Mostrando postagens com marcador mousse. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mousse. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de outubro de 2015

Bolo de Festa Para minha mãe e uma dica para desenformar bolos perfeitamente



 Olá, geeente!

Minha mãe fez aniversário ontem, por isso eu fiz este bolinho para ela. Ele é igual a este (sem as cerejas e o chantilly), porém menor.



Aí está a minha mãe, nesta fotografia que ela muito estima, mas que não faz jus a ela. Minha mãe, que fez 81 anos ontem, foi uma beldade, com os seus olhos verdes, de um tom que eu nunca vi igual em outra pessoa, escuros e misteriosos, da cor das florestas, rsrs. Ela teve nove filhos e nenhum deles nasceu com olhos da mesma cor dos dela. Eu, aliás, não me pareço nadinha com ela. 


A Dica





Outro dia eu dei de cara com esta página, que partilhava uma ótima dica de mistura para untar formas, que possibilita que o bolo saia fácil e perfeitamente delas. Eu untei os três bolos que aparecem nesta página com a tal mistura, e pude comprovar que ela realmente funciona. Mas observei também, embora ainda queira fazer outros testes, que estes bolos resultaram retinhos, sem o calombo no centro, como vocês podem ver até mesmo neste bolo de banana, feito em forma de anel. Isso é especialmente importante, quando a gente deseja que o bolo assente perfeitamente no prato. Mas também evita desperdícios e poupa tempo, quando se quer fazer bolos em camadas. Eu já tinha dado aqui no blog uma dica para evitar que o bolo cresça no centro, mas se comprovar o visto nesta experiência, não usarei mais outro método, pois este me pareceu dois-em-um, rsrs.

A receita é muito simples, e eu nem mesmo a segui ao pé da letra, simplesmente fiz uma adaptação. Ei-la:

1 colher de sopa (usei uma de sobremesa, a cada vez, porque os meus bolos eram pequenos), de óleo de cozinha, 1 colher de sobremesa de manteiga ou margarina e 1 colher de sobremesa de farinha de trigo. Mistura-se tudo muito bem, e se emprega na forma. Como veem, é só usar a mesma medida destes 3 ingredientes e misturá-los, a blogueira do site mencionado usou 1 xícara, porque ela faz muitos bolos.

Antes de usar esta mistura passou-me pela mente, que eu já fazia isso, untando e enfarinhando a forma. Ocorre que ela produz um resultado diferente, muito mais eficaz, lhes garanto!
 

   
Fiz também este delicioso bolo mesclado para presentear uma irmã, que fez aniversário no último dia 6. Ele é igual a este, mas também menor, rsrs. .

E é só para o momento, rsrs.




quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Mousse de Maracujá e Chocolate (de novo!) e o que rolou nos últimos dias!





Olá, gente! Ontem eu fiz novamente esta mousse de maracujá e chocolate, cuja receita foi publicada - com outro creme de chocolate - aqui, em abril de 2013. Desta vez simplifiquei ainda mais a coisa, substituindo aquele creme por um ganache de chocolates (ao leite e meio amargo). Misturei os dois chocolates para que o ganache resultasse mais doce, proporcionando um equilíbrio à ligeira acidez da mousse, pois desta vez acrescentei um pouco mais de suco de maracujá à receita. Esta sobremesa é simples e gostosa, ótima para causar boa impressão em convidados e também para mimar um pouco os pais, no próximo domingo.


Mousse de maracujá com Ganache de Chocolates
 (rendeu 8 porções em copinhos de tamanho médio)

Mousse


Ingredientes


1 lata de leite condensado
¾ de xícara de suco concentrado de maracujá (mais ou menos, a gosto, prove a mistura enquanto vai acrescentando o suco)
1 colher de chá de gelatina incolor e sem sabor (opcional, mas deixa a mousse mais firme)
 1 lata de creme de leite


Preparo

Ponha a gelatina numa tigelinha (como um ramequim ou outra que possa ser aquecida) e despeje uma colher de sopa do suco de maracujá sobre ela. Mexa bem e deixe a tigelinha de lado, por uns cinco minutos. Ponha a tigelinha numa frigideira, com água quente e mexa para que a gelatina dissolva (se a gelatina não dissolver totalmente, leve a frigideira, rapidamente ao fogo bem baixo; mas não deixe que a água ferva). Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar. Deseje a mistura nos recipientes em que será servida. Leve os recipientes à geladeira por umas duas horas, no mínimo.


Ganache de dois Chocolates

100 gramas de chocolate meio amargo bem picado
100 gramas de chocolate ao leite bem picado
1 caixinha (200 gramas) de creme de leite

Preparo

Misture os ingredientes numa tigela média, de vidro, e leve-a ao micro-ondas por 30 segundos a meia potência. Mexa e leve a tigela novamente ao micro-ondas, por 30 segundos, a meia potência. Se necessário, repita o procedimento até que o creme esteja liso e uniforme. Espere que o ganache esfrie distribua-o  nos copinhos com a mousse, já firme. Leve os copinhos à geladeira por uma hora ou mais, para que o ganache fique firme também. Se desejar, decore a gosto.


