segunda-feira, 8 de março de 2010

Cupcakes de Cacau



Ultimamente as horas do meu dia não têm sido suficientes para que eu faça tudo o que devor. Já estou até acreditando na teoria maluca, que diz que dispomos hoje de apenas 2/3 do tempo que tínhamos nos anos 80, rsrs. Esta teoria, chamada de "Ressonância de Shumman" (já ouviram falar dela?)  diz o seguinte:
"Por milhares de anos as batidas do coração da Terra tinham essa freqüência de pulsações e a vida se desenrolava em relativo equilíbrio ecológico. Ocorre que a partir dos anos 80, e de forma mais acentuada, a partir dos anos 90, a freqüência passou de 7,83 para 11 e para 13 hertz por segundo. O coração da Terra disparou. Coincidentemente desequilíbrios ecológicos se fizeram sentir: perturbações climáticas, maior atividade dos vulcões, crescimento de tensões e conflitos no mundo e aumento geral de comportamentos desviantes nas pessoas, entre outros. Devido a aceleração geral, a jornada de 24 horas, na verdade, é, atualmente, somente de 16 horas. Portanto, a percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória, mas teria base real neste transtorno da "Ressonância Schumann."

Claro que isso é coisa de gente biruta. Mas, como há birutas acreditando nisso! Façam uma busca no Google e vejam por vocês mesmos! Pois bem, eu estou quase engrossando a fila dos birutas, rsrs. Também, a alternativa a isso seria acreditar que estou 'entrando nos anos' e me tornando mais lenta! O fato é que tentei, por várias vezes, atualizar o blog nos útimos dias, sem consegui-lo! Cozinhei um bocado mas, cadê tempo para postar as receitas?  Por fim, resolvi postar  hoje (de qualquer maneira!) esses cupcakes da Martha Stewart. Como eu tive um dia bastante enrolado (olha a ressonância de Shumann aí de novo, rsrs), quando pude finalmente fazer os bolinhos e fotografá-los, o dia já declinava e a luz já tinha acabado, aaf!
Esses bolinhos foram muito elogiados lá no site da tia Martha. Mas, se for para comê-los sem cobertura, recomendo que se acrescente mais uma colher (de sopa) de açúcar à receita. Com cobertura porém, ficam perfeitos! 

Cupcakes de cacau
(M. Stewart os chamou de 'uma tigela de cupcakes de chocolate)

Faz de 18 a 24 bolinhos

Ingredientes


3/4 de xícara (chá) de cacau em pó sem açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (se usar cacau, acrescente mais 1 colher (sopa) de açúcar)
1 e 1/2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio (coloquei só 3/4 de colher de chá)
3/4 colher (chá) de fermento em pó (coloquei 1 e 1/2 colheres de chá)
3/4 colher (chá) de sal
2 ovos grandes
3/4 xícara (chá) de água morna
3/4 xícara (chá) de buttermilk*
3 colheres (sopa) de óleo de safflower (coloquei óleo de soja)
1 colher (chá) de extrato de baunilha puro (coloquei oito gotinhas de essência de baunilha)

Preparo

Ligue o forno em 180ºC. Ponha dezoito forminhas de papel dentro de uma forma de cupcakes.  Peneire juntos (sobre uma tigela grande): o cacau em pó, a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o fermento e o sal.  Acrescente os ovos, a água morna, o buttermilk*, o óleo e a baunilha e misture até ficar macio (cerca de três minutos). Raspe as laterais e o fundo da tigela para assegurar que a massa fique bem misturada. Distribua a massa entre as forminhas enchendo-as apenas 2/3 da capacidade de cada uma. Asse até que inserindo um palito nos bolinhos, ele saia limpo (cerca de vinte minutos). Transfira os bolinhos para uma grade e deixe que esfriem completamente.

Notas:
* Buttermilk: Para fazer um substituto para o buttermilk, ponha uma colher (de sopa) de vinagre (ou sumo de limão) numa xícara (de chá) e complete com leite até encher a xícara. Deixe descansar por dez minutos e então empregue a quantidade pedida na receita.

Troquei as medidas do bicarbonato de sódio com as do fermento em pó,  pois não gosto do sabor residual do bicarbonato de sódio.

Cobri alguns dos meus bolinhos com nutella e outros com massa de trufa de chocolate.

41 comentários:

Anônimo disse...

Marly, que coisinhas deliciosamente fofas!
Eu bem tento fugir ao chocolate, mas ele me persegue...(bela desculpa, hein?)lol:)
Lindos e perfeitos seus cupcakes!****

Pam disse...

haha esse post ficou bem "nerd" mesmo hehe, adorei, é interessante ler coisas diferentes as vezes, ver como tem maluco no mundo...haha...mas e esses seus cupcakes firam tão lindinhos, pena que ontem mesmo ja fiz mais um monte de cupcake de chocolate senão já testaria eles hoje mesmo...hehe
beijinhos, boa semana e feliz dia das ulheres

ameixa seca disse...

