Mostrando postagens com marcador doce de leite. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador doce de leite. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 3 de abril de 2018

Bolo de festa de 3 camadas e dois recheios: doce de leite condensado e brigadeiro de chocolate branco - O bolo da Páscoa de 2018!





Olá, gente! Finalmente encontrei disposição para voltar ao blog, nesses dias de tantos desagrados e desafios (refiro-me à situação do país). De qualquer modo, tenho cozinhado muito, como sempre, e um dos pratos que fiz foi este bolinho, que nos serviu de sobremesa, em nosso almoço de Páscoa.
O pessoal de casa gostou muito deste bolo, que resultou agradável ao paladar pelos sabores que combinavam entre si.  Outra coisa boa é que todos os elementos deste bolo são fáceis de fazer e há muito tempo caíram no gosto do povo, como é o caso do doce de leite. Mas o doce de leite que usei foi feito -  rapidamente - por mim mesma, a partir de uma lata de leite condensado, o que o deixou ainda mais saboroso. A outra camada de recheio era um brigadeiro de chocolate branco, que foi posto entre as massas branca e escura. Você pode fazer este bolo com as massas que preferir (amanteigadas, pão de ló, etc.), ajustando as medidas, pois outra vantagem deste bolo é que ele pode ser aumentado sem problemas!

Bolo de Festa de 3 camadas, com recheios de doce de leite e brigadeiro branco

Bolo Básico branco de baunilha (Para bolo de festa pequeno)

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
4 ovos médios
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de leite
1 colher de chá rasa de essência de baunilha
2 colheres de chá de fermento químico, para bolo

1/4 de colher de chá de sal

Preparo

Unte com manteiga o fundo de duas formas comuns de 17 centímetros de diâmetro (ou de uma forma alta de 17 centímetros de diâmetro por 10 centímetros de altura). Forre o fundo da forma (ou das formas) com papel manteiga, untando também papel. Não precisa untar as laterais da (s) forma (s) Bata os ovos com a manteiga e e o açúcar na batedeira por uns 5 minutos. Junte os demais ingredientes e bata de novo até que tudo fique misturado. Ponha a massa na forma (ou nas formas) preparadas. E leve-a (as) ao forno médio por uns 40 minutos (o bolo alto demora um pouco mais para assar, faça o teste do palito!).


Bolo de Chocolate (camada intermediária)

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 ovo grande
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate em pó com alto teor de cacau
1/2 xícara - caprichada - de leite
1 colher de chá de fermento químico para bolo

8 gotas de essência de baunilha (ou de chocolate)

Preparo

Unte com manteiga o fundo de uma forma de 17 centímetros de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga e unte-o também (não precisa untar as laterais da forma). Misture todos os ingredientes da receita numa tigela. Despeje a mistura na forma preparada. Leve a forma ao forno, em temperatura média (180º C), e deixe que a massa asse por uns 30-40 minutos (o bolo estará assado quando você introduzir um palito de dentes no centro dele e o palito sair limpo).


Calda

2/3 de xícara de leite 
2 colheres de sopa de achocolatado Nescau (adoce a gosto ou não adoce, como eu fiz)

Misture tudo e borrife a mistura nas 3 camadas (os 3 bolos). Faça isso só quando os bolos já estiverem sendo montados e recheados. 

Recheios

Doce de leite condensado rápido, com caramelo

1 lata de leite condensado
2 colheres de chá de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
100 gramas de creme de leite (meia caixinha)

Preparo

Leve o açúcar ao fogo, numa panela pequena, e deixe que ele caramelize, cuidando para que não queime (não mexa na mistura, se preciso, vá inclinando a panela enquanto o açúcar carameliza). Depois que o açúcar caramelizar, junte a manteiga, o leite condensado e o creme de leite e cozinhe tudo até que engrosse (demora uns 10 minutos, no mínimo, o ponto é o  de doce de leite pastoso). 

