quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Ganache Lisinho e os seguidores perdidos...





 Olá e bom mês de fevereiro para todos! Estive desanimada, nesses últimos dias e uma das causas disso (não a única!) foi a perda de quase duzentos dos meus seguidores, em decorrência da suspensão, feita pelo blogger,  do acesso ao Google Friend Connect, por pessoas que não tenham contas do Google. Aproveito então a oportunidade para avisar às pessoas que foram desligadas deste blog (se é que elas poderão tomar conhecimento disso) que não fui eu que as desliguei, muito pelo contrário, lamentei o ocorrido. Porém, vocês poderão voltar a segui-lo, desde que abram uma conta 'Google'. Bem, este contratempo, somado a outros, colaborou um pouco para que eu não conseguisse fazer - como desejava, com passo a passo - o post sobre a aplicação do ganache lisinho.

Mas o fato, é que a técnica não tem segredos, só umas pequenas exigências. A primeira delas é que o bolo esteja, ele mesmo, lisinho e bem nivelado no topo. Para obter um bolo lisinho aconselho uma lida neste post.
O ganache também precisa estar no ponto, nem muito mole nem muito firme, pois ganache muito mole não recobre realmente o bolo, e o muito firme não dá para espalhar. Se, no entanto, o ganache ficar firme demais, é possível amaciá-lo, mediante o acréscimo de uma pequena (pequena mesmo!) quantidade do creme mais mole e ligeiramente aquecido. Faça assim: tire um pouquinho do ganache e aqueça-o - muito rapidamente - até 10 segundos, no máximo -  e em potência bem baixa, 2 ou 3 - no micro ondas (ou em banho-maria). Depois adicione o creme aquecido ao restante (que está muito firme) e misture tudo.


Inicialmente aplique uma fina camada de ganache em todo o bolo, para criar sobre ele uma película protetora, que impedirá que partículas da massa se desprendam. É preferível fazer isso com uma espátula grande, de metal, ou com um raspador, como os da foto:

                       
 O emprego de um prato giratório também facilita muito este trabalho



Aqui eu coloquei no topo do bolo a base de uma forma, de fundo removível (que tem o mesmo diâmetro do bolo), recoberta com papel alumínio. A base impediu que a borda superior do bolo ficasse desordenadamente cheia de ganache, mas ela não é indispensável. Caso você queira usar uma também, é possível fazê-la de papelão - fica a dica - rsrs.


Após a primeira demão, aplique mais e vá raspando o excesso - com mão firme e delicada -  para isso use o raspador (de preferência) ou a espátula.  Depois é só acertar os excessos.


Pronto! eis o ganache lisinho (confesso que geralmente ele fica com um acabamento mais uniforme e profissional, este eu fiz desanimada, rsrs).


Atualização: Uma pessoa já me interpelou dizendo que aplica o ganache como expliquei e mesmo assim ele fica com aspecto irregular, então vou procurar esquematizar melhor o que disse: 

É só seguir os passos:

1) Cuidar para que o bolo a ser coberto esteja bem liso e nivelado, antes da aplicação do ganache.

2) Passar inicialmente no bolo uma camada fina de ganache, a fim de criar uma película para a proteção da massa.

3) Passar uma ou mais demãos do ganache sobre a primeira camada, para uniformizar o aspecto da cobertura e para que esta não fique muito fina.

4) Passar o raspador em volta do bolo, num movimento contínuo, sem paradas.



E é só para o momento. Espero voltar muito em breve, até lá!




29 comentários:

Pedrita disse...

parece uma delícia. essas mudanças tecnológicas estressam mesmo. eu uso as postagens de amigos, onde eu coloco os links dos blogs amigos e vejo qd o blogueiro atualiza. não uso os outros sistemas. beijos, pedrita

Moro em um Kinder Ovo disse...

Que bolo mais lindo (e deve estar delicioso). Também perdi alguns seguidores, mas como ando meio distante achei que eles tinham ficado cansados de mim e deram um tchau e foram embora... rsrsrsr Sou casada com um analista de sistemas e sei bem como funciona a cabeça de quem trabalha na área: para eles tudo é simples e todos nós devemos saber como superar estas dificuldades. Obrigado pelo alerta, vou colocar um aviso por lá.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Imagine quando você tiver animada, hem, Marly? Se assim já ficou lindo desse jeito...
Bj,
Lylia

chica disse...

Adorei o ganache e te ler. Pena os seguidores.Um problema.Uso o feedly, ali, tenho a lista dos blogs que sigo ! bjs, chica

Carla Ramalho disse...

Desculpe mas está bem lisinho e perfeito sim. Imagino só como deve ficar quando está animada. Obrigado pelas dicas, vou fazer assim da próxima vez que fizer ganache. Adorei o blog e já fiquei seguidora :)

Gulosoqb

Prata da casa disse...

Olá Marly: ficou lindo e perfeito ,sim. Está maravilhoso, aliás como tudo o que fazes.Nem me atrevo nestas " andanças".
Amiga: todas nós perdemos seguidores. Vamos para a frente e logo, mais virão, ainda por cima, com um blogue com tanta qualidade como o teu.
bjn
Márcia

Patriciamirelladoce@yahoo.com.br disse...

