terça-feira, 3 de abril de 2018

Bolo de festa de 3 camadas e dois recheios: doce de leite condensado e brigadeiro de chocolate branco - O bolo da Páscoa de 2018!





Olá, gente! Finalmente encontrei disposição para voltar ao blog, nesses dias de tantos desagrados e desafios (refiro-me à situação do país). De qualquer modo, tenho cozinhado muito, como sempre, e um dos pratos que fiz foi este bolinho, que nos serviu de sobremesa, em nosso almoço de Páscoa.
O pessoal de casa gostou muito deste bolo, que resultou agradável ao paladar pelos sabores que combinavam entre si.  Outra coisa boa é que todos os elementos deste bolo são fáceis de fazer e há muito tempo caíram no gosto do povo, como é o caso do doce de leite. Mas o doce de leite que usei foi feito -  rapidamente - por mim mesma, a partir de uma lata de leite condensado, o que o deixou ainda mais saboroso. A outra camada de recheio era um brigadeiro de chocolate branco, que foi posto entre as massas branca e escura. Você pode fazer este bolo com as massas que preferir (amanteigadas, pão de ló, etc.), ajustando as medidas, pois outra vantagem deste bolo é que ele pode ser aumentado sem problemas!

Bolo de Festa de 3 camadas, com recheios de doce de leite e brigadeiro branco

Bolo Básico branco de baunilha (Para bolo de festa pequeno)

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
4 ovos médios
1 e 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de leite
1 colher de chá rasa de essência de baunilha
2 colheres de chá de fermento químico, para bolo

1/4 de colher de chá de sal

Preparo

Unte com manteiga o fundo de duas formas comuns de 17 centímetros de diâmetro (ou de uma forma alta de 17 centímetros de diâmetro por 10 centímetros de altura). Forre o fundo da forma (ou das formas) com papel manteiga, untando também papel. Não precisa untar as laterais da (s) forma (s) Bata os ovos com a manteiga e e o açúcar na batedeira por uns 5 minutos. Junte os demais ingredientes e bata de novo até que tudo fique misturado. Ponha a massa na forma (ou nas formas) preparadas. E leve-a (as) ao forno médio por uns 40 minutos (o bolo alto demora um pouco mais para assar, faça o teste do palito!).


Bolo de Chocolate (camada intermediária)

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 ovo grande
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de chocolate em pó com alto teor de cacau
1/2 xícara - caprichada - de leite
1 colher de chá de fermento químico para bolo

8 gotas de essência de baunilha (ou de chocolate)

Preparo

Unte com manteiga o fundo de uma forma de 17 centímetros de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga e unte-o também (não precisa untar as laterais da forma). Misture todos os ingredientes da receita numa tigela. Despeje a mistura na forma preparada. Leve a forma ao forno, em temperatura média (180º C), e deixe que a massa asse por uns 30-40 minutos (o bolo estará assado quando você introduzir um palito de dentes no centro dele e o palito sair limpo).


Calda

2/3 de xícara de leite 
2 colheres de sopa de achocolatado Nescau (adoce a gosto ou não adoce, como eu fiz)

Misture tudo e borrife a mistura nas 3 camadas (os 3 bolos). Faça isso só quando os bolos já estiverem sendo montados e recheados. 

Recheios

Doce de leite condensado rápido, com caramelo

1 lata de leite condensado
2 colheres de chá de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
100 gramas de creme de leite (meia caixinha)

Preparo

Leve o açúcar ao fogo, numa panela pequena, e deixe que ele caramelize, cuidando para que não queime (não mexa na mistura, se preciso, vá inclinando a panela enquanto o açúcar carameliza). Depois que o açúcar caramelizar, junte a manteiga, o leite condensado e o creme de leite e cozinhe tudo até que engrosse (demora uns 10 minutos, no mínimo, o ponto é o  de doce de leite pastoso). 

Brigadeiro de chocolate branco

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 e 1/2 colheres de chá de manteiga
100 gramas de chocolate branco

Preparo

Misture tudo e leve ao fogo, para cozinhar, mexendo sempre e abaixando o fogo, depois que a mistura ferver (cuidado pois a mistura espirra ao ferver). Estará pronto quando o doce engrossar e começar a mostrar o fundo da panela (ponto de brigadeiro).

Ganache de chocolate amargo e chocolate ao leite
Ingredientes

200g de chocolate meio amargo (de boa qualidade) picado ou ralado (no lado “grosso” do ralador)
100 gramas de chocolate ao leite (de boa qualidade) picado ou ralado (no lado “grosso” do ralador)
1/2 caixinha de creme de leite (100g)

Preparo

Misture os ingredientes e leve-os ao microondas (ou ao banho-maria; no micro-ondas a mistura deve ser derretida a meia potência,  em intervalos de 30 segundos) até que o chocolate derreta completamente. Depois de derretida, leve a mistura à geladeira, para esfriar (e engrossar um pouco; demora, no mínimo, 1 hora). Uma vez que a mistura esteja cremosa, empregue-a para cobrir o bolo (se a mistura endurecer demais, passe 1 colher dela para um pratinho, e leve-o ao micro-ondas para derreter, em potência mínima (1 ou 2) por 3 segundos. Junte a mistura derretida ao ganche endurecido e misture tudo.  

