sábado, 26 de dezembro de 2020

Bolachas Cri cri, molho de laranja, açúcar mascavo e mel, para 'Tender' e o que rolou no Natal

 



Olá, leitores queridos, como foi o Natal de vocês? Espero que tenha sido bom (apesar dos pesares).
Como eu já disse inúmeras vezes, tenho o costume de fazer bolachas e biscoitos (entre outras iguarias) para dar de presente no Natal.
E este ano eu achei bem oportuno fazer também estas bolachinhas 'Cri cri', que são gostosas e ainda nos dão a possibilidade de aproveitar as claras de ovos, que sobram de outros preparados.

Elas se juntaram a outras bolachas e biscoitos em latinhas como as da foto abaixo. Mas este ano o número de latinhas enviadas foi bem menor.  




Bolachas Cri cri

Ingredientes

100gr de farinha de trigo

250gr de amido de milho peneirado

100gr de manteiga ou margarina

120gr de açúcar

1 ovo

2 claras

1 colher de (chá) de fermento em pó

(acrescentei a casca ralada de 1 limão Tahiti pequeno à minha receita, você pode colocar o saborizante que desejar)

Modo de Preparo

Bata a manteiga com o açúcar, o ovo e as claras. Acrescente o amido peneirado com o fermento e a farinha de trigo. Ligue tudo bem, sem amassar. Abra a massa sobre a mesa bem enfarinhada e corte as bolachas com o cortador desejado. Asse-as em forno brando (170ºC), em tabuleiro untado e polvilhado (assei sobre papel pergaminho de cozinha). Não devem tomar cor.


O Natal de 2020

O Natal é a festa que, mais do que qualquer outra, implica em reunião e compartilhamento. É a ocasião para os abraços e carinhos, para as manifestações de afeição e amor. 
Mas neste ano - de 2020 -  muitas das pessoas com quem desejávamos viver isso não puderam reunir-se conosco. E muitas famílias perderam pessoas amadas (e eu sinto muitíssimo por isso, você que perdeu alguém, receba o meu abraço e os meus mais sinceros sentimentos!)
Mas nós estamos tendo que prosseguir com as nossas vidas, fazendo o melhor que podemos, dentro das circunstâncias em que nos encontramos. 
E foi nesse estado de espírito que preparamos a nossa celebraçãozinha em família. 


Eu havia me decidido por uma decoração de Natal tradicional (leia-se: vermelha, verde e dourada), que me permitisse usar coisas de anos anteriores. Então improvisei este centro de mesa simples, nas mesmas cores.

                                         

E as comidas? Poucos pratos, pra uma familia que não gosta de comer a mesma comida por mais de dois dias seguidos. Mas tudo estava gostoso, porque foi feito no 'capricho', rsrs. 


E as receitas? Nos links a seguir: chester bem temperado (veja o tempero aqui), farofa rica (receita aqui), ratatoille, arroz branco (temos usado mais do integral, mas fiz uma concessão no Natal), salada de bacalhau, grão de bico e batatas, e presunto tender com molho de laranja, açúcar mascavo e mel, cuja receita estou postando abaixo.

Calda de laranja, açúcar mascavo e mel para presunto 'Tender'

Ingredientes

1 peça de 'Tender' bolinha (o meu tinha aproximadamente 1,4 kg)
Suco de 3 laranjas
1/2 xícara de mel
3/4 de xícara de açúcar mascavo
3/4 de xícara de água
1 colher de sopa rasa de cravo da índia moído (ou a gosto)

Preparo

Numa panela, misture o suco com o açúcar, o mel, a água e o cravo da índia. Leve a mistura ao fogo, mexendo até que ferva. Ponha o presunto numa assadeira pequena. Despeje metade da calda sobre ele e leve a assadeira ao forno médio (180º C), por 25 minutos. Passado este tempo, despeje o restante da calda sobre o presunto e deixe que ele asse por mais 15 minutos (se a calda endurecer, leve-a de novo ao fogo, para que volte a ficar líquida).  

Nota: Se preferir, fatie o Tender, em fatias finas, antes do preparo. 

E é só para o momento. Até breve!




14 comentários:

Pedrita disse...

como nos últimos anos passei sozinha e fui dormir às 22h. linda a foto do conjunto de chá vermelho. lindo demais. suas latas ficaram muito lindas. ficou linda a mesa. minha mãe sempre fazia tender o meu prato preferido da data. bom natal. beijos, pedrita

Cidália Ferreira disse...

