segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Montando um Bolinho de Festa, Utensílios Culinários e Agradecimento


Este bolinho é uma versão mini desse aqui, e o objetivo deste post é só mostrar esta técnica de rechear bolo de festa, que eu uso muito. A vantagem de fazer assim é que a camada de recheio fica mais grossa e uniforme, pois não esparrama para os lados nem é 'absorvida' pela massa, por causa do peso do bolo de cima. Obviamente, só é possível usar esta técnica em bolos altinhos. Ah, as manchas brancas que são vistas no bolo sem cobertura foram causadas pela mistura de (muita) manteiga e farinha usadas para untar a forma, rsrs.

Com este post eu quero também dar início a uma série sobre utensílios culinários, pois muitos deles são desconhecidos pelos  aprendizes de cozinheiros, rsrs. Então eu começo apresentando o 'palito' oficial com que se faz o teste de cozimento dos bolos, que é este aí em baixo. Trata-se de uma haste de metal comprida e fininha, como uma agulha. A razão de ele ser tão fino é que isso evita o murchamento do bolo, caso ele ainda não esteja completamente assado, quando se introduz a haste nele (um furo grande provocaria - mais facilmente - a saída do ar que se encontra dentro da massa, fazendo o bolo murchar). Muita gente usa mesmo um palito de dente, ou algo similar, para fazer este teste, mas é preferível usar uma haste bem fina, pela razão exposta.




Outro utensílio pouco conhecido é o termômetro para caldas:



Este é usado para caldas e frituras. Ele é fixado à borda da panela, com a extremidade metida na calda ou no óleo e mostra a temperatura em graus Celsius e Fahrenheit. 

.................................................................................................

Por fim, mas não menos importante, quero agradecer à minha querida amiga Norma, que lá do longíquo Japão, me enviou um cartão de aniversário recentemente. Este gesto encheu de cor e alegria uma sexta-feira 
estressante e chuvosa. Muito obrigada Normita!



46 comentários:

Renata disse...

Minha amiga, fico olhando, olhando, e pensando...quem sabe num futuro longínquo eu consiga fazer um bolo parecido com esse...acho que nunca minha amiga!!! rsss... Lindão!

Quanto aos utensílios de confeitaria, eu digo muito prazer ao palito chiquetérrimo,nunca tinha visto um na vida, mas em compensação tenho um termometro culinário...tá vendo, não estou tão perdida assim...kkkkk!!!!

Minha flor, boa noite pra voce, tô aqui estudando francês e meus olhos insistem em fechar, que horror!!!!

Té manhã!

Anônimo disse...

Oi,querida amiga Marly!!!

Hoje aprendi mais com voce,rechear o bolo desta maneira e mais pratico e fica mais bonito,pois o meu bolo acaba ficando uma "montanha enorme".E vou procurar este palito,eu aqui uso o hashi para ver se o bolo esta pronto e...fica um baita buraco no bolo.
E fiquei muito contente que o cartao chegou para alegrar o seu dia...e hoje aqui que esta uma chuva.
Beijocas da sempre amiga Normita.

Andréa Santana disse...

Mary,
vir aqui no seu cantinho é um grande aprendizado para mim, eu amei a maneira de você rechear o bolo,é bem mais prático e fica com mais recheio.Eu tenho duas formas de coração igual a sua.
Seu bolo ficou belíssimo, tudo feito com muito capricho, lindo d+!

Parabéns pelo seu aniversário!!!
Gostei dos utensílios , obrigada por compartilhar conosco essas dicas!

Beijos,
Andréa...

Renata disse...

Marly, como sempre suas criações são muito lindas e suas dicas sempre construtivas! O bolo ficou lindo!
Quanto aos utensílios, agora senti que não estou tão "amadora" assim... rsrsrs tenho os dois! São realmente uma mão na roda! Foi uma pena que meu termômetro de vidro, igualzinho ao seu se quebrou e eu acabei comprando um com aquela haste de metal, igualmente eficiente, mas não tem o clip pra prender na panela. Uma pena não encontrarmos esses "gadgets" com facilidade no Brasil.
Parabéns pelo post lindo e informativo! Bjsss

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que coração mais lindinho.
O que você faz com os pedaços do bolo, retirados para formar a cavidade do recheio?
Será que não fiquei sabendo do seu aniversário?
Parabéns e tudo de melhor, para você.
Beijos.

Anônimo disse...

É lindo, me sinto mal de comer! dia feliz e saudações de Espanha

Anônimo disse...

Que lindo esse bolo, adorei o termômetro

Sara Ramos disse...

Bem adorei esta publicaçao... aprendi imenso.
Obrigado.
O bolo ficou deslumbrante e deve estar bom demais.
Beijocas

Simone Scharamm disse...

