terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Torta de frango - Massa Nova para tortas salgadas e os livros de Milton Hatoum



Olá e boa terça-feira de carnaval para todos!

Ao provar esta torta o meu marido comentou: "Guarde bem essas medidas, pois esta torta ficou especialmente boa, a massa está diferente, acho que mais gostosa, e o recheio de frango parece que está ainda melhor".

Ocorre que esta massa resultou de mais uma tentativa minha, de reduzir um pouco a gordura das minhas receitas, pois sempre achei a massa quebrada (também conhecida por Pâte Brisée, ou Massa Podre) muito gordurosa (apesar de ser também deliciosa, rsrs). Se você busca a massa clássica, aqui no blog eu já publiquei pelo menos 3 receitas excelentes! Para encontrá-las, basta digitar as palavras 'torta salgada', 'massa podre' ou 'pâte brisée' na caixa de pesquisa que fica no alto da página, no lado direito, onde está escrito: 'o que você procura?'.

E o recheio de frango é este abaixo... acho que já publiquei esta receita antes, mas não tenho certeza...

Torta de frango saborosa ou Minha Nova Massa Podre Salgada (Pâte Brisée Salée)

Ingredientes

500g de farinha de trigo
100g de manteiga ou margarina de boa qualidade (rica em lipídeos)/ fria mas não dura
100g de banha (fria, mas não dura)
1 e 1/2 colheres (chá) de sal
1 ovo de tamanho médio inteiro
Água gelada o quanto baste, para dar o ponto (a massa tem de ficar maleável, a quantidade de água vai depender da farinha)
Farinha para polvilhar a mesa

1 gema de ovo misturada a umas gotas de óleo vegetal e outra gota de café preparado ou molho de soja (shoyu) para pincelar na tampa da torta ou empadinhas 

Preparo

Ponha a farinha numa tigela. Junte o sal, a manteiga e a banha e misture tudo com um garfo. Acrescente o ovo e misture inicialmente com um garfo e depois com as pontas dos dedos, vá pingado a água e misturando tudo (evite usar a mão inteira, pois o calor dela derrete as gorduras e isso afeta o resultado final da massa; se possuir um processador de alimentos, prefira preparar esta massa nele, ponha os ingredientes no aparelho conforme a ordem descrita e vá pressionando rapidamente a tecla 'pulsar' até que a massa se torne uma bola). Abra a massa entre dois pedaços de plástico (ou sobre uma superfície levemente polvilhada com farinha), usando um rolo de massa. Forre a forma de torta com - cerca de - metade da massa. Recheie a torta e abra a outra parte da massa para fazer a ‘tampa’ da torta, se desejar fazer decorações na superfície da torta, reserve uma parte da massa para isso. Estenda a cobertura sobre a torta recheada, e aperte bem as bordas da massa, para ‘colar’ a tampa na torta. Pincele a mistura de gema sobre a "tampa" e leve a torta ao forno médio (180º C) por 30-40 minutos (até que a torta esteja dourada.

Recheio de frango para tortas e empadas

Ingredientes

500 g de peito de frango
2 dentes de alho
1 colher (sopa) rasa de sal (ou a gosto)
1 colher (sopa) de chimichurri preparado
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de molho inglês, do tipo worcestershire (ou de um bom vinagre balsâmico)
2 colheres (sopa) de óleo culinário (soja, canola, etc.)
1 colher (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de colorau (ou 1/2 xícara de molho de tomates, se preferir)
1 cebola média picada
1 copo de requeijão cremoso (ou 2 colheres (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1/4 de xícara (chá) de água + 2 caixinhas de creme de leite)

Opcionais:

½ xícara (chá) de cheiro verde higienizado e picado
¼ xicara (chá) de azeitonas picadas 
1/2 xícara de xícara de chá de pimentão vermelho e verde higienizados e picados