**********************************************************

  

Como eu tinha intenção de levar uns agradinhos - feitos na cozinha -para a minha mãe, numa visita que faria a ela, andei testando receitas novas de biscoitos, pois queria que eles fossem digestivos e saborosos, já que a minha mãe tem mais de 80 anos.  Testei algumas receitas e devo publicar a eleita (até o momento), num próximo post.





Levei também para ela biscoitos bem conhecidos, por terem as receitas já publicadas aqui no blog. Escolhi fazer os menos calóricos e de digestão mais fácil.


E levei ainda a Pavlova da foto acima, que, naturalmente, foi acrescida de uma boa camada de chantilly e frutas variadas (morangos, mirtilos, framboesas e umas uvinhas pequenas e doces).



Mas, infelizmente, antes mesmo de baixá-la, sem querer, apaguei a foto da Pavlova montada, sorry!




segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bolo de Festa de Chocolate, Mousse de Chocolate e Brigadeiro de Cappuccino



Olá, para todos! Já perceberam que eu tenho andado - de novo - perdida entre os mundos virtual e real, né? rsrs.  É exatamente por isso que tenho atrasado tanto as postagens e as visitas, aos blogs amigos.  Mas não podia deixar de vir aqui hoje, desejar a todos um excelente mês de dezembro.
Este bolo também poderia ser chamado de o bolo de festa que não foi à festa, já que ele foi feito para celebrarmos o aniversário de uma irmã, e acabou ficando aqui em casa mesmo, rsrs. Isso aconteceu porque quando eu estava me preparando para fazer a cobertura dele, faltou água, devido a uma obra aqui no condomínio. Foi por pouco tempo, mas como eu já estava ponderando sobre a conveniência de fazermos uma festinha, logo no dia seguinte a um casamento, quando todos estavam meio exaustos e fartos de comer comida de festa, acabei adiando a dita. 
Não fiz questão de tirar foto dele inteiro porque ficou parecido com muitos outros bolos de festa cobertos com ganache, publicados aqui no blog.
 

Bolo de Festa de Chocolate com (dois recheios) mousse de Chocolate e Brigadeiro de Cappuccino

Nota: Para fazer este bolo com perfeição você necessitará de um aro fundo para bolos, que tenha o mesmo diâmetro das formas usadas. Caso não tenha um, use uma forma funda ou revista a sua forma com uma tira larga de acetato, que é aquela folha usada nas radiografias. Este produto é vendido em lojas de festa.

Massa
Receita aqui. Faça a massa duas vezes e distribua- a entre três formas untadas e enfarinhadas de 20 centímetros de diâmetro. Asse os bolos em forno médio (180º C). Deixe que esfriem e no dia seguinte, faça as etapas abaixo.

Calda para molhar o bolo

1 e 1/2  xícaras  de leite fervido misturado com duas colheres de achocolatado com açúcar
(pode ser substituído simplesmente por água ou até suprimido)


Mousse de Chocolate Firme
 
Ingredientes
100g de chocolate meio amargo ralado ou bem picado
100g de chocolate ao leite ralado ou bem picado
200g de creme de leite  'leve' (com 17% de gordura, se usar o integral não use a manteiga abaixo)
2 colheres (sopa) de manteiga)
6g (meio pacotinho) de gelatina em pó sem cor e sem sabor
4 colheres (sopa) de água quente para dissolver a gelatina
300ml de Chantilly já preparado (veja como fazer Chantilly abaixo)


Preparo
Derreta - no microondas ou em banho maria  - os chocolates misturados com os 200g de creme de leite e a manteiga, se for usá-la. Enquanto isso, despeje a gelatina sobre a água quente - numa tigelinha ou panelinha, conforme o caso, mexa bem - e leve-a ao microondas ou ao banho-maria para que acabe de dissolver. No microondas, faça isto na potência média, por 15 segundos. No banho-maria, não ponha a vasilha da gelatina sobre água fervente, apenas quente, e mexa até que dissolva. Deixe que a gelatina e a mistura do chocolate amornem e ponha todos os ingredientes do mousse (chocolate derretido + gelatina dissolvida + chatilly) na tigela da batedeira e bata até misturar tudo. Empregue.

Brigadeiro de Cappuccino (se preferir, faça o brigadeiro tradicional)

1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de pó para cappuccino
1 colher de sopa de cacau em pó (opcional)
1 colher de sopa de manteiga

Preparo

Misture tudo e cozinhe, numa panela, mexendo sempre por cinco minutos. Se no momento de rechear o bolo, o doce estiver muito firme, junte a ele um pouquinho de água ou leite e leve-o de novo ao fogo até que ferva.