Nunca ouvi falar dessa teoria :) Acho que precisamos é de comer mais cupcakes he he Ficaram super lindos, quem me dera ter uma luz assim para tirar belas fotos como estas :)

Sandra Peres disse...

Eu já ouvi falar algo assim mas fico com a teoria dos cupcakes, quanto mais a gente faz, mais a gente come, e quanto mais a gente como mais a gente tem que fazer...

Ana Paula Sá disse...

Ola, Marly! Ficaram lindos e com uma cara deliciosa!
Quanto ao tempo... ne me fale... meu dia precisava ter umas 30 horas!
Bjos

Renata disse...

Marly, que cupcakes lindos! Amei a cobertura, estou louca pra tentar um buttercream aqui em casa, mas tenho até medo das crianças comerem além da conta.. Hahahaha!!!!


Bjs!!

tatiane disse...

Teoria maluca, mesmo... ao contrário dos seus cupcakes, estou juntando algumas receitas para presentear na páscoa (não dou mais ovos comprados e tb não sei fazê-los), com certeza irei testar esta. Receita da tia Martha não decepciona e vc tem bom gosto para escolher.
beijos

Carlota disse...

Olá Marly,
Que lindos estão os seus cupcakes, até dá pena comer...

Sónia Meirinho disse...

sao lindos e gulosos!!! adoro! beijos

Mary disse...

Olá,Marly,
Esses cupcakes estão lindos além de muito gulosos.....humms delicia.



Bjinhos e fim de semana

Blog da Nô disse...

Marly, eu não conhecia esta teoria, mas depois de a ler tenho de concordar com ela! Eu, que estou com 45 anos, sinto uma diferença muito grande na 'distribuição do tempo'. E olha que a idade não influenciou o meu grau de atividade! Estou sempre a 220V!
Agora, chocolate é a minha perdição! A-do-ro! E estes cupcakes estão tão lindos!
Beijos e boa semana!
:o)

® disse...

Mah!:)
Ocê é curtura pura, né fia?! Eu acredito mess é que tamô nus fim dus tempo =D
E imagino se vc tivesse mais tempo o que faria com tanta criatividade! :)
Cuida só do coração mode tê tempo de sobra pra alegra a vida de todo mundo...e chocolate é bão tamém =)
Gostei do azulzíin (côdimeutime zeeeiro!:)
Um bejim,
da Vinni

Richie disse...

Marly, minha vó, mto religiosa, tem outra explicação: segundo ela o mundo estivesse chegando perto do fim, por isso Deus vai abreviando o tempo. Ela acredita piamente nisso...

Os cupcakes tao lindissimos, e a luz nao fez falta não

bjo!

Carolina Macedo disse...

Que óptimo aspecto!!! Adorei!!!
Estou aqui a babar!!!!
Beijos*

Susi disse...

Marly, os cupcakes sao lindos e parece deliciosos, mas agora fiquei com a pulga atras da orelha e vou ja ja procurar no google sobre a tal teoria..
bjks

ELIZABETE disse...

Eu prefiro pensar em cupcakes, são simples e essa teorias complicadas deixo para meu marido. Por falar em marido a mensagem linda do blog em homenagem a nós, mulheres foi ele que escreveu. Suas receitas são lindas! Bjos!

Iliane disse...

que lindos ..ficaram..e..maravilhosos..nem me fale do tempo..o meu dia deveria ter muito mais horas mesmo..emfimn..bjus

Joy Carrara disse...

Obrigada por seu recadinho, adorei o seu blog tbém....ja sou uma de suas seguidoras, bjos...Joy

Tamy disse...

lindos demais os seus cupcakes... amei!!!!

Ruby Fernandes disse...

Isso é covardia!!! Tô com um babador aqui... hahahah
Obrigada pelas palavras sempre carinhosas no bloguito viu?
bjo florzita *Ü*

Renata Boechat disse...

Minha querida, voce me diz que nao tem tempo...imagino se tivesse!
Você tem uma mão abençoada pra fazer essas coisinhas tão delicadas...Muito, mas muito lindos!
E imagino que muito gostosos também uai!
Parabéns, pelo seu capricho, pelo seus docinhos, pelo seu blog, e principalmente por ser uma pessoa tão simpática e atenciosa!

Ana Powell disse...

Que delicia e tão bem decorados.
Bem tentadores x

Cherry Blossom disse...