Como fazer:
Pelo menos meia hora antes do preparo, esmague o alho com o sal e tempere o peito de frango, já desossado. Esfregue também o frango com o chimichurri preparado (você pode substituir este tempero por outro, do seu gosto). Ponha o peito em um saquinho de plástico, e leve-o à geladeira para que o frango absorva os temperos (isso pode ser feito na véspera, fica até melhor). Ponha o óleo numa panela alta, de fundo grosso, e deixe que ele esquente. Acrescente o  açúcar e quando este começar a dourar, frite bem o peito de frango. Acrescente a cebola e deixe que esta doure também. Junte a água, o louro e o colorau  e cozinhe o peito até que ele amacie. Espere que o frango esfrie e corte-o e desfie os pedaços (desfiei o meu peito também na batedeira, usando o batedor comum, para bolo). Devolva o peito desfiado à panela. Dissolva a farinha num pouco de água e acrescente esta mistura ao frango. Leve a panela ao fogo. Mexa bem para não empelotar. Junte os pimentões, as azeitonas - se for usá-los. Acrescente o creme de leite, corrija o tempero, se for preciso e aqueça tudo. Junte o cheiro verde. Deixe que o frango esfrie e empregue-o no recheio da torta. 

Livro:

A Cidade ilhada, de Milton Hatoum





 Li, recentemente o livro de contos ‘A cidade ilhada’, do Milton Hatoum. Achei a escrita dele simples e cativante, atributos que fazem com que o livro, que é pequeno (a minha edição tem apenas 14 contos, que totalizam 129 páginas), possa ser lido em uma assentada.
Muitos dos contos são ambientados em Manaus, lugar um tanto enigmático, que em minha imaginação figura como uma mistura de selva com coisas como um teatro de estilo renascentista e decoração pomposa, mas que Hatoum revela como uma cidade como outra qualquer (com a particularidade de ser na Amazônia).
Os contos abordam uma gama grande de assuntos, da iniciação sexual de um rapaz, até o ‘enriquecimento’ repentino de um serviçal amazonense, que encontra uma pequena fortuna dentro de uma jibóia.
Muito do valor das estórias se encontra no – digamos – texto secundário, nas descrições, no que não é dito ou simplesmente no que se pode inferir do que é dito.
Ao fim da leitura ficamos conhecendo um pouco mais do autor – na suposição de que tudo que um escritor escreve o retrata a si mesmo – e também da alma humana, bem como de um pedaço do norte do país.
Gostei tanto deste livro que já engatei na leitura de outro livro do escritor, o ‘Dois irmãos. 




8 comentários:

Pedrita disse...

eu amo torta de frango. verdade, "massa podre" vai muita manteiga. eu tb vou mexendo nas receitas para elas ficarem mais leves. não li cidade ilhada. dois irmãos está entre os meus livros preferidos do autor. beijos, pedrita

Dalva Rodrigues disse...

Menina, esta torta está uma pintura de tão linda e parece deliciosa também!!
Tenho olhado para minhas receitas com este olhar para deixar mais saudável e reparei que tem muitas que dá p mudar sem perder qualidade.
Os livros parecem interessantes, boas dicas!
Abração e boa semana curtinha!

Prata da casa disse...

Olá Marly: esta torta ( ou tarte como se diz por cá) é das mais bonitas que já vi! Está mesmo linda e com este recheio deve ser tão boa de comer, como de olhar. Gostei também muito da massa.
Este autor não conheço, mas vou pesquisá-lo para ver se há à venda por aqui.
Bjn
Márcia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly, você não pode imaginar a vontade que me deu de comer uma torta. De frango, ou de camarão. O problema é que teria que ser uma torta da Marly que, além de linda, deve ser mais que deliciosa.
Parece uma torta tropical, com todos esses enfeites. Está uma obra de arte.
Também gosto bastante do Milton Hatoum. Já li Dois irmãos, que é muito bom. Vou atrás do A Cidade Ilhada.
Beijo.

Unknown disse...

Strange "water hack" burns 2 lbs in your sleep

More than 160000 women and men are using a easy and SECRET "liquids hack" to lose 2 lbs every night while they sleep.

It's proven and works every time.

Here's how to do it yourself:

1) Hold a clear glass and fill it up half glass

2) Now learn this awesome hack

and become 2 lbs skinnier as soon as tomorrow!

MásQueRopa disse...

Ummm debe estar de 10 💕💕

Chris Ferreira disse...

OI Marly, a torta deve estar deliciosa mesmo. A montagem ficou linda!
Gostei da dica de leitura. Gosto de livros de contos e também acho Manaus uma cidade enigmática.
beijos
Chris


Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


Ligia disse...

Linda apresentação, parabéns

Pin It button on image hover