terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Peras ao vinho branco com açafrão e cardamomo e o que rolou nos últimos dias





Olá e feliz 2018 para todos!

Claro que sei que o mês de janeiro já se encaminha para o fim, mas se a gente pensar que aqui no Brasil o ano só começa depois do carnaval e que o ano novo chinês só começará na segunda quinzena de fevereiro, acaba por concluir que está ainda em tempo de expressar votos de feliz ano novo, né? rsrs.  

Eu e meu marido estivemos viajando, agora em janeiro, aproveitando uns dias de férias que ele tirou. Fomos para Florianópolis, pois entramos num lance de explorar o Brasil por região, e agora estamos a percorrer a região sul. Em outubro fomos ao Rio Grande do Sul e agora estivemos no estado seguinte, Santa Catarina. 

Eu gostei de Florianópolis, achei que a cidade é meio que uma combinação do Rio de Janeiro, por possuir mar e montanhas + Maceió, pela ligeira semelhança da orla. 

Mas confesso que não exploramos suficientemente o lugar, pois priorizávamos o descanso, rsrs. Das praias que conhecemos, todas próximas, gostamos mais da que chamam de Jurerê, que é a da foto abaixo. 



Nessa praia há um condomínio com belas casas



E como eu jamais viajo sem espreitar as livrarias e os sebos (alfarrabistas) do lugar, tenho aproveitado as viagens para comprar livros novos. Mas  em Florianópolis só comprei livros de culinária, e estes da foto são alguns deles




Depois que voltei, já cozinhei bastante e um dos pratos que preparei foi o das fotos lá em cima, as peras cozidas em vinho branco com cardamomo e açafrão. A receita delas eu tirei de um livro que já mencionei por cá, anos atrás, o Jerusalém, do chefe israelense-britânico Yotam Ottolenghi (escrito em parceria com outro chefe: Sami Tamimi). 
Ottolenghi  tem sido uma celebridade da culinária, devido à sua cozinha inventiva, com forte pegada do oriente médio, e cheia de vegetais.




Peras ao vinho branco com açafrão e cardamomo

Ingredientes

4 peras firmes, descascadas e mantidas inteiras
500 ml de vinho branco
12 bagas de cardamomo ligeiramente esmagadas
150g de açúcar refinado (usei o comum)
1 colher de chá de pistilos de açafrão
2 colheres de sopa de suco de limão siciliano

iogurte ou crème fraîche para servir com as peras (crème fraîche é uma iguaria, de origem francesa, que é feita de creme de leite fresco - ou buttermilk-  + iogurte natural; se desejar, veja a receita caseira desse creme postada abaixo) 

Preparo

Adicione o vinho, o açúcar, o cardamomo, o açafrão e o suco de limão em uma panela. Dissolva o açúcar e leve a panela ao fogo. Quando o líquido estiver a ferver, adicione as peras (garantindo que elas estejam completamente submersas - adicione um pouco de água, se não estiverem) e tampe a panela.
Cozinhe as peras por 15 a 20 minutos ou até que elas estejam macias, mas não moles.
Quando as peras estiverem cozidas, remova-as, mas mantenha a calda no fogo para que ela reduza para 1 xícara (a calda engrossará, transformando-se num xarope). Sirva a calda com as peras, acompanhada de crème fraîche ou iogurte.


Créme Fraîche (receita caseira)

Ingredientes

1 xícara (240 ml) de creme de leite fresco 
1/4 de xícara rasa (mais ou menos 30 ml) de iogurte natural

Preparo

Misture bem os dois ingredientes num potinho (ou tigelinha) de vidro. Vede o pote (ou tigelinha) com filme plástico. Ponha o pote para descansar durante 24 horas, num canto, de preferência livre de correntes de ar frias. Mexa o preparado umas três vezes, durante este tempo e volte a vedar o pote. Leve o pote à geladeira por 6 horas e então empregue o creme.

E é só para o momento, até breve!



7 comentários:

Prata da casa disse...

Olá Marly: ficam umas peras muito aromáticas e, de certeza, deliciosas. Gosto muito destes sabores e a apresentação do prato também é muito bonita.
Bjn
Márcia

Pedrita disse...

ah, estou lendo um livro que fala que essa sobremesa é corriqueira lá. realmente sempre penso em alguma outra cultura. eu amo e são poucos os lugares que têm e que fazem. o bom é que é uma sobremesa pouco calórica e mais saudável. minha tia fazia muito pêra em compota. com pouco açúcar. tinha muita árvore de pêra no sítio que ela morava e ela fazia sempre. era uma delícia. ficou linda no "pires" individual. obra de arte. feliz 2018! ah, meu pai gostava tb de conhecer o brasil. fazíamos viagens incríveis. florianópolis ficamos bastante. gostei muito. e como comi camarão. adorei a postagem. que tentação sebos. beijos, pedrita

Patricia Merella disse...

Olá Marly! Foi umas lindas férias! Nossa Tropicália é linda do norte ao sul! Que sobremesa linda,leve e saborosa! Em Portugal se faz com vinho do Porto e eu amo. Assim nunca comi. Com estes ingredientes deve de ficar dos deuses! Grata por partilhares! Um bom ano para si e familia,beijinhos!

Denise disse...

Oi, querida!
Obrigada pela visita!
Que passeio delicioso! O sul do Brasil também é muito lindo. Bom seria se a gente pudesse passar um mês inteiro em cada estado, descansando e conhecendo, não é mesmo?
Comprar livros é sempre uma delícia! Fiquei aqui imaginando o gostinho desta pêra maravilhosa!
Bjs e ótima semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

São Ribeiro disse...

Já fiz com vinho tinto e gostei, essa parecem-me bem apetitosas.

Marina Barcelos disse...

Oi Marly.
Confesso que não sou muito fã de pera, mas essa receita me deixou com água na boca e estou tentada a refazer aqui em casa, espero que fique bom.
Ainda não conheço o sul do nosso país, mas é uma das regiões que estamos querendo nos aventurar por aqui (meu marido e eu).
Fiquei apaixonada por essas casas, já quero uma HAHA nem parece ser no nosso país.

Beijos de Luz,
Marina | www.meudoceapartamento.com ❤

Denise Moraes disse...

Já fiz ao vinho tinto, mas vou experimentar essa com certeza!!
Bjo
Denise

Pin It button on image hover