Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Bolo Festivo de Brownie e ...

 

 reparem que  um bolo de brownie pode ficar tão bonito quanto qualquer outro                     
          não achei difícil montar este bolo, pelo contrário, depois de gelada a massa fica bem firme



         e por ter um interior cremoso e 'chocolatudo' ele dispensa
                                                       recheios

Olá,

Espero que todos se encontrem bem e seguros!

Por aqui continuamos na mesma. Tenho cozinhado muito, como sempre. Minhas fotos, porém, talvez por causa do tempo chuvoso e escuro, talvez por causa da câmera 'meia boca', têm saído bem ruinzinhas, o que me desanima de postá-las, rsrs. Mas, nos últimos dias, celebramos - em família - dois aniversários. E para o último deles decidi fazer este bolo festivo de brownie (as fotos dele também não saíram lá 'essas coisas', como vocês podem ver, rsrs).

Ultimamente a ala jovem da casa tem revelado um favoritismo pelo brownie, com relação aos outros bolos. Por isso mesmo, e apesar de já ter publicado aqui no blog pelos menos umas três boas receitas de brownies, eu tenho testado novas receitas desse doce. Entre elas há uma que, no momento, é a minha preferida, por levar pouca gordura e uma boa quantidade de chocolate em barra (depois quero publicar esta receita). Porém, a receita do brownie deste bolo, eu também não havia ainda testado, apesar de ela constar em meus arquivos há muito tempo. Acho que eu hesitava porque o principal ingrediente dela é um achocolatado (neste caso, o Nescau). E também porque ela leva uma boa quantidade de manteiga, e eu ando evitando gorduras em excesso. No entanto, para muita gente esta é a melhor receita de brownie, de modo que um dia eu tinha que testa-la, né não? rsrs. O resultado é que ela foi mesmo aprovada por todos da casa.

Também escolhi fazer o bolo em forma de coração, por causa da proximidade do aniversário com o dia de São Valentim.   

Bolo festivo de brownie (brownie de achocolatado Nescau)

receita adaptada daqui

xícara = 240ml

Ingredientes

  • 200 g de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de NESCAU®
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 gramas de chocolate meio amargo picado
  • 1 xícara (chá) de nozes picadas (não usei)

Modo de preparo

Ligue o forno em temperatura média (170ºC). E unte uma forma retangular (de 24cm por 35 cm/ usei outra forma). Forre o fundo da forma com papel manteiga e unte-o também. Ponha a forma de lado.

Derreta juntos - em banho-maria ou no microondas, a meia potência, e mexendo a mistura a cada 30 segundos -   o chocolate meio amargo e a manteiga. Dissolva o Nescau nesta mistura. E reserve-a.

Em outra tigela, misture os ovos com o açúcar. Junte esta mistura com a mistura de chocolate. E acrescente a farinha (e as nozes, se for usá-las). Não mexa demais a mistura, só o suficiente para agregar tudo.

Despeje a mistura na forma preparada e leve-a ao forno (preaquecido) por cerca de 30 minutos. Deixe que o brownie esfrie, ligeiramente, e então corte-o em quadradinhos.

Nota: fiz dois brownies (duas receitas), e assei os bolos em assadeira em forma de coração. Coloquei um bolo sobre o outro e apenas pressionei um pouco o bolo de cima sobre o de baixo, 'encaixando bem os dois, não foi preciso prensar os bolos.

Cobri o meu bolo com ganache de chocolate meio amargo feito com 200g de chocolate e 100g de creme de leite. 


E quanto à vida cultural?

Ando meio desanimada com que tenho lido. Ganhei 4 livros recentemente, todos eles saídos da minha lista de "a ler" (que é uma relaçao onde entram também livros que me foram indicados ou dos quais eu soube algo positivo e tal... mas tentei ler dois deles e não me empolguei. O primeiro, um livro curtinho, de autor português e com muitos bons comentários em sites literários, me decepcionou porque tem uma pegada forte de livro de auto-ajuda, que é algo que não me agrada. Mas, no futuro, tentarei outro livro do autor. 
                                              **********

O segundo, Duluth, do norte americano Gore Vidal (um bom escritor, em minha opinião, e com uma tendência deliciosa para a irreverência e até para a subversão), pareceu-me - à primeira vista - uma bagunça cômica, ao narrar o que acontece numa cidade fictícia, norte americana, chamada Duluth (detalhe, no lugar há também um romance chamado 'Duluth' e uma série de TV com o mesmo nome, e os personagens podem transitar por todos esses espaços). A cidade faz fronteiras impossíveis, com outros sítios geográficos, dentro dos EUA, e também com o México. Como se tudo isso fosse pouco, apareceu também no local uma nave espacial alienígena... 
Mas parece que o objetivo do autor é o de fazer uma crítica ácida e ás vezes amarga da vida norte americana. Então eu devo voltar a ele...oportunamente.
                                           
                                  ***********

No meio de tudo li uma crônica do Paulo Mendes Campos "Receita de Domingo", que me comoveu por relatar um domingo - nos anos 50 - de pessoas de classe média, residentes no Rio de Janeiro, Brasil (as pessoas aparentemente são o próprio escritor e a família dele).

