sábado, 29 de agosto de 2015

Bolo de Morangos, Embalagens para Presentes e...


Olá, gente! Minha filha Lili veio passar (cerca de) uma semana conosco, por isso andei fazendo nossos pratos costumeiros, para que ela pudesse matar a saudade da comida daqui de casa, rsrs. Por estarmos na alta estação do morango, pensei em fazer este bolo, mas Lili estava evitando pratos muito amanteigados, então eu fiz umas adaptações na receita, para deixá-lo - digamos - mais magro. Escrevo "digamos", porque na verdade a quantidade de manteiga da receita não foi reduzida. Mas o aumento da farinha, ovos e leite tornou o bolo maior e mais leve. Ele também ficou mais estável, o que é uma vantagem extra até para ela, que costuma fazer receitas daqui do blog, rsrs.

O meu bolo de morangos

 xícara = 240 ml

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo (não use a que vem com fermento*)
3/4 xícara de manteiga sem sal, macia
2 colheres (chá) de fermento em pó (ou 1 de sopa, rasa)
1/2 colher (chá) de sal
2 xícaras de açúcar refinado
3 ovos médios
¾ xícara de leite
1 colher (chá) de extrato de baunilha
200 g de morangos limpos e desfolhados 
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar sobre o bolo (opcional)


 Preparo 

Ligue o forno em 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de 30 cm de diâmetro e ponha-a de lado. Peneire numa tigela: farinha, fermento e sal e reserve-os. Bata a manteiga com o açúcar, na batedeira, até obter um creme claro e fofo (uns 3 minutos). Acrescente os ovos -um por vez - e bata até que misturem. Desligue a batedeira e acrescente o leite e o extrato, misture tudo, com um fouet. Acrescente a farinha, aos poucos, misturando tudo – delicadamente - com o fouet (a massa ficará meio grossa). Espalhe a mistura na forma preparada e sobre ela distribua os morangos, pressionando-os um pouco para que entrem na massa. Leve a forma ao forno, por uns 40 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito. 
* a farinha com fermento é apropriada para muitas receitas, mas nesta é preferível usar a farinha comum.


*******************************


 As embalagens 



Estas embalagens foram bem fáceis de fazer, já que em uma delas eu simplesmente recortei corações numa faixa de papel que colei em volta do pacote já embrulhado. E na outra colei este laço, que é um adorno natalino, comprado num pacote que vem com 3 ou 4 unidades. Eu apenas aparei as pontas da "fita", para ajustar o laço ao tamanho do pacote (veja a última foto).

 
        A idéia dos recortes de corações não é nova,  já a tinha apresentado em 2011 e  neste post de 2012.


 Acho que o melhor jeito de cortar corações é dobrando o papel ao meio e desenhando metade do coração em um dos lados dele. Desse jeito a gente garante - ao fazer o recorte - que o coração tenha dois lados iguais, o que já é alguma coisa, rsrs. 


Os corações devem - de preferência - ficar presos ao papel em dois pontos, em cima e em baixo. Mas estes ficaram só em um (nos locais mostrados pelas setas). Na outra caixa as setas assinalam os locais em que as pontas da "fita" do laço foram cortadas. 

 *******************************

O assunto extra, do qual, aliás queria há muito falar, é o da beleza das coisas simples que nos cercam. Louça branca, por exemplo, é sempre bonita e elegante (em minha opinião, pelo menos). Por isso não resisti ao impulso de tirar uma foto de algumas das minhas, quando fui limpar o armário recentemente.





14 comentários:

Pedrita disse...

adoro morangos, o bolo parece uma delícia. e lindas as embalagens. beijos, pedrita

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Marly
Nãos só caprichou no bolo com na embalagem... que combinação perfeita!
Fiquei com água na boca daqui...
Bjm fraterno

Daniela disse...

Oi Marly!!
Hummm que delícia de bolo!! E feito para a família então tem um sabor ainda mais especial pois é recheado com afeto e carinho!!
Amo louças, tenho um jogo branco também que é meu xodó!!
Suas belas fotos sempre nos encantam !! São de encher os olhos!!
Bom Final de Semana!!

Patricia Merella disse...

Olá Marly,amo bolo de morango, tenho uma receita básica q uso sempre.O seu ficou muito bonito,as embalagens lindas! Lindo Domingo; beijinhos

Liliane de Paula disse...

Adoro belas embalagens.
As vezes gosto até mais que os presente.

Unknown disse...

Ganhe dinheiro com seu blog trabalhando no conforto de sua casa. Você faz seu horário. Não precisa indicar ninguém para ganhar. Você ganha com seu trabalho! Saiba como em:
www.homemoney.com.br

Arione Torres disse...

Oi Marly, que delícia de bolo, adorei!!
Tenha um excelente começo de semana, beijos e fique com Deus!!

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Hoje o post está ainda mais delicioso, com três assuntos que eu amo! O bolo, sem comentários, né? Suas receitas são sempre de dar água na boca!
As embalagens ficaram lindas! Essa ideia com os corações é tão prática! E sabe que também reaproveito muito esses enfeites baratinhos de Natal? Dá sempre para fazer algo legal com eles depois das festas.
E as coisas simples da vida tem que ser apreciadas todos os dias, não é? Eu também adoro louça branca! Aliás, adoro louça! E é tão bom apreciar esses pequenos tesouros!
Ótimo domingo para você!

Lili disse...

Estava uma delícia! Pena que não pude comer mais. Obrigada por tudo e até breve!

Unknown disse...

Nossa, fiquei desejando um pedaço desse bolo.
Tão lindo e provavelmente delicioso também?
E essas caixinhas? Que capricho ♥
Beijos
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

sadhia disse...

marly querida este bolo esta perfeito eu amo bolos de morangos e amo também estas embalagens e estas louças são perfeitas eu também prefiro em cores neutras como estas um beijo e boa semana

Prata da casa disse...

Olá Marly: é sempre tão bom fazermos aqueles miminhos que sabemos que agradam aos nossos filhos. Este bolo, por exemplo, está tão bonito com os morangos e as caixinhas estão lindas! Gosto imenso destas ideias simples,mas com um belo efeito visual.
Bjn
Márcia

Renata disse...

Oi Marly, acabei de receber seu comentário no meu cheesecake natureba de coco e chocolate e até deixei uma resposta pra vc la :o) Ainda a respeito do mesmo assunto, a cremosidade do creme feito com as castanhas de caju cruas, imagina aquele creme de morangos transformado em sorvete e servido com seu espetacular bolo de morango??? Uuuuuiiiiii que delicia!!!!
Bjsss

Renata disse...

..... Esqueci de dizer o óbvio....que suas embalagens ficaram lindíssimas, como sempre!
Bjsss

Pin It button on image hover