Querida Marly tu és tão caprichosa! Amei.Obrigada pela explicação sobre os seguidores. Falavá a pouco isto com Liliane, perdi muitos também. Beijinhos

Arione Torres disse...

Oi querida amiga, adorei a receita e obrigada pela explicação!!
Beijos e fique com Deus!! Boa semana!!

Ana Mello Vianna disse...

Noooossaaaa, fiquei morrendo de vontade de comer um bolo assim. Lindo, parabéns. Amando seu blog.
Beijos.

Jussara Silva disse...

Marly, também fiquei chateada com essa situação da perda de seguidores, mas vida que segue.
Delícia de bolo, e obrigada por compartilhar as dicas.
Bom mês de fevereiro! Bjs.

Ilaine disse...

Oi, Marly!

Na verdade, eu não percebi sobre a perda de seguidores - vou verificar agorinha.
Que chato isto. Temos que ficar em alerta.
Obrigada por compartilhar este problema.

Sua camada no bolo, ao meu ver, ficou super lisa.
Nossa, perfeitinho!

Marly, outro dia eu procurava uma receita sobre filé mignon e abri justo a sua página.
Foi uma linda surpresa.

Beijo grande!

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Oi, Marly! Que chata essa história da perda de seguidores. O pior é que a maioria das pessoas nem se dá conta. Mas muita gente, como eu, deve vir aqui direto, então nem tudo está perdido. Vontade de comer esse bolo lindo ;)
Beijos

Unknown disse...

OI tudo bem?
Hum esse ganache parece que é uma delicia.
Também fiquei chateada em relação aos seguidores, mas não podemos desistir e estar sempre renovando e correndo atrás né.

Beijos

http://artescompaixao.blogspot.com.br/

tatiane disse...

Oi, Marly! Adorei a explicação sobre a ganache, nunca é demais saber!
Também notei um decréscimo no número de seguidores, achei que era exclusão de contas inativas, ou algo assim.
beijos!

Yolanda disse...

Querida Marly, que bolo lindo e perfeito, obrigado por dividir sua técnica, é muito bom
aprimorar as receitas.
Bjs e Feliz 2016!!!

Liliane de Paula disse...

Não dou a menor importância para aquela lista que aparece dizendo que tenho(hoje, 513), seguidores.
Porque "nunca, jamais, em tempo algum", essas 513 pessoas me visitaram ou comentaram no meu blog.
E para mim, o importante é a lista lateral de quem me visita e a quem, visito.
É ali que aparece as informações das postagens novas(de quem visito).
Só ligo para me liga, Marly.

Comprei Ganache pronto e nunca, nunquinha, usei.
Capaz de está fora da validade.

Patricia Merella disse...

Marly querida, quanta perfeição! Eu adoraria saber fazer assim para a Páscoa. Cá se encontra lindos coelhos de chocolate, vou amadurecer a ideia para fazer bolo branco recheio de coco com teu gnache. Obrigada querida por sempre dividir com nosco. Sobre o espelho do bufet, eu fiquei 3 anos para decidi se colocava 3 grandes quadros ,uma tela grande ou o espelho. Desde quando decidi pelo espelho eu já sabia q era este que eu queria.Lindo para vocês si querida, beijinhos

ONG ALERTA disse...

Que delicia!!!!
Bjbjbj Lisette.

Maise disse...

Oi querida encontrei seu blog entre os blogs de outras bloggers e ja amei…
amei o design do blog…parabens
o que voce acha de nos seguirmos no GCP e instagram?
Pra mim seria um prazer…
Instagram @blogmaysesmodamour
um super bj de MM
http://maysesmodamour.blogspot.it

A Casa Madeira disse...

A imagem é linda!
Parece estar bem gostoso...

Unknown disse...

mnossa que delicia ja quero fazer...
bjao de MM
http://maysesmodamour.blogspot.it/2016/02/happy-valentines-day.html

Arione Torres disse...

Oi amiga, desculpe a ausência, aos poucos estou voltando.
Te ofereço dois presentes, fique à vontade para pegá-los se quiser:
http://arionetorres.blogspot.com.br/2016/02/o-jardim-da-vida.html

http://cantinho-dos-baixinhos.blogspot.com.br/2016/02/pinturas-de-criancas-4-

fevereiro.html

Tenha uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

ONG ALERTA disse...

Que maravilha deve ter ficado uma delicia, bjbj Lisette.

Ana Maria Braga disse...

Embora, quase não comente, gosto muito do seu blog e estou sentindo falta deles mais frequentemente.
Bom domingo. Bjs

Ana Maria Braga disse...

Marly, aguardo mais receitas deliciosas como só vc. mostra.
Bjs

As Mulheres 4estacoes disse...

Ficou bonito e parece saboroso, ótima opção para páscoa, embora eu não seja muito hábil com coberturas.
Abraços, Sônia.

Nubia disse...

Olá, qual a receita do ganache?

Poções de Arte disse...

É trabalhoso, mas para os confeiteiros de mão cheia, as dicas são importantíssimas.
Que bolo lindo! Vontade de experimentar...

Quanto aos seguidores, perdi mais de 70 também e para mim, é uma estupidez do google, afinal, quem vai criar conta para apenas seguir o blog ou o google friend com tanta rede social mais "top"?

Abração esmagador e linda semana.

Kelly disse...

Que lindo que ficou!!!!!

Pin It button on image hover