sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"Aquele Bolo de Chocolate" (Ou o melhor bolo de chocolate de todos!)



Dizem que este bolo ficou também conhecido como "aquele bolo de chocolate', porque mesmo as pessoas mais distraídas não conseguem esquecer o sabor dele. Mas, sem lembrar o nome, na hora em que querem pedi-lo, apelam para o "aquele bolo de chocolate, sabe?". E dizem que isto basta, pois este bolo de chocolate é único, no meio da multidão de bolos de chocolate, rsrs. O fato é que ele já recebeu mais de  1400 comentários entusiásticos, desde que a sua receita foi postada por um chef de cozinha, no site do Epicurios. Lá ele recebeu o nome de 'Double Chocolate Layer Cake', e eu, que estava à procura da receita de um bolo realmente especial, para fazer no aniversário do marido, resolvi  que tentaria esta, rsrs. O bolo ainda não foi partido, já que a comemoração se dará amanhã, mas umas lasquinhas que tirei, no momento de aparar-lhe as 'arestas',  para por a cobertura, se provaram mesmo bem saborosas. Este é daqueles bolos que fazem a alegria dos chocólatras: denso e intensamente 'chocolático', rsrs. Contudo, a preparação dele tem lá os seus caprichozinhos. A massa cresce e depois desce um pouco, razão pela qual é melhor distribuí-la em três formas de 18 cm de diâmetro. E também demora um pouco para assar. Porém, segundo o site, 91% dos que o fizeram, querem  voltar a fazê-lo. O meu ficou bem altinho porque o assei em duas formas e fiz  um outro bolo de chocolate comum (que cresce bem). Eu queria um bolo pequeno mas majestoso, e os dois primeiros demoraram quase duas horas para ficarem assados e eu não podia dispor de mais duas, vigiando o forno, rsrs. É que o meu forno se comporta como esses empregados preguiçosos que se recusam a fazer um servinho extra de boa vontade, rsrs.

"Aquele bolo de Chocolate"
(Double Chocolate Layer Cake)/ com pequenas adaptações

Massa

85 gramas de chocolate meio amargo finíssimo (tipo Callebaut ou outro de mesma qualidade)
1 e  1 / 2 xícaras de café preparado quente
3 xícaras de açúcar
2 e 1 / 2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1 / 2 xícaras de cacau em pó sem açúcar (não alcalinizado!)
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
3 / 4 colher (chá) de fermento em pó
1 e 1 / 4 colheres (chá) de sal
3 ovos grandes
3 / 4 xícara (chá) de óleo vegetal
1 e 1 / 2 xícaras (chá) de buttermilk*
3 / 4 colher (chá) de essência de baunilha

Ganache
(para a cobertura e recheio)

450g de chocolate meio amargo finíssimo, tais como Callebaut
1 xícara (chá) de creme de leite
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de glucose de milho
1 / 4 xícara (chá) de manteiga sem sal

Preparo

Pré-aqueça o forno a 150 ° C. Unte e forre com papel manteiga (que deve ser também untado e enfarinhado) três formas de 18 cm de diâmetro.

Pique o chocolate em uma tigela e misture-o com o café quente. Deixe a mistura descansar um pouco, mexendo ocasionalmente, até que o chocolate derreta ea mistura fique homogênea.

Em uma tigela grande peneire: açúcar, farinha, cacau em pó, bicarbonato, fermento e sal. Na tigela grande da batedeira bata os ovos até engrossar levemente e clarear (cerca de 3 minutos). Lentamente, adicione aos ovos: óleo, buttermilk, baunilha e a mistura de chocolate, batendo até misturar bem. Acrescente a mistura de açúcar e bata em velocidade média até combinar bem. Divida a massa entre as formas e asse em forno médio até que passe no teste do palito (cerca de 1 hora e 10 minutos).
Deixe que os bolos esfriem um pouco nas formas. Passe uma faca fina em torno das bordas dos formas para soltar os bolos e vire-as sobre uma gradinha. Cuidadosamente retire o papel e deixe que os bolos acabem de esfriar completamente. Embrulhe os  bolos em filme plástico e reserve-os (isto pode ser feito um dia antes, guardando, os bolos bem embrulhado em filme plástico, em temperatura ambiente).

Cobertura:
Pique o chocolate em uma tigela.  Numa panela, de fundo grosso, misture o creme de leite, o açúcar e a glucose. Leve ao fogo baixo, mexendo até o açúcar se dissolver. Retire a panela do fogo, junte o chocolate e mexa até o chocolate derreter. Corte a manteiga em pedaços e adicione-a à cobertura, mexendo até ficar tudo homogêneo.

