quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Bolo de Natal de frutas secas (Christmas fruit cake) e mais coisas do Natal


Olá, gente! Dando prosseguimento à série de posts especiais sobre o Natal, trago hoje o primeiro bolo natalino da temporada (virão outros bolos, se Deus quiser, rsrs). Só de mencionar 'bolos de Natal' nos vem á mente  os clássicos bolos de frutas secas, né? Aqui no blog já foram publicadas várias receitas dessas iguarias, como essa essa, por exemplo. 
Mas admito que eu evito fazer esse bolo seguindo rigorosamente a receita porque essa leva muita manteiga e um exagero de frutas, geralmente mais da metade do peso total do bolo (confesso que faço umas versões mais light, como estas, dos links acima, rsrs). No entanto, haveria de chegar o momento em que traríamos para o blog a receita exata desse delicioso, rico, perfumado, úmido e tradicionalíssimo bolo de Natal. Este é facílimo de fazer, veja que é só misturar tudo e assar. 

Bolo de frutas secas de Natal – (Christmas fruit cake)
(adaptado daqui)

Ingredientes
xícara = 240 ml

2 xícaras de açúcar mascavo
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó (a receita indica bicarbonato de sódio, que substituí por não gostar do sabor residual que o bicarbonato deixa)
1 colher de sopa de canela moída * (veja nota abaixo)
1/2 colher de sopa de cravo da índia  moído 
1  colher  de sopa de pimenta da Jamaica moída
1 colher de chá de noz-moscada moída
4 ovos
Casca ralada de 1 limão médio
2 colheres de sopa de extrato de baunilha (coloquei só uma)
½ xícara de brandy (brandy é um destilado feito de vinho; pode ser substituído por outra bebida que contenha de 40 a 60% de álcool, cujo sabor não interfira demais no sabor do bolo)
1 1/2 xícaras de passas de uvas (brancas e pretas)
1 xícara de nozes picadas (não usei desta vez)
1 1/2 xícaras de frutas misturadas secas
1 1/2 xícara de manteiga, derretida
1 e 3/4 de xícara de Brandy para umedecer o bolo (é a bebida que o conserva por longo tempo)

Preparo

No dia anterior, numa tigela de louça, ponha as passas de molho na ½ xícara de brandy (pode aumentar esta quantidade, se desejar. E pode também incluir as demais frutas na infusão). No dia seguinte, escorra-as. Pré-aqueça o forno a 110º C. Unte com manteiga uma forma de pudim grande.
Em uma tigela grande, misture: farinha, fermento, especiarias, ovos, casca de limão, baunilha, frutas (e passas), as  nozes e a manteiga amolecida, até homogeneizar tudo. Despeje a massa na forma preparada. Asse por 1 hora, ou até que 1 palito inserido no centro do bolo saia limpo. Espere que o bolo esfrie uns 10 minutos, e vire a forma sobre uma gradinha, para que ele acabe de esfriar. Depois de frio, embrulhe o bolo numa folha de papel manteiga e guarde-o numa lata bem fechada. Todos os dias espalhe sobre o bolo 2 colheres de sopa da 1 e ¾ de xícara do Brandy, até que este acabe.

Nota 1 a receita indica 2 colheres de sopa de cada especiaria empregada no bolo. Usei a metade ou menos do recomendado (conforme a especiaria).

Nota 2: como foi dito acima, a bebida preserva este bolo por um bom tempo, de modo que você pode fazê-lo meses antes do Natal.  


(mais bolos natalinos que já tiveram as receitas publicadas aqui no blog. E há outros!) 

********************

O Natal, por ser a celebração do nascimento de Jesus, é uma época de pausa, descanso da alma, trégua, no meio da guerra cotidiana. Mas é também o tempo de desfrutar de festas cheias de brilhos e magia. Foi pensando nisso que resolvi republicar as fotos de mesas natalinas, para inspirar aqueles que estão em busca de ideias para a sua mesa de Natal. Vou começar mostrando as mesas nas cores branca e prata:


******




******

E é só para o momento. Até já!


7 comentários:

Pedrita disse...

ficou lindo. realmente hj mudamos mais os bolos. mas confesso q gosto de receitas originais. ao menos em datas. eu nao sou religiosa mas gostava de comemorar a data do papai noel. beijos, pedrita

sadhia disse...

ficou tão lindo esse bolo... eu meio que senti o sabor e aroma daqui ..jhá provei uma receita igual á essa e sei que é delicioso ...parabens pela receita maravilhosa .
Amei a mesa

bjinhos

chica disse...

Bolo lindo e bem enfeitado! bjs, tudo de bom,chica

A Paixão da Isa disse...

mas que post tao bonito e esse bolo ele esta 5* parabens bjs

São Ribeiro disse...

Adoro bolos com frutos secos , os bolos de Natal são mesmo uma delicia.
Esse ficou lindo.
Bom fim de semana

Dalva Rodrigues disse...

Maravilhoso este bolo natalino, imagino o aroma e texturas dele, delícia!!
Beijos

Pedrita disse...

marly, trouxe aqui o comentário do filme a criada pq achei relevante: realmente o começo parece que vai ser muito longo pq eu pensei q ia ficar o filme todo a criada tentando convencer a órfã a querer o conde. mas o filme é dividido em três partes, na segunda é o filme sob outra perspectiva. quando terminou eu queria mais. cada minuto é precioso pq tem muita reviravolta.

Pin It button on image hover