domingo, 3 de julho de 2011

Creme Brûlée Clássico à Minha Moda



Eu já expressei aqui no blog a minha opinião sobre os cuidados que a gente tem de ter com a própria alimentação, tanto no que se refere ao comer em excesso, quanto às calorias vazias, alimentos cheios de açúcares e gorduras etc. Acho mesmo que a gente tem de ter muito critério nas escolhas que faz, e no que permite entrar no corpo, especialmente se considerarmos que, de modo geral, levamos vidas total ou parcialmente sendentárias. Então, se reflito em modelos a ser seguidos, quanto aos hábitos alimentares, penso logo nos franceses ou nos povos mediterrâneos, pois eles se permitem tudo, têm cozinhas calóricas (e deliciosas!) mas comem com discernimento. Confesso que eu mesma tenho de me policiar, para não cair de boca em cima dos alimentos que são apenas indulgentes, confortadores e gulosos, pois a minha tendência é optar por estes mesmo, rsrs. Sendo assim, ao contrário do que possa parecer, eu não preparo sempre um doce para a sobremesa, e nem faço bolos a torto e à direito, como as postagens deste blog podem sugerir. E, cada vez mais, tenho refletido na sabedoria dos antigos, que diziam coisas como: "Se te banqueteias todos os dias, tua vida será breve" ou "Para prolongar a tua vida, diminua as tuas refeições", frase atribuída a Benjamin Franklin, rsrs. Outra coisa a que pouca gente dá importância (ou até desconhece) é o antigo hábito do jejum, praticado pelos sábios do passado e por alguns do presente, pois o jejum (ou a alimentação frugal) é a única variável, já provada,  que contribui decisivamente para a longevidade e prevenção de muitas doenças. Só que comer com discernimento não é sinônimo de nunca se permitir um agrado, como um potinho do delicioso creme brûlée, rsrs. Ainda mais que os franceses têm comido toneladas de creme brûlée e nem sequer engordam, rsrs. Mas eu acho o creme brûlée clássico gorduroso demais, por causa do creme de leite fresco, que é composto por, no mínimo, 35% de gordura. Por isso mesmo, substituo uma parte deste creme, pelo creme não fresco ('Longa Vida', vendido em caixinhas ou latas), que geralmente tem menos de 17% . Para mim a substituição - nesta receita, pelo menos, que só tem três ingredientes: creme de leite, gemas e açúcar - melhora o sabor da sobremesa e a  torna menos perigosa à saúde, rsrs. 

Creme Brûlée Clássico à Minha Moda

(faz oito ramequins pequenos)

xícara de chá = 240 ml

350 ml de creme de leite fresco
150 ml de creme de leite longa vida (de caixinha ou lata)
1/2 xícara (chá) rasa de açúcar (para obter 1/2 xícara rasa, tire meia colher de sopa de açúcar da xícara de medida; veja a foto)
8 gemas de ovos peneiradas
1/2 colher de chá de extrato de baunilha ou raspas de 1 baga de baunilha

Para o acabamento

1/4 xícara (chá) de açúcar granulado

Preparo

Coloque as gemas peneiradas numa tigela com metade do açúcar e bata até que a mistura fique clara e fofa. Ponha os cremes de leite com o restante do açúcar numa panela e leve-os ao fogo e quase à fervura (se for usar as sementes da baga de baunilha, raspe-as e acrescente aos cremes antes de levá-los ao fogo).. Despeje, aos poucos, cuidadosamente (para que a gemas não cozinhem) e mexendo sempre, com um batedor de mão, os cremes de leite quentes sobre o creme de gemas. Acrescente a baunilha (caso use a essência) misturando bem. Ponha para ferver água suficiente para ultrapassar - ao ser posta numa assadeira (para o cozimento do creme, em banho-maria) a metade da altura dos ramequins. Enquanto a água esquenta. distribua o creme final entre oito raqmequins pequenos e espalhe os ramequins numa assadeira em que eles possam ficar um pouquinho separados. Ponha a água quente cuidadosamente na assadeira e leve-a ao forno, baixo-médio (150°C, no máximo) e asse-os em banho-maria por cerca de 45 minutos (até que fiquem firmes, ao toque do dedo).  Depois de assados e frios, leve os potinhos à geladeira, por pelo menos 1 hora. No momento de servir, espalhe o açúcar do 'acabamento' sobre os potinhos de creme e queime-o com um maçarico de cozinha.



33 comentários:

Andréa Santana disse...