Amiga querida,
Um bolo assim perfeito, só você mesmo! Que lindo!!!
Adorei a técnica! Dá bastante recheio, né? Do jeitinho que eu gosto,rs!
Esse palito é completamente desconhecido pra mim. Legal a sua ideia, assim aprendemos bastante!
Beijos! Ótima semana!

Chefs.com disse...

Esse bolo ficou lindo demais...perfeito!!!

Anônimo disse...

Amo fazer bolos, doces e bombons e não conhecia essa técnica de rechear...obrigada por compartilhar...amei!!!
Beijo:)
Janice

Dani Coelho disse...

Marly, ficou lindo esse bolo!!! Amei!
Beijos!

Daniana Bittencourt disse...

Eu já conhecia esse bolo seu e confesso que sou apaixonada por ele. Muito lindo e com certeza, delicioso.
Ah, obrigada pelas dicas dos utensílios.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com

Monikinha disse...

Maravilhoso esse bolo Marly, parabéns!!
Um grande beijo!!

sadhia disse...

adorei amiga
é uma ótima dica faço assim nos meus pães de mel também bjus

tatiane disse...

Marly, adorei essa "agulha" furadora de bolos! Vou dar uma procurada nas lojas de confeitaria, vai que já encontrei por aí, não sabia para quê servia e deixei passar - o que é bem provável. Uso o palito de dente, mesmo, mas acho um desperdício, pois sempre vai pro lixo depois do bolo assado.
Sobre o bolo recheado, você tira com uma colher a massa, para fazer a cavidade? Quem sabe um dia aprendo a fazer bolos de festas bonitos, rs
beijos

Elaine disse...

Marly,

Que maravilha! Nunca havia visto colocar recheio no bolo desta maneira, adorei!
Quanto aos utensílios, confesso que é a primeira vez que vejo esta haste para checar o bolo. O termometro já conheço mas não tenho (ainda).

Bjs,

Elaine

Gina disse...

Esse testador de cozimento não conhecia.
Aqui as coisas chegam mais devagar. Só agora estão chegando as forminhas de cupcakes decoradas, das mais simples.
Bom conhecer as novidades ou nem tanto...
Bjs.

Betty Gaeta disse...

Oi Marly,
Não sabia que era assim que se recheava bolo para ficar lisinho. Fica lindo com esta técnica.
Bjkas e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Natália Eleutério disse...

Até dá pena desmanchar o bolo para se comer de tão lindo que ficou, bjs.

Unknown disse...

Querida, q novidade para mim! Eu não sabia q havia um termômetro para caldas.
E q bolo lindo.
Gostaria de ter esse talento com bolos. Um dia, qdo tinha uns 16 anos, fiz para meu pai um bolo q vi numa revista. Era Dia dos Pais e eu queria fazer uma surpresa ppara meu papi.
Era um bolo em formato de coração, todo de chocolate, coberto com ganache e decoorado com flores de jujuba.
Deu um trabalhão. Fez sucesso, mas eu nunca repeti. Com seu bloguito sugerindo e ajudando, quem sabe eu volto a praticar dia destes? Hsss
Bjs.

Fatinha disse...

Oi querida, adorei o seu blog!!!
vou te seguir!!!
Obrigada pela visita!!!
bjao

Renata disse...

Marly, que jeito ótimo de rechear bolos! Além do super capricho que vc sempre tem, né?! Adorei!

Beijão!

Izabel Biali disse...

Oi Marly,
Obrigada pelo carinho de seu comentário.
Que bolo lindo, e deve ser gostoso.
Aprendi umas dicas boas que não conhecia.
Olhei mais outras receitinhas adorei.Estou seguindo você.
Parabéns pelo lindo e gostoso blog.
Beijo
Izabel

welze disse...

oi minha linda. gostei da postagem. o bolo está um show. beijos

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Adorei tudo Marly querida, são dicas preciosas, o bolo está perfeito, vc sempre esse poço de generosidade conosco, sempre com uma dica primorosa, parabéns e obrigada por nos mostrar, bj♥kas, Ana, ;)....

Rachel disse...

Minha nossa Marly, não me canso de dizer, esse seu bolo é lindo, as florezinhas de cima são perfeitas, você usa um molde???

Adorei os suspiros recheados lá embaixo, vou tentar fazer, será que consigo...rs?!

Bjuss!!!

"Manjares da Manu" disse...

Menina, que bolo lindo!!!Divino!!!

Obrigado pela visita!!!

Bjs....

Marly disse...

Olá, a todos!

Obrigada pela visita e comentários!

Tati,

Para escavar o bolo eu faço uma borda nele e vou cortando pedaços
do interior da borda, com uma faquinha. Esses pedaços podem ser comidos ou empregados em sobremesas tipo pavês, rsrs.

