segunda-feira, 14 de março de 2016

Bolo de Festa de Chocolate e Mousse de Menta - e o Filme 'O quarto de Jack'




Olá, minha gente! Eis-me trazendo, de novo, um bolo de festa! Faço questão de esclarecer que é um bolo de festa, porque sou muito ligada na idéia de alimentação consciente. Já até mencionei aqui (algumas vezes), que a gente tem de ter cuidado com a ingestão de açúcares e outros alimentos. Porém, em dia de festa, especialmente de aniversário, acho que podemos nos permitir umas liberalidades, né, não? rsrs. 

Este bolo foi feito para celebrar - ontem - o aniversário de minha filha Bellita. Ele tem massa de chocolate e recheio de mousse de menta. O chocolate (em pó) usado foi o que contém 50% de cacau. Claro que todos concordamos que este chocolate deixa o bolo mais chocolático e mais saboroso. Mas o que ninguém menciona é que ele deixa também a massa mais firme, ligeiramente mais seca e menos doce. Então é preciso escolher bem a receita ou ajustar as medidas dos outros ingredientes, para que o resultado seja o esperado.

Eu escolhi a massa do bolo da Cynthia por duas razões: ela já é um pouco úmida. E rende duas formas de vinte centímetros, o que é prático, pois a gente faz a massa (para um bolo médio) uma vez só. Todavia, eu fiz umas pequenas adaptações na receita. Se preferir, faça a receita de bolo de chocolate de sua preferência. Se ela for pequena, você terá de prepará-la duas vezes.





Bolo de Chocolate com recheio de Mousse de Menta

massa


6 ovos 
3 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó com 50% de cacau 
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio 
1/4 de colher de chá de sal

200 ml de café preparado (acrescente 1 colher de chá de café instantâneo ao café já preparado, para que ele fique mais forte)
120 ml de óleo de cozinha (usei de canola)
1 colher de chá de essência de baunilha (ou menos, se preferir)


Preparo
 

Unte e enfarinhe duas formas de 20 centímetros de diâmetro e ponha-as de lado. Peneire a farinha com o chocolate em pó, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve esta mistura. Bata as claras em neve firme, sem parar de bater junte as gemas, bata e acrescente o açúcar. Bata até ficar um creme fofo e claro  (bata por pelo menos dez minutos). Depois dos primeiros 5 minutos, Ferva o café com o óleo, Desligue a batedeira (após os dez minutos, claro) e remova a tigela com o creme de ovos. Despeje a mistura de café e óleo, ainda fervente, sobre o creme de ovos e misture tudo delicadamente (e rapidamente) com um batedor de mão (fouet). Acrescente imediatamente a farinha de trigo misturando-a delicadamente com o batedor de mão. Junte a essência e misture tudo. Despeje a massa nas formas preparadas e asse-as em forno médio, até que passem no teste do palito.

Chocolate quente 
(para umedecer a massa)

Prepare uma xícara de chocolate quente simples (pode ser com leite + achocolatado + açúcar) - para molhar o bolo. Você vai usar meia xícara deste achocolatado para molhar cada uma das massas que assou.

Mousse de Menta
 
(fiz uma receita simples, com leite condensado e creme de leite - de lata; se preferir faça uma receita mais gourmet, com creme de leite fresco e sem leite condensado)

Ingredientes

1 lata de leite condensado  (395g)
1 lata de creme de leite (300g)
1 pacote de gelatina em pó sem sabor (12 gramas) + 2 colheres de sopa de água (para hidratar a gelatina)
1 xícara (240 ml) de licor de menta
1/4 de colher de chá de corante alimentar verde (opcional)

