quinta-feira, 3 de março de 2016

Ensaimada (Pão de Maiorca), Uma mesa Para a Páscoa e...




Olá, minha gente! Estive ausente por muitos dias, por conta das correrias e ocupações de sempre. Mas também meio que me desanimei, por causa do verdadeiro assalto que temos sofrido de páginas de culinária que vêm sido atiradas no nosso cotidiano, vocês repararam? Outro dia deparei com 18 vídeos de receitas, durante o pouco mais de 1 hora em que estive no Facebook. É ou não é para cansar?
De qualquer modo, nesses dias fiz o que sempre faço: cozinhei, trabalhei e li. Uma das iguarias que preparei foi este pão de Maiorca (Pan de Mallorca), também conhecido por Ensaimada. Ele tem uma textura especial, casquinha ligeiramente crocante e interior macio. Na ilha espanhola de Maiorca, onde  nasceu, ele leva banha de porco, que lá é chamada de 'saim', sendo este o motivo do nome. 
Para fazê-lo, comecei por escolher uma receita pequena, só para experimentar o pão, mas quero fazer em breve uma receita maior. O meu pão resultou pequeno, como eu desejava, então e eu não sei como a dona do blog em que tirei esta receita conseguiu fazer com ela 16 pãezinhos, pois a massa leva apenas 2 xícaras de farinha, como vocês podem ver (mas eu confesso que não li o post todo, rsrs).

Ensaimadas - Pão de Maiorca

(receita adaptada daqui)
 
ingredientes
  • 225g (2 xícaras) de farinha de trigo
  • ½ colher de chá de sal
  • 50g (¼ xícara) de açúcar
  • ¾ colher de chá de fermento seco Fleischmann
  • 75ml (5 colheres de sopa) leite morno
  • 1 ovo batido
  • 30 ml (2 colheres de sopa) de óleo canola ou de girassol
  • 50g de manteiga derretida e fria (para rolar a massa)
  •  
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar
instruções
  1. Unte e enfarinhei uma forma de tamanho médio.
  2. Peneire juntos: a farinha, o sal, o açúcar e o fermento, em uma tigela, e faça um buraco no centro da farinha. 
  3. Adicione aí o leite, o ovo e o óleo de canola e misture tudo muito bem, com uma colher. Vire a massa numa superfície levemente enfarinhada e sove-a por 8-10 minutos, até que fique lisa e elástica.
  4. Ponha a massa numa tigela levemente untada com óleo e cubra a tigela com filme plástico. Coloque a tigela num lugar quente e deixe que a massa cresça até dobrar de tamanho (leva mais ou menos 1 hora).
  5. Vire a massa novamente sobre a mesa e abra-a no formato de uma corda grossa. Pincele a manteiga abundantemente sobre a corda e faça uma espiral com a mesma (escondendo a ponta sob a espiral) . Ponha a espiral na forma preparada  e meta a forma dentro de um saco plástico grande, para que o pão volte a crescer e dobrar de tamanho (cerca de 45 minutos). Cuide para que o saco não encoste no pão.
  6. Ligue o forno em 190 ° C. Pincele a espiral - levemente - com água e polvilhe-a com açúcar de confeiteiro. Asse o pão por uns 20 minutos ou até que doure. Deixe que esfrie, sobre uma gradinha, e polvilhe-o novamente com o açúcar de confeiteiro. Sirva quente.
  

****************************************** 

A mesa



montei esta mesinha simples para a Páscoa, bem dentro do esquema vapt-vupt




Acho importante a gente observar os rituais e as festas, que vão pontuando a nossa vida. A Páscoa tem um sentido muito especial para nós cristãos. E é inspiradora também para não cristãos, pois enfatiza o triunfo do bem sobre o mal, a libertação da opressão e o 'renascer' para a vida.

Aqui no blog eu já mostrei muitas mesas e idéias para a Páscoa:




É isso, até breve!