Transfira a cobertura para uma tigela, mexendo ocasionalmente, até que fique consistente (dependendo do chocolate usado, pode ser necessário refrigerá-la).

Espalhe a cobertura entre as camadas do bolo, por cima e dos lados. O bolo se mantém bem, coberto e refrigerado por três dias. Levar o bolo à temperatura ambiente antes de servi-lo.

Notas:
 
Eu até achei o chocolate Callebaut à venda aqui, mas não podia me deslocar até a loja, portanto, usei o que tinha em mãos, um chocolate com 70% de cacau.
 
Receita de buttermilk caseiro: Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1colher (sopa) de sumo de limão ou vinagre branco em uma xícara-padrão (240 ml)  e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar.
Eu, porém para esta receita, fiz o meu buttermilk assim: Coloquei 1 e 1/2 colheres de sopa de sumo de limão coado numa xícara e completei com leite. Despejei tudo numa tigelinha e acrecentei 1/2 xicara de creme de leite. Misturei tudo e deixei descansar por uns 15 minutos. Fiz isto porque o buttermilk industrializado é menos líquido do que o caseiro.
 
Recheei o meu com ganache de chocolate branco que, talvez por eu ter batido o creme de leite fresco um pouco demais, ficou crespa e não lisa, rsrs; cobri com ganache de chocolate preto e, sobre este apliquei essa pasta de chocolate.

Atualização em 12.02.2011 às 22:00h.
A foto da fatia:

54 comentários:

Sara Ramos disse...

Eu sou uma dessas chocolató-dependente... haha :P
Esta bolo está maravilhoso...o aspecto é brutal!!!!!! :D
Beijocas *
Fiquei a babar.

Anônimo disse...

É lindo, e deve ser muito bom. Saudações de Espanha.

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly queridona que escândalo de bolo, mega alto, lindão, vc sempre perfeita, parabéns!!!, bj♥kas e um lindo fim de semana p/ vc e família, Ana, ;)...

Simone Scharamm disse...

Marly, que bolo mais tentador!!!rs!
Lindo, perfeito e aposto que saborosíssimo!
Você é incrível, amiga! Parabéns!
Parabéns também pro maridão!
Vim te desejar um ótimo fds e dizer que adorei você ter participado da minha festinha virtual!
Beijo grande!

Vivian disse...

uaaaaalllll, depois de tantos elogios a esse bolo vc conseguiu me deixar mooooooooorrendo de vontade de prová-lo

bj

Gina disse...

Marly, o que é isso, menina? Coisa mais linda!
Além do mais, lilás é a minha cor favorita...
Bjs.

FLAVIA CRISTINA C. disse...

NOSSA DEVE FICAR DIVINO, COPIEI , VAMOS VER QUANDO VOU FAZER. BEIJOCAS E ÓTIMO FIM DE SEMANA...

tatiane disse...

Marly, meu marido é chocólatra e o aniversário dele cai bem no feriado da páscoa, logo, este bolo é um forte candidato para a data! Claro que não vai ficar lindo desse jeito.
Ah, parabéns ao marido!
beijos

lucy disse...

que lindo esse bolo gostei da decoração

Natália Eleutério disse...

Ficou lindo e de chocolate ninguém resiste, ;)

Daniana Bittencourt disse...

Lindo demais!!
Deve ser uma delícia!!!! Parabéns Marly!
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

angela disse...

até eu que não sou amante de chocolate fiquei fascinada. maravilhoso.bjs

Ale Quejinho disse...

Que lindo blog, fiquei encantada! Depois quando tiver um tempinho, venha seguir o meu bloguinho que ficarrei honrada,
Ale
Http://alequejo.blogspot.com

Renata disse...

Aguei sem ver a fatia, imagina depois de cortado! E com um toque de café... tudo de bom, hein, Marly! Parabéns pro maridão pelo aniversário, e para vc pelo carinho com que preparou este lindo bolo!
Bjsss

Deborah Martin Salaroli disse...

Pelas camadas do bolo dá pra perceber como ele é 'ruim'! Hehehe
Super caprichado, que visual, hein?
Bom fim de semana pra vc!
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

Renata disse...

Eita mulher caprichosa essa meu Deus!!!

Bolo mais lindo, chic e com certeza delicioso, conforme o nome já diz!

Tenho certeza que essa festa de aniversário vai ser um sucesso, depois conta pra nós viu?

Happy birthday pro marido, meu abraço pra você, boa festa pra todo mundo!

