sábado, 17 de abril de 2021

Bolo de milho com creme de limão e os ecos da Páscoa



Olá, queridos leitores. Desde o último post fiz várias coisas e até tirei fotos de muitas delas. Mas faltou-me o ânimo para vir mostrá-las a vocês. Sei lá, talvez eu tenha, finalmente, caído no abatimento provocado pelo lockdown. Contudo, estou me esforçando para voltar ao meu estado normal, que é o de entusiasmo, rsrs. 

A receita deste bolo, úmido e gostoso, que é de milho e tem ainda a particularidade de não levar farinha de trigo (é livre de Glúten!), foi postada pela primeira vez aqui, em 2009 (há doze anos!). De lá pra cá ela já foi replicada em inúmeros blogs e sites, web a fora. Eu já fiz este bolo em várias versões, sendo a com cobertura de curau a mais popular. Desta vez eu quis variar a receita, tanto da massa quanto da cobertura, e o resultado foi bem bom. Para a cobertura, lancei mão do prático creme de limão que é feito apenas com sumo de limão e leite condensado (quis aproveitar uma lata de leite condensado, quase cheia, que estava a 'rolar' pela geladeira), mas você pode usar o creme que preferir, ou não usar nenhum. Eu também usei milho enlatado, mas você pode - se desejar - substituí-lo pelo milho de 2 espigas (frescas e macias).

Bolo de milho SEM GLÚTEN fácil e delicioso - receita aumentada - (use a lata vazia do milho como medida)

Ingredientes

1 lata de milho em conserva sem a água
1 lata de leite
1 e 1/4 lata de açúcar
1 e 1/2 lata de flocos de milho pré-cozidos (Milharina, Cuscuzmil ou similar)
1\2 lata de óleo vegetal (milho, soja ou outro)
1 colher (sopa) de fermento
1/4 de colher de chá de sal (é uma boa pitada!)
4 ovos
50g de coco ralado (ou queijo ralado)/opcional

Preparo

Bata no liquidificador:
O milho, o leite, os ovos, o açúcar e o óleo. Numa tigela à parte, junte o conteúdo do copo do liquidificador com os flocos de milho, o fermento e o coco. Misture tudo.
Leve a mistura ao forno médio (180ºC), em forma untada e enfarinhada (pode usar os flocos de milho para enfarinhar a forma), por uns 40 minutos ou até dourar e passar no teste do palito.
Nota: O floco de milho pré-cozido é como um fubá menos fino. É usado nas preparações culinárias como polenta, cuscuz, etc. A lata de milho em conserva tem 300g com a água e 200g sem a água.


Ecos da Páscoa

os jovens da casa receberam os ovos de Páscoa caseiros, como mostrei no post anterior. Mas receberam também estas caixinhas com bombons 'de compra'.


comprei estes chocolates em forma de tartaruga porque eram apreciados por uma das minhas filhas, na infância 

               
e eis uma das mesas montadas


E é só para o momento, Até breve e fiquem bem!



23 comentários:

Pedrita disse...

que fotos lindas. adoro tudo que é de milho. e amo qq coisa com limão. beijos, pedrita

chica disse...

Que delícia de bolo e tão linda a apresentação! Aliás, tidas as tuas fotos são maravilhosas! beijos, lindo fds! chica

Prata da casa disse...

Fiquei encantada com a apresentação quer do bolo, quer das mesas e prendinhas.O bolo parece muito bom. Infelizmente, não temos cá alguns ingredientes.
Bjn
Márcia

A Paixão da Isa disse...

amiga como sempre tudo muito bonito esse bolo e essa mesa estam 5* parabens desejo tudo de bom muita saude e coragem e força

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly, gostei muito da receita, acho que nunca fiz a mistura milho/limão...já vou testar, adoro tudo de limão e milho!
Amei o galho seco pintado e os os ovos coloridos, deu até saudade dos kinder ovos na infância do filho, os brindes eram um mimo...
Está aberta a temporada de delícias de festas juninas, amo e engordo! rs
Abração, bom domingo!

Denise disse...

Quanto capricho, minha linda! É de encantar os olhos!
A receita do bolo já está impressa. Não gosto muito de bolo com cobertura, mas este, vou querer fazer como está aqui, porque tenho absoluta certeza que deve ter ficado D I V I N O!
Os caprichos para a Páscoa foram um mimo mesmo!
Uma excelente semana para você!
Bjs.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Cidália Ferreira disse...

