quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Bolachas de nata (e canela) de Pirenópolis. E uma borboletinha para enfeitar o chá.



Olá, meu povo! Estive bem enrolada nestes últimos dias, por conta de umas reformas que estamos fazendo por cá. Mas cozinhei bastante, como sempre, rsrs. Fiz, por exemplo, estas deliciosas bolachinhas de nata e canela. A receita foi passada a um programa de TV (O jornal do Campo) pela família que as faz lá Em Pirenópolis, cidade situada aqui perto, no estado de Goiás. As bolachas são vendidas largamente, na cidade, e têm muitos fãs, inclusive em outros estados. Eu fiz metade da receita, pois achei a inteira grande demais.

Bolachas de nata (e canela) de Pirenópolis


Ingredientes



500 gramas de farinha de trigo

350 gramas de nata (aqueci ligeiramente a nata gelada, para que ela se misturasse melhor à farinha)

185 gramas de açúcar (coloquei só 150 gramas, por considerar que as bolachas seriam roladas em açúcar)

1 e ½ colheres de sopa de margarina

Pitada de sal

½ colher de sopa de fermento


açúcar e canela para rolar as bolachas (umas 5 colheres de sopa de açúcar refinado + 1 e ½ colheres de sopa de canela em pó; misture os dois ingredientes muito bem numa vasilha grande e rasa)



Preparo


Ligue o forno em temperatura média (180º C). Unte com manteiga uma assadeira grande para bolachas e ponha-a de lado. Misture todos os ingredientes da receita (exceto o açúcar e canela separados para rolar as bolachas). Abra a massa com um rolo e corte as bolachinhas no formato desejado (ou faça as bolachas no formato que preferir: bolinhas, rosquinhas, parafusos etc.). Role as bolachas no açúcar com canela e distribua as mesmas na assadeira previamente untada com manteiga. Leve a assadeira ao forno, e deixe que as bolachas assem por cerca de 15 minutos. Espere que amornem, antes de retirá-las, cuidadosamente, da assadeira.


******************************************************** 

As Borboletinhas
  


Num dos dias que tive de fazer uma parada forçada, devido às obras iniciadas num anexo da casa, resolvi tentar fazer estas borboletinhas, que eu havia visto numa página que trata de design de embalagens e coisas tais. Não sei as tais borboletinhas chegaram a ser comercializadas, mas gostei da idéia de combinar artesanato e chá, por isso quis fazer a minha versão delas, rsrs.


é só desenhar pequenas borboletas e pintá-las dos dois lados. As minhas foram feitas por minha filha Bellita. Mas você pode simplesmente imprimir figuras/desenhos de borboletas, que são oferecidos para impressão gratuitas em alguns sites. Depois você tira a etiqueta que vem grampeada na ponta da linha dos saquinhos de chá, e passa a linha por uma agulha, dando posteriormente um ponto na altura da cabeça da borboleta. Depois você faz um corte em V no corpo da borboleta, para fixá-la à xícara (é bom verificar que tipo de corte é mais adequado à sua xícara, fazendo cortezinhos em pedaços pequenos (e dobrados) de papel, antes de cortar a borboleta propriamente)

  embora ame o aroma do café e o sabor dele em muitas iguarias da culinária, eu sou grande fã de chá

 e desde sempre o prefiro (como bebida) ao café.

 o chá do Ceilão (atual Sri Lanka) é especial

 por isso tem denominação especial (embora ela pareça óbvia): chá do Ceilão (Ceylon tea), rsrs.

***********************************


Ah, já ia me esquecendo: A festa do Halloween está aí! Aqui no blog há muitas receitas e idéias para o evento, dê uma pesquisada digitando Halloween na caixa de pesquisa aí em cima, na barra lateral:







15 comentários:

chica disse...

Que receita tri boa essa!Adoro fazer ( E COMER) bolachinhas assim! Gostei muito dessa ideia das borboletinhas.Um amor! Valeu! bjs, chica

Prata da casa disse...

Olá Marly: adoro bolachinhas de canela e estas, com natas, não conhecia,mas devem ser excelentes! Vou levar(mais) esta receita.
Tenho também guardadas as bolachinhas de Halloween. Aquelas abobrinhas ficaram tão mimosas!!!
E as borboletas estão tão engraçadas. Que artista, amiga.
Bjs
Márcia

Luciana F. Damiano disse...

