terça-feira, 4 de outubro de 2016

Mousse de Atum + Mesas de Primavera


Olá, gente, como têm passado? Espero que muito bem! Estive às voltas com tantos contratempos, nos últimos dias, que acabei por resolver que só voltaria aqui quando desse, coisa que só aconteceu de fato hoje, rsrs.
Uma das minhas filhas tem feito, às vezes, aquele conhecido patê de atum, para comer com pães e torradas, no lanche da tarde. Então ontem eu resolvi fazer para ela esta mousse. Geralmente eu faço as mousses enformadas mais firmes, já que um dos trunfos desse prato é a sua bela aparência. Mas desta vez eu usei menos gelatina, pois queria que a mousse se assemelhasse mais ao patê, que é bem fácil de espalhar. Inspirei-me numa receita do chef John Butler (que modifiquei demais, aliás, rsrs).


Mousse de atum enformada 

xicara = 240 ml
 
Ingredientes

2 latas (de 170 gramas cada uma) de atum em óleo (escorra o óleo)
3/4 se xícara de maionese
2 caixinhas de creme de leite (200 gramas cada uma)
½ cebola média picada
Pimenta do reino branca moída e sal a gosto (opcionais)
¼ de xícara de pimentão vermelho bem picadinho
14 gramas de gelatina em pó sem cor e sem sabor (é 1 envelope e  mais - cerca de ¼ de colher de chá)

Guarnição (opcional, você pode usar outros ingredientes ou nenhum, se preferir)

1 limão Taiti médio (higienizado) cortado em rodelas
4 tomatinhos (higienizados) cortados em quartos

Preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes da receita exceto a gelatina e o pimentão. Numa tigelinha que possa ser levada ao fogo, misture a gelatina com 3 colheres (sopa) de água fria. Leve a tigelinha ao banho-maria, em água bem quente (não fervente). Junte mais 3 colheres de água fria à mistura de gelatina. Acrescente a gelatina dissolvida aos ingredientes batidos no liquidificador e bata tudo rapidamente. Sem bater mais, junte o pimentão à mistura. Verta a mistura numa forma previamente molhada. Leve a forma à geladeira por pelo menos 3 horas. Passe uma faca cuidadosamente em volta da mousse e depois passe a forma cuidadosamente por água fervente (por uns 5 segundos!). Vire a mousse no prato em que for servi-la.

Nota: se preferir uma mousse mais firme e com maior possibilidade de manter o desenho da forma, acrescente mais gelatina ao preparado; use 16 ou mesmo 20 gramas de gelatina em vez de 14 gramas. Se desejar uma mousse mais aerada, use creme de leite fresco, no lugar do de caixinha. Nesse caso, bata o creme de leite bem gelado, à parte, e acrescente-o aos outros ingredientes que foram batidos no liquidificador, misturando tudo delicadamente, com um garfo ou fouet. 

**************************************** 

As Mesas

Felizmente começou a Primavera, estação de clima ameno e muita beleza. A Primavera tem também o dom de renovar o meu ânimo e esperança.

 
Por tudo isso resolvi montar umas mesas com o espírito da Primavera.


 Aproveitando também as flores que tenho comprado em arranjos de centro de mesa.




As mesas abaixo já são mais antigas (não foram montadas agora)



No mais eu tenho procurado ler, no pouco tempo de que disponho:


Tenho lido mais livros que falam sobre política, história do Brasil ou sobre o que pensam as pessoas que andam agitando o povo no momento atual. Mas já vi que eu não compartilho de muitos dos pontos de vistas de algumas dessas pessoas, rsrs.



 

9 comentários:

Pedrita disse...

adoro atum. aqui está frio direto e chovendo esses dias. nem deu pra sentir o clima da primavera. mas as flores já aparecem. beijos, pedrita

Patricia Merella disse...

As tuas mesas sempre linda minha querida! Aprendi no curso um mousse de salmão, muito parecido com este teu de atum que ficou lindíssimo. Beijinhos

Patricia Merella disse...

As tuas mesas sempre linda minha querida! Aprendi no curso um mousse de salmão, muito parecido com este teu de atum que ficou lindíssimo. Beijinhos

Prata da casa disse...

Olá Marly: vou começar pelas mesas que estão lindíssimas. Concordo contigo: a primavera renova as nossas energias e ânimo. É uma estação que adoro.
A mousse de atum também está linda assim enformada.Ficou muito bem decorada.Até dá dó desmanchar,não é?
Bjn
Márcia

www.sosimplesassim.com.br disse...

Ficou um charme sua mousse, Marly! E quanto mesa l
Bj,
Lylia!

sadhia disse...

a mousse me deixou cheia de vontade de fazer e as mesas me deixaram encantada ..que lindas amei demais
bjokas

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Bela mouse.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/pate-de-atum-fit.html

Rosita Vargas disse...

Bello y rico mousse una verdadera delicia,linda mesa me gusta,abrazos.

Anônimo disse...

Que mesas super encantadoras,linda decoração de mesas,gostei imenso!!

Pin It button on image hover