Google+ Followers

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Natal - Dicas para Empacotar Presentes, Decoração Artesanal e Cardápio para Natal e Réveillon



Olá, gente!
No momento em que comprei a flor dourada da foto acima,  para a decoração da minha árvore de Natal, ocorreu-me que ela daria uma boa melhorada numa embalagem de presente.



aqui eu simplesmente desenhei e recortei umas flores da planta 'bico de papagaio', a flor do Natal (Poinsétia) e a usei para decorar este presente. Quis comprar a caixa da direita (que já veio assim) porque me lembrei de que já postei o molde de um laço de papel aqui no blog, em 2014.



Depois decidi  empregar as bolas pequenas e a corrente com estrelas nas outras embalagens (da foto lá em cima), porque a minha intenção era também aproveitar elementos que já tivesse. Mas vejam que muitas vezes basta usar uma fita caracteristicamente natalina, que o pacote já fica lindo.

Por falar em estrelas, fiz estas abaixo para participar de um evento artesanal natalino promovido pela Monalise (vão lá na página dela - DIY com Monalise Nogueira -, para ver do que se trata, pois lá tem muitas ideias natalinas bacanas!)


vejam que estas estrelas ficam com um lindo aspecto 3D




Para fazê-las basta imprimir o molde acima (este foi feito por minha filha Bellita) e copiá-lo (com carbono) no papel escolhido.  E depois de cortá-las, é só dobrar nas linhas marcadas, levantando cada face. Se não for apenas decorar paredes, e quiser que as estrelas sejam vistas de todos os lados, terá que colar duas delas nas bordas. Esta operação é um tiquinho mais difícil, pois um lado da estrela terá que ficar sem colar, até que você possa introduzir um lápis ou algo assim, através dele, a fim de levantar de novo as faces que se achataram. Também aconselho que se cole o cordão que as sustentará com fita adesiva, em vez de passá-lo por um furo, como eu fiz. É que isso deixa a estrela mais elegante.


estas são do ano passado





Cardápio nº 1 de Natal - Réveillon



Eu sempre digo que nas festas a gente tem que comer o que gosta. No entanto, festas como o Natal e o Réveillon têm uns pratos clássicos, como é o caso do peru e do Tender. Aqui em casa, há muitos anos nós substituímos o peru por um dos frangões gigantes, que podem aparecer no mercado nesta época, com nomes como Chester, Master, etc. Diferentemente do peru, essas aves têm carne tenra e úmida, razões de eu dar preferência a elas. O meu tempero (modéstia á parte, muito bom) para peru, que tenho usado ultimamente é este:

Tempero Delicioso para Peru
(para um peru de 5 Kg)
  
Ingredientes

4 colheres (sobremesa) de sal ou a gosto
5 dentões de alho sem casca ou a gosto
6 folhinhas frescas de sálvia (ou duas colheres de chá da seca)
1/4 xícara (chá) de mostarda de Dijon (ou, se não tiver,  óleo de cozinha)
3/4 xícara (chá) de vinho branco seco 
2 ramos de tomilho fresco ou 1 colher (de chá) do seco (ou a gosto)
6 folhas de manjericão fresco ou 1 colher (chá) de manjericão seco
1 pimenta de cheiro higienizada

4 limões para lavar o peru

 Preparo

Lave bem o peru com água e o sumo dos limões. Bata todos os ingredientes do tempero no liquidificador  (ponha as folhas por último e dê depois só uma pulsada). Esfregue bem o tempero no peru (veja como na nota abaixo).  

Nota: Pelo menos dois dias antes (daquele em que o peru será assado), tenha-o já descongelado à mão. Lave-o bem com água corrente; esfregue nele - por fora e por dentro - o sumo dos limões e depois enxágue. Finalmente, numa bacia, esfregue nele os temperos (esfregue a marinada no peru,  por dentro e por fora, e introduza o tempero sob a pele, metendo os dedos através da pele das sobrecoxas e descendo os dedos até a extremidade do osso da coxa, temperando-as;  espalhe o tempero sob a pele do corpo, até atingir o peito (se necessário, corte a película que une as sobrecoxas ao corpo; mas faça tudo com muita delicadeza, para que a pele não se solte totalmente, pois isso deixaria a ave com um aspecto feio).   ponha o peru temperado (e os temperos que escorrerem) num saco plástico bem fechado. Leve-o saco à geladeira e deixe o peru na marinada por pelo menos 12 horas; eu deixo mais tempo.

A receita do Tender está aqui.
A receita do bobó de camarão está aqui.
e a receita do pernilzinho está aqui.

Acompanhamentos
(só algumas sugestões, aqui no blog tem muitas outras receitas!)



Torta de bacalhau, receita aqui (para a receita da massa clique na palavra "essa")
Salada você pode fazer de acordo com o seu gosto
quiche de abobrinha, receita aqui
e mousse de atum (ou salmão), receita aqui


Sobremesas
(só algumas sugestões também, neste blog tem muitas outras)




 Pudim de leite, receita aqui,
Bolo de nozes com recheio de baba de moça e cobertura de marshmallow + fios de ovos, receita aqui.
Mini Pavlovas, receita aqui. 
e Pavê de abacaxi (trifle de abacaxi e coco), receita aqui.

Bem, é só para o momento, mas vem mais sugestões para as festas de fim de ano no próximo post, até já!



10 comentários:

Patricia Merella disse...

Querida Marly,que post delicioso.Tudo lindo e maravilhoso.As embalagens ficaram lindas.As comidas é de comer com os olhos. Mas não me atrevo ir a cozinha.Cá em casa as tarefas domésticas são partilhadas. O marido cozinha e eu limpo. O filho coloca e tira a mesa. Mas esta sobremesa Mini Pavlovas fiquei louca para fazer. Já guardei. Grata por partilhares.Muitos beijinhos!

Pedrita disse...

lindos. eu gostava de comer tender. não gosto muito de chester não. raramente comia peru. adoro essa receita de mousse de atum. beijos, pedrita

A Paixão da Isa disse...

Wuaonh tudo mesmo a pensar nas festas e tudo mt bonito parabens adorei este post mt bonito e com sugestaoes mt boas obrigada pela partilha bjs e boas festas

Luciana F. Damiano disse...

Ideias para embalagem e receitas incríveis!!
Obrigada por compartilhar.

Prata da casa disse...

Querida Marly: fazes tudo com requinte, amiga. Os presentes ficaram lindos com estas fitas e as sugestões de comidas e sobremesas são sempre de deixar água na boca.
Bjn e votos de um feliz Natal
Márcia

Dalva Rodrigues disse...

Quanta coisa linda e deliciosa, Marly! As sobremesa então...que tentação!
Beijos

Maristela Guilherme disse...

Passando para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde, paz e prosperidade.
bjs

Bruxa do 203 disse...

Cada prato, acompanhamento e sobremesa!!!! Dá vontade de fazer todos!!!!

Que pacotes mais lindos e perfeitos.

Yolanda disse...

Querida Marly, obrigado por dividir tantas sugestões de bom gosto. Feliz Natal e Ano Novo, bjs.

Bárbara Daisy disse...

Ai Marly! Que lindas e deliciosas dicas! :P

Arrasou!
Pena não ter visto antes! Teria incrementado os embrulhos de presentes!

:**

Pin It button on image hover