sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Minha história com o Câncer de mama

Amigas e amigos, vocês que seguem este blog devem ter lido as menções que fiz a um tratamento médico a que eu estaria me submetendo. Algumas pessoas, inclusive,  enviaram-me mensagens, em particular, querendo saber mais sobre o assunto. Pois bem, esclareço a coisa toda agora.  

No final do ano passado eu percebi um nodulozinho no meu seio direito. Eu havia criado o hábito de fazer o autoexame, desde que algumas amigas apresentaram a doença. Para ser sincera, eu nunca fui muito disciplinada, na questão do autoexame, porém, fui eu mesma que percebi em mim o tal nódulo, um volume que me parecia do tamanho de uma ervilha.

Não levei a coisa tão à sério, porque acreditei, num primeiro momento, que o nódulo poderia ser algo como... sei lá, um espessamento qualquer do tecido da mama, enfim, uma coisa benigna. Eu nunca usei anticoncepcionais e nem fiz a reposição hormonal, então achei que não deveria me preocupar demais.

Mas – claro – assim que deu, comecei a investigar a coisa, começando pelo ginecologista, profissional que eu vinha evitando fazia anos. Ele pediu os exames necessários, e logo eu me vi com o assustador diagnóstico na mão. 

O tratamento de um tumor dessa natureza envolve uma equipe multidisciplinar. A gente tem que lidar - pelo menos - com um mastologista, um cirurgião e um oncologista, que é o especialista de fato, nessa doença.  Eu pude contar também com uma nutricionista e uma psicóloga. No meio disso tudo, se faz dezenas de exames. A vida da gente, com certeza, muda demais!

Dai, que eu cheguei ao tratamento efetivo, que é a quimioterapia e, com ela, experimentei os efeitos temidos, mas já esperados: perda dos cabelos, etc. Agora entrei na fase pós quimioterapia e estou tentando me fortalecer para os anos vindouros. Sim, fortalecer... e anos vindouros, pois vem acontecendo comigo o que já aconteceu com muitas outras pessoas, que se viram na mesma situação: uma intensa conscientização da brevidade e do valor da vida, somada ao desejo de aproveitar ao máximo, cada minuto que me for dado para estar nesse planeta.

Já percebi que estou menos paciente para baixezas (infelizmente tão horrivelmente presentes entre nós, nos dias correntes) também já não me permito tolerar, minimamente, crueldades e coisas do gênero. Não perderei sequer um segundo, cultivando relacionamentos com pessoas dadas a qualquer dessas práticas. Agora eu quero mais é ser feliz e curtir as pessoas que amo, do jeito que sempre desejei.

Dentro do que sei e me é possível fazer, quero poder conscientizar outras mulheres sobre os fatos relacionados a essa doença. Quero poder fazer algo por elas, ainda que seja apenas aumentar um pouquinho a esperança de cada uma. Quero fazer o que gosto, sempre amando a vida e me encantando com o mundo, como sempre aconteceu. 

É isso!



21 comentários:

Pedrita disse...

querida, resolveu se abrir publicamente. estamos juntas. realmente os sentimentos são muito controversos. coragem. beijos, pedrita

Karen disse...

Espero que esteja bem, que esteja se recuperando física e psicologicamente desse episódio. Ano passado também passei por uma situação que me fez descobrir forças e fraquezas que ignorava. É muito difícil receber um diagnóstico desses, mas chegar ao final do tratamento dá um grande alívio. Felizmente o tempo ajuda a amenizar muitas coisas. Um grande abraço e muita força!

Unknown disse...

Só a coragem que teve em expor seu problema com o intuito de ajudar outras mulheres já mostra a pessoa sensível e incrível que é você. Isto tudo vai passar, e você poderá usufruir a sua vida com mais leveza. Um afetuoso abraco.

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly! Estamos cada vez mais sujeitos a doenças como câncer, por mais que nos cuidemos, estamos expostos a essa transformação toda, somos vivos, e dentro de nós também é cheio de vidinha. Imagine meu suto qdo o filho aqui foi diagnosticado aos 22 anos(acabou td bem)
Que bom que a fase mais difícil do tratamento já passou e o pós com um olhar mais apurado certamente a fará viver melhor, sem perder tempo com o que não é legal.
Abração e bom final de semana, continue se cuidando, amiga!

chica disse...