Anônimo disse...

Hum que delicia de bolo heim
Bjokas

Marisa Duarte disse...

Que aspecto soberbo, lindo de mais! Ficou com um visual lindo lindo!

Andréa Santana disse...

Parabéns Marly!
Ficou um bolo lindo, como tudo que você faz é sempre muito bem feito.
Só tenho mesmo a dizer meus parabéns!
Ficou perfeito!

Beijos, Andréa...

ameixa seca disse...

Só com muito amor se pode fazer bum bolão assim, super caprichado e com um aspecto delicioso :)

fimere disse...

il est magnifique ce cœur bien gourmand et très chocolaté
bonne soirée

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Nessa altura vocês já devem ter partido o bolo, e se deliciado com a gostosura que ele deve ser.
Quanto ao aspecto, lindo demais.
Beijos.

Cleide Celeste disse...

Que bolo! Esse seu marido é um homem de muita sorte.

Bela disse...

Marly, querida, este é um daqueles blogs que sempre que visito saio com fome!!!rs
Vc faz maravilhas!
Muito obrigada pela visita e pelo doce comentário!
O de chocolate é meu favorito!
Beijos!!
Bela

"Manjares da Manu" disse...

Que beleza de bolo!!!!E esta foto dele cortado, está show!!!

Obrigado pela visita!!!

Bjs...Uma linda semana!!!

A BETI disse...

Que luxo de bolo!
Dá vontade de usar como decoração na cozinha eh..eh.
Bjs

Fazemos de Conta disse...

Olá Marly, vim agradecer sua visita e comentário e me deparo com esta maravilha! Nossa, só de olhar a foto fiquei com água na boca. Já anotei a receita e vou experimentar, com certeza.
Agora vou ver as outras postagens e me deliciar com as receitas e fotos.
Abraços,
Lúcia

Rachel disse...

Simplesmente maravilhoso esse bolo, o sabor dessa massa deve ser uma coisa de louco...rs!
Delícia a ser testada aqui.
Bjuss!!!

Deise Soares |arquiteta| disse...

oi queridissiiima!
agora vc tocou num assunto que muito me interessa!!! rsrsrs
choco choco choco!! ahmmm
eu sempre vejo seus posts em hora impropria ne...alias...qq hora seria impropria se eu nao tenho um bolo desses na minha frente pra devorar!!!
acredito que ele é tao delicioso quanto belo!!! ahmmmmmmmmmmm
morri!
bjokas

Blog da Chris disse...

Olá!

Vim agradecer a visita ao meu blog e me deparo com este blog simplesmente maravilhoso e com receitas divinas!!!!
Parabéns!! Não saio mais daqui!!! rsrsrs

bjs

welze disse...

deslumbrante. com certeza essa receita é para copiar mesmo. um abraço

Fabiana disse...

Marly,
Você sabe que sou fã dos seus bolos, e esse também vai entrar para o meu caderninho de receitas especiais.
Falo isso, porque fiz duas receitas sua para o niver da minha filhota, e fez o maior sucesso.
obrigada por dividir suas maravilhas.
beijos

Santa Gastronomia disse...

Marly: que bolo lindo!
Mas realmente, 1 hora para assar cada bolo, ninguém merece fazer o terceiro, hahhaa.. não sei se teria paciencia tbém!
Mas mesmo assim tô copiando a receita, pois o toque com o café me deixou bem curiosa! Sorte do seu marido poder ganhar um bolo assim no capricho!
Bjinhus..

Carol e Mayko (Equipe Cozinhando o 7) disse...

Que bolo MARAVILHOSO. Coisa mais linda. E o interior? Madre de Díos... Sorte de quem comeu.

Beijos Carol

http://cozinhando7.blogspot.com

Talita disse...

Eu sou apaixonada por seu bolos! Sempre tão altos, fofinhos... Hummm... Tem um pedacinho pra mim?? =D

Beijos, querida

Unknown disse...

Marly.... q dilíça essa maravilha!!!
Comeria de joelhos apenas a massa ou o ganache, mas td junto... nossa nãe de Deus. Hssss
Bjs e obrigadíssima pela visita constante lá no meu cantinho.
Excelente semana para vc. ;D

Lili disse...

ficou lindo, mãe. pena que eu perdi. =P

ANA LÚCIA disse...

Passear por aqui é uma delícia. "Engordo" só de olhar". Quantas tentações!... Que bolo maravilhoso!!!
Abçs,
Ana

c r i s disse...

