Venho tencionando, há tempos, abordar as datas significativas do mês, nos meus posts. Masss, como o tempo parece conspirar sempre contra mim, não tenho conseguido fazer isso a contento. Em outubro (que já está quase começando), pretendo postar pelo menos duas receitas direcionadas às crianças; vamos ver se vai dar! rsrs. Mas a festa do Halloween, que acontece no final do mês, já está movimentando muita gente, principalmente aqui em minha cidade, onde a presença de norte-americanos é bastante expressiva. Há duas semanas eu e meu marido estivemos em certa área comercial da cidade, e lá vimos pelo menos quatro lojas abarrotadas de artigos para o Halloween. Talvez por isso eu tenha recebido três e-mails, nos últimos dias, com solicitação de receitas para esta festa. Então eu improvisei, rapidamente, essas duas, que estou apresentando agora, mas tenciono publicar, em breve, mais duas, de salgados. Todavia, a dica que dou para quem esteja à procura desse tipo de receita é que faça as receitas típicas de festa, dando a elas uma 'roupagem' de Halloween. Foi o que fiz com essas duas, pois os pratos que evocam coisas nojentas e afins não me agradam, rsrs.
E os fantasmas se divertem!
Os fantasminhas da foto foram feitos com essa receita de suspiros. É só puxar os docinhos para cima e, depois de assados, "colar" neles uns olhinhos que são aquelas bolinhas de chocolate, bem pequenas, usadas às vezes para revestir doces como brigadeiros. Essas vieram num pacote em que havia bolinhas brancas e escuras. Eu usei chocolate derretido para colá-las, mas vi que teria sido melhor usar uma "cola" branca, como a própria "massa" do suspiro. Caso pretenda usá-la, no momento em que for fazer os docinhos, reserve um pouquinho do merengue (talvez o equivalente a 1 colher de sopa), bem coberto numa tigelinha na geladeira. Se você tem receio de comer clara crua, use o glacê real industrializado, vendido em lojas de produtos para festas.
As abobrinhas foram feitas com a massa de leite em pó para docinhos, é só colorir parte da massa com corante comestível da cor de "abóbora" e parte de verde, e modelar os docinhos. Evidentemente, qualquer massa modelável branca, para doces, serve para este fim. Então, se você assim o preferir, faça as abobrinhas com outra massa. Massa de brigadeiro branco e similares podem resultar em docinhos até mais perfeitos! Mais docinhos para o Halloween aqui.
Docinhos de leite em pó
(em forma de abóboras para o Halloween)
Ingredientes
400g de leite em pó (1 lata)
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
½ xícara (chá) mais 2 colheres (sopa) de leite de coco*
Gotas de corante alimentício na cor laranja
Gotas de corante alimentício na cor verde escuro
Preparo
Misture os três primeiros ingredientes, até que se forme uma massa homogênea (atenção: Pode ser que não seja necessário o acréscimo das duas colheres de leite de coco, só as acrescente se, depois de misturar muito bem os ingredientes, constatar que a massa ainda não dá ponto de enrolar. Não se apresse nesse ponto, pois à medida em que a massa é manipulada, o leite em pó vai soltando gordura, que supre os líquidos necessários. Depois de homogeneizada, separe ¼ da massa para fazer as folhas. Tinja esta parte com o corante verde e o restante da massa com o corante laranja. Faça bolinhas com a massa laranja e dê a elas a forma de abóboras (risque-as com o lado não cortante de uma faquinha, imitando os ‘gomos’ das abóboras). Faça folhinhas com a massa verde e prenda-as ainda moles nas abobrinhas.
Dica: Este doce pode ser adaptado ao gosto de quem o faz. A quandidade de açúcar pode ser reduzida, à vontade. O açúcar refinado pode ser substituído por açúcar granulado. O único cuidado que se tem de ter, é no adicionar o leite de coco, que tem de ser feito gradualmente, até que a massa dê ponto de enrolar. A quantidade de leite de coco, portanto, é variável.
E para o filé, o que tenho hoje é - novamente - só uma dica de tempero! Quando uma colega de trabalho me falou, há muitos anos, que às vezes usava mostarda em creme e ketchup, juntamente com os temperos usuais, para temperar carnes assadas, eu fiquei meio cética. Botar ketchup industrializado numa carne como filé mignon? Não sei não, acho que isso vai estragar a carne, eu disse para mim mesma, rsrs. Mas, como o meu impulso para fazer experimentos culinários muitas vezes é irrefreável, um belo dia experimentei a dica e ... aprovei! Para uma peça de cerca de dois quilos, acrescento 1 colher de sopa de mostarda mais 1 colher de sopa de ketchup e meia de óleo de cozinha aos meus temperos usuais. Esfrego tudo na carne e levo-a ao forno até que asse. É só uma forma de variar um pouco o preparo do filé assado. Mas fica bom!
que engraçado esses fantasmas rsrsrs
ResponderExcluirMarly, os fantasminhas me lembram a famosa "Nha Benta", que delíciaaaa.....os docinhos de leite estão perfeitos!
ResponderExcluirBjo gde, Dani :)
Marly, que espetáculo amiga, muito fofinhos os fantasminhas e as abobrinhas, eu amei, parabéns!!!, bjkas e uma bela semana p/ vc queridona, ;)... ♥!!!
ResponderExcluirparabens adorei