Ganache
(para cobrir o bolo)

Ingredientes

400g de chocolate meio amargo ralado ou raspado
200g de creme de leite sem soro (usei 1 caixinha, que já vem sem soro)

Preparo

Misture os dois ingredientes numa tigela de vidro e leve a tigela ao mircroondas, em potência média, por trinta segundos. Mexa e devolva a tigela ao microondas, por mais trinta segundos (potência média) e vá repetindo o procedimento até que a mistura esteja lisa. Caso prefira fazer o ganache no banho-maria. ponha a tigela sobre uma panela (em que a tigela se encaixe, sem tocar na água) com água quente (não fervente), e vá mexendo até que a mistura fique lisa. Feito isto, cubra e ponha a tigela na geladeira por uns 20 minutos (para que o creme esfrie) e depois bata-o, na batedeira, até que fique espesso e cremoso, mas não bata demais, ou endurecerá e será impossível espalhá-lo no bolo, rsrs, caso isto aconteça, pingue umas gotinhas de leite fervente sobre o creme e bata novamente, até que ele volte a ficar cremoso.

Montagem

Tire os bolos das formas. Ponha o aro sobre um tabuleiro forrado com papel alumínio ou filme plástico. Ponha o primeiro bolo no fundo do aro e molhe-o com 1/3 da calda (se for usá-la, recomendo o uso, para que o bolo fique molhadinho). Espalhe o mousse sobre o bolo. Cubra o aro com filme plástico e leve tudo à geladeira por pelo menos 4 horas (eu deixei por uma noite). Ponha o segundo bolo sobre o mousse, já firme, encaixando-o bem no aro. Molhe o segundo bolo com 1/3 da calda e espalhe o brigadeiro sobre ele. Ponha o 3º bolo sobre o brigadeiro, encaixando-o bem sobre os outros, dentro do aro. Leve a forma à geladeira, enquanto faz o ganache. Feito o ganache, Vire o bolo sobre o prato em que será servido e tire o aro. Espalhe o ganache sobre o bolo e suas laterais. Pronto!

Outros bolos ara festa publicados aqui no blog:







terça-feira, 23 de abril de 2013

Mousse de Maracujá com Creme de Chocolate (e mais !)





Olá para todos! Eu sempre penso em abordar os assuntos do meu dia-a-dia aqui no blog. De filmes e vídeos vistos, aos livros lidos. De conversas com pessoas do meu círculo, a impressões sobre as coisas que ocorrem.  O blog seria talvez uma versão digital do "Visto, Lido e Ouvido", com o acréscimo do "Experimentado" e "Intuído", rsrs.  Porém, em razão da costumeira falta de tempo estes assuntos vão sendo adiado e eu caio na mesmice de sempre, de anunciar simplesmente a receita feita. Mas quero mudar isso e começo mencionando - por alto - o último documentário visto, que foi o Loki,  sobre o Arnaldo Batista, músico brasileiro criador da banda Os Mutantes. Eu e minhas irmãs, um pouco por influência de nossos primos músicos, mas muito por causa do talento mesmo do grupo, éramos fãs desta banda. Mesmo assim, foi uma surpresa descobrir que o Arnaldo tem tantos fãs apaixonados pelo mundo. Vendo o documentário,  a gente fica com a impressão de que o Arnaldo é o músico dos roqueiros (e de outros!), o cara que é ouvido e amado por gente como Sean Lennon e David Byrne, sem falar na inteira galera musical brasileira.  O falecido Kurt Cobain, do extinto grupo Nirvana (entre outros), aparece em Loki fazendo uma declaração de amor ao Mutante. O músico norte-americano Devendra Banhart diz que Os Mutantes eram melhores do que Os Beatles. São coisas para se pensar, né não? rsrs. Pois é, não é só Leonard Cohen que é amado por músicos, Arnaldo Batista também é. 





Voltando às trivialidades, Tenho feito muitas sobremesas, nos últimos dias, e o motivo é a visita de minha filha que mora em outro estado, rsrs. Ela sempre gostou de mousse de maracujá, mas desta vez eu quis dar uma incrementada na sobremesa, acrescentando um creme de chocolate.  


Mousse de maracujá com Creme de Chocolate
 (rendeu 5 porções em copos como os da foto)


Mousse


 Ingredientes


 1 lata de leite condensado
¾ de xícara de suco concentrado de maracujá (mais ou menos, a gosto, prove a mistura enquanto vai acrescentando o suco)
 1 lata de creme de leite



Preparo


Ponha todos os ingredientes no liquidificador e bata até misturar. Deseje a mistura nos recipientes em que será servida.

Se for servir esta sobremesa sem o creme de chocolate, providencie mais um maracujá para fazer a decoração com as sementes.


Creme de Chocolate


1 e ½  xícaras de chá de leite integral
2 colheres de chá de amido de milho
1 colher (chá) de cacau em pó*
1 colher de sopa rasa de açúcar
2 colheres de sopa de creme de leite (ou 1 colher de sopa rasa de manteiga)
1/2 tablete (70g) de chocolate meio amargo de boa qualidade bem picado ou ralado



Preparo

Misture bem numa panelinha: o leite, o açúcar, o cacau em pó e o amido. Leve a panela ao fogo, mexendo sempre, até que a mistura ferva e engrosse um pouco. Junte o creme de leite e o chocolate e mexa até que tudo fique bem misturado.  Espere esfriar e distribua sobre o mousse de maracujá.
·        Se o chocolate em barra for de ótima qualidade o cacau em pó pode ser dispensado.





Pin It button on image hover