Marly, que bom abriste o coração.Isso pode ajudar a tantas outras! Daqui torcendo por ti sempre pra que muito bem fiques! Sei bem o que é isso! bjs, força sempre! chica

A Paixão da Isa disse...

amiga eu sei que nao é facil pois estou nese meio vejo mtas pessoas mas elas dam sempre a volta por cima e é o que voce tambem vai fazer pois tudo vai correr bem na graça de deus pois ele vai estar a seu lado para ajudar neste passo pois desejo tudo de bom muita saude e a cima de tudo muita força e coragem e isso voce vai buscar junto dos que ama sao eles que lhe vam dar essa força eu daqui penso em voce mil bjs tudo de bom

Prata da casa disse...

Querida Marly: confesso que receava, por alguma indiretas deixadas aqui por ti, que talvez fosse esse mesmo o problema de saúde a que te referias. Como já nos vens habituando, conseguiste transformar um problema grave num testemunho sentido, mas sem dramas, capaz de ajudar tantas mulheres que , infelizmente, passam pelo mesmo.
Espero que continues a recuperar e a saber viver e apreciar cada momento da tua vida.
Bjn
Márcia

Heloisa disse...

Marly, querida amiga, você sempre me encanta.
Com seus bolos lindos, suas decorações, seus pratos doces e salgados apetitosos.
E, principalmente, com suas posições diante da vida.
Essa é uma fase difícil, mas penso que o pior já passou. E, essa experiência dolorida, com certeza lhe trará frutos bons, como você já está mostrando nesse post.
Desejo-lhe o melhor. Que logo, logo, você esteja totalmente recuperada, vivendo a vida do jeito que gosta e recebendo muito amor.
Beijos.

Também nesse ano, como você já sabe, recebi um diagnóstico de tumor maligno. Felizmente o tratamento está encerrado, e foi bem sucedido.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Que bom que tudo já passou, Marly! Parabéns pela sua disposição em ajudar a outros que passam pela mesma experiência.
Bj,
Lylia

Debora disse...

Espero que esteja se recuperando bem. Atualmente meu pai é paciente de quimioterapia. Estamos nessa pela terceira vez! Ele está ótimo, estável, não sofreu muito os efeitos do tratamento, mas psicologicamente a doença fez muito efeito. Pensamos sempre na saúde física quando falamos em "receber alta", mas a saúde mental é igualmente importante e muito afetada nessa trajetória. Sou muito mais paciente com ele atualmente, por ter passado por toda experiência.

Rachel disse...

Amiga querida, infelizmente só soube agora, as atribulações da vida não me deixaram perceber que acontecia algo.
Fico muito feliz por você estar se recuperando e concordo plenamente com você quando diz sobre a brevidade e dar valor a vida, coisa que só percebemos quando levamos um chacoalhão dela.
Fico aqui na torcida para que Deus te abençoe sempre com muita saúde e aproveito para desejar um Feliz Natal junto de sua família, que o ano novo que vem aí seja de repleto de bençãos com muita paz e amor!!!
Um grande beijo!!! ♥

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de quinzena natalina, querida amiga Marly!
Deus mesmo será sua força. Estarei em preces para que sua fe se mantenha como é e terá a cura não só do corpo que já houve, mas do Espírito.
Tenho um nodulo ha mais de 20 anos e minúsculo porém benigno.
Rezo pelos que estão na luta...
Ajude sim a quem está lutando ainda.
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Jussara Neves Rezende disse...

Marly, querida, no ano que passou estive envolvida em cuidar de minha neta para que os pais pudessem trabalhar. Isso me fez afastar-me de quase tudo e, por isso, estive ausente e nem soube dessa doença. Espero em Deus que você tenha excelente recuperação e, sim, aproveite os anos que virão preenchendo-os com o que você ama. Grande abraço!

Patricia Merella disse...

Querida Marly,tenho certeza que tirará de letra esta fase. Vai passar,vai ficar tudo bem, como todas mulheres que tenho visto por cá. Estamos todas sujeitas. Conheço Já tantas que passou por este susto. Eu acredito que tu vais saborear a vida em cada instante. Torcendo por ti! Um doce e santo natal junto dos teus! Muitos beijinhos!

Johnson Kings disse...