Oi Marly!! Que bolo fenomenal!! Não sei se daria conta de fazê-lo, mas de comer...faria com gosto..rsrsrr!! Além de lindo, fico imaginando o sabor que não dá prá imaginar, rsrs!! Bjo e bom dia!!

Renata disse...

Marly minha amiga, que bolo MARAVILHOSO!!!!! E essa fatia, eu preciso de uma agora! Como sempre, super caprichado! Vou anotar essa para os aniversários que vem chegando!

Beijão!

Fernanda disse...

Marly,

Isto é um sonho em forma de bolo!
Para saborear a vida mesmo!
Abraços!

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Marly
Isso é uma grande tentação pra mim que estou de dieta pela cirurgia de vesícula...
Agradeço a sua adesão a nossa proposta da Coletiva Fases da Vida...
Seja MUITO bem vinda!!!
Bjs com gostinho de bolo de chocolate delicioso que vc nos ofereceu.

garlutti disse...

Olá é minha primeira visita as suas receitas e sobremesas que eu amo, a ponto de me seguir ..... eu convido você para visitar e compartilhar minhas receitas e do blog. Saudacoes da ESPAÑA ...Marimi

Simone Scharamm disse...

Oi, minha linda,
Vim agradecer o carinho e desejar um ótimo final de semana!
Tô animadíssima com a festa!
Beijos!

Marly disse...

Oi, gente!

Muitíssimo obrigada a todos (as) os que me visitaram e comentaram. O comentário de vocês me deixa muito feliz! Aos que estão chegando agora, bem vindos (as)!
E a todos (as) meus votos de que tenham um excelente fim de semana.
Um beijo para cada um (uma).

Paula Pacheco disse...

Marly queridaaaa, adorei seu bolo coração, lindo, e o açucar que graça, queria tanto ter um tempinho para fazer estes mimos...
bjs
paula

gelateria disse...

Que lindo! Parabéns!

Valquiria Cristina disse...

Marly, estou passando para retribuir sua visita no meu blog, gostei muito do seu recadinho, ja estou te seguindo porque seu blog é uma DELICIA, sinceramente fiquei muito feliz em saber que na sua vida tambem teve milagres, um abraço carinhoso
Valquiria

® disse...

Então poderíamos chamá-lo tb de Bolo de Marly... pq quem vai ser prendada um tanto para fazer uma maravilha dessas como vc?!
Ficou sem comentários (eu diria!:)
com certeza...seu cumpadi numa alegria sem fim, né?!
Parabéns para o cumpadidotô!
Um bejim especial para vc, viu?!

Anônimo disse...

Oi Marly, obrigada pela sua visita no meu blog, fico feliz que tenha gostado dos meu produtos.
Muito obrigada.

Ps. Seu blog é muito lindo parabéns!!!

Iolanda Santos
Amor aos Sabores

Claudia Mendes disse...

Oi, cheguei no seu blog hj através do blog da Katia Bonfadini. Parabéns por seu trabalho e receitas meravilhosas. Amei este bolo e assim que fizer vou posta-lo tb para que vc veja tá.

Seja bem vinda ao meu humilde bloguinho e me faça uma visitinha.

http://espacolazerclaudia.blogspot.com/

Bjks!

I LOVE GASTRONOMIA O PRAZER DE COZINHAR EM CASA disse...

Marly seu blog é MARAVILHOSO!!
está de parabéns!! vou fazer esse bolo de choco q vc fez para seu marido, parece estar uma verdadeira delíciaaa... beijinhos

I LOVE GASTRONOMIA O PRAZER DE COZINHAR EM CASA disse...

Olá Marly!! oía eu aki de novoo, rss
to namorando esse bolo de choco e como está chegando o niver da minha filhinha vou colocar mãos a obra, só uma dúvida, eu não encontro glicose de milho, oq poderia substituir??
ahh eu fiz seu bolo nega maluca de liquidificador é MUITO BOM!!
obrigada bjks

Marly disse...

I Love Gastronomia,

Aquele bolo Nega Maluca é mesmo fácil e bom, né? rsrs. Fico feliz que tenha te agradado.
Já este é maravilhoso, um bolo gourmet. Depois que postei a receita ele já apareceu em dois outros blogs e ambos os blogueiros o consideraram o melhor de todos. Mas é preciso paciência, na hora de assar, rsrs.

Quanto à glucose eu ainda não a substituí por outro ingrediente, mas uma amiga norte-americana me falou que já a substituiu pela glicose que tem o nome de "Karo", que é um produto fácil de achar nos supermercados.

Beijoca e boa noite!

Pin It button on image hover