quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Pãezinhos de leite em pó (para o World Bread Day 2019)


Olá!

Eu já mencionei, nos posts passados, que estou fazendo tratamento médico e que isso tem afetado a minha vida na cozinha e no blog. Porém, apesar dessa circunstância, me vi desejosa de participar da 14 ª edição do World Bread Day, evento, promovido pela Zorra, do blog Kochtopf. Acho muito oportuna a iniciativa anual da Zorra, de vir nos estimular a preparar os nossos pães, na data em que se celebra o Dia Mundial do Pão (e da Alimentação, acontecimento que sempre nos faz refletir no problema da alimentação no mundo). 

Eu desejei trazer, desta vez, um pão mais artesanal, preferencialmente de levedação natural e lenta. Mas, infelizmente, tive que adiar esta decisão, por causa das minhas atuais restrições.

Este pãozinho de leite em pó já foi feito por mim, com leite 'normal'.

Depois eu vi que a receita simplesmente passou a ser replicada, web afora, com esta nova adaptação. Isso só prova que se trata de um pãozinho macio e saboroso, que tem agradado a todos os que o fazem.


Pãezinhos de leite em pó

xícara = 240 ml

Ingredientes 


1/2 kg de farinha de trigo 
80 gramas de açúcar
80 gramas de manteiga
2 e 1/2 colheres de chá de fermento seco instantâneo para pão
1 colher (chá) rasa de sal
2 ovos médios ligeiramente batidos
3/4 de xícara de água morninha (é quase fria)
4 colheres de sopa de leite em pó integral 

1 ovo batido com umas gotas de água (ou café já preparado) e óleo de cozinha, para pincelar sobre os pãezinhos


Preparo

Numa tigela grande, dissolva o fermento na água. Cubra a tigela e ponha-a de lado até que a mistura fique com aparência ligeiramente borbulhante (demora de 15 a 20 minutos). Enquanto isso, unte e enfarinhe uma forma retangular de mais ou menos 24cm X 30cm e ponha-a de lado. E, numa tigelinha, faça a mistura de gema/óleo e café ou shoyu e reserve-a. Volte à tigela com o fermento e acrescente o ovo, a manteiga, o leite em pó e a farinha (xícara a xícara, não ponha a farinha toda de uma vez na tigela!). E junte o açúcar e o sal. Combine tudo com uma colher de pau ou espátula. Vá adicionando a farinha, misturando sempre com a colher até que a massa fique grossa, então passe a misturar com a mão. Estando a massa ainda um pouco pegajosa, vire-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e amasse até ficar lisa e elástica (Dica: não acrescente farinha demais à massa pois,  para obter pães fofos e macios, o usual é deixar a massa meio pegajosa). Sove a massa por dez minutos e então ponha-a numa tigela levemente untada com óleo, e gire a tigela para que a massa fique também untada. Cubra a tigela e deixe que a massa cresça até dobrar de volume (demora cerca de 1 hora; dica: eu ponho a tigela dentro de um saco plástico grande bem fechado). Depois que a massa tiver crescido, vire-a sobre a superfície em que foi sovada e, com as mãos, comprima-a para baixo, para que ela desinfle. Faça bolas do tamanho de um limão médio (ou pese a massa e divida-a em cerca de 12 bolas com o mesmo peso, ou peso aproximado, para que os pãezinhos fiquem do mesmo tamanho) e coloque-as na forma preparada, deixando um pequeno espaço entre elas. Pincele as bolas com o preparado de gemas (faça isso cuidadosamente, pois os pãezinhos estarão voltando a crescer). Ponha a forma num lugar quentinho, sem vento (ou dentro do saco plástico, como eu faço, tendo o cuidado de não deixar que o plástico encoste nas bolas, para que elas possam crescer sem impedimentos). Deixe que cresçam novamente por meia hora e leve a forma ao forno médio (180ºC) por 20/30 minutos ou até que os pães estejam bem crescidos e dourados.  