Um beijo para todos!

Simone Scharamm disse...

Amiga,
Os bolinhos de calabresa são mesmo imperdíveis...depois me conta o que achou.
O truque do gel no cabelo é batido, mas resolve, né?rsrs!
Vim desejar um ótimo Carnaval/descanso pra você e família!
Beijo grande!

Unknown disse...

Minha querida, boa viagem, vá e volte com Deus!

Até depois do carnaval,

Abraço!

fimere disse...

le gâteau est magnifique bravo
bonne soirée

Rachel disse...

Amiga, muito agradecida pela pronta resposta.

Boa viagem, e ótimo carnaval para você!

Bjuss!!!

ameixa seca disse...

Quando eu crescer quero ser mestra na decoração de bolos como tu ;)

Simone Scharamm disse...

Oi, Marly,
Já conhece esse blog?
http://receitasesaboresdomundo.blogspot.com/
Tem receitinhas tão bacanas...lembrei de você!
Bom feriadão!
Beijos!

® disse...

Mah,
Prá dizer q não sei fazer nada, rechear dessa forma eu aprendi, abrindo o bolo e "cavando".Tenho um em minha cozinha, só que em fôrma de buraco no meio.
Agora, fazer essa decoração, esse chocolate por fora fica perfeito. Tenho que fazer algo "rústico" prá q ninguém coloque "reparo"...rs
Vou te falar, minha mãe tinha uma coisinha dessa mas era prá limpar a trempe do fogão (coisa das antiiigas, nem é de seu tempo :) Um fogão amarelo, Jesus amado!rs
Lindo seu cartão...
Um bejim grande e tenha um lindo final de semana.

Lau V. disse...

Olá Marly, tudo bem?

Eu também tenho um testador assim para bolos, acho ótimo. Mas confesso que não sabia que usando um palito mais grosso influenciaria no cozimento do bolo.
É bom saber, obrigada. rs
O termometro culinário é quase essencial para fazer caldas, merengue italiano, fudges, caramelos, enfim, até da para fazer de outras maneiras, mas acho que com precisão mesmo só com o nosso amiguinho, não tem outro jeito. rs

Nunca cortei um bolo assim para rechear mas não tenho dúvidas que ficaria muito melhor e BEM mais recheado. rs
Pretendo me aventurar ainda.

Beijo!!

Re disse...

Olá!
Muito obrigada pela visita no Craft & Coisinhas!
Adorei o recadinho, volte sempre!
Fiquei babando nos seus bolos!
Beijinhos,
Re

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
Não sabia essa técnica e gostei muito de aprender... me pareceu mais interessante... vc nos indicou muito bem!!!
Estou oferecendo um Retiro Espiritual em meu Blog de Domingo à Terça... é tempo de reflexão!!!
Seja muito feliz e abençoada!!!
Bjs de paz

Fabiana disse...

Marly,
Adorei o post!
Só cheguei um pouco atrasada, por causa de uma viagem que fiz.
Não conhecia aquela haste para testar o cozimento do bolo, eu também uso o palito de dente..kkkkkk.
E o termômetro, ganhei uma do Japão e ainda não usei.
A montagem do bolo, também me ajudou muito, pois adorei essa opção de cavar o meio do bolo.
beijos

Akemi disse...

Só mesmo alguém com um coração enorme como vc para compartilhar conosco estas dicas incríveis para bolos! Simplesmente amei este bolo, além de lindo deve ter ficado delicioso! Bjss

Unknown disse...

Menina do céu, que bolo lindo!!! Eu nunca consegui fazer algo do tipo, então me contento com os simplões mesmo rsrsrs

Hoje é a festinha de 6 meses da minha netinha Isabella, então vou me aventurar a fazer uns cupcakes, mas nada muito extraordinário, depois mostro no blog! rs

Quanto aos utensílios, nem vou comentar, já que sou uma negação na cozinha e, lógico, não conhecia nenhum deles rsrsrs

Beijoca e lindo restinho de semana ♥

marina guimarães disse...

oi, marly. sempre vou dizer que seus bolos são lindos, porque são mesmo e não me canso.
eu tinha um termometro igual esse de vidro, mas quebrou, fiquei triste. proxima vez arranjp um que não seja de vidro.
obrigada pelos comentários lá no blog.

Dani disse...

Tive um problema com o meu blog e ele está com novo endereço agora, se puder dê uma passada lá http://vivendoavidaadois.blogspot.com/

Beijos!

angela disse...

só posso agradecer as dicas, bolo maravilhosso. bjs

Barida disse...

Marly,
a sua cozinha e' uma delicia e todas as receitas transbordam dedicao e carinho :) ja me tornei seguidora para nao perder nenhuma receita. beijo :)

Pin It button on image hover