Páginas

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Pão de Centeio - Para o World Bread Day 2017



Olá, gente! Mais uma vez chegamos ao dia do World Bread Day, agora na edição de 2017! 


Atendendo ao convite da amiga Zorra, do blog Kochtopf,  para me juntar à celebração do World Bread Day de 2017, eu trouxe hoje este pão de centeio, cuja receita tirei do livreto que acompanha a máquina de fazer pão. É sempre bom lembrar que o motivo dessa comemoração é o fato de termos, em nossas mesas, o nosso 'pão' de cada dia, o que, com certeza, é um privilégio, tendo em vista a existência de muitas pessoas  no mundo que - infelizmente - não têm alimentos suficientes para suprir as suas necessidades. 

Pão de Centeio (Máquina de fazer Pão)
(receita do livreto da máquina de fazer pão)

Ingredientes

1 xícara de água (240 ml)
1 colher de sopa de margarina
1 ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de leite em pó
2 xícaras de farinha de trigo (480 ml) 
1 xícara de farinha de centeio (240 ml)
2 ½ colheres de chá de fermento biológico seco

Preparo

Na cuba da máquina de fazer pães, ponha os ingredientes na ordem em que aparecem na receita. Escolha o ciclo “Integral” e a cor da casca “Médio”. Ligue a máquina e deixe que o pão seja preparado até o fim. Caso deseje modelar e assar o pão no forno, retire a massa da cuba, quando estiver faltando cerca de 1 hora e quinze minutos para a conclusão do ciclo completo. Modele o pão  (para isso molhe levemente as mãos com água ou óleo de cozinha) coloque-o numa forma untada e enfarinhada. E deixe que cresça por cerca de 1 hora, em local seco e ‘quente’ (coloquei a forma com o pão dentro de um saco de plástico e levei a forma ao forno desligado). Depois de crescido, tire a forma do saco, ligue o forno em temperatura média (180ºC), e deixe que o pão asse por uns 35 minutos.


Páginas de amigos que estão participando do World Bread Day 2017:
http://www.cousasdemilia.com/2017/10/pan-sin-gluten-que-se-parece-mucho-al.html#more
***********************


É só para o momento. Estarei viajando, daqui a pouco. Mas, mesmo em trânsito, vou tentar visitar os blogs que sigo. Até breve!






16 comentários:

  1. Ficou lindo seu pão e a produção da foto, nem se fala...rs!
    Beijos, Marly!

    ResponderExcluir
  2. nossa, parece uma delícia. e como fica bonito. aproveite. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Deve ter ficado muito gostoso, como disse a Gina arrasou na produção da foto!
    Coloquei seu link no meu post, ok?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo esse pão!!!
    Parabéns.
    bjs e boa viagem

    ResponderExcluir
  5. Ficou um pão tão bonito! Adorei o prato onde está o pão ! Ficou com uma apresentação fantástica!
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Pan de centeno, uno de mis favoritos, sin duda una buena aportación a este World Bread Day Marly.
    Buen viaje!
    Besos

    ResponderExcluir
  7. Lindo e delicioso pão, Marly! Parabéns pela participação!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de pao com centeio, o seu ficou lindo, perfeito para o pequeno almoco.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marly,
    Como você me perguntou sobre minha participação no WBD 2017, segue o link:
    https://www.sosimplesassim.com.br/2017/10/pao-de-azeite-e-manjericao-world-bread-day-2017.html
    Bj e obrigada pelo carinho,
    Lylia

    ResponderExcluir
  10. Tanto o pão como a produção da foto estão maravilhosos, parabéns!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Marly,
    Gosto de pão de centeio, e ficou muito bonito!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adoro pão de centeio, esse tem muito bom aspecto, tenho que ver se tento em casa =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  13. Oi, Marly!
    Faz tempo que não como pão de centeio! É um previlégio termos "pão" em nossa mesa e o mundo será outro quando todos puderem ter o que comer todos os dias.
    Eu tenho uma dúvida: Sempre temos que misturar a farinha de trigo comum? Tenho lido tanta coisa ruim sobre a farinha de trigo que tenho usado a integral ou quando pedem a mistura, uso a farinha orgânica. Sei que a farinha branca deixa tudo mais "leve" e em algumas receitas de bolo, eles esfarelam. Tenho contornado isso fazendo coberturas do tipo calda. Se puder me dar uma luz... rs.
    Beijus no coração!!

    ResponderExcluir
  14. minha amiga querida mas que delicia este pão.Super amei bjokas doces e boa semana

    ResponderExcluir

Olá, bem vindo(a) ao blog! Se desejar, deixe aqui o seu comentário.
Obrigada!