Preparo
Ponha a gelatina numa tigelinha que possa ser aquecida. Despeje a água sobre ela e misture tudo. Leve a tigelinha ao banho-maria (não deixe que a água do banho-maria ferva). Mexa a mistura para que a gelatina fique bem dissolvida. Ponha todos os ingredientes da mousse no copo do liquidificador e bata tudo para misturar. Leve a mistura à geladeira (por uns 15-20 minutos) até que o preparado fique numa consistência um pouco mais firme (semelhante à da clara de ovo, só um pouquinho mais firme). Não deixe que o creme fique firme demais, pois você não conseguirá espalhá-lo sobre o bolo (por outro lado, se a mistura estiver por demais líquida, a massa do bolo vai absorvê-la!).
Montagem:  Usando um "aro" de acetato, como o da foto, monte o bolo assim:
Ponha o primeiro bolo no prato em que ele será servido. Passe a folha de acetato em volta dele e prenda-a com fita adesiva (desconsidere a distribuição de bolos e recheios que aparece na foto abaixo, pois esta foi feita para outro bolo). Molhe o bolo com meia xícara do chocolate quente, previamente preparado. Unte o interior do aro, logo acima do bolo, com óleo de cozinha, para evitar que a mousse grude nele. Despeje a mousse - já ligeiramente firme - sobre o bolo e espalhe-a uniformemente. Cubra o aro com filme plástico e leve tudo à geladeira, até que a mousse fique totalmente  firme (leva pelo menos 3 horas).



Depois que a mousse firmar. Ponha o segundo bolo sobre ela e molhe-o com o restante do chocolate quente. Ajeite bem os bolos e leve-os de volta à geladeira, enquanto prepara o ganache. Cubra o bolo com o ganache e decore-o como desejar.
 
Ganache de chocolate
 
Ingredientes

300g de chocolate meio amargo (de boa qualidade) picado ou ralado (no lado “grosso” do ralador)
1 caixinha de creme de leite (200g)

Preparo

Misture os ingredientes e leve-os ao micro-ondas (ou ao banho-maria) até que o chocolate derreta completamente. Leve a mistura à geladeira, para esfriar e engrossar um pouco.  Bata a mistura na batedeira até que ela comece a clarear e então empregue (isto deixa o preparado mais cremoso, mas você pode simplesmente aplicar o creme no bolo, se ele já estiver mais firme). Se o ganache ficar duro demais, volte a amolecê-lo, acrescentando a ele algumas gotas de leite fervido e quente (cuidado, são só algumas gotas!).

 ************************

Preparei uma mesa simples, para o aniversário de Bellita, ontem. A festinha foi só para o pessoal de casa.





************************* 

Filme 


O quarto de Jack


Não me convém falar muito sobre este filme, para não correr o risco de revelar detalhes da trama, que é simples. Ele é comovente, pungente mesmo em alguns trechos (Confesso que chorei em um desses trechos). E Brie Larson ganhou recentemente o Oscar de melhor atriz, por seu desempenho nesta obra. Mas o menininho (Jacob Tremblay), que faz o filho dela, também é esperto e bastante convincente.  
 Só me atrevo a dizer que o menino viveu confinado num único cômodo, até  completar 5 anos de idade. E só então sai à rua, para descobrir (estranhar e se encantar) com o mundo existente, além das paredes do seu quarto. Muito bom, recomendo!
Ficha Técnica:
Título original: Jack's room (2016 - Canadá-Irlanda)
Diretor:Lenny Abrahamson
Elenco: ,   Joan Allen (sempre competente) e o - para mim, pelo menos - sempre surpreendente






19 comentários:

Adriana Balreira disse...

Que bolo lindo esse! Amo bolo de chocolate, mas não curto muito é o mousse de menta. Mas até que combinado com chocolate fazem uma dupla perfeita. Adorei o jeito que ficou dentro. E deve ficar muito gostoso,bem molhadinho.
E esse filme, estou louca para assistir. Dizem que é maravilhoso e ela mereceu mesmo o oscar. E o menino é fofo demais!
Beijos
Adriana

Prata da casa disse...