Montagem do bolo:

1- Tire o primeiro bolo branco da forma. Se ele estiver irregular (com "barriga") corte a parte irregular, para que o bolo fique reto. Lave e seque a forma e forre-a com um pedaço de filme plástico (o filme plástico deve ser do mesmo diâmetro do bolo e servirá para facilitar o desenforme do bolo que está sendo montado). Se assou um único bolo, na forma alta, você terá que cortá-lo exatamente no meio - horizontalmente - para formar então duas camadas de bolo.
2 - Ponha o bolo na forma (ou uma das camadas), sobre o filme plástico, molhe-o com 1/3 da calda de chocolate e espalhe o doce de leite sobre ele.
3 - Ajeite uma faixa de acetato em volta do bolo, prendendo-a com um pedaço de adesivo (o rolo de acetato é vendido nas lojas de festa, você tem que comprar um que tenha largura no mínimo igual à altura do seu bolo montado; veja a imagem abaixo; o seu bolo não precisa ser montado numa forma de abrir como a da foto. Nota: caso tenha assado o bolo na forma alta, de 10 centímetros de altura, você pode montar o bolo nela e não necessitará da faixa de acetato. Neste caso, você terá que - depois de lavar e secar a forma - de forrá-la com filme plástico, antes da montagem do bolo. Isso é para facilitar depois o desenforme do bolo. 



 3 - Acerte o bolo de chocolate como fez com o primeiro (se ele estiver irregular); molhe-o com 1/3 da calda e espalhe o brigadeiro de chocolate branco sobre ele.

4 - Ponha o segundo bolo branco sobre o de chocolate, molhe-o com o que restou da calda e cubra este bolo com um pedaço de filme plástico. Ponha um círculo de material duro e limpo sobre este bolo (o círculo deve ter o mesmo diâmetro do bolo, eu uso um fundo de forma de montar, para fazer isso)

5 - Pegue um objeto pesado, de uns dois quilos (uso um pacote de mantimento de dois quilos), meta o objeto dentro de um saco plástico novo e limpo, feche o saco e ajeite-o sobre o círculo que foi posto sobre o bolo. Isso servirá para prensar o bolo, o que fará com que as camadas fiquem regulares e bem quinadas.

6 - Leve o bolo com - o peso sobre ele - à geladeira, por pelo menos 2 horas.

7 - Tire o bolo da geladeira pelo menos meia hora antes de cobri-lo com a ganache, para que ele volte à temperatura ambiente. Tire o peso de cima dele. Tire o círculo e o pedaço de filme plástico que foi posto em cima do bolo. Passe uma espátula grande, ou uma faca grande, cuidadosamente, em volta do bolo e então solte a faixa de acetato (todos esses cuidados devem ser tomados também com o bolo que foi montado na forma). 

8 - Ponha o prato em que vai servir o bolo em cima dele e - cuidadosamente, vire o bolo sobre o prato (veja que o bolo assim ficará "de cabeça" para baixo. Se você quiser, pode virá-lo novamente, mas eu não fiz isso, desta vez, e este é o motivo de a calda que molhou o bolo estar aparecendo no fundo das camadas (veja a foto da fatia), e não nos topos delas, como deveria. Caso você queira que o bolo fique com a "cabeça" para cima, deve virá-lo uma vez, sem retirar o pedaço de filme plástico, e depois uma outra vez sobre o prato em que irá servi-lo. Na montagem do bolo, os dois pedaços de filme plástico - do fundo e do topo - devem ser retirados, obviamente. 

9 - Aplique o ganache no topo e laterais do bolo e decore-o como desejar.

***************

É só para o momento, até breve!
 (desta vez espero que seja breve mesmo, estou cansada de ficar longe do blog, rsrs)]



23 comentários:

Anajá Schmitz disse...

Olá,
menina que bolo lindo e deliciosos. Adorei a dica e estou levando a receita. Fui ao médico hoje, e me proibiu de comer doces. Sou pior que formiga, como doce todo dia. Comprei um pote de três quilos de doce de leite do Uruguay e comi quase a metade em duas semanas. hahha Que tristeza ficar sem comer um bolo de chocolate.
Bjos tenha uma ótima semana.

Prata da casa disse...

Olá Marly: uma sugestão mais do que perfeita para qualquer festa! Ficou um bolo lindíssimo e , com estes recheios, só pode ter ficado uma delícia! Adorei a decoração com os ovos de Páscoa.
Bjn
Márcia

Pedrita disse...

nossa, parece uma delícia. e como fica bonito montado. beijos, pedrita

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly, que delicadeza e capricho, parabéns pela bela sobremesa!!
Adorei esse recheio de doce leite com caramelo, vou fazer!
Abraço!

