segunda-feira, 25 de julho de 2016

Panqueca Americana Perfeita




Olá, minha gente! Desde que postei uma receita de panqueca americana aqui no blog, em 2009, de vez em quando eu testo uma receita nova. Acho que agora cheguei à fórmula que mais me agrada, pois prefiro as panquecas mais fofas, às mais densas. Esta receita é uma adaptação de outra, que consta naquele livro que mencionei dois posts abaixo, quando falei dos waffles que levam fermento de pão. Não quero nomear o autor porque dei uma lida agora na página dele, e vi lá uns comentários pouco amigos, endereçados àqueles que ousaram modificar a receita 'perfeita'. Ocorre que eu a modifiquei em dois pontos, porque, perfeita para mim é esta receita abaixo, rsrs.
 
Panqueca Americana Perfeita

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
½  colher de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar
2 ovos
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida e fria (mais manteiga ou óleo de canola ou milho para untar a frigideira)
½ colher de chá (ou a gosto) de essência de baunilha

Preparo

1. Aqueça uma frigideira pequena, em fogo baixo, enquanto você faz a massa.
2. Numa tigela. misture os ingredientes secos (farinha de trigo + fermento + sal) e deixe-os de lado. Em outra tigela, bata os ovos juntamente com o leite. Em seguida, misture as 2 colheres de sopa de manteiga derretida e fria e o açúcar. Adicione a essência. Acrescente esta mistura aos ingredientes secos, misturando tudo ligeiramente.
3. Unte a frigideira com um pouco de manteiga ou óleo (faça isso toda vez que você for adicionar a massa; use bem pouca manteiga ou óleo se a sua frigideira for antiaderente). Estando a frigideira bem quente, vire meia xícara de chá (caprichada) da massa na frigideira. Controle o fogo, para permitir que as panquecas “assem” sem queimar (as primeiras irão assar mais devagar, já que a frigideira irá esquentando, mais e mais, ao longo do tempo).  As panquecas assam (de cada lado) num tempo que vai de 2 a 4 minutos, dependendo da temperatura da frigideira. Quando as bordas estiverem firmes, vire a panqueca e asse-a do outro lado.  Sirva-as com mel, xarope de bordo, frutas ou o que desejar.




É só, para o momento. Até já!



9 comentários:

Tânia Tiago disse...

Mnham, mnham...
Tem um aspecto formidável.
Delicia!!!

Bjinhos
Bimby & Sabores da Vida

Prata da casa disse...

Olá Marly: é assim mesmo. Perfeitas são estas belas panquecas e com as tuas alterações ,que já guardei,pois também adoro panquecas. Ficaram tão lindas que me fizeram lembrar umas que a Branca de Neve fez para os anõezinhos, (lol). Adorei a decoração. Que maravilha poder saborear tanto carinho num prato.
Bjs
Márcia

Pedrita disse...

eu tenho uma receita aqui clássica de panqueca americana, mas fica fininha, bem diferente dessa. vou tentar achar e te passo. beijos, pedrita

tatiane disse...

Oi, Marly, fiquei até curiosa para ler os comentários deste autor! Mas receita perfeita é aquela que a gente adapta até chegar na melhor forma para nosso paladar, o resto é preciosismo! Adorei a apresentação das panquecas, agora eu faço menos panquecas, desde ganhei uma máquina de waffle, fico com taaanta preguiça de fazer panquecas, mas elas nem são muito trabalhosas :)
beijos

Dafne Augusto disse...

Adoro panquecas americanas. Também gosto delas mais fofinhas. Meu segredo é colocar duas colheres de amido de milho. Elas ficam tão fofinhas que parecem nuvens. Adoro :)

Beijos

www.sosimplesassim.com.br disse...

Que delícia, Marly! Essa vou levar comigo.
Parabéns pelas lindas fotos.
Bj,
Lylia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Você enche nossos olhos de beleza!
Bj.

Ana Maria Braga disse...

Gosto muito de panquecas.
Hj mesmo foi o prato principal do almoço, aqui em casa.
Vou levar sua receita.
Obrigada por compartilhar.
Bjs, Marly

Patricia Merella disse...

Parece deliciosa querida Marly, vou levar a sugestão, feliz Domingo, beijinhos

Pin It button on image hover