quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Rosca Soberba ... Natal de 2017


Olá, gentes!
Eu já comecei a testar receitas para as festas de fim de ano e um bom pão (Panetone, brioche, seja lá o que for) não pode faltar nelas, né? rsrs. 
Então resolvi fazer novamente esta "Rosca Soberba", cuja receita encontrei num dos antigos livros do açúcar União. Ao longo dos anos fui fazendo umas adaptações na receita, que, a bem da verdade, nem foram lá tantas, para ajustá-la a um esquema mais fácil de entender, pois o texto original fala em 'copo americano', que é algo cuja medida nunca sabemos direito qual é, rsrs.  Este é, sem dúvida, um pão doce muito apropriado para a ocasião, podendo ser até mesmo mais sofisticado - enriquecendo-se o recheio ou acrescentando-se outra cobertura, por exemplo -, a fim de torná-lo ainda mais festivo.

Rosca Soberba 
Ingredientes
1/2 xícara de manteiga ou margarina amolecida
        2 ovos
        1 colher de chá de sal
        4 xícaras de farinha de trigo + 1 xícara para fazer a esponja do fermento
    1/2 xícara de açúcar
   2 tabletes de fermento biológico fresco (usei um envelope de 10 gramas) do fermento seco instantâneo
      1 xícara e 1/4 (300 ml) de leite morno


Recheio

Ingredientes

·        4 colheres de sopa de açúcar         
·         1 colher de sopa de canela em pó, caso queira pode adicionar mais
·         2 xícaras de frutas cristalizadas, picadas em cubos
·         1 gema de ovo para pincelar a rosca
1  1 colher de sopa de açúcar Gláçucar (açúcar de confeiteiro) para polvilhar sobre a rosca
 Preparo
1     Comece preparando a esponja do fermento (veja a primeira foto abaixo):


Numa tigela, misture o fermento com o leite morno, o açúcar e 1 xícara de farinha. Cubra e deixe descansar até ficar espumoso e com o dobro do volume inicial. Em outra tigela, Combine a manteiga com os ovos e o sal. Junte esta mistura com a mistura do fermento. Acrescente a farinha – aos poucos – inicialmente com uma colher e depois com as mãos. Talvez você não precise utilizar a farinha toda, pare quando a massa se tornar elástica e lisa. Vire a massa sobre a superfície de trabalho (se necessário, enfarinhe levemente esta) e sove a massa até fazer bolhas (sovei uns 15 minutos). Ponha a massa de novo na tigela e deixe levedar até dobrar de volume (eu ponho a tigela com a massa dentro de um saco plástico grande). Depois que a massa crescer (dobrar de volume) e ficar leve e aerada, abra-a com um rolo em forma de um retângulo. Polvilhe o açúcar (as 4 colheres) misturado com a canela, distribua as frutas sobre o açúcar e enrole a massa como rocambole. Dê cortes na parte superior da rosca, puxe as fatias tombando-as (não fiz isso, veja a foto do livro abaixo)
umas sobre as outras. Deixe levedar novamente até dobrar de volume.  Pincele a gema sobre a rosca e asse-a em forno moderado por mais ou menos 40 minutos. Depois de assada e ainda quente, polvilhe o Gláçucar sobre a rosca.
foto do livro do açúcar União

*****************************

Decoração Natalina

Claro que também já estou  - cada dia mais - incorporando o espírito do Natal, que é essa feliz mistura de abrandamento dos ânimos, uma maior inclinação para a generosidade e a compaixão, combinadas com a esperança de que haverá dias melhores. Isso me leva a buscar meios de embelezar a casa para celebrar a aparição de Jesus Cristo no mundo que, afinal, é a figura que nos infunde esses bons sentimentos. 

Mas eu ainda não me decidi sobre a decoração da árvore para este Natal de 2017. Estas foram as árvores dos últimos anos e até o momento ainda não sei se aproveitarei os elementos que possuo ou inovarei. 

Já percebi que terei de voltar às lojas ou bazares, para ver se encontro lá alguma inspiração!



É só para o momento. Um abraço para você que veio visitar este blog. E até breve!




12 comentários:

chica disse...

Tão linda e apetitosa essa rosca. E tu sempre no maior capricho apresentando coisas boas! Lindas decorações.

bjs, tudo de bom,chica

Pedrita disse...

nossa, nunca liguei muito para roscas. ah, estou com uns livros do açúcar união aqui. mas não olhei o que tem ainda. eu tenho muitos objetos natalinos. inúmeras toalhas, panos de cozinha, papai noel. mas não pensei ainda se vão sair dos armários. beijos, pedrita

Luciana F. Damiano disse...

A rosca parece uma delícia....será que da para fazer sem as frutas? Rsrsrs.
Amo decoração natalina!!
bjks

Letrícia disse...

Ai, Lu, quanto capricho! Essa rosca é um sonho, de linda, e parece deliciosa (sou a louca das frutas secas e cristalizadas). E a sua decoração de Natal, como era de se esperar, é um escândalo! Ansiosa para ver como ficará a árvore de 2017!

Beijos!

Marly disse...

Luciana,

Você pode fazer esta rosca sem as frutas ou com outro recheio, à escolha. Só volte à receita e veja as atualizações que fiz agora (porque já me mandaram mensagens com dúvidas, rsrs).

Beijoca e boa tarde!

A Paixão da Isa disse...

mas que rosca tao bonita e os post todo ele esta 5* parabens bjs

Heleni disse...

Oi Marli!!! gosto demais de visitar seu blog! Bjss

Patricia Merella disse...

Querida Marly! Tu é top! Esta rosca é de comer comos olhos! Por cá só começa à arrumar a casa para o natal depois de Saint Nicolau! Dia 6 de Dezembro . Tuas árvores estão lindas. Ainda n pensei como vou decorar a minha. Mas sei q será um pinheiro natural e menor q do ano passado.Bom fimde semana amiga,Beijinhos!

Marly disse...

Silvia Pierri,

Obrigada. Saiba que é para gente como você que este blog é feito! rsrs.

Um beijo, bom dia e bom fim de semana!

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Nada como ter nas mãos receitas testadas e aprovadas!! Vou na tua cola!! (rs*) Amo tudo que vai frutas secas e essa rosca veio à calhar. Resgatando costumes antigos de presentear biscoitos e iguarias no natal, acho que essa rosca é um bom presente! Lembra-se dos papéis celofanes e grandes laços coloridos nas cores de natal? Ah, eu lembro... e estou levando a sua receita super à sério! :)
No início de Dezembro é que tiro as coisas do natal que estão guardadas e faço uma triagem no que vou usar. Sempre é bom dar uma renovada, seja com um novo enfeite da árvore ou da decoração da casa. E paciência para o monte e o desmonte depois...
Beijus,

Dalva Rodrigues disse...

Marly, está lindíssima, achei sua versão mais bonita, requintada, com cara de coroa e natal!
Sempre gostei de presentear com coisas comestíveis, é o melhor a fazer quando a grana é curta e não tem como errar se fizer com afeto uma boa receita.
Beijos

ismenia disse...

Sempre faço está receita, é maravilhosa! Aprendi com minha mãe que sempre tinha na mesa essa rosca...foi uma surpresa encontrar a receita. Parabéns pelo seu blog, bem detalhado e muito lindo! Obrigada

Pin It button on image hover