Coisinhas boas Hummm :))
.
Não há frio que gele um coração...
.
Beijos. Continuação de Boas Festas, com muita saude.

Patricia Merella disse...

Querida Marly,que encanto tudo. As bolachinhas tão lindas e embaladas com muito amor. Esta toalha da mesa é tão linda. A mesa ficou sofisticada e muito elegante. As tuas comidinhas deu saudades. O prato cá da noite de natal foi bacalhau com natas gratinado eu amo,mas sinto saudades da ceia Tropical. Lindo este jogo de chá. Amiga,feliz tudo pata si e familia! Saúde ,muita saúde para vocês! Beijinhos

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly, sua ceia ficou apetitosa, linda!!
Adorei esse molho e a receita do biscoito é bem equilibrada, preciso testá-la, vai para a lista.
Que possamos sair desta situação o mais breve possível, estou cansada, de tolos, da incompetência desse governo...No entanto temos que enfrentar o novo ano, então, lá vamos nós, Feliz Ano Novo!
Abração!

Prata da casa disse...

Olá Marly: sempre tudo tão bonito e com uma excelente apresentação. As bolachinhas parecem ótimas e, embaladas nas caixinhas, são um presente inesquecível, de certeza. Gostei também desta última receita, pois gosto dos sabores agridoces.
Continuação de boas festas.
Bjn
Márcia

Chris Ferreira disse...

OI Marli, ficou linda a sua decoração. Aqui tivemos muita comida para poucos e estamos repetindo até hoje. kkk.
Sempre uso o molho de laranja no Tender. Nesse ano coloquei um pouco de mostarda também. Ficou bem gostoso. Adorei a receita dos biscoitos.
Que sua noite de Natal tenha sido muito especial, com tudo de melhor para você e sua família.
Que 2021 venha com muita esperança e vacina para todos.
beijos
Chris


Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

Chris Ferreira disse...

OI Marli, ficou linda a sua decoração. Aqui tivemos muita comida para poucos e estamos repetindo até hoje. kkk.
Sempre uso o molho de laranja no Tender. Nesse ano coloquei um pouco de mostarda também. Ficou bem gostoso. Adorei a receita dos biscoitos.
Que sua noite de Natal tenha sido muito especial, com tudo de melhor para você e sua família.
Que 2021 venha com muita esperança e vacina para todos.
beijos
Chris


Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

Denise Aparecida da Silva Garcia Pereira disse...

Tudo muito lindo! Coisa muito boa é receber estes presentes artesanais de bolachinhas e outras coisitas do tipo. A mesa também ficou maravilhosa e a receitinha da hora. Com todo este capricho seu natal deve ter sido muito lindo. Grande abraço.
www.dedeartes-denise.blogspot.com

Vanessa disse...

Oi.
Amei a receita das bolachas, já quero fazer aqui para deixar num pote para beliscar rs
Amei.
Beijos.



https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Foi lindo o seu Natal.
E o melhor, todos com saúde.
Desejo a vocês um novo ano com esperança renovada, muita saúde, muitas alegrias.
Beijo.

A Paixão da Isa disse...

tudo muito bonito amiga desejo continuaçao de boas festas com muita saude bjs

Roselia Bezerra disse...

🕊️Um novo ano vai começar, lembre-se de sonhar para que você continue a ter motivos para ser feliz.🕊️

Feliz 2021, querida amiga Marly!
Gosto muito dos biscoitos aqui postados. Vou experimentar fazer.
Bjm carinhoso e fraterno de gratidão
😘🏡🙏🙌

silvioafonso disse...

Mas que fofo o seu comentário,
Marli...
Quem me dera poder montar uma
mesa como a que você me mostra
aqui, nesse blog. Adorei.
Quanto aos meus parentes e amigos
eu não sei porque só nos falamos
pela internet e como moro sozinho
e morro de medo do vírus eu vou
saboreando as minhas rabanadas,
tomando o meu vinho e olhando a
extravagância que fazem além das
minhas janela.
Enfim...
Feliz ano novo e um beijo tipo
rabanada ao vinho do Porto.

Sandra C. disse...

Olá!!
Achei a receita das bolachinhas fantástica!
Adorei a sua mesa de Natal...
Bom ano de 2021!

Beijos e abraços.
Sandra C.
Bluestrass

Pin It button on image hover