Hummm que maravilha de publicação!! :)
-
Escondi os olhos em pranto...
-
Beijo e uma excelente semana

Adelaide Araçai disse...

Fiquei curiosa com a combinação de bolo de milho e limão....vou testar
ah aqui minha filha também gostava desses chocolates, hoje só consome veganos
Muita luz e paz!
abraços

Chris Ferreira disse...

Oi Marly, já quero comer bolo de milho feito com flocos de milho. Acho que nunca fiz assim. Sempre usei o fubá. Também nunca usei a cobertura de limão no bolo de milho. Gostei da combinação.
A árvore com os ovinhos coloridos ficou muito linda. A minha filha quando pequena também gostava desse chocolate. Tinha me esquecido dele.
Uma ótima semana para vocês.
beijos
Chris


Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida amiga Marly!
Que bolo delicioso o seu e o fiz num dia do mês pois todos gostamos muito. Usei queijo ralado que preferimos.
A cobertura de limão né pareceu leve e gosto do sabor.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos carinhosos e fraternos

Vanessa disse...

Sou apaixonada por bolo de milho, sempre estou fazendo aqui em casa porque todo mundo ama. É maravilhoso. Creme de limão eu nunca fiz, vou experimentar no próximo bolo que fizer.
Beijos.


https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Juvenal Nunes disse...

O bolo tem um aspeto excelente, que valoriza quem o confecionou.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Jovem Jornalista disse...

Tudo me deu água na boca, principalmente o bolo. Que bom que está de volta.

Boa semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Pandora disse...

Me identifiquei com o inicio do teu post. Tenho feito coisas, fotografo, digo que vou postar, mas falto ânimo. Precisei me esforçar para escrever sobre o último livro que li pq foi uma experiência significativa que eu não queria deixar se perder. Me sinto abatida também e estou aqui lendo os blogs para me anima, alias, voltei a blogar justamente para buscar animo.

Acho que vou fazer um bolo de milho desses essa semana, meu irmão gosta bastante, minha mãe também e me lembra que o São João vem ai.

Ah, eu também amava esse chocolate de tartaruga. Lembrei de usar as moedinhas que meu pai me dava para comprar um para mim e um para minha irmã numa venda perto da escola onde ela estudava. Hoje, por nostalgia, compro para meus alunos e alunas.

Himawan Sant disse...

O bolo de milho com creme de limão me faz babar porque parece delicioso.
A configuração da mesa de Páscoa também fica linda com ovos coloridos. Saudações da indonésia

As Mulheres 4estacoes disse...

Olá, Marly!

Entendo quando diz que faltou ânimo para postar, também ando me sentindo assim. A pandemia mexe com nossas emoções, por melhor que tentamos lidar com tudo isso.

Já comi esse bolo feito com milharina, mas nunca experimentei com o creme de limão, deve ser uma combinação interessante.

Um abraço e desejo que esteja bem.
Sônia

Vanessa disse...

Olá!
Passando para desejar uma ótima semana, e saber como você está?
Beijos.


https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

CÉU disse...

Oi, MarlY!

Como vai você? Por aqui, tudo razoável.

Espero que já te sintas mais animada, pke a vida é uma dádiva.

A receita é fabulosa, mas eu teria de lhe fazer algumas adaptações, pois sou pré-diabética e o milho me faz subir a glicemia. Tenho intolerância ao glúten, à lactose e a outros açúcares. Enfim, há que girar várias vezes a cintura-rs rs rs.

Os restinhos e a mesa da Páscoa estão uma gracinha.

Beijos e tudo de bom.

Unknown disse...

Qual o seu Instagram ?

Marly disse...

Unknown. olá, bem vindo (a).

O meu Instagram é Saboreando a Vida blog!

Um abraço!

Denise disse...

Oi, querida!
Hoje tô fazendo este bolo aqui. O cheirinho tá maravilhoso, mas ele á demorando muito pra assar. Vamos ver se vai dar certo. Ficou muito líquida a massa. Mas, vamos em frente!
Abraços e ótima semana vindoura!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Não caia na pegadinha do lockdown!! (rs*)
Esse bolo parece maravilhoso, ainda mais para quem não pode comer glúten. Farinha de milho pode?
O Entusiasmo persiste! Percebemos isso pelo capricho visualizado pela fotos :)
Beijus,

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Como deixei passar?
Mas sempre é tempo de me admirar com as gostosuras e a beleza dos seus posts.
Beijo.

Pin It button on image hover