domingo, 21 de fevereiro de 2021

Bolo Festivo de Brownie e ...

 

 reparem que  um bolo de brownie pode ficar tão bonito quanto qualquer outro 

                    

          não achei difícil montar este bolo, pelo contrário, depois de gelada a massa fica bem firme


                                   e por ter um interior cremoso e 'chocolatudo' ele dispensa
                                                                       recheios

Olá,

Espero que todos se encontrem bem e seguros!

Por aqui continuamos na mesma. Tenho cozinhado muito, como sempre. Minhas fotos, porém, talvez por causa do tempo chuvoso e escuro, talvez por causa da câmera 'meia boca', têm saído bem ruinzinhas, o que me desanima de postá-las, rsrs. Mas, nos últimos dias, celebramos - em família - dois aniversários. E para o último deles decidi fazer este bolo festivo de brownie (as fotos dele também não saíram lá 'essas coisas', como vocês podem ver, rsrs).

Ultimamente a ala jovem da casa tem revelado um favoritismo pelo brownie, com relação aos outros bolos. Por isso mesmo, e apesar de já ter publicado aqui no blog pelos menos umas três boas receitas de brownies, eu tenho testado novas receitas desse doce. Entre elas há uma que, no momento, é a minha preferida, por levar pouca gordura e uma boa quantidade de chocolate em barra (depois quero publicar esta receita). Porém, a receita do brownie deste bolo, eu também não havia ainda testado, apesar de ela constar em meus arquivos há muito tempo. Acho que eu hesitava porque o principal ingrediente dela é um achocolatado (neste caso, o Nescau). E também porque ela leva uma boa quantidade de manteiga, e eu ando evitando gorduras em excesso. No entanto, para muita gente esta é a melhor receita de brownie, de modo que um dia eu tinha que testa-la, né não? rsrs. O resultado é que ela foi mesmo aprovada por todos da casa.

Também escolhi fazer o bolo em forma de coração, por causa da proximidade do aniversário com o dia de São Valentim.   

Bolo festivo de brownie (brownie de achocolatado Nescau)

receita adaptada daqui

xícara = 240ml

Ingredientes

  • 200 g de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de NESCAU®
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 gramas de chocolate meio amargo picado
  • 1 xícara (chá) de nozes picadas (não usei)

Modo de preparo

Ligue o forno em temperatura média (170ºC). E unte uma forma retangular (de 24cm por 35 cm/ usei outra forma). Forre o fundo da forma com papel manteiga e unte-o também. Ponha a forma de lado.

Derreta juntos - em banho-maria ou no microondas, a meia potência, e mexendo a mistura a cada 30 segundos -   o chocolate meio amargo e a manteiga. Dissolva o Nescau nesta mistura. E reserve-a.

Em outra tigela, misture os ovos com o açúcar. Junte esta mistura com a mistura de chocolate. E acrescente a farinha (e as nozes, se for usá-las). Não mexa demais a mistura, só o suficiente para agregar tudo.

Despeje a mistura na forma preparada e leve-a ao forno (preaquecido) por cerca de 30 minutos. Deixe que o brownie esfrie, ligeiramente, e então corte-o em quadradinhos.

Nota: fiz dois brownies (duas receitas), e assei os bolos em assadeira em forma de coração. Coloquei um bolo sobre o outro e apenas pressionei um pouco o bolo de cima sobre o de baixo, 'encaixando bem os dois, não foi preciso prensar os bolos.

Cobri o meu bolo com ganache de chocolate meio amargo feito com 200g de chocolate e 100g de creme de leite. 


E quanto à vida cultural?

Ando meio desanimada com que tenho lido. Ganhei 4 livros recentemente, todos eles saídos da minha lista de "a ler" (que é uma relaçao onde entram também livros que me foram indicados ou dos quais eu soube algo positivo e tal... mas tentei ler dois deles e não me empolguei. O primeiro, um livro curtinho, de autor português e com muitos bons comentários em sites literários, me decepcionou porque tem uma pegada forte de livro de auto-ajuda, que é algo que não me agrada. Mas, no futuro, tentarei outro livro do autor. 
                                              **********

O segundo, Duluth, do norte americano Gore Vidal (um bom escritor, em minha opinião, e com uma tendência deliciosa para a irreverência e até para a subversão), pareceu-me - à primeira vista - uma bagunça cômica, ao narrar o que acontece numa cidade fictícia, norte americana, chamada Duluth (detalhe, no lugar há também um romance chamado 'Duluth' e uma série de TV com o mesmo nome, e os personagens podem transitar por todos esses espaços). A cidade faz fronteiras impossíveis, com outros sítios geográficos, dentro dos EUA, e também com o México. Como se tudo isso fosse pouco, apareceu também no local uma nave espacial alienígena... 
Mas parece que o objetivo do autor é o de fazer uma crítica ácida e ás vezes amarga da vida norte americana. Então eu devo voltar a ele...oportunamente.
                                           
                                                ***********

No meio de tudo li uma crônica do Paulo Mendes Campos "Receita de Domingo", que me comoveu por relatar um domingo - nos anos 50 - de pessoas de classe média, residentes no Rio de Janeiro, Brasil (as pessoas aparentemente são o próprio escritor e a família dele).