Eu sou Johnson Kings Finley de Southport Liverpool, Inglaterra, estou dando um testemunho sobre o Dr. White, o grande Herbalista, ele tem a cura para todos os tipos de doenças, ele curou meu vírus HIV / AIDS de 8 anos, apesar de eu ter passado por isso sites diferentes, vi testemunhos diferentes sobre diferentes lançadores de feitiços e fitoterapeutas; fiquei tipo: "Muitas pessoas têm a cura do HIV por que as pessoas ainda sofrem com isso?" Pensei nisso, então entrei em contato com o Dr. White por e-mail (drwhitethehivhealer@gmail.com), não acreditei muito nele, só queria lhe dar um Trier, ele respondeu meu e-mail e precisava de algumas informações sobre mim e Também me pede para fazer um pagamento pelo medicamento. ele preparou (CURE) e me enviou através de um serviço de Courier, tomei o medicamento conforme prescrito por ele e fui fazer o check-up duas semanas depois de terminar o medicamento, fiz o teste de HIV negativo, se você é HIV positivo, Câncer, diabetes ou hepatite etc. não desperdiçam mais seu tempo. Entre em contato com ele por: drwhitethehivhealer@gmail.com ou +2349091844595
GARANTIO QUE VOCÊ SERÁ O PRÓXIMO DAR TESTEMUNHO SOBRE ESTE GRANDE CURADOR QUANDO VOCÊ O CONTACIONAR.
Você pode me adicionar no facebook: Johnson Kings Finley
Ou envie um email para: johnsonkingsfinley@gmail.com

Subham disse...

Meu nome é Subham Kumar Khalid, de Nawada na Índia. Depois de ter sido curado pelo Dr. White, assumi a responsabilidade de informar as pessoas que acreditam que vírus e outras doenças crônicas não têm cura. Depois de ler o testemunho de uma certa Carolina, decidi experimentá-lo, mas hoje sou testemunha de despedida e, pelo resto da minha vida, serei grato a esse curador poderoso e poderoso. Depois de ler sobre ele em um blog com seu email claramente indicado como: DRWHITETHEHIVHEALER@GMAIL.COM e watsapp:
+2349091844595, eu me perguntava por que o governo em todos os níveis não se uniria para expandir e promover essa cura, mesmo quando é da Nigéria e de uma nação negra. Assim como você, eu tinha minhas dúvidas e reservas, mas então decidi tomar meu destino em minhas mãos, mesmo quando os médicos disseram que era impossível entrar em contato com ele, eis que minha longa tristeza se transformou em alegria depois de apenas alguns dias tomando suas ervas. Se realmente você quer se livrar de sua doença, eu sinceramente recomendo alcançá-lo. obrigado

Kátia Mariano disse...

Sinta-se abraçada e saiba que estás em minhas orações! Já deu tudo certo! Amo seu blog.. me traz paz!

Marly disse...

Katia Mariano,

Muito obrigada, pelas gentis palavras de apoio!

Um beijo

Simon Durochefort disse...

Olá,
Desculpe-me, mas apenas para lhe dizer que somos uma empresa local e oferecemos empréstimos em dinheiro a todas as pessoas sérias e honestas para aumentar suas atividades ou fazer uma compra. A taxa de juros é de 3% ao ano.
Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail.

E-mail: simondurochefort@gmail.com

Tina Richard disse...

Its a miracle that I am alive today. I encounter HERPES SIMPLEX VIRUS (HSV1/2) for good four (4) years, six (6) months and twelve (12) day with my calculations, before I meet the great Dr. Emmanuel. I am Tina Richard from Fresno California, united state of America and I was affected with herpes virus.Herpes is a viral infection cause by the Herpes simplex virus, marked by painful, watery blister in the skin or mucous membrane or on the genitals. This was what I suffered for good four years. I have visited CVS Pharmacy in Fresno for treatment but no improvement. I meet Dr.Emmanuel online while I was searching for herpes cure I read a testimony about his work. I give a try that now becomes a testimony in my life. I contacted Dr.Emmanuel WhatsApp  +2348140073965 or E-mail: nativehealthclinic@gmail.com  

Ellesandra disse...

Eu estava quebrado, rejeitado e quase perdi todas as esperanças devido aos meus 13 anos de infecção pelo HIV. Então li sobre o médico WHITE em um blog e escrevi para ele no Whatsapp Via: +2349091844595 e Email: drwhitethehivhealer@gmail.com, depois de ouvir minha história ele me enviou remédios de ervas que me curaram do HIV / AIDS. Meu médico ainda está intrigado com os resultados das investigações laboratoriais porque eu testei negativo 4 vezes depois de usar os medicamentos. Perdi toda a vergonha porque agora estou livre e meu marido me aceitou de volta. Testifico que você será curado de hepatite, câncer, herpes ou diabetes e outros se usar os remédios dele. Não seja uma vítima, mas seja vitorioso.

Pin It button on image hover