quarta-feira, 2 de setembro de 2015

"Tortinhas" folhadas de Peras e as Plantas




Olá, meu povo! antes de mais nada quero desejar um setembro estupendo para todos!  Vi estas peras nesta página, e decidi no mesmo instante que ia fazê-las! Mas as fiz do meu modo, principalmente porque sabia que teria de usar a massa folhada de compra, pois tem feito muito calor por aqui,  motivo de eu nem ter cogitado em fazer a minha própria massa, rsrs. Mas é certo que com massa caseira a receita teria resultado muito melhor! Tenciono fazê-las de novo, quando esfriar um pouco.



Eu não sabia como chamar esta receita, acabei chamando-a de tortinhas mas, na minha opinião, trata-se de peras assadas sobre massa folhada, rsrs. Apesar da simplicidade, contudo, esta sobremesa é vistosa e bem saborosa, especialmente se acompanhada por uma bola de sorvete. O sorvete também pode ser substituído por um pouco de geléia ou outro doce. Mas pode-se até não acrescentar doce nenhum, se as peras forem docinhas.

Tortinhas Folhadas de Peras


Nem vou esquematizar a receita porque simplesmente desenhei e recortei umas peras em papel manteiga e depois usei o desenho como molde, para recortar a massa. Levei as massas recortadas à assadeira (não precisa untar nem fazer nada na assadeira) e deitei sobre elas as metades das peras previamente "descaroçadas" (também dei uma enxugada nelas antes, com papel toalha). Depois pincelei as bordas da massa com uma misturinha de gema de ovo + gotas de óleo de cozinha + gotas de água. E levei a assadeira ao forno (a 180º C) por 15 minutos. E pronto! Ah, usei 300 gramas de massa folhada e obtive 8 "tortinhas".


************************************************** 


Plantas

E como já entramos no clima de espera da Primavera, resolvi mostrar algumas das minhas plantinhas:

 
Estas são, no sentido horário: Peperômia, Prímula, Orquídea, mini Prímula e Buganvília, que também é chamada de Primavera.

Eu não tenho lá muito boa mão para planta, diferentemente de uma das minhas irmãs, que tem um maravilhoso dom para  a jardinagem. Mas tenho me esforçado, pois meio que acredito que isso é algo que se pode aprender, rsrs. 


É só, para o momento. Até a próxima!








13 comentários:

chica disse...

UAU! Simplesmente adorei essa pera em tortinha assim. Linda! Que setembro seja assim lindo como as tuas flores! bjs, chica

Andréa Santana disse...

Queria Mary,
Estou aqui de boca aberta com essas belas tortinhas!
Criatividade e bom gosto total!

Suas plantas estão lindas, quanto carinho!
Que Setembro seja de muita luz pra todos nós!

Bjs, fique com Deus! ♥

Pedrita disse...

que coisa mais linda. eu comi pera no forno com gorgonzola em cima. metade como vc colocou aqui, mas ao contrário q era de comer rezando. beijos, pedrita

Adriana Balreira disse...

Quando vi essas tortinhas no seu facebook pensei que fosse de brinquedo de tão lindas que estavam! Perfeitas! E é uma linda sobremesa mesmo!
Beijos
adriana

Prata da casa disse...

Olá Marly: que belo efeito o dessas peras. Ficam mesmo bonitas e são relativamente simples de se fazer ( pelo menos para ti que és uma "artista" na cozinha ).
As plantas são lindas! Não tenho grande jeito para plantas. Minha mãe é que cuida delas para mim e que me lembra que é preciso regá-las para não morrerem de sede, rsrs.
Bjn
Márcia

O meu pensamento viaja disse...

Gostei muito da ideia! Uma sobremesa dideferente!
Beijo

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Nossa, Marly! Essa sobremesa é de impressionar, pelo visual e pela simplicidade! Claro que nas suas mãos tudo fica mais lindo, então vou ter que ver se com a minha pouca habilidade vou conseguir um resultado tão bom :)
Bom fim de semana!

Renata disse...

Oi Marly, que mimo suas peras! Dignas de restaurante chique de chef renomado! Quanto às flores, estão lindas! Imagina se vc tivesse boa mão pra jardinagem!! Parabéns!
Bjsss

Patricia Merella disse...

Olá Marly,que lindas e parecem deliciosas.
Hoje comprei tarte biscoitada de peras,também uma delicia!
Lindas suas flores,feliz Setembro querida,beijinhos

Liliane de Paula disse...

A coisa mais difícil é encontrar peras saborosas.
Nunca fiz receitas de peras.

Lili disse...

vc tem mão boa pra planta sim.

Liliane de Paula disse...

Marli, não gostei do " O grande hotel Budapeste". Acho que a badalação em torno do filme foi maior do que ele é(para mim).
Vi 2 vezes o filme(tinha gravado) e não gostei.
Stephan Zweig, eu li pouca coisa, diante da lista do que ele publicou. Eu frequentava uma biblioteca pública com uma tia que lia muito.
Foi lá e com ela que conheci ele.

Minha receita de Macarrão a Carbonara é aquela.
Aprendi com uma amiga que fez aqui em casa.
Sigo dentro do possível, a receita como ela fez, aqui.
Coloco sempre coentro e manjericão, porque gosto do sabor e da cor verde, junto ao macarrão.
Ponho muito bacon. Além da conta, eu acho.
E ovos, ponho menos do que ela ensinou.

Unknown disse...

Que linda que ficou essa tortinha. Simples, singela e linda. Só linda!!
Obrigada por compartilhar.
Essa época as plantinhas ficam ainda mais encantadoras né? As suas estão super bem cuidadas. Parabéns!
Beijos ♥
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Pin It button on image hover