Patricia Merella disse...

Querida Marly,estou salivando. Lindíssimo e parece-me delicioso. Vou levar a receita,grata por partilhares. Continuação de boa semana,beijinhos!

Letrícia disse...

Ai, Marly, como sempre, você arrasa. Que primor de bolo. Há muitos anos, provei um bolo de camadas que lembrava este, que você fez - acho que foi um dos bolos mais gostosos que comi na vida. Se as minhas parcas habilidades permitirem, quero um dia ousar fazer essa belezinha!

Beijos, e que bom que você voltou.

A Paixão da Isa disse...

amiga eu so digo wuaonh mas que maravilha ficou 5* adorei essa fatia que deu agua na boca hummm bjs

Yolanda disse...

Que bolo delicioso, muito interessante esse doce de leite, vou fazer. Uma dúvida, quando juntar o restante dos ingredientes, pode mexer? Bjs.

Marly disse...

Oi, Yolanda,

Depois que você junta os demais ingredientes do doce você deve mexer a mistura enquanto cozinha, senão ele gruda no fundo e queima.

Beijoca

_ Gil António _ disse...

Visitando, vendo, lendo e elogiando as suas publicações. O aspecto visual é delicioso. Imagino degustar uma fatia...
.
* Saudade de ter ... Saudade *
.
Feliz início de semana
Boa tarde

Marta Moura disse...

Lindo.

CRIKA disse...

Que delicia de bolo de Pascoa! AMO bolos recheados e o seu está lindo!!!! Também passo por períodos que não consigo postar, muitas vezes por falta de tempo, outras por falta de inspiração , mas sempre acabo voltando!!! Que legal que vc também voltou! Bom Domingo! Beijos

Debora disse...

Que bolo mais lindo!

Eu também tive que me ausentar dos blogs por algum tempo mas agora estou voltando. Espero que o até breve" também se aplique a mim!

Filha de José disse...

Que coisa linda e deliciosa.
Também amo fazer bolos assim.
Adorei o seu passo a passo.

AnaVi
filhadejose.blogspot.com
cartashoje.blogspot.com

Gourmet disse...

Oba!!! receitinha sua na blogosfera é sempre uma alegria. Não tem como não amar esse bolo!

_ Gil António _ disse...

Visitando, vendo, lendo e elogiando as suas publicações. Que aspecto delicioso. Apetece mesmo dar uma trinca, lol
.
* Ouvindo o silêncio dos Areais. *
.
Abraço Poético.

Sandra disse...

Lindo e parece delicioso. Bom fim-de-semana. Beijinho.

Jussara Neves Rezende disse...

Marly, que fatia mais maravilhosa! Morrendo de vontade aqui. Abraço e saudade!

Milia disse...

Hola Marly.
Hace mucho que no te visito, pero había dejado tu último comentario pendiente fiel a mi principio de que devuelvo la visita aunque sea tarde.
Veo que tampoco publicas mucho, pero tus recetas siguen siendo espectaculares... este es pastel es de los que hacen babear... me encanta!
Un gran abrazo

Adelaide Araçai disse...

Amei essa receita de bolo, concordo que os sabores combinam entre si...
Abraços

Pedrita disse...

sobre o seu comentário sobre o livro versos satânicos: esse é o problema do fanático religioso q transformou esse livro do rushdie em religioso só pelo nome. seria o mesmo que no brasil saísse um livro chamado apócrifos e ser condenado pq a igreja não reconhece os livros apócrifos. versos satânicos existem e não são de satanás. os versos satânicos são livros religiosos que não foram reconhecidos pelos religiosos muçulmanos. na igreja católica os livros religiosos não reconhecidos pela igreja foram chamados de apócrifos. na religião muçulmana foram chamados de versos satânicos. mas mesmo alguns muçulmanos, bem como alguns católicos, reconhecem esses livros religiosos. o livro versos satânicos é sobre dois homens, na verdade dois atores indianos que sobrevivem estranhamente a uma explosão de um avião. como a região tem muito atentado, o livro fala muito superficialmente do atentado q provoca a explosão do avião. pq o livro é sobre esses dois homens e suas relações com o mundo. não é um livro religioso. nem tem a intenção de falar mal de fé alguma. e não podemos deixar de ler um livro só pq um fanático religioso q muito provavelmente nem leu o livro determinou condenável só por ser o nome de livros religiosos muçulmanos não considerados.

Sofia Inês disse...

Olá.. o meu bolo baunilha não cresceu quase nada..sobretudo o de baunilha... :((

Marly disse...

Olá, Inês,

Que pena que o seu bolo não tenha crescido. São inúmeras as causas para que um bolo não cresça (bater pouco a mistura de ovos e açúcar, abrir o forno antes de o bolo estar assado...). Da próxima vez, tente bater as claras - em neve/castelo - em separado, e misturá-las gentilmente à massa.

Abraço

Pin It button on image hover