13 comentários:

Adriana Balreira disse...

Marly,
Também notei a enxurrada de videos de comidas no facebook, cansa. Só tem comida agora lá. E meio que alguns não creio que sejam verdadeiras ou tão fáceis como se mostram. Mas tudo bem! Adoro pão! Mas nunca fiz, não tenho paciência de sovar e esperar crescer. Tenho que ter mais paciência...rsrs...
E linda essa mesa! Adoro vermelho.
Beijos
Adriana

São Ribeiro disse...

Já comi de compra e gostei muito, acredito que feito me casa seja muio melhor
A sua ficou linda

tatiane disse...

Oi, Marly! Não conhecia este pão, parece bem saboroso, ultimamente estou com planos de panificação, mas por enquanto ficam só nos planos pela falta de tempo que o pão precisa. E sobre os vídeos de receitas do FB eu vou ocultando tudo! Não tenho paciência, rs. Quem tem alguma noção de cozinha sabe que aqueles vídeos omitem detalhes importantes para o sucesso de alguma receita e imagino a frustração de quem tenta fazer algo com base nos videos e não dá certo.
beijos!

Patricia Merella disse...

Mas tu é muito chic..ensaimada,nunca ouvi falar neste pão,fiquei curiosa e desejosa de provar. A mesa est´linda,como sempre,lindo dia,beijinhos

Prata da casa disse...

Olá Marly: ai que saudades desse belo "pão" de Maiorca. É doce q.b. e a textura é fofa e delicada. Tenho de experimentar pois já não o como há uns bons anos.A tua ensaimada ficou linda!
Bjn
Márcia

Arione Torres disse...

Oi amiga, que delícia!!
Vim lhe desejar uma ótima semana, beijos e fique com Deus!!

Pedrita disse...

não conhecia esse pão. vou passar em branco nessa data. beijos, pedrita

Carla Ramalho disse...

Lembro-me de ter ficado com vontade de experimentar fazer esse pão mas a receita que tinha visto levava demasiada gordura e acabei por não o testar. Agora esta receita nada tem a ver com a que conhecia, fiquei novamente tentada a experimentar :)
Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
Gulosoqb.blogspot.pt
Facebook.com/gulosoqb

Anônimo disse...

Olá marly, eu me escrevi no seu blogger para receber atualizações no poste do ganache, e agora voltei aqui novamente e vi que tem novidades e eu não recebi. Será que houve algum problema na minha inscrição? Desde já agradeço por me responder. Cybelle

Marly disse...

Oi, Cybele,

Há pouco tempo o Google - que é dono do blogger - a plataforma em que funciona este blog, decidiu desligar do blogger todas as pessoas que não tenham e-mail do Gmail, não será este o seu caso? Eu lamentei muito isso, pois perdi quase 200 seguidores por causa dessa decisão. Caso seja este o problema você pode resolve-lo criando um e-mail no Gmail e voltando a se cadastrar para receber as atualizações do blog. Sinto muito!

Um beijo

Liliane de Paula disse...

Marly, não entendi essa reclamação que vc faz dos vídeos de culinária.
Queria entender, até porque sou fã deles e tenho compartilhado com frequência.
Até a Infanta quando vê se anima de querer fazer.
Acho tudo bem prático.

Quanto ao Pão, deve ter ficado delicioso.
Mas eu continuo querendo só fazer a mesma receita, na MFP.
Minha MFP, pifou e ou e preciso comprar outra, urgente.

Andréa Santana disse...

Olá querida Marly!
Vivendo e aprendendo, eu não conhecia esse pão é muito lindo!
Amei sua mesa de Páscoa, tudo que vc faz fica perfeito!

Bjs, fique com Deus! ♥

Ana Maria Braga disse...

Não conhecia esse pão. Ficou lindo.
Deu para salivar daqui.
Vc. é muito prendada.
Parabéns e obrigada por compartilhar.
Bjs

Pin It button on image hover