A tal crônica enterneceu-me por registrar um tipo de vida que muitos de nós conhecemos, mas que parece estar em vias de extinção, especialmente no pós pandemia.

Vai aí um trecho dela:

"Enquanto tomamos café, lembrar que é dia de um grande jogo de futebol. Vestir um short, zanzar pela casa, lutar no chão com o caçula, receber dele um soco que nos deixe doloridos e orgulhosos. A mulher precisa dizer, fingindo-se muito zangada, que estamos a fazer uma bagunça terrível e somos mais crianças do que as crianças.

Só depois de chatear suficientemente a todos, sair em bando familiar em direção à praia, naturalmente com a barraca mais desbotada e desmilingüida de toda a redondeza".



16 comentários:


  1. Aspeto delicioso. Fiquei com água na boca.
    .
    Saudação poética.
    Domingo feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. woaunh woaunh mas que bonito que esta adorei esta 5* bravo desejo te tudo de bom com muita saude bjs

    ResponderExcluir
  3. Não dá para resistir a um bolo de chocolate, então esse tem um aspeto super guloso.
    Boa semana e cuidem-se.

    ResponderExcluir
  4. nossa, que lindo. quanto taltento. eu estou lendo oblomóv, gostando, mas é meio arrastado. não tem sido uma boa companhia. odeio pegada auto-ajuda. beijos, se cuidem.

    ResponderExcluir
  5. A foto está maravilhosa, ficou lindo o tom do chocolate com o rosa intenso, amei e parece delicioso!! Semana passada filho fez brownie, como estou comendo doce só uma vez por dia, a sobremesa da semana tem durado bastante hehehe
    Nem sempre a leitura engrena e por motivos diferentes, mas uma coisa é certa, leitura boa é com prazer.
    Abração e boa semana, Marly!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marly: que bolo lindo! Suponho que foi para o teu aniversário ( parabéns, vi lá no FB, rsrs, e já agora, reparei também que somos da mesma idade, só que faço anos em agosto).Como resistir a um interior destes tão chocolatudo?
    Em relação a leituras, ando às voltas com o último livro de Ken Follet ( enorrrmmmme e pesado!!). Este autor que mencionas, ainda não conheço.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Olá! Amei ver esse bolo, parece fácil de fazer e vou tentar fazer aqui. Achei que ficou perfeito, muito bem decorado.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marly!

    Espero que você se encontre bem de saúde, tal como sua família. Eu estou bem, mas confinada e em teletrabalho.

    Gostei imenso do bolo que você confecionou para os dois aniversários que houve na família. Acho que deve ser delicioso e você tem mãos de fada.

    Estamos tendo a nível mundial um abrandamento na Pandemia e em Portugal, também, mas está quase tudo fechado. Que tristeza e falta de humor. O tempo por aqui tem estado cinzento e chuvoso. Enfim, só desgraças!

    Culturalmente, tenho estado sempre em contacto com as Letras, visto que sou Professora de Português. Estou relendo os "Maias" de Eça de Queirós. Adorei e adoro a trama desse livro.

    Beijos e saúde.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com vontade do seu bolo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Ficou muito bonito e bem delicado! Certamente deve ter ficado delicioso também! Parabéns!
    Ótima semana pra você!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Um bolo esteticamente tão bonito!
    Um beijinho no seu coração!
    Megy Maia☔💮☔

    ResponderExcluir
  12. Que bolo bonito por fora e por dentro! Fiquei com vontade de fazer para a sobremesa do jantar de hoje. Aqui também tenho cozinhado muito, principalmente coisas doces, e leio... leio e leio kkkk os livros acumulados ao longo dos anos na estante. Adorei esse pedacinho de crônica, nostalgia pura.

    ResponderExcluir
  13. Very Nice Post : Find inner peace, renewed purpose, and balance with Girish Jha’s spiritual coaching for Baby Boomers. Through mindfulness, meditation, and Eastern wisdom, cultivate emotional well-being, personal growth, and a joyful, fulfilling life.

    ResponderExcluir

Olá, bem vindo(a) ao blog! Se desejar, deixe aqui o seu comentário.
Obrigada!