Olá Marly: antes de mais parabéns à Bellita ( minha irmã também é Belita ,diminutivo de Anabela). O bolo é mesmo um bolo de Amor! É preciso amar muito para fazer esta obra de arte tão bonita e, de certeza, deliciosa.
Quanto ao filme ainda não vi,mas estou bem curiosa.
Bjn
Márcia

chica disse...

Adorei o bolo bem molhadinho e parabéns ! A decoração, um amor também! E esse filme está na minha lista! Ainda não deu! bjs, ótima semana,chica

Pedrita disse...

parece gostoso o bolo. quero muito ver esse filme. já elogiaram muito e disseram que tenho q ver. beijos, pedrita

Patricia Merella disse...

A Belita tem sorte de ter uma mãe tão prendada,presente e generosa!
Amei a mesa e o bolo,o que falar? Morri claro,tu sabe que amo chocolate!
Que seja sempre feliz tua menina,o filme,quero muito ver,beijinhos

Liliane de Paula disse...

De bolo não falo porque nem gosto, nem faço.
Mas da beleza do bolo, falo sim.
Bonito, bem bonito.
Como é o nome de Belita?
Ela é a dona do gato lindo, do nome feio?

O filme ainda nem vi.
E não me incomodo quando leio ou falam do final do filme.

Beth Martins disse...

Lindo bolo amiga parabens

Colher de Pau e Salto Alto disse...

Que lindo!!
Deve ser uma delicia.
Beijinhos
Vânia
http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

São Ribeiro disse...

Muitos parabéns á aniversariante.
O bolo ficou lindo e com esse recheio deve ser uma delicia.
Confesso que já estive para ver esse filme, mas tive receio que fosse chato.
Mas agora fiquei com vontade de ver .
Boa semana.

Arione Torres disse...

Oi amiga, adorei o bolo, a decoração ficou muito fofa!
Beijos e fique com Deus!!

tatiane disse...

Marly, parabéns à sua filha! Adorei a receita da massa, vou fazer uns testes aqui, rs. Notei que não vai nada lácteo na massa e já estou matutando algum bolo de aniversário para a Clara, ano passado ela não se ligava muito em bolos então escolhi algo mais para o paladar dos convidados do que da aniversariante. Mas neste ano o bolo tem que ser para ela e que seja lac free. Vou tentar um café mais fraco, ou até mesmo usar somente água. Depois conto!
beijos

Lili disse...

Linda a festa e muito interessante e comovente o filme. Depois me conta em qual parte vc chorou? :*

Ana Maria Braga disse...

É o tipo de bolo que eu gosto.
Desejei uma fatia.
Parabéns para a filhota.
Vc. é muito prendada.
Fez muitos cursos para chegar no que está?
Bjs, Marly

livroslt@hotmail.com.br disse...

Oi Marly,parabéns para a sua filha,saúde e muitas alegrias! O bolo e a mesa ficaram lindos! Chocolate com menta deve ser uma delícia,nunca experimentei essa combinação no bolo.Bjss.

Liliane de Paula disse...

Marly, "pelamaedoguarda"! Como é que um nome tão lindo como Isabella, vcs chamam assim(risos)?
Isabella, mil vezes Isabella.
Beijo

Regina disse...

Hummmmm esse dueto chocolate e menta me agrada muito!!!
Alem de lindo esse bolo me parece delicioso :)

E o filme to doidinha para assistir!!
beijos e lindo fim de semana.

Arione Torres disse...

Oi Marly, que delícia de bolo!! hmmmmmmmmmmmmmmmmmm!
Vim lhe desejar uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

Lili disse...

Oi, Te marquei numa tag no meu blog! Não sou muito de marcar pessoas em tag, mas era pras pessoas conhecerem novos blogs, então achei que seria uma boa indicar o seu! ;)

Jussara Neves Rezende disse...

Vivas à Bellita! E à Marly, que o bolo ficou lindo!
Desejei ver o filme. Vou procurá-lo amanhã - desanimada, porém, pois a roça em que moro está a cada dia mais roça e não se acha - quase nunca - o que se procura :/

Pin It button on image hover