16 comentários:

Pedrita disse...

ah, que bom que vai participar de um evento. se ocupar ajuda. apesar que não há energia muitas vezes. não tenho hábito de fazer nada com leite em pó, embora tome café com leite que é feito em pó diariamente. força aí. beijos, pedrita

Prata da casa disse...

Querida Marly: ainda bem que te "vejo" por aqui. Já sentia a tua falta ( e espero que estejas a melhorar a nível de saúde). Os teus pãezinhos estão lindos e parecem bem fofinhos e macios. De certeza umas pequenas delícias!
Bjn
Márcia

Rachel disse...

Que beleza esses pãezinhos amiga Marly! Parabéns pela participação, espero que estejas bem, dentro do possível claro. Força Sempre!!!
Bjuss!!!

Gina disse...

Marly,
Nada como um evento desse porte para nos reunir pelo mesmo objetivo. Que todos tenhamos pelo menos um pão como alimento nessa vida!
Esses pãezinhos macios agradam sempre.
Melhoras, querida!
Bjs.

Dalva Rodrigues disse...

Muito interessante a receita e dicas, ainda não consegui usar o fermento seco com bom resultado, vou testar assim dissolvido.
Ficaram lindos, parecem muito fofos mesmo, delícia!
Espero que termine o mais breve possível seu tratamento e possa voltar a sua rotina.
Abração, amiga!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Marly,
QUe bela participação!
Parabéns1
Bj,
Lylia

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Marly,
QUe bela participação!
Parabéns!
Bj,
Lylia

Yolanda Santos disse...

Querida Marly, que bom poder ver essa doce postagem com esse pãozinho delicioso. Espero que se recupere logo.
Deus te abençoe, bjs.

Adelaide Araçai disse...

Receita anotada, vou contar uma coisa que não é segredo... sou uma pessoa que dá vida aos ingredientes e por isso nem sempre consigo reproduzir uma receita com sucesso...rsrs Mas sempre anoto e tento, a primeira vez saem maravilhosos, as outra só o universo saberá responder..... Mas adoro esses pães fofinhos!
Acho tão louco pensar que se toda a população mundial se alimentasse com produtos de origem vegetal, como saladas, frutas e grãos, consumindo a quantidade de calorias necessárias para a manutenção da saude, teriamos condições de zerar a fome, e diminuir a miséria, mas parece que a ganância dos que estão no poder (a nivel global) não permite isso, preferem fazer guerra e buscar culpados, em outras áreas, para o sofrimento humano.
Bom meus devaneios a parte, deixo desejos de muita Luz e Paz para você!
Abraços

zorra disse...

Estou honrado por você ter participado da WBD com esses maravilhosos pães. Obrigado e tudo de bom para você!

Isa Sá disse...

Que bom aspeto. Vou tomar nota.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Chris Ferreira disse...

OI Marly, melhoras logo no seu tratamento.
Esses pãezinhos estão parecendo muito fofos e saborosos. Fique com vontade de experimentá-los.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


A Paixão da Isa disse...

ficaram mesmo mt bonitos e fofinhos amiga desejo tudo de bom bjs

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que beleza de pãezinhos.
E, tenho a certeza de que aliam a gostosura à beleza.
Beijos.

Blogger disse...

If you're trying hard to lose weight then you need to start following this brand new custom keto diet.

To create this service, certified nutritionists, fitness couches, and professional cooks joined together to develop keto meal plans that are useful, decent, cost-efficient, and delightful.

From their first launch in early 2019, 1000's of people have already remodeled their body and well-being with the benefits a good keto diet can provide.

Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover eight scientifically-proven ones given by the keto diet.

Vanessa disse...

Olá!
Sabia que tinha visto essa receita aqui, voltei para procurar porque vou fazer.
Beijocas e já anotando a sua receita rs



https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Pin It button on image hover