terça-feira, 30 de maio de 2017

Receitas Juninas




Olá, pessoal! Junho já está aí, com as suas deliciosas festas caipiras, né? Pensando nisso me lembrei das muitas receitas da época que já postei aqui. Inclusive, comecei a preparar algumas das iguarias típicas - como o bolo da foto aí em cima (que é o mesmo da fatia abaixo). Isso me fez ver que é oportuno publicar alguns links aqui, porque a gente meio que esquece certas receitas no restante do ano, apesar de elas fazerem bonito em qualquer época. 

 
   Este bolo de milho, milharina e coco, de liquidificador, é fácil de fazer e delicioso (e ainda tem a vantagem de não levar glúten). Publiquei a receita dele aqui, em 2009.

 Há outros bolos de milho/fubá, aqui no blog, inclusive este, que foi coberto com curau.


E tem muito mais:

                                                                  Canjica

 
Muxá
 que é tipo um bolo de canjiquinha (sem forno!) muito úmido e saboroso



E ainda quentão, docinhos diversos etc. 

Bem, é só para o momento. Em breve estarei de volta! 




15 comentários:

Pedrita disse...

ah, que saudade de festa junina. bolo de liquidificador parece mágica. bejios, pedrita

Patricia Merella disse...

Marly querida, que saudades eu tenho das festas juninas do interior da Bahia.Obrigada por partilhar as receitas. Grande beijinho

As Mulheres 4estacoes disse...

Adoro as comidas típicas das festas juninas. Atualmente as festas são diferentes de quando eu era menina, já não se usa mais os vestidos caipiras, os trajes e danças ficaram mais modernos. Tenho felizes lembranças de quando ensaiava na escola.
Beijo e tenha um ótimo dia
Sônia

Adriana Balreira disse...

Marly,
AMO comidas juninas. Adoro bolo de milho. Irei testar as receitas. Ficaram tão fofinhos! Adorei
Beijos
Adriana

Prata da casa disse...

Uns doces tão bonitos e típicos da tão famosa festa junina, mas o que me cativou logo foi o Muxá, tão húmido e cremoso.No entanto, não me importava de provar um pouco de cada.Parecem todos tão bons!
Bjn
Márcia

Luciana F. Damiano disse...

Eu amo comida de festa junina!!!!
Vou agora mesmo aprender esse muxá que acho que não comi ainda, rsrs
Beijos

Gourmet disse...

Aqui só imaginando uma fatia desse bolo de milho com um cafezinho preto, heaven!!! Adorei, muito obrigada!

Marina Barcelos disse...

Oi Marly querida, fiquei babando no seu post e desejando esse bolo de milho ❤❤

Maria Célia disse...

Oi Marly
Que delícia de post, tantas iguarias gostosas, que eu adoro.
As suas fotos ficaram ótimas, muito apetitosas.
Beijo

Cibele Leite disse...

Oie, festa junina é bom demais, eu amo!!! Aqui na minha cidade tem o tradicional bolinho caipira é feito com farinha de milho e linguiça uma delícia
cibeleleiteblog.blogspot.com.br

Yolanda disse...

Querida Marly, fiz esse Muxá que é uma delícia, fez o maior sucesso e devo fazer outra vez. Gostaria que você me orientasse quanto a parte da água que não entendi bem, se desprezo a água do molho e qual quantidade de água na panela de pressão. Desde já obrigado. OBS: eu não usei a panela de pressão, bjs.

Yolanda disse...

Querida Marly, fiz esse Muxá que é uma delícia, fez o maior sucesso e devo fazer outra vez. Gostaria que você me orientasse quanto a parte da água que não entendi bem, se desprezo a água do molho e qual quantidade de água na panela de pressão. Desde já obrigado. OBS: eu não usei a panela de pressão, bjs.

Marly disse...

Oi, Yolanda,

Eu também amo esse doce! rsrs. Olha, eu mantenho a água e acrescento mais um pouco, se for necessário, para que o milho possa cozinhar sem queimar, já que ele vai absorvendo a água enquanto cozinha. Não precisa ser muita água, pois isso poderia deixar o doce cremoso, em vez de sólido, como deve ser. Faça outras vezes que você mesma há de chegar à quantidade de água que você prefere, já que ela afeta a consistência do doce.

Beijoca

Maristela Guilherme disse...

Eta trem bão1
A decoração desse bolo ficou linda.
bjinhos

Yolanda disse...

Obrigado querida Marly pela sua atenção, vou continuar fazendo esse doce delicioso, tem sido um sucesso. Bjs e Felicidades.

Pin It button on image hover