Brigadeiro de chocolate branco

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 e 1/2 colheres de chá de manteiga
100 gramas de chocolate branco

Preparo

Misture tudo e leve ao fogo, para cozinhar, mexendo sempre e abaixando o fogo, depois que a mistura ferver (cuidado pois a mistura espirra ao ferver). Estará pronto quando o doce engrossar e começar a mostrar o fundo da panela (ponto de brigadeiro).

Ganache de chocolate amargo e chocolate ao leite
Ingredientes

200g de chocolate meio amargo (de boa qualidade) picado ou ralado (no lado “grosso” do ralador)
100 gramas de chocolate ao leite (de boa qualidade) picado ou ralado (no lado “grosso” do ralador)
1/2 caixinha de creme de leite (100g)

Preparo

Misture os ingredientes e leve-os ao microondas (ou ao banho-maria; no micro-ondas a mistura deve ser derretida a meia potência,  em intervalos de 30 segundos) até que o chocolate derreta completamente. Depois de derretida, leve a mistura à geladeira, para esfriar (e engrossar um pouco; demora, no mínimo, 1 hora). Uma vez que a mistura esteja cremosa, empregue-a para cobrir o bolo (se a mistura endurecer demais, passe 1 colher dela para um pratinho, e leve-o ao micro-ondas para derreter, em potência mínima (1 ou 2) por 3 segundos. Junte a mistura derretida ao ganche endurecido e misture tudo.  

Montagem do bolo:

1- Tire o primeiro bolo branco da forma. Se ele estiver irregular (com "barriga") corte a parte irregular, para que o bolo fique reto. Lave e seque a forma e forre-a com um pedaço de filme plástico (o filme plástico deve ser do mesmo diâmetro do bolo e servirá para facilitar o desenforme do bolo que está sendo montado). Se assou um único bolo, na forma alta, você terá que cortá-lo exatamente no meio - horizontalmente - para formar então duas camadas de bolo.
2 - Ponha o bolo na forma (ou uma das camadas), sobre o filme plástico, molhe-o com 1/3 da calda de chocolate e espalhe o doce de leite sobre ele.
3 - Ajeite uma faixa de acetato em volta do bolo, prendendo-a com um pedaço de adesivo (o rolo de acetato é vendido nas lojas de festa, você tem que comprar um que tenha largura no mínimo igual à altura do seu bolo montado; veja a imagem abaixo; o seu bolo não precisa ser montado numa forma de abrir como a da foto. Nota: caso tenha assado o bolo na forma alta, de 10 centímetros de altura, você pode montar o bolo nela e não necessitará da faixa de acetato. Neste caso, você terá que - depois de lavar e secar a forma - de forrá-la com filme plástico, antes da montagem do bolo. Isso é para facilitar depois o desenforme do bolo. 



 3 - Acerte o bolo de chocolate como fez com o primeiro (se ele estiver irregular); molhe-o com 1/3 da calda e espalhe o brigadeiro de chocolate branco sobre ele.

4 - Ponha o segundo bolo branco sobre o de chocolate, molhe-o com o que restou da calda e cubra este bolo com um pedaço de filme plástico. Ponha um círculo de material duro e limpo sobre este bolo (o círculo deve ter o mesmo diâmetro do bolo, eu uso um fundo de forma de montar, para fazer isso)

5 - Pegue um objeto pesado, de uns dois quilos (uso um pacote de mantimento de dois quilos), meta o objeto dentro de um saco plástico novo e limpo, feche o saco e ajeite-o sobre o círculo que foi posto sobre o bolo. Isso servirá para prensar o bolo, o que fará com que as camadas fiquem regulares e bem quinadas.

6 - Leve o bolo com - o peso sobre ele - à geladeira, por pelo menos 2 horas.

7 - Tire o bolo da geladeira pelo menos meia hora antes de cobri-lo com a ganache, para que ele volte à temperatura ambiente. Tire o peso de cima dele. Tire o círculo e o pedaço de filme plástico que foi posto em cima do bolo. Passe uma espátula grande, ou uma faca grande, cuidadosamente, em volta do bolo e então solte a faixa de acetato (todos esses cuidados devem ser tomados também com o bolo que foi montado na forma). 