OLÁ MARLY!
EU TAMBÉM ACHO QUE DEVEMOS CUIDAR DA NOSSA ALIMENTAÇÃO, EU SEMPRE FALO AQUI EM CASA COMER COM QUALIDADE E NÃO EM QUANTIDADE,SEMPRE FAÇO CAMINHADA E MUSCULAÇÃO 4 VEZES POR SEMANA DURANTE 1 HORA DE CADA, CORPO SÃ , MENTE SÃ, RSRS. FAÇO MUITAS GULOSEIMAS MAS TAMBÉM FAÇO MUITAS COMIDAS LIGTHS SEM GORDURAS COM AÇÚCAR LIGTH, GOSTEI DO SEU POST.
ESSE SEU CREME ESTÁ DE BABAR AMEI ESSA SUA RECEITA, BOA D+!
BJS,
ANDRÉA....

Deborah Martin Salaroli disse...

Oi, Marly
Esse seu brulê deve ter ficado o máximo.
E ainda por cima com carambola...
Parabéns!
Bj

Josy disse...

Oi Marly querida, adorei sua versão, embora eu ainda não tenha feito creme brulée.Adoraria fazer, pois já experimentei e achei uma sobremesa maravilhosa, porém não tenho o maçarico, estou esperando uma oportunidade pra comprá-lo e enfim fazer o doce. Ficou linda sua apresentação como sempre. A carambola deu um toque lindo ao prato...bjokas uma linda semana

Diana disse...

Mais essa receita é tão chique, vou guardá-la pra mim
bjos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Adoro creme brulée, e nunca havia pensado em misturar os cremes de leite. É uma boa dica.
A única dificuldade é o caramelo com maçarico. Nem sempre o meu fica bom.
Beijo.

Renata disse...

Acho que já tem um ano que comprei o maçarico de cozinha e ainda não fiz um creme brulee... acredita? Acho que é exatamente por tudo isso que vc falou, que rola pela minha cabeça quando vejo a bomba de calorias que estes potinhos deliciosos contém rsrsrsrs mas, por outro lado, tb já ouvi dizer que o creme de leite de caixinha ou de lata é processado de forma que o torna muito difícil de ser adequadamente digerido por nosso organismo, fazendo com que seja mais prejucial à saúde do que o outro, fresco, com suas calorias adicionais... mais uma vez, cada hora dizem uma coisa, e o melhor mesmo é usar o bom senso na hora das escolhas, como vc relatou muito bem no seu post.
bjssss

CRIKA disse...

Seu creme está com uma cara boa!!! Tenha uma ótima semana!!! Bjks

Renata disse...

Minha amiga, se você diz clássico à minha moda, eu assino em baixo, tá dito!

Creminho + light pra balancear e uma fatia de carambola pra dar um charme todo seu? Arrasou!

Tays Rocha disse...

Eu também cuido, acho que podemos viver bem e sem excessos. Adorei a receita, favoritei aqui prá testar! Acho esse creminho tudibom ainda mais com uma frutinha ácida assim, combinação perfeita.

Beijos querida e boa semana ♥

Sara Ramos disse...

Gostei muito, já comia hehe, e se não faz muito mal melhor ainda!! :D
Beijocas

Anônimo disse...

Marly estoy de acuerdo contigo, es importante que cuidemos nuestra alimentación. Y sobre todo, porque nuestro cuerpo sufre con una mala alimentación.

COmo siempre una receta deliciosa. Feliz día Marly!

tatiane disse...

Marly, esse é um assunto que eu sempre brigo comigo mesma. O caminho do meio, do equilíbrio, é sempre o melhor, e com certeza o mais difícil de ser trilhado. Mas parece que a gente vive na era dos excessos, de quem vive como se não houvesse amanhã, e de quem passa a vida toda como se estivesse doente, com medo de um dia ficar doente... Já divaguei demais, rsrs, mas tenho certeza que um potinho de crème brûlée de vez em quando não vai fazer mal!
beijos e boa semana

"Manjares da Manu" disse...

Tb concordo que devemos ter uma alimentação mais saudável e equilibrada!!!

Este creme ficou tudo de bom!!!

Bjs...Boa semana!!!

Akemi disse...

Marly, acho esta sobremesa um luxo além de deliciosa! Adorei sua versão mais light e concordo e assino embaixo com tudo que escreveu. Sabemos de cor e salteado o que pode e o que não pode mas na prática nem sempre a gula nos permite seguir as regras de uma vida mais saudável. O tal dos olhos maiores que a barriga! rsss
Bjss e boa semana!

Dri Dauzacker disse...

Oi Marly,
Esse seu creme brûlée parece ótimo, tô levando a receita, ainda mais pq tem menos gordura, adorei a sua versão!
Bjim e boa semana

Gina disse...

As razões são muitas para não incorrer em exageros. Uma estratégia que utilizo é fazer 1/4 das receitas ou até menos. Mas passo bem com frutas secas em substituição às sobremesas.
À sua moda ficou melhor...rs!
Boa semana.

Andy Santana disse...

Muito obrigado pelos votos de felicidades...

Eu nunca comi.. mas tenho vontade de experimentar... hummm...

beijinhos.

Rachel disse...

Amiga...preciso fazer um curso com você...essa aula de dicernimento na alimentação, ainda não fiz...rs!

