quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Mousse de Maracujá e Chocolate (de novo!) e o que rolou nos últimos dias!





Olá, gente! Ontem eu fiz novamente esta mousse de maracujá e chocolate, cuja receita foi publicada - com outro creme de chocolate - aqui, em abril de 2013. Desta vez simplifiquei ainda mais a coisa, substituindo aquele creme por um ganache de chocolates (ao leite e meio amargo). Misturei os dois chocolates para que o ganache resultasse mais doce, proporcionando um equilíbrio à ligeira acidez da mousse, pois desta vez acrescentei um pouco mais de suco de maracujá à receita. Esta sobremesa é simples e gostosa, ótima para causar boa impressão em convidados e também para mimar um pouco os pais, no próximo domingo.


Mousse de maracujá com Ganache de Chocolates
 (rendeu 8 porções em copinhos de tamanho médio)

Mousse


Ingredientes


1 lata de leite condensado
¾ de xícara de suco concentrado de maracujá (mais ou menos, a gosto, prove a mistura enquanto vai acrescentando o suco)
1 colher de chá de gelatina incolor e sem sabor (opcional, mas deixa a mousse mais firme)
 1 lata de creme de leite


Preparo

Ponha a gelatina numa tigelinha (como um ramequim ou outra que possa ser aquecida) e despeje uma colher de sopa do suco de maracujá sobre ela. Mexa bem e deixe a tigelinha de lado, por uns cinco minutos. Ponha a tigelinha numa frigideira, com água quente e mexa para que a gelatina dissolva (se a gelatina não dissolver totalmente, leve a frigideira, rapidamente ao fogo bem baixo; mas não deixe que a água ferva). Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar. Deseje a mistura nos recipientes em que será servida. Leve os recipientes à geladeira por umas duas horas, no mínimo.


Ganache de dois Chocolates

100 gramas de chocolate meio amargo bem picado
100 gramas de chocolate ao leite bem picado
1 caixinha (200 gramas) de creme de leite

Preparo

Misture os ingredientes numa tigela média, de vidro, e leve-a ao micro-ondas por 30 segundos a meia potência. Mexa e leve a tigela novamente ao micro-ondas, por 30 segundos, a meia potência. Se necessário, repita o procedimento até que o creme esteja liso e uniforme. Espere que o ganache esfrie distribua-o  nos copinhos com a mousse, já firme. Leve os copinhos à geladeira por uma hora ou mais, para que o ganache fique firme também. Se desejar, decore a gosto.


**********************************************************

  

Como eu tinha intenção de levar uns agradinhos - feitos na cozinha -para a minha mãe, numa visita que faria a ela, andei testando receitas novas de biscoitos, pois queria que eles fossem digestivos e saborosos, já que a minha mãe tem mais de 80 anos.  Testei algumas receitas e devo publicar a eleita (até o momento), num próximo post.





Levei também para ela biscoitos bem conhecidos, por terem as receitas já publicadas aqui no blog. Escolhi fazer os menos calóricos e de digestão mais fácil.


E levei ainda a Pavlova da foto acima, que, naturalmente, foi acrescida de uma boa camada de chantilly e frutas variadas (morangos, mirtilos, framboesas e umas uvinhas pequenas e doces).



Mas, infelizmente, antes mesmo de baixá-la, sem querer, apaguei a foto da Pavlova montada, sorry!




18 comentários:

livroslt@hotmail.com.br disse...

Hum que delicia! Eu adoro essa mousse de maracujá,eu sempre faço por aqui,a ganache também em cima de bolos,mas nunca fiz os dois juntos,deve ser maravilhoso! Bjss.

That Cake Sweet disse...

Adorei a pavlova que linda e as taças tão fofas e gulosas, perfeitas.

beijinhos

www.sosimplesassim.com.br disse...

Querida Marly,
Como sempre, tudo no maior capricho. Parabéns!
Bj,
Lylia

Pedrita disse...

deve ser uma delícia. amo maracujá. e com chocolate. nossa. adora azedo e doce. comi uma paleta de morango com brigadeiro que era um sonho. beijos, pedrita

Prata da casa disse...

Olá Marly: adorei esta mousse de maracujá. O contraste das cores ficou lindo e o sabor deve ser maravilhoso. Vou ter que experimentar, já que o meu filho que veio passar as suas férias de verão, gosta imenso de maracujá e de chocolate.
Bjn
Márcia

chica disse...

Adoro mousse de maracujá e também chocolate!Adorei tudo!! bjs, chica

Adriana Balreira disse...

Amo essa mistura de chocolate com maracujá! E amei a dica para fazer no dia dos pais! Vai ser isso mesmo! Adoro pavlova!! Só não sei fazer...rsrs...
Beijos
Adriana

Andréa Santana disse...

Marli querida,
quanto coisa linda e deliciosa!
Suas receitas e fotos parecem de revista, tudo perfeito, parabéns!

Bjs, fique com Deus! ♥

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Tudo bom, amiga??? Espero que sim.
Nossa!!! Tantas DELÍCIAS!!!
E como sempre tudo super CAPRICHADO e LINDO!!!
Dá para perceber o CARINHO que você dedica em tudo que faz... Parabéns!!!
Grande beijo, Irene

Renata disse...

Oi Marly!
Maracujá e chocolate já é um casamento perfeito, com todo esse capricho no visual então.... Irresistível! Aquela caixa de biscoitos ta a coisa mais chique do mundo! Parece ter saído de uma confeitaria francesa! Vc é mesmo a rainha dos biscoitos! Lindo lindo!!!
Bjsss

Juliana Torres disse...

Que delícia sua mãe deve ter adorado, que capricho, parabéns!! Bj bom find!!!

Blog ItGlamour disse...

A combinação maracujá com chocolate é perfeita!! O azedo do maracujá com o doce do chocolate leva a uma explosão de sabores incrível, né? Amei a receita! Um beijo

Laura Lucia disse...

Marly,
Tudo legal com você?
Bom, garota, maracujá com chocolate é uma combinação deliciosa, perfeita, irresistível etc etc (precisaria conhecer todos os adjetivos qualificativos, mas infelizmente não os conheço; todavia, faço questão de deixar registrado o meu desejo de conhecê-los só para poder expressar a loucura que esses seus maravilhosos copinhos de mousse fizeram comigo).

Que ficaram lindos, não há dúvida, pois tudo que você faz recebe a expressão da artista que existe em você. Quanto ao sabor, já falei anteriormente. E, para ser bem sincera, eu adoraria morar perto de você só para assaltar uns dois copinhos desses...

Parabéns, Marly, por tudo de delicioso e de belo que você posta no seu blog.

Beijo amigo e um grande abraço fraternal, Laura Lucia

IVA PASSOS disse...

Marly, essa mousse é um sonho!! fiz e repeti e repetirei rsrs

Anônimo disse...

Adorei essa receita !

Anônimo disse...

Deliciosa receita de mousse de maracujá com chocolate, já provei muitas e a sua está aprovadíssima, também gosto dessa receita de mousse de maracujá para o natal que está chegando não há coisa melhor, adoro natal e fim de ano, é época das melhores receitas.

Marly disse...

Olá, anônimo,

Que bom que você gostou da receita! Apareça mais vezes. E identifique-se, rsrs.

Um abraço!

alda sotero disse...

Manda a receita de paleta de morango com brigadeiro por favor, deve ser uma delícia. Obrigada 🤗😍

Pin It button on image hover