Olá!!
As bolachas parecem deliciosas, um acompanhamento perfeito para o chá, com certeza!
As borboletas são fofas, mas eu amei as decorações das comidinhas de Halloween!!!
Beijos!

Pedrita disse...

parecem uma delícia. estava sentindo a sua falta. adorei as borboletas nas xícaras. docinhos hallowen são fofos. beijos, pedrita

tatiane disse...

Oi, Marly! Essas bolachas me lembraram tanto a infância, minha mãe fazia bolachas de nata, mas sem canela, na época ela fervia aquele leite de saquinho e guardava a nata que formava da fervura para as bolachas, rs. E este chá de gengibre, eu tomei tanto no início da gravidez, ajudava a amenizar meus enjôos, agora enjoei foi do chá!
beijos!!

Patricia Merella disse...

Olá Marly, ficaram lindas e a apresentação sempre no caprichoso.Feliz dia,beijinhos

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Oi, Marly! Eu não tomo café, embora adore o sabor dele na culinária. Talvez por isso seja muito adepta ao chá. Gosto especialmente dos que têm sabor mais adocicado, com gosto de flores e frutas. Essas bolachinhas devem ser o acompanhamento perfeito! Adorei a ideia das borboletinhas. Ficou muito gracioso!
Beijos

Blog da Gigi disse...

Delícia de receita!!!!!!!! Abençoado dia, Marly!!!!!!!!! Beijos

Helena Garcia disse...

oi, Marly !

Amei a receita, vou guardá-la pra fazer no feriado !!
Agora, a graciosidade e o capricho com as borboletinhas na xícara, eu gameiii!!!
Obrigada por compartilhar !

Um beijão
Helena
www.diaadiacorridinho.com.br

Andréa Santana disse...

Olá querida Marly!
Suas fotos são sempre lindas e mimosas!
Eu conheço Pirenópolis e Damianópolis, tenho parentes que moram em Goiânia
e outros no interior de Goiás.
Essas bolachinhas são ótimas para acompanhar um chazinho bem gostoso!
Suas borboletas estão lindas, belos marcadores de xícaras, gostei muito da
ideia. Eu tenho marcadores de taças de vinho, ganhei de uma amiga.

Beijinhos, fique com Deus! ♥

Renata disse...

Que lindo e delicioso post, Marly! O biscoitinho deve ser maravilhoso e o chá com a borboleta um verdadeiro show de charme! Amei!
Bjsss

Liliane de Paula disse...

Passei por Pirenópolis umas 2 vezes quando morei aí.
Mas lembro pouco das coisas que vi.
Nem sei se registrei os passeio.
Não conhecia esses biscoitos.

As borboletas estão lindas.
E para quem gosta de chá, muito chic, usa-las.

Unknown disse...

Parecem ser muito boas! A textura delas lembra aquelas que a gente compra naqueles quiosques? Até hoje nunca consegui achar uma receita que lembre aquelas...

sadhia disse...

Queria marly tudo bem ??? que delicia estes biscoitinhos eu adoro biscoitoa assim me lembram muito os biscoitos de nata da minha mãe sabe ..a receita é parecida mas não tinha canela ,fiquei com imensa vontade de fazer mas nata aqui é tão dificil achar uma de qualidade sabe ..que muitas vezes desisto e quando acho são tão caras ....
ahh como eu amo estas suas sugestões de festas ..adoro meso amiga fico encantada comecei a fazer vendo as suas e me inspirando em ti.
Que maravilhosos ..paraben ,amo chás também ma prefiro café ..mas o chá me faz me sentir tão bem quando eu tomo ..adoro chá de varios tipos gostei de conhecer um pouco dos chás que vc toma
um beijo grande

Unknown disse...

Oi.... adorei seu blog....e adorei especialmente a borboleta na xícara de chá... gosto muito de tomar chá...os mais variados...
Tentei fazer a borboletinha mas não consigo acertar o molde...não prende na xícara...será que vc poderia disponibilizar o molde que vc fez? Adoraria fazer para receber as minhas amigas...
Se vc puder, meu email é wanials@yahoo.com
Ficarei muito grata...
Bjs

Pin It button on image hover