quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Pão Doce de Natal (de máquina de fazer pão) e os preparativos para o Natal




Olá, queridos leitores!  Acreditem, eu quis vir antes aqui, porém, não tenho gostado das fotos que tenho tirado, rsrs. Esta aí em cima, por exemplo, foi batida há mais de duas semanas, mas eu não queria publicá-la, por não tê-la aprovado, rsrs. Todavia, voltei a fazer este pão hoje e adivinhe só.... tanto o pão quanto a foto resultaram ainda menos atraentes, rsrs. Mas isso não quer dizer, absolutamente, que eles não tenham ficado saborosos. E não só ficaram saborosos como também muito fofos! O de hoje ficou especialmente leve, e por isso eu decidi que valia a pena apresentar a receita deste pão como uma sugestão de pão de Natal. Ele é bem menos gorduroso e calórico do que os pães típicos da época, e isso é algo que me agrada. A receita dele é aquela receita do pão tipo bisnaguinha, que publiquei aqui. Contudo, para o Natal, eu resolvi seguir mais à risca, a receita original, que eu havia alterado, conforme expliquei naquele post. Mas desta vez também substituí um dos ovos por um pouco mais de leite. Este pão é ligeiramente mais doce e mais amanteigado do que as bisnaguinhas. Mas isso combina bem com a época né? rsrs.

       fatias do pão de hoje

 Pão Doce de Natal (de máquina de fazer pão)

xícara = 240 ml


Ingredientes 
1/2 kg de farinha de trigo
100 gramas de açúcar  
100 gramas de manteiga amolecida
1 envelope (10 gramas) de fermento seco instantâneo para pão
1 colher (chá) de sal
1 ovo médio ligeiramente batido
250 ml de leite morninho (igual à temperatura de mamadeira de bebês, rsrs)
1 colher de chá de essência de baunilha ou de casca ralada de limão ou laranja (ou ainda, alternativamente, de essência de panetone)

Opcional (se for fazer o pão num formato diferente do meu):

1 ovo ligeiramente batido com umas gotas de água (ou café já preparado) e óleo de cozinha, para pincelar sobre o pão 

Recheio:

1/2 xícara de passas escuras previamente aferventadas e bem escorridas (pique-as, se preferir assim)
1/2 xícara de passas claras previamente aferventadas e bem escorridas (pique-as, se preferir assim)
1/2 xícara de cascas e de frutas cristalizadas picadas
1/2 xícara de figos em calda bem escorridos e picados
1/2 xícara de cereja em calda bem escorrida e picadas

Preparo


Unte e enfarinhe a forma em que vai assar o pão. Ponha-a de lado. Coloque os ingredientes "líquidos" no fundo da cesta da máquina de fazer pão: leite, ovos e manteiga. Junte o açúcar e o sal. Sobre estes ingredientes ponha a farinha, faça uma covinha no topo dela e ponha o fermento aí. Ligue a MFP, no ciclo 'Massa" (ou amassar) e deixe que a máquina trabalhe por 40 minutos. Após isso, desligue a máquina e despeje a massa sobre a mesa, levemente enfarinhada. Dê uma amassada ligeira na massa, e abra-a num retângulo, para poder espalhar as frutas sobre ela (eu não fiz isso, espalhei as minhas frutas num ponto só, rsrs. Forme um rolo com a massa e coloque-o na forma previamente preparada. Se for fazer um pão em outro formato, pincele ligeiramente o ovo com a água sobre ele. Ponha a assadeira num lugar sem correntes de ar e 'quentinho', como o forno desligado. Deixe que o pão cresça por cerca de 30 minutos (desta vez deixei que crescesse por uma hora, que foi o tempo necessário para que ele realmente  dobrasse de volume) e asse-o, em forno moderado (170ºC) por 30/40 minutos (até que core e esteja assado). 

os pães que tenho feito com a receita acima



O Natal

Os nossos preparativos para o Natal estão meio devagar. Mas a  nossa alegria e expectativa continuam grandes, já que por cá todos amamos o Natal. Este ano, especialmente, eu tenho procurado me imbuir bem do espírito natalino, que para mim significa leveza, generosidade, fé numa vida que faça mais sentido, mais cheia de gentileza e graça!


fiz uma decoração de Natal muito simples 

simplesmente espalhei umas bolas e estrelas pela casa e montei a árvore (como mostrei no post anterior)

 
Também comprei umas caixas para colocar os nossos presentes.




E é só para o momento. Até a próxima vez, que deve acontecer em breve, pois quero muito desfrutar dos preparativos para o Natal, mostrando-os aqui pra vocês também!




7 comentários:

Maria Célia disse...

Oi Marly
Você não está sendo justa com você, seu pão ficou um espetáculo, uma cara maravilhosa, as fotos também estão lindas, muito bem tiradas.
Beijo.

Pedrita disse...

finalmente me animei. vou fazer um lanche umas 18h simples. só pra um convidado. já enfeitei a casa. deixei uns paninhos mais bonitos pra perto da data. não ia dar pra passar em branco de novo. ia ser muito difícil. embora a solução tb não venha a ser fácil. enfim... eu acho suas fotos sempre tão lindas q fico até na dúvida se são suas mesmo. vc é uma fotógrafa e tanto. achei fantástico esse pão. inacreditável como as frutas ficam. ah, aqui está ao contrário. animação zero, mas os preparativos a mil. q lindo esse arranjo prateado. aqui tudo está mais simples. mais rural. sei lá o termo. não sou muito boa em entender de decoração. acho q eu tenho uma estrela, mas só achei uma árvore parecida com sua estrela. vou procurar melhor amanhã. a esmeralda amou entrar dentro do armário e achei melhor parar de olhar antes q ela detonasse tudo. aqui vai ser sem presentes. vacas magérrimas e ainda sem clima pra isso. só mesmo um encontro familiar pra não passar sozinha. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Tudo muito lindo.

Alicia disse...

TODO ES PRECIOSO ¡¡¡
E GUSTA TAN DELICADO Y LOS COLORES..
DIVINO.
TENGO EN MI BLOG UA ESTRELLA PARA MIS AMIGAS;)
CHAUCITO

Prata da casa disse...

Olá Marly: tão lindo este pão de natal e a forma é linda ( felizmente também tenho esta, rsrs) e fiquei cheia de vontade de o experimentar.De certeza, vamos adorar aqui em casa.
Bjn
Márcia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

MArly,
Que charme de post.
E o pão está lindo e, com certeza, delicioso.
Fiquei empolgada para fazê-lo. Obrigada pela dica e receita. Bj.

Jussara Silva disse...

Oi Marly.
O pão está com uma cara ótima, e a foto também.
Aqui também estamos devagar com os preparativos do Natal, mas por falta de tempo, obra em casa, devagar vamos fazendo. Cada vez mais estou gostando das decorações mais simples e elas ficam belíssimas. Seu arranjo está maravilhoso!
Obrigada pela visita e tenha um abençoado resto de semana! Bjs.

Pin It button on image hover