segunda-feira, 27 de julho de 2015

Quiche de abobrinhas e ...



           Nesta quiche eu acrescentei cenoura fatiada e restinhos de outros vegetais, como ervilhas

Olá, gente! Eu gosto muito de abobrinha preparada do jeito simples, refogada com temperos e amolecida só com os pingos de água que a gente vai jogando no refogado, até que a abobrinha fique "al dente", como na foto abaixo.




Mas, de vez em quando é bom variar, não é verdade? Então resolvi lançar mão desta receita, que saiu no suplemento de cozinha da revista Manequim, em outubro de 97 (como vocês podem ver nas fotos abaixo). Lá a receita era de "Abobrinhas com creme Bechamel" (creme Bechamel é uma variação do molho branco) porém eu a tenho variado muito, ao longo dos anos, rsrs. 




Hoje mesmo a fiz na versão "mini tortinhas de liquidificador", porque este é um jeito ótimo de dar uma nova cara e um novo sabor às abobrinhas. 





Mas não adianta nada glamorizar  um prato, se ele resultar meio insosso, por isso eu trato de caprichar nos complementos e temperos, para que ele se torne muito saboroso, como fiz hoje. Reparem que acrescentei cebola, tomatinhos, alho poró e alho, às minhas tortinhas e posso lhes garantir que elas ficaram maravilhosas. Na quiche da primeira foto eu juntei também restinhos de vegetais, que estavam rolando na geladeira (cenoura, pimentão e ervilha); se vocês desejarem, podem fazer o mesmo. Porém, só com os ingredientes desta receita já vão obter uma quiche muito saborosa.


Quiche de abobrinhas

Massa (abaixo) + 3 abobrinhas grandes fatiadas numa mandolina + 3 alhos porós pequenos, fatiados + 1/2 cebola grande cortada em pedaços + 1 dente de alho grande bem picadinho + 1 xícara de tomatinhos doces cortados ao meio + 1 xícara de creme de leite + 3 ovos ligeiramente batidos + sal a gosto para temperar o recheio + cheiro verde picado a gosto.

Como fazer:

1 - Prepare um refogadinho com o alho, a cebola e os alhos poró, fritando estes ingredientes em 1 e 1/2 colheres de sopa de óleo de cozinha (ou azeite de oliva). Tempere o refogadinho com um pouco de sal e reserve-o, para que esfrie. 

2 - Lave e enxugue as 3 abobrinhas. Corte e despreze as pontinhas delas. Fatie as abobrinhas, pelo lado comprido, numa mandolina. Reserve as fatias.  

Massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga gelada em pedaços
3 colheres (sopa) de banha gelada em pedaços
1 gema de ovo
1/3 colher (chá) de sal ou a gosto
4 colheres (sopa) de água fria


Preparo da massa

Unte muito levemente uma forma de abrir de 22 centímetros de diâmetro e reserve-a. Numa tigela, misture a farinha com o sal. Junte a manteiga e a banha, aos poucos, misturando-as com as pontas dos dedos (sem trabalhar muito a massa), ou com um misturador de massa, ou mesmo no processador de alimentos, até formar uma farofa. Adicione a água  e a gema e misture-as rapidamente, até obter uma massa lisa. Achate a massa, ponha-a dentro de um saco plástico, e leve-a à geladeira por pelo menos 30 minutos. Depois disso, abra a massa com um rolo de massa. Corte um disco de massa do tamanho do diâmetro da forma e estenda esse disco no fundo da forma. Com o restante da massa corte tiras de uns quatro centímetros de altura (vai depender da altura da sua forma), e fixe-as nas laterais da forma, unindo-as também ao disco do fundo. Reserve-a.

Recheio

Misture bem os ovos batidos com o creme de leite. Junte o refogado de alhos - já frio - a esta mistura. Corrija o sal, se  for preciso.

Montagem:

Depois de forrar a forma com a massa, despeje nela o recheio de ovos e creme. Acrescente os tomatinhos e o cheiro verde picado. Enrole as fatias de abobrinha e vá distribuindo-as à volta da borda da quiche, ou formando um desenho ao seu gosto (se quiser, acrescente mais rolinhos de abobrinhas, a torta ficará ainda mais bonita!). Leve a quiche ao forno moderado (180º C), por uns 35 minutos, ou até que ela doure.