Sim sim!
Eu já estou com a cola aqui no mouse e daqui vou ao Google ler um pouco mais sobre a tal teoria. Não só no intuito de achar alguma resposta para o fato de não estar mais dando conta da vida, mas também por que tenho também a certeza de que posso engrossar a fila dos tais loucos que crêem nesses tipos de teorias... ahahaha..
Mas falando dos cupcakes.... Estão lindos Marly! Um capricho só! Eu ando sentindo falta de doces em casa, o jeito é prová-los por aqui.
Não sei você, mas eu adoro a casa da tia Martha! Eu assino e recebo mil newsletters de lá!...(só eu mesmo)... é bom pra brisar as idéias que andam já sufocadas. Amo o estilo clean e prático do site.
Marly, minha querida amiga. Muito obrigada pelas palavras que você me enviou, foram muito importantes... E eu ainda vou te responder a altura com outro e-mail como você merece viu.
Você pensa que já não estive aqui antes? Já estive sim senhora. já comi suspirinhos, já ri até com sua prosa e "adiposidades todas" na volta das férias, aliás seus últimos textos estão ótimos, nem carecia a receita, bastava provar das letras. É que sempre vim tarde demais e o ânimo pra digitar já não existia.
Minha querida, eu já vou indo.
Um beijinho pra ti!

Ah e você chegou a alguma conclusão sobre o problema com os comentários? Além da sua eu ainda não recebi nenhuma reclamação.

Anônimo disse...

Muito lindo seus cupcakes!

bjinhu *-*

Unknown disse...

Que lindos, Marly! Super delicados!

Você recebeu meu email sobre os cortadores?
Qualquer coisa, só pedir, tá?

Beijos!

Marinex disse...

nem diga mais nada, venham dois ou tres, ficaram mesmo lindo, parabens... beijinhos

Natália Eleutério disse...

Estão uma verdadeira maravilha, parabéns pelo blog que não conhecia, bjs.

Guê disse...

MARLY...
AI...EU NÃO RESISTO A ESSES BOLINHOS...
SE BEM, QUE TUDO QUE VC FAZ É UMA DE-LI-CIA...
PARABENS...
POR FAVOR! VENHA NOS VER E TRAGA ALGO DELICIOSO...

Tânia disse...

Marly...ficaram lindos e delicados, como tudo que você faz, com capricho!
Eu estou no seu time dos "birutas" também...e não sei aonde foi parar o tempo, com tantas máquinas para nos ajudar a "ganhar" tempo. Estes dias li um artigo da Nasa que confirma que o dia diminuiu em função de tantos terremotos.
Falta inventar uma máquina que "estique" o dia...:D
Beijão

Xana Bértolo disse...

Marly, nem sei como não conhecia o seu blogue... K coisas deliciosas e gulosas por aqui :)
Estou a seguir de perto já :)
beijo

Cláudia Augusta Bolos disse...

Oi Marly, obrigado, adorei seu blog, só tem coisa boa aki, parabéns!!!!

Deise Soares |arquiteta| disse...

Ola! obrigada pelo recado carinhoso!! e seja bem vinda no meu blog de arquitetura !!! belos trabalhos os seus, lindos de ver e maravilhosos para comer hein!!
bjus

Nereime disse...

Marly, estão fofíssimos suas fotos são sempre uma tentação!Onde encontramos essas florzinhas de confeitar?
bjs

Heleny Ricci disse...

Obrigada pelo elogio Marly. Não tinha pensado, mas parece Patchwork mesmo rsrsrs
Mas seu blog é demais de GOSTOSO rsrsrs que delícia deve ser esses cupcakes...
Me diga uma coisa cupcake e muffins é a mesma coisa???
Estou doida para comprar umas forminhas de papeis para muffins estampados...bjsss

Carolina Andrade disse...

Que coisa mais linda marly, e delciosa claro, Ai, será que tem algo que vai chocolate que eu não goste? Pelo amor viu!!! Beijão

Luana Arakaki disse...

Marly, seu blog é divino e seu trabalho tb. Que delícia poder ver suas receitas e os resultados! Obrigada por visitar e seguir meu blog. Eu já sou sua fã!
Bjs bjs

fimere disse...

une belle recette, j'aime beaucoup cuisiner avec le babeurre il donne un légèreté à la texture
bonne soirée

Anônimo disse...

♥♡(◕‿◕✿)Oi,Marly!!!(◕‿◕✿)♥♡

Faz tempo que nao venho visitar-te,ne?Desculpe a demora...Olha eu acredito nesta aceleracao do tempo.Acho que muitas coisas mudaram neste mundo.Gostaria que mudasse para melhor,mas...cada coisas que acontecem nao deixam agente feliz,ne?
Mas vendo esses cupcake deixa a gente feliz e doida para abocanhar este docinho sem culpa nenhuma.
Quando voce ler este e-mail ja sera uma manha linda de domingo,ne?Desejo a voce e sua familia um lindo dia de domingo.♥♡
Da sempre amiga Norma and Mi.✿◕‿◕✿

Anônimo disse...

estou in love com estes!!
yummy!

Patrícia Nascimento disse...

Hummm que delícia de cupcakes...estão mesmo irresistíveis!
Bjinhos

fleurepoesi disse...

Puxa,que blog maravilhoso!
Testarei algumas receitas.
Parabéns!!

Pin It button on image hover