8 - Ponha o prato em que vai servir o bolo em cima dele e - cuidadosamente, vire o bolo sobre o prato (veja que o bolo assim ficará "de cabeça" para baixo. Se você quiser, pode virá-lo novamente, mas eu não fiz isso, desta vez, e este é o motivo de a calda que molhou o bolo estar aparecendo no fundo das camadas (veja a foto da fatia), e não nos topos delas, como deveria. Caso você queira que o bolo fique com a "cabeça" para cima, deve virá-lo uma vez, sem retirar o pedaço de filme plástico, e depois uma outra vez sobre o prato em que irá servi-lo. Na montagem do bolo, os dois pedaços de filme plástico - do fundo e do topo - devem ser retirados, obviamente. 

9 - Aplique o ganache no topo e laterais do bolo e decore-o como desejar.

***************

É só para o momento, até breve!
 (desta vez espero que seja breve mesmo, estou cansada de ficar longe do blog, rsrs)]



quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Doce de Leite (condensado) de Corte e a 1ª Mesa de 2014!


 
Olá, 2014, bem vindo, seu lindo! rsrs. Mas, falando sério, que este ano seja realmente lindo, trazendo  muitas alegrias para todos nós. Por aqui, o primeiro dia do ano não tem sido assim tão feliz, porque, de repente, a casa que antes estava cheia se esvazia: uma das filhas volta para a cidade em que está morando. E a outra sempre tem dado um jeito de ir celebrar o Réveillon na casa da família do namorado.


Mas como eu me esforço para manter o meu ambiente alegre, geralmente tento fazer duas coisas: procuro algum trabalho para executar, de preferência que exija criatividade, ou busco me cercar de alguma beleza, rsrs. Desta vez eu simplesmente pus a mesa, porque, com isso, também tinha a intenção de dar as boas vindas ao ano novo. Mas a mesa posta foi a pequena, da copa/cozinha, pois eu queria uma coisa simples, como vocês podem ver.

 ********************************************************

A cozinha funcionou "a todo vapor", nestes últimos dias, e um dos pratos que fiz foi este doce de leite condensado de corte (ou de cortar, como diz uma parenta minha, rsrs). Para chegar a estes docinhos, "adaptei" a receita das cocadinhas de leite condensado, que postei aqui em 2009. Na verdade, descobri que as cocadinhas podiam virar docinhos de leite, ainda na adolescência, num dia em que, já começando a misturar os ingredientes para fazer a dita, percebi que não tínhamos em casa o coco ralado, rsrs.


Estes docinhos ficam macios e muito saborosos, nem preciso dizer isso, né? Já postei aqui no blog, uma receita de docinhos de leite de corte (que entraram aqui como "rapadurinhas de leite", porque são durinhos). Mas estes acima são os meus preferidos. Eles também têm a vantagem de chegarem ao ponto bem antes do doce de leite comum. Mas exigem atenção, para que não queimem.

Doce de Leite (condensado) de corte

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 latas (a mesma lata do leite condensado) de açúcar refinado
1 colher (café) de manteiga sem sal (às vezes uso a com sal mesmo)

Preparo

Unte com manteiga uma pedra de mármore limpa ou superfície plana, como o fundo de uma forma retangular grande. Misture todos os ingredientes numa panela de fundo grosso. Leve ao fogo médio, inicialmente, e depois que começar a borbulhar, fogo baixo, mexendo sempre,  até desprender do fundo da panela Tenha atenção e cuidado, porque os doces feitos com açúcar refinado tendem a queimar com mais facilidade. Desligue o fogo, dê umas boas e rápidas mexidas no doce (se mexer muito açucara), e espalhe-o sobre a superfície preparada. Espere amornar e corte os quadradinhos. Mas não não espere esfriar totalmente, para que os docinhos não quebrem durante o corte.

Nota: estes docinhos podem ser feitos com o açúcar granulado, mas ficam mais arenosos. Com o açúcar refinado eles ficam mais lisinhos e delicados. 




Pin It button on image hover