Mostrando postagens com marcador Morango. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Morango. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tortinhas de Morango Fáceis (e deliciosas)


  
Olá! Houve quem estranhasse o tom firme demais que usei no post passado, a começar pelo emprego da palavra "safadezas", rsrs. Realmente, eu saí do meu tom habitual. É que eu já estava sob pressão, devido a problemas familiares, marido com crise de asma, muito trabalho acumulado e etc. Mas o que mais me irritou foi mesmo o modo indiferente com que o (s) dono (s) das páginas mencionadas reagiram aos pedidos da autora da receita, para que a removessem daqueles sítios. Ninguém disse nada, mas tampouco fez qualquer caso da solicitação feita. A gente quase podia ver a pessoa dando de ombros, talvez até rindo, numa atitude insolente e provocativa. Uma lástima!
Nestes últimos 16/17 anos, passei a não cobrar justiça, ao sofrer uma injustiça. E também a não divulgar o nome de quem a cometeu a terceiros, como fiz no post abaixo. Já vivi o suficiente para ver as reparações que a própria vida faz, numa confirmação do preceito popular que diz que "o que se planta se colhe". Mas no caso específico dos plágios dos conteúdos deste blog, e coisas do gênero, acreditem, já deu para cansar, pois tenho sido vítima disso desde o início. 
 
Bom, mas mudando de assunto, pois não permitirei que outras pessoas determinem como devo me sentir, rsrs, fiz estas tortinhas inspirada em outra, vista em um dos meus livros. A minha intenção era fazer tortinhas parecidas com aquelas do MacDonalds (no que se refere ao formato). Mas como o dia dos namorados está aí, acabei por dar a elas uma forma alusiva à data. Elas podem ser feitas com qualquer massa doce para tortas, ou até com massa amanteigada para biscoitos doces (desde que a massa possa ser estendida e cortada). O recheio que usei foi simplesmente um pouquinho de geléia caseira de morango, sobre a qual coloquei um pedaço de morango, como se vê nas fotos. Mesmo assim elas ficaram muito boas, tanto que acabei comendo três, rsrs. Mas a geléia pode ser também a industrializada, o que torna esta sobremesa muito prática, pois o trabalho todo seria o de fazer a massa, rsrs. Ah, como ainda estou cheia de compromissos e tarefas, peço a vocês uma pausa, até o próximo domingo.  Minha irmã ficou de atualizar para mim a fan page do blog, todas as manhãs, e deixarei um post programado.  Devo voltar na 2ª feira, até lá, rsrs.

Tortinhas Fáceis de Morango

Massa

essa (mas pode ser qualquer massa amanteigada para torta ou biscoitos doces)

Recheio

1 colher de chá de geléia de morangos
1 fatia de morango fresco (ou metade de um morango pequeno, higienizado, claro)

Outros (opcionais):

1 clara de ovo ligeiramente batida
Açúcar com cristais grandes, tipo grançúcar, para polvilhar  nas tortinhas (ou açúcar de confeiteiro; neste caso não precisa pincelar a massa com a clara, pois o açúcar será polvilhado depois de as tortinhas estarem assadas)


Preparo

Unte e enfarinhe um tabuleiro de bordas baixas. Ponha-o de lado. Abra a massa e corte-a no formato desejado (tem que ter dois lados, o de baixo e o de cima). Ligue o forno à temperatura de 180ºC. Espalhe a geléia no centro da massa e ponha o morango sobre a geléia. Feche a torta com a outra parte da massa e sele bem as bordas, para que o recheio não transborde (como aconteceu com algumas das minhas, rsrs). Espalhe as tortinhas no tabuleiro e, se for o caso, pincele a clara sobre elas e polvilhe o açúcar cristalizado sobre a clara pincelada. Leve o tabuleiro ao forno por uns 20 minutos (até que as tortinhas comecem a dourar).

 Nota: não gostei destas fotos, se conseguir tirar algumas melhores vou substituí-las, rsrs. 



Pin It button on image hover