Que espetáculo de Brûlée, me deu até vontade de fazer de novo, pena meu maçarico estar avariado...mas vou dar um jeito, outra coisa adorooooooo carambola...rs!

Bjuss!

Isadora disse...

excelente sugestão!

cuidar da alimentação para ter uma vida saudavel não tem preço!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Lucinha disse...

Marly
Belo esse texto que nos faz refletir sobre a gula.Rs
Uma das hábitos que ganhei aqui, é comer alimentos saudáveis e em pouca quantidade. No começo estranhei, mas no momento, acho que não comeria um prato de comida lotado.
Pude perceber que no Brasil, comemos e desperdiçamos muita comida.
Aliás, esse Creme Brêléé, deve ser muito bom.
Tenha um lindo dia.
Beijos

Fla disse...

Eu sou uma pessoa bem desregrada quanto a alimentação, isso é uma vergonha.
Gostei muito do seu creme... tá chique!
Bjs

Atitude Zen disse...

Olá,
Gostei muito deste post. Realmente "somos o que comemos" e por isso é importante cuidarmos de nós, da nossa alimentação para vivermos muitos e longos anos saudáveis.
Eu adoro ser saudável e me sinto muito bem :)
Beijinho
Atitude Zen Receitas
http://www.atitudezen.com/

Trini Altea disse...

Alaaaaaaaaaa que rico!!!


Vengo a entregarte un premio qué me hace mucha ilusión que tengas, es el Indalo de Diamante, después se lo puedes entregar a otro blog que sea relacionado con la cocina y que tenga más de 500 seguidores.
Aquí te dejo el enlace para que lo recojas.
http://cocina-trini.blogspot.com/search/label/Premios%20Platino%20y%20Diamante

Simone Scharamm disse...

Oi, amiga,
Tudo bem?
Você está certíssima. Não dá pra se banquetear todos os dias mesmo! Aqui em casa, só comemos "besteira" no final de semana! O problema é que agora nas férias é difícil controlar, né?rs!
Esse creme brulée tá divino! Trés chic,rs!
E a coxinha creme é uma tentação, hein? Humm!
Beijo grande!

Micheline matos disse...

MARLY eu vi retribuir a sua visita ao meu blog e adorei o seu! um beijo,Micheline

Anônimo disse...

Marly... boa tarde..
Vim "saborear"... já add, caso queria me visitar: http://quandonaoestudocozinho.blogspot.com/
Bjs..

Sabor em Si disse...

Marly, esse texto é muito bom, com puxões de orelha bem suaves,pra não doer muito,não é?
Brincadeiras a parte,vc está corretíssima, saúde é um bem muito precioso!
O creme está excepcional, calorias a menos e sempre vantajoso e não tira o bom sabor.
Bjinho

Cozinha Perfumada disse...

Marly adorei o creme brulée!!
É muito importante termos cuidado com a alimentação e saúde , né!! O toque da carambola por cima ficou lindo!!! Beijos Tereza

ameixa seca disse...

O meu jejum forçado está a levar-me à magreza extrema e não me sinto nada bem. Preferia empanturrar-me e ser mais cheínha ;) Tomara eu ter vontade de comer um creme desses mas o apetite está pela hora da morte!

Santa Gastronomia disse...

Marly:
tem um livro de Mireille Guiliano (As mulheres francesas não engordam), e é essas dicas que ela nos passa, através de sua própria experiência quando foi morar nos EUA e esqueceu de seus hábitos alimentares. É bem legal.
Se comermos comedidamente, não precisamos de dieta - o que não é o meu caso, hahaa.. acho que tenho que ler o livro novamente, pois amo doce!
Olha, e muito obrigada pelo carinho lá no meu blog!

Um bju especial!

Sandra Reis disse...

Marly querida
Muito bom o seu texto. Exprime muito a minha opinião sobre os alimentos. Comemos para viver e não vivemos para comer. Adorei!
Ah, o creme brûlee tá lindo, adorei o toque da estrela de carambola.

beijão

Manu disse...

Não é fácil comer com discernimento!!! rsrsrsrsrsrs
muito fofo seu creme brulée!
;)

Laély disse...

Marly, lembrei da Amélie Poulain quebrando a casquinha do creme com a ponta da colher. Mas, segundo algumas moderninhas da internet, esse filme é para bobinhas como nós! rsrs
Até que aprecio outros textos da "menina" citada, mas concordo plenamente com você: ela foi infeliz e preconceituosa no tom que adotou. Disparou para todos os lados e acabou levando, ela própria, bala perdida!
E eu sou fã da Paula, dos textos e quitutes!
Em relação à casquinha do creme, para quem não tem maçarico a Rita Lobo, do Panelinha, ensina: Esquentar as costas de uma colher e derreter a superfície de açúcar com ela.

Pin It button on image hover