Google+ Followers

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Speckulatius e Bambá de Couve



Speculatius, Speculaas, Speculaus são alguns dos nomes desses biscoitos de origem belgo/holandesa, que frequentam as mesas de vários países da europa, como Alemanha e Rússia. Eles são amanteigados e perfumados por especiarias. Pesquisando receitas dessa iguaria, descobri que o biscoito original leva farinha de amêndoas na massa.  É esta versão que estou publicando hoje. Estes biscoitos, como os Springerles, são feitos em moldes de madeira como esse. Eu, por acaso, tenho estes dois moldes de cerâmica, os quais usei para fazer os s biscoitos/crianças, rsrsrs. Não tive muito sucesso, no que se refere à aparência  dos mesmos, porque a minha receita leva muito fermento (há outras que são mais amanteigadas e menos fermentadas), substância que só pode deformar a superfície das massas em que entra, rsrs.
Também trouxe hoje  receita do delicioso 'Bambá de Couve', receita caipira mineira, que tem semelhanças com o caldo verde. Aqui em casa todos amamos o Bambá de Couve, e embora a gente coma este prato sempre que tem vontade, ele é bem apropriado para os dias frios que se avizinham. Antes que os puristas venham criticar o meu ´Bambá', dizendo que a couve deve ser rasgada e não cortada, e que a linguiça não deve ser muito frita, já vou avisando que essa é a minha maneira pessoal de preparar esse prato.

Spekulatius

Ingredientes
 
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
3/4 xícaras (chá) de farinha de amêndoas
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga gelada cortada em pedaços
2 ovos médios inteiros
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo moído
1/2 colher (chá) de noz-moscada moída
1/2 colher (chá) de cardamomo moído
1 colher (chá) de gengibre descascado e ralado (se desejar, tire os fiapos do gengibre; eu não os tirei)
1 colher (chá) de pimenta da jamaica moída
1/2 colher (chá) de pimenta do reino branca moída

Preparo

 
Ligue o forno em temperatura média/alta (200ºC). Unte e enfarinhe duas formas de cerca de 30cmX45cm e ponha-as de lado. Numa tigela grande, misture bem os ingredientes secos. Junte os ovos e a manteiga cortada em pedaços. Amasse tudo rapidamente (para que a manteiga não derreta) e, se a massa der para abrir e cortar, faça isso e disponha os biscoitos nas formas preparadas (se a massa ficar mole demais, leve-a ao refrigerador por umas duas horas, antes de abri-la). Deixe que os biscoitos assem por cerca de 25 minutos ou até que as bordas comecem a ganhar um leve tom marrom. Tire os biscoitos da forma e deixe que esfriem sobre uma grade. Depois que esfriarem, guarde-os em potes bem fechados. 


Bambá de Couve

Ingredientes

 
200g (dois gomos) de linguiça defumada frita, cortada em rodelas
1 litro de caldo de carne (usei um  envelope de caldo industrializado, dissolvido em água fervente)
1 xícara (chá) de fubá mimoso (é o fubá comum)
2 colheres (sopa) de óleo culinário
1 dente de alho esmagado
1 cebola pequena ralada (na parte grossa do ralador)
1 maço pequeno de couve-manteiga (umas dez folhas) higienizadas e cortadas sem o talo
1 ovo grande
Sal (se necessário)
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picadinho

Preparo

 
Frite a linguiça no óleo. Tire uma parte da linguiça do óleo e reserve-a para a decoração. No mesmo óleo frite a cebola e o alho. Junte a couve e deixe que amoleça (mexendo sempre) por vinte segundos (mais que isso ela 'desaparece', pois murcha muito, rsrs). Junte o caldo de carne e o fubá dissolvido num pouco de água. Cozinhe, mexendo, cuidadosamente  por 10 minutos. Quebre o ovo numa tigelinha, mexa ligeiramente e jogue-o no preparado, Mexa até que o ovo cozinhe (mais dois minutos). Corrija o sal, adicione o cheiro-verde e misture tudo. Ponha a mistura numa travessa e decore-a com a linguiça reservada.


Notas: Os pontos escuros nos biscoitos são algumas das especiarias que não foram muito bem moídas.
Eu mesma preparei a minha farinha de amêndoas. Joguei as amêndoas com casca em água fervente por 1 minuto. Escorri a água, pus as amêndoas em água fria e removi as cascas das mesmas, simplesmente pressionando levemente cada uma. Enxuguei-as bem com um pano de prato limpo e depois levei-as ao liquidificador para serem moídas.


 

71 comentários:

Junia Ansaloni disse...