A tal crônica enterneceu-me por registrar um tipo de vida que muitos de nós conhecemos, mas que parece estar em vias de extinção, especialmente no pós pandemia.

Vai aí um trecho dela:

"Enquanto tomamos café, lembrar que é dia de um grande jogo de futebol. Vestir um short, zanzar pela casa, lutar no chão com o caçula, receber dele um soco que nos deixe doloridos e orgulhosos. A mulher precisa dizer, fingindo-se muito zangada, que estamos a fazer uma bagunça terrível e somos mais crianças do que as crianças.

Só depois de chatear suficientemente a todos, sair em bando familiar em direção à praia, naturalmente com a barraca mais desbotada e desmilingüida de toda a redondeza".



15 comentários:

" R y k @ r d o " disse...


Aspeto delicioso. Fiquei com água na boca.
.
Saudação poética.
Domingo feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Walter Arruda disse...

Bolão deliciosão!!!!!!

A Paixão da Isa disse...

woaunh woaunh mas que bonito que esta adorei esta 5* bravo desejo te tudo de bom com muita saude bjs

São Ribeiro disse...

Não dá para resistir a um bolo de chocolate, então esse tem um aspeto super guloso.
Boa semana e cuidem-se.

Pedrita disse...

nossa, que lindo. quanto taltento. eu estou lendo oblomóv, gostando, mas é meio arrastado. não tem sido uma boa companhia. odeio pegada auto-ajuda. beijos, se cuidem.

Cidália Ferreira disse...

Gostei bastante!! :))
-
Coisas de uma Vida
-
Beijo e uma excelente semana.

Dalva Rodrigues disse...

A foto está maravilhosa, ficou lindo o tom do chocolate com o rosa intenso, amei e parece delicioso!! Semana passada filho fez brownie, como estou comendo doce só uma vez por dia, a sobremesa da semana tem durado bastante hehehe
Nem sempre a leitura engrena e por motivos diferentes, mas uma coisa é certa, leitura boa é com prazer.
Abração e boa semana, Marly!

Prata da casa disse...

Olá Marly: que bolo lindo! Suponho que foi para o teu aniversário ( parabéns, vi lá no FB, rsrs, e já agora, reparei também que somos da mesma idade, só que faço anos em agosto).Como resistir a um interior destes tão chocolatudo?
Em relação a leituras, ando às voltas com o último livro de Ken Follet ( enorrrmmmme e pesado!!). Este autor que mencionas, ainda não conheço.
Bjn
Márcia

Vanessa disse...

Olá! Amei ver esse bolo, parece fácil de fazer e vou tentar fazer aqui. Achei que ficou perfeito, muito bem decorado.
Beijos.



https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

CÉU disse...

Olá, Marly!

Espero que você se encontre bem de saúde, tal como sua família. Eu estou bem, mas confinada e em teletrabalho.

Gostei imenso do bolo que você confecionou para os dois aniversários que houve na família. Acho que deve ser delicioso e você tem mãos de fada.

Estamos tendo a nível mundial um abrandamento na Pandemia e em Portugal, também, mas está quase tudo fechado. Que tristeza e falta de humor. O tempo por aqui tem estado cinzento e chuvoso. Enfim, só desgraças!

Culturalmente, tenho estado sempre em contacto com as Letras, visto que sou Professora de Português. Estou relendo os "Maias" de Eça de Queirós. Adorei e adoro a trama desse livro.

Beijos e saúde.

Jovem Jornalista disse...

Fiquei com vontade do seu bolo.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Denise disse...

Ficou muito bonito e bem delicado! Certamente deve ter ficado delicioso também! Parabéns!
Ótima semana pra você!
Abraços.

Margarida Pires disse...

Um bolo esteticamente tão bonito!
Um beijinho no seu coração!
Megy Maia☔💮☔

Pandora disse...

Que bolo bonito por fora e por dentro! Fiquei com vontade de fazer para a sobremesa do jantar de hoje. Aqui também tenho cozinhado muito, principalmente coisas doces, e leio... leio e leio kkkk os livros acumulados ao longo dos anos na estante. Adorei esse pedacinho de crônica, nostalgia pura.

nirmanamm disse...

Very good blogger and thanks for sharing useful information ,Thank you and good luck.
Constructions company in Delhi
terrace designs
terrace swimming pools
wooden cottages
waterproofing services in delhi
pergola
home constructions
best terrace designs
open terrace designs
jacuzzi in terrace
terrace jacuzzi
wooden cottages manufacturers
terrace waterproofing
wooden pergola
outdoor pergola
terrace design company in Delhi NCR
Terrace Designs in Delhi Ncr
Terrace Designs in Delhi
terrace designs services in delhi
terrace designs service in delhi
terrace designs service in delhi ncr
Terrace Design in Delhi Ncr
Terrace Design in Delhi
open terrace designs in delhi ncr
open terrace designs in delhi
open terrace design in delhi
open terrace design in delhi ncr

Pin It button on image hover