 




Na revista o bolo é apresentado como "saudável" e isso deve ser porque ele  leva pouco açúcar (1/2 xícara), que não é insuficiente, especialmente se as frutas forem doces. Se, porém, as frutas não forem doces (por cá os mirtilos são sempre ácidos, rsrs), e você for do tipo que prefere "um toque extra de doçura", como diz a revista, rsrs, pode fazer a calda, cuja receita está lá embaixo (repararam que o bolo da capa da revista tem calda? rsrs).  Em vez desta massa, que faz um bolo relativamente pequeno, você pode fazer a de um dos nossos bolos de fubá, e foi isto que fiz hoje. Escolhi o prático e bom bolo de fubá de liquidificador. Depois de assado, espalhei sobre as frutas uma colher (de sobremesa) de geléia de morango derretida. 

Bolo Invertido de fubá e frutas - (receita da Home and Gardens)

(faz 10 porções)

xícara = 240 ml

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras de mirtilos, framboesas, e / ou amoras frescas
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de fubá (é farinha de milho amarela e fina, para quem não sabe)
1 colher de sopa de manjericão fresco cortado finamente (coloquei menos)
2colheres de chá de fermento em pó
¼ colher de chá de sal
2 ovos ligeiramente batidos
½ xícara de açúcar (se achar pouco faça a calda sugerida*)
2/3 xícara de leite
1/3 de xícara de óleo de canola
folhas frescas de manjericão ou hortelã (opcional) – para decoração


Instruções


Unte levemente, com manteiga, uma forma redonda, de 17 centímetros de diâmetro. Forre o fundo da forma com um disco de papel manteiga. Unte também o papel. Espalhe as frutas no fundo da forma (reserve  1/2 xícara delas para colocar sobre o topo do bolo assado). Em uma tigela, misture a farinha, o fubá, o manjericão, o fermento e o sal. Ponha-a de lado. Em outra tigela, misture os ovos, o açúcar, o leite e o óleo. Adicione a mistura de ovos, de uma só vez, à mistura de farinha. Mexa até que fique tudo combinado; despeje a massa sobre as frutas. Espalhe-a uniformemente.
    Asse o bolo em forno médio por 40 a 45 minutos, ou até que passe no teste do palito. Na receita diz para preaquecer o forno, mas eu não fiz isso, porque já aconteceu de o bolo começar a queimar por fora, sem estar assado por dentro, no forno preaquecido. 
Depois de assado, deixe o bolo esfriar na forma por 5 minutos. Passe uma faca à volta da forma para soltar os lados do bolo. Vire-o então sobre o prato em que ele vai ser servido (dica: Ponha o prato sobre a forma e vire-a de uma vez). Remova a forma e o papel delicadamente. Cubra o bolo com o restante das frutas, e decore-o com folhas de manjericão e hortelã.


* Calda

Misture até combinar: 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro (tipo Glaçúcar) + 2 colheres de chá de leite + 1 colher de chá de suco de limão. Espalhe a calda no topo do bolo, ainda quente.


******
 

Esta receita faz o clássico e delicioso bolo de fubá brasileiro:


Bolo Fofo e bom de fubá de Liquidificador

Ingredientes

1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3/4 de xícara de óleo de cozinhar (por exemplo: canola, milho, soja)
3/4 de xícara de leite
1 colher de sopa de fermento
3 ovos

Preparo

Unte com manteiga uma forma de tamanho médio (17 a 20 cm de diâmetro).  Reserve-a. Ponha no copo do liquidificador (nesta ordem, pois é melhor que os líquidos fiquem por baixo): os ovos, o leite, o óleo, o açúcar, o sal, a farinha e o fubá. Bata até que misturem. Desligue o liquidificador e acrescente o fermento. Bata ligeiramente para misturá-lo. Se for fazer o bolo acima atente para as instruções da primeira receita, se quer só um bolo de fubá, ponha a massa na forma preparada e leve-a ao forno médio (180º C) por de 45 minutos a 1 hora (este bolo demora um pouco para assar, porque leva muito líquido, mas são eles que o fazem ficar fofo. Para variar o sabor, acrescente 1/4 de colher de chá de semente de erva doce à massa.


Até breve! 










15 comentários:

chica disse...

Uau! Que lindo bolo, apetitoso, convidativo! Guardar essa receita vale muito! bjs, lindo dia! chica

Pedrita disse...

parece uma delícia. beijos, pedrita

Izis Borck disse...

Adorei, vou fazer.
Bjs

Adriana Balreira disse...

Marli,
preferi a sua receita de bolo de fubá! Acreditas que nunca comi um! Vou fazer. E essa sua receita é bem prática e no liquidificador melhor ainda!
Beijos
Adriana

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Bolo de fubá em revista estrangeira? Novidade pra mim! O seu ficou mais lindo e aposto que mais delicioso! Posso quase sentir o cheirinho do fubá misturado ao das frutas. Ai, delícia...

mollymell disse...

Esse bolo dever ser delicioso Marly. Fubá e frutas, nunca pensei, no entanto, agora que li essa receita, fiquei com água na boca, e o seu bolo ficou muito lindo.

Milia disse...

Que apetecible se ve Marly, y con harina de maíz que me encanta... otra receta que se va a pendientes, voy a necesitar varias vidas para poder hacerlas todas, porque además al igual que tu, guardo infinidad de revistas que voy comprando en mis viajes y soy incapaz de tirar ninguna.
Un beso grande amiga

São Ribeiro disse...

Gosto muito de bolos com fruta e esse tem frutos que eu adoro
Ficou um bolo lindo
bj

Delícias da Vó Deo disse...

Olá Marly!!!
Ficou lindo demais, daqueles que dá até pena de fatiar!!
Parabéns pelo capricho!!!
Beijos!!! =)

Josy disse...

Marlyca querida eis aqui a completa definição do bolo dos meus sonhos. Adoro de paixão bolos de fubá e com frutas ficou magnifico ainda mais com toque de manjericão. Imagino a delicia e o aroma que ficou, além, claro, de ter ficado lindíssimo. Adorei a receita amiga. Beijinhos

Prata da casa disse...

Olá Marly: este é um bolo que fica muito bonito e que dá água na boca só de olhar. Confesso que gostei mais da tua receita ( a tal tradicional brasileira),mas a junção das duas resultou na perfeição. Tenho de experimentar.
Bjn
Márcia

Liliane de Paula disse...

Se fizer o bolo de fubá de liquidificador e colocar as frutas, antes da massa, será que ficar bom?
Deve ficar.
Essas frutas, lá no "meu paraíso" como até enjoar.

ONG ALERTA disse...

Delicia, beijo Lisette.

Marisa Valadas disse...

Que bolo lindo!

Anajá Schmitz disse...

Que lindo, adorei a dica. Adoro bolo e este está divino. Vou fazer para o casamento de minha filha, ela quer vários bolos numa mesa para servir com chá.
Bjos tenha um ótimo dia.

Pin It button on image hover