Marli, querida, jà fiquei "coçando" para fazer mais estes biscoitos...Vou comprar umas formas para biscoito...hahaha, quanto ao bambà ...Voce me fez lembrar da minha avò materna, que foi importantissima na minha vida !!! Minha familia è de Ouro Preto, là se come um bambà deliciosoooo, saudades da minha nona...Bjo grande !!!

Luana disse...

Marly, tudo que vc faz é lindo e parece muito saboroso, acho que já falei isso algumas vezes e dessa vez não é diferente. Lindos os biscoitos e mesmo não me interessando tanto por salgados, esse bambá que vc colocou me deu água na boca, acho que vou até tentar fazer...
Bjs

Xana disse...

Marly k coisas gostosas :)... Adorei os biscoitinhos e a couve então.. Excelente...
beijo

welze disse...

dois pratos demais da conta de deliciosos. os biscoitinhos, se me permite assim os tratar devem ser um delícia, com um aroma incrível, já o bambá de couve é meu chegado. adoro demais. boa semana, linda

Fatima disse...

Deliciosos esses biscoitos......o bambá não conheço mas deve ser muito bom.
Beijinho

Nice & Ana disse...

Marly que máximo, amei ambas as receitas, os biscoitinhos estão super delicados, um mimo e o bambá de couve com esse tempinho chuvoso e friozinho, essa receita bem quentinha fica de comer rezando, parabéns queridona, bjkas e uma semana linda p/ vc, ;)...

Isa Duarte disse...

Que lindos biscoitos, não sabia que havia moldes de ceramica para faze-los. Realmente pensam em tudo :)

Mary disse...

Amiga Marly, eu adorei ambas as receitas, mas hoje sinto-me gulosa e digo-te que as bolachinhas se estão rindo para mim! :)
Pelo nome vi logo que seria algo germânico ou semelhante, só podem ser uma maravilha tão aromáticas...adorei!
Claro que a Bambá também marchava, num belo jantar... :)

Ana Powell disse...

Adorei os biscoitinhos, tanto aroma x

Gina disse...

Também uso esse processo para tirar as peles das amêndoas.
Tenho uma receita desse biscoito há alguns anos e não sei como ainda não fiz. Devem ser extremamente aromáticos e deliciosos.
Sabe que nunca ouvi falar em bambá de couve? Aprendi mais uma!
Boa semana!

Natália Malta disse...

Nham nham, ainda bem que neste exato momento estou comendo, senão iria devorar o pc rsrs
Você é super dedicada, e a comida fica linda, dá ainda mais vontade de comer, é o famoso "comer com os olhos" rsrs

:**

http://natymalta.blogspot.com/

Renata disse...

Olá minha querida!

Chegando agora de mais um dia de algum, não muito trabalho...rsss...

Voce como sempre bem modesta, os biscoitos estão perfeitos, não vejo absolutamente nada de errado neles, muito pelo contrário, estão lindos!

E o bambá de couve, que eu nem sabia que chamava assim(que vergonha da minha mineirice!!!), sempre chamei de sopa de fubá com couve...rsss...é sim, um prato cheio de "sustança" pra esses dias tão friozinhos que chegaram de repente!

Outro abraço, pra vc,
Boa noite!

Rachel disse...

Duas receitas espetaculares, essa bamba é o tipo de prato que me apetece!
Bjuss!!!

c r i s disse...

Marly, vou guardar estas receitinhas, é bom ter uma carta na manga...bjos!!

tatiane disse...

Esses biscoitos estão muito apetitosos, preciso experimentar algo assim, cheio de especiarias, acho que combina tão bem com dias mais frios. O bambá não conhecia, apenas o caldo verde, visto que sou paulistana de família portuguesa.
beijos, e boa semana!

Carol disse...

Marly, as forminhas de cerâmica são lindinhas, que máximo!!! Agora, esse bambá de couve já comi aqui sem saber que tinha esse nome, vou contar pra minha vó. Beijão

Tati Alberti disse...

olá...
Obrigada pelo comentário, adorei seu blog... Agora sou seguidora..
Beijos

Belita disse...

qurida amiga os biscoitod fazem agua na boca mas o bambá aqui a portuga não faz ideia do que seja!hehehe!jinhod

Doces Abobrinhas da Roberta disse...

esses biscoitinhos sao maravilhosos, aqui em Blumenau ele é muito comum, pois temos a Europa na "veia"! mas sempre compro em uma importadora a Stuttgart, nunca pensei em faze-lo, vou guardar a receita! um luxo! um beijo doce!