*******************************************


Eu recebi um pedido ontem, no Facebook, de sugestões de pratos para um jantar especial.  Infelizmente não tive tempo de pesquisar aqui no blog tudo que a pessoa solicitou, incluindo as sobremesas. Mas, rapidamente, recolhi os links abaixo, de pratos que enriquecem qualquer jantar ou celebração. Porém, o que não falta aqui no blog são pratos apropriados para jantares especiais ou celebrações.






Bobó de camarão: receita aqui.
Torta de frango: receita aqui.
Torta de bacalhau: receita aqui.
Tortinhas de siri: receita aqui.





16 comentários:

Unknown disse...

Marly,
Que quiche maravilhosa.
E as sugestões de pratos para jantar sano especiais. Já fiz o bobó de camarão e adorei.
Beijos.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Mais uma vez, distraidamente, usei a conta da minha filha.
Repito e ratifico o comentário acima.
Beijos.

chica disse...

Que beleza de quiche!Adorei!! Parece muito boa,além de linda! bjs praianos,chica

Pedrita disse...

parece uma delícia. beijos, pedrita

Mil delícias na cozinha disse...

Que delícia!!

Josy disse...

Querida Marlyca como vc ja sabe adoro abobrinha e quando feita assim em quiches, aliada a legumes que lançamos mão e estão sobrando na geladeira,geralmente resultam deliciosas quiches, e essa não é exceção. Ficou linda, e bem ao meu gosto. Adorei. Beijinhos, excelente semana

Adriana Balreira disse...

Marly,
Adoro abobrinha, mas nunca fiz desse jeito. Agora vi que vc coloca alho poró, acreditas que nunca fiz nada com alho poró!! Já comi mas nunca preparei. E adorei essa receita! Nova!!!! rsrs... Vou tentar fazer igual a sua e depois te conto.
Beijos
Adriana

Renata disse...

Marly! Que obra se arte!!! Ficou linda demais essa quiche!! Muito mais até do que a original da revista rsrs. Quanto ao sabor, nao tenho dúvida que ficou divino! Parabéns! Aquelas outras gostosuras no final do post me deixaram com muuuita água na boca!!!
Bjsss

Unknown disse...

Meu pai santinho... que perfeição! O quiche está lindo! Só vc mesma pra fazer ficar assim, já percebi que vc é muito caprichosa no quesito aparência! Muitos detalhes perfeitos! Parabéns! Dá gosto de ver!

Liliane de Paula disse...

Eu amo Bobo de camarão.
Acho que só fiz um vez na minha casa.
Mas é uma ideia maravilhosa.

O quiche está de comer ajoelhada, aos meus olhos.

Marly, acho que Truman Capote pensou em algum momento que o Perry Smith, era bonzinho. Pq ele tinha momento de "doçura".
Acho até que o Truman Capote imaginou que se envolvendo com ele, o livro seria mais sucesso do que foi.

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Eu aposto que não sobrou nem migalha para contar estória!!! Além de DELICIOSA, a apresentação ficou LINDA!!! AMEI!!!
E esses outras sugestões??? O difícil é escolher qual é a melhor... Na dúvida, levei todas as receitas...
Beijos, Irene

ELIZABETE disse...

Sei que está na hora do café da tarde mas a sua quiche deu uma vontade de comer muito! Beijinhos!

sadhia disse...

que delicia marly receita digna de um rei bjokas doces e boa quinta feira

Prata da casa disse...

Olá Marly: ficam sempre lindíssimas as tuas tartes e esta não é excepção. Com abobrinha ( curgete) e outros legumes, ficamos com uma refeição deliciosa e não muito calórica, como convém. Para além disso, parece deliciosa!
Bjn
Márcia

Daniela disse...

Marly, Marly, Marly!!!
Que coisa mais linda!! Olha o pessoal aqui de casa não é muito fã de abobrinha mas essa quiche vou ter de fazer pra eles mudarem de ideia! ta tão lindo o prato que eles nem vão perguntar do que é!! rsrs
To anotando aqui a receitinha... quando fizer vou mostrar la no bloguito e te conto.
Bom Final de Semana!

www.sosimplesassim.com.br disse...

QUerida Marly,
Duas coisas que gosto muito: quiches e abobrinha! Claro que vou experimentar, pois me pareceu deliciosa.
bj e uma ótima semana pra você,
Lylia

Pin It button on image hover