Doces Abobrinhas da Roberta disse...

ah e quanto ao link sem problemas, vou levar o seu tbem! bj

Helena disse...

Adorei os biscoitos! Não conhecia o 2º prato,parece ser bom.
beijo

DonnaChocolate disse...

Seu cantinho continua delicioso. Adorei essas novas receitinhas.
Beijos

Dani Etoile disse...

Menina, mas que biscoitos diferentes!Lindos...
Bj
Dani

Thica disse...

Marly, que saudade que você me provocou agora! Adoro esse delicioso mingauzinho de fubá! Minha mãe sempre fazia, mas era sem a linguiça mesmo, que eu não gosto. Sou uma mineira de araque, hehehe.

Outro dia coloco a receita dos cookies no blog.

Beijin!

"Manjares da Manu" disse...

Olá, bom dia!!!Adorei,os biscoitos ficaram lindos,sim!!!E quanto ao bambá,deve ter ficado um espetáculo!!!

Obrigado pela visita!!!

BJs...

Viviane disse...

Marli, que delícia estes biscoitos. E o bambá, nossa eu amo! Sou de Minas e minha mãe sempre fazia em dias friozinhos. Aprendi, agora moro no RS e claro vou fazer aqui, mas aqui o povo não tem o costume de comer um bambá delicioso. Ainda bem que o marido gosta, pelo menos faço para nós dois.
Beijos!!!

Santa Gastronomia disse...

Marly:
esses biscoitos eu ganhei certa vez de um a prima minha que mora na Holanda e passou aqui em casa. Já está anotada a receita!
O bambá é um prato que só fui conhecer há pouco tempo, numa aula de pratos típicos de Minas, e logo depois apareceu numa novela da Globo, que o cara tinha um restaurante que resgatava esses pratos típicos - adoro tudo muito isso!
Bjus.

Susi disse...

Oi Marly, sabe que hoje a unica visita que to fazendo é aqui.,to toda atropelada, mas sabe que qdo morava na Holanda comia muito o biscoitinho (speculaas), nunca tentei fazer porque tinha tanto pra vender.
Bjs e boa noite,aqui ja é tarde.

Laura Lucia disse...

Marly,
Não conhecia os biscoitinhos, mas os ingredientes são espetaculares, portanto o resultado deve ser maravilhoso.
O Bambá de Couve ficou belíssimo. É realmente um prato muito saboroso.
Grata por seu apoio constante. Você nem imagina o quanto suas palavras me ajudam a continuar firme, mesmo que fraquejando às vezes.
Um grande beijo

Alinoca disse...

Oi, Marly!
Realmente... o Donna Fashion Iguatemi foi um luxoooo =)
Ainda vai ter mais novidades lá no blog, hein.
Agora esses biscoitinhos aí estão muito fofos!
Infelizmente como fico só eu em casa não posso fazer.
Teria que comer no almoço e na janta, hahaha
Beijinhossss

Amanda Zanqui disse...

Oi Marly! Seu blog é uma delícia e já estou te seguindo, quero acompanhar suas receitas. Gosto muito de cozinhar e tentar pratos novos. Me interessei bastante pelo Bambá de Couve. E obrigada por ter acompanhado a minha história no blog da Bonfa! Bjs

=) Festa das Cores disse...

Cada visão maaaaravilhoosa que tive agora!
cada coisa deliiiiciosa!

amei esse bambá!
conhecia com outro nome, mas já comi e me deu agua na bocaa!
vou fazer!!!

obrigada pelo seu comentario
amei!!

Tudo de booom! Deus te abençoe


Lê Miyazaki

Tahiana Andrade disse...

Que fofo e parece uma delícia. Vou faze-lo para o meu esposo.

Beijos

AMÉLIA TORRES disse...

Estas suas receitas são um delirio. Gostei muito dos biscoitos.

...Noêmia! disse...

Marly! Não sei por qual das duas sugestões eu começo!!!!
Beijos!
:o)

disse...

Olá Marly,
adorei sua visita e suas palavras de carinho.
Também já me inclui em seus seguidores e vou colocá-la em em blogs preferidos.
Vou fazer esse bambá de couve. Adoro as minas gereais e sua comidinha especial. A apresentação de seus pratos são maravilhosas e com muito capricho, feitos com muito amor dá pra perceber só e ver. Infelizmente não posso fazer os biscoitos meu maridão é diabético, mas acho que vou fazer pro meu netinho, ele adora um docinho.
Obrigada por sua visita evolte sempre.
Beijos de bom fim de semana!

Alinoca disse...

Oi, Marly!
Realmente o smokey eyes em preto fica muito mais marcante e elegante.
Mas tem gente que não gosta de maquiagem muito escura.
Para essas pessoas, tem a opção de fazer com uma clor mais clarinha =)
Pelo menos para o dia fica mais legal, né?!
Que tentação esses seus biscoitos, hummmmm
Beijinhos e um ótimo final de semana!

Receitas especiais disse...

Obrigada Marli.
Vou te seguir e volta sempre você tem umas receitas espetaculares.

Sucesso.

Catarina disse...

Olá Marly!
Nunca tinha vindo ao teu blogue... mas vou voltar, só vi a primeira página e fiquei rendida!
Obrigada por ires conhecer a minha cozinha, espero que vás gostando das minhas "fatias" :)
Adoro as tuas fotos, são mesmo apelativas" Apetece provar tudo :)(estes biscoitos devem ser deliciosos...)

Ruby Fernandes disse...

Esses biscoitinhos são lindos e delicados! (Devem ser deliciosos)
A bonequinha é um sonho!
Bjo flor *Ü*

ameixa seca disse...

Adorei o nome dos biscoitos, que bonitinhos :)

Mary disse...

Olá,Marly!
Esses biscoitos,ficaram lindos e está tudo com um aspecto irresistível,e muitíssimo bom!


Bjinhos e bom fim de semana

Pam disse...

duas receitas totalmente novas para mim, nunca vi nem experimentei nenhum dos dois, mas já fiquei com vontade, pois vc sabe que se está no seu site, para mim significa que preciso testar...:)
beijinhos e bom fim de semana

Novelo da Mitinha disse...

(◕‿◕✿) OI,Linda!!!
Amiga,dsculpa o sumico total.Tens tempo para escutar a minha conversa?Entao ai vai a conversa.
Primeiro que comecou a esquentar por aqui e a minha mao surgiu uma bolinhas vermelhas e uma coceira.Fui no derma e o medico falou que e urticaria.Engracado que muitas mulherse estao com essa coceira.Algumas amigas na nadega,costas e a minha e na maos.Passo creme e dai nao consigo fazer croche nem trico porque fica uma meleca e suja a linha.O negocio e aguentar.
A Mitinha nem vem no colinho porque a pomada e fedidinho... kkk
Ainda bem que esta bem melhor.Puxa,vida.Voce me deixa doidim com tantas gostosuras.Hoje vou procurar algo que possa substituir a couve para fazer o Bamba.
Amiga um bom fim de semana para voce e su familia tambem e desculpa pelo sumico,ta?
*Marli,voce tem orkut?

Nice & Ana disse...

Marly queridona passa lá no bloguinho e pega o selinho de presente pelo dia nacional do amigo, bjkas amiga e lindo domingo p/ vc e família, bjkas :)...

Fimère disse...

hello
I have a price for you on my blog, you can take it
good day

Marinex disse...

duas receitas bem deliciosas... ehehe para mim eram ambas desconhecidas, mas adoreiiiiiiiiii cada uma delas.. beijinhos

Novelo da Mitinha disse...

Oi,amiga Marly!!!
...e eu fui procurar voce no kut,mas eram tantas pessoas com o mesmo nick name que o seu que perdi-me no kut.Por isso deixo o meu nome para voce encontrar-me no kut.E o nome e:Norma Yamamoto Moriguchi.E a foto que coloquei e a mesma da ultima postagem que fiz no blog,ta?
Entao se caso eu estiver sumida do blog..estou o kut.
Beijitos da amiga Norma e Mi.

Cozinha Mágica disse...

Olá, meu nome é Sonia, estou iniciando um blog de receitas, já que adoro cozinhar e gostaria de compartilhá-las com você.

Quando puder me faça uma visitinha!

http://minhacozinhamagica.blogspot.com

Beijos!

Novelo da Mitinha disse...

Marly..
Corrrigindo o nomedo meu kut.
O nome correto e :Norma Moriguchi Yamamoto

Nereime disse...

Os biscoitos são lindos, e que graça esses moldes em formato de crianças.
Não conhecia essa receita mineira, mas leva todos os ingredientes que gosto.
Beijinhos

Alinoca disse...

Oi, Marly!
Estou passando para avisar que tem selinho para você lá no blog...
Aproveita e participa do concurso que está rolando!
Beijinhos e uma ótima semana!

http://serumalady.blogspot.com

Richie disse...

Oi Marly!
QUe legal esse biscoito.. nas formas de pessoínhas, entao, que charme! Dá vontade decorar e encher de cor, né?rsrs

A couve feita assim tb dá uma fome e tanto!

Saudade de vc

bjo bjo! ^^

PS: tentei fazer o bolo bombom, mas meu forno estraga os pao-de-lós, acredita? Fica cru por dentro e quimando por cima :S
To pensando em trazer feito, da casa da minha mãe.

boa semana, Marly!

Elaine disse...

Huumm esse Bambà me deu água na boca!! Vou fazer!

bjs

M. Céu Fernandes disse...

Olá Marli.
Obrigada pela simpática visita!
Estes biscoitos têm óptimo aspecto!
Parecem ser deliciosos!
Bjs e o resto de uma boa semana!
M. Céu

"Manjares da Manu" disse...

Olá, obrigado por sua visita!!!
Bom feriado p/ vc tb!!!

Bjs...

A de Aurélia disse...

Obrigada pela visita!
Amo speculos.
Beijos
Aurélia
www.adeaurelia.com.br

Nárriman disse...

êta blog perdição!!!!rsssss fico com água na boca!!
Bjs!!

Iris Gollnick disse...

Olá Maerly!
Vim agradecer pelas boas vindas.
Hum e não sei o por que... mas o seu Blog é uma delícia hihi =D
Bjão

Marly disse...

Gente, querida, meninas e meninos,

Muito obrigada pela visita e comentários! É muito gratificante receber cada um de vocês nesse espaço!

Beijinhos para todos!

Cleide Celeste disse...

Olá Marly, lembrei-me de vc ainda adolescente tentando fazer balas de açúcar união, leite de coco e mãos amanteigadas kkkkkkkkkkkkk.
Vc sempre tão perfeccionista, os embrulhos, as fitas kkkkkkkkkkkkkkk
é de fato essa sua obsessão de perfeição me encanta. Parabéns!

Cleide Celeste disse...

Olá Marly, lembrei-me de vc ainda adolescente tentando fazer balas de açúcar união, leite de coco e mãos amanteigadas kkkkkkkkkkkkk.
Vc sempre tão perfeccionista, os embrulhos, as fitas kkkkkkkkkkkkkkk
é de fato essa sua obsessão de perfeição me encanta. Parabéns!

Ana Paula Sá disse...

Oi, Marly!
Tá tudo com uma cara ótima! Fiquei aqui babando! rs...
Beijos!

Richie disse...

Oi Marly, obrigado pela visita mais uma vez!

Onde vc me deu dicas pra pão-de-ló?rs. Aqui não foi, né? E por mail não chegou nada.... fiquei perdido..hehehe

um bjo, e bom fds pra vc tb! :D

Renata disse...

Marly querida, que tanto de coisa deliciosa! Já ouvi falar desses biscoitos, tenho um livro que ensina como fazê-los. Os seus estão maravilhosos como sempre! Devem estar deliciosos!

Beijos!

Heloísa disse...

Oi, Marly,
Passando para dar um alô, ver suas gostosuras e deixar um beijo.

...Noêmia! disse...

Marly, o poejo fica ótimo também em saladas! Meu marido adora poejo, porque apesar de ter nascido em Setúbal, passou a infância no Alentejo. E lá eles fazem muito uso do poejo nas açordas!
Desde que conheci o poejo como "tempero" tenho experimentado em vários pratos. Fica magnífico com frango!
Beijos!
:o)

Renata disse...

Marly,

Boa tarde!

Vc me fala em um outro blog...mas eu não conheço outro blog seu...qual é? fiquei curiosa...rsss

Amehlia Digital ! ® disse...

Oi Mah!!
Sardadimaisdoce! já passei o olho em sua cozinha... tão limpinha...e com tanto quitute que da gosto!! =)E cheguei junto com essa couve praticamente mineira...ah...que bão!!
Eu q nem conhecia esses biscoitin hein?! O nome vô tê quí trená un cadin prá falá, né?! :D
Um final de semana lindo procê viu amiga?!
Um bejim,
da Vinni

Novelo da Mitinha disse...

Oi,Marly!!!
Fiz o Bamba de couve(com couve),achei no mercadinho brasileiro um maco lindo e comprei pensando no Bamba.Fiz para o almoco e como tinha um feijao,combinou.Tirei ate foto,mas...a mulher aqui nem perceber que a maquina estava sem o cartao.E a foto ...beleleu...
Mas que estava gostoso tava.
Bjus da Norma e Mi.

Marly disse...

Norma, querida,

Que bom que você gostou do bambá!
É comida rústica e caipira, mas a gente aqui gosta muito pois o segredo é caprichar nos temperos.

Beijinho e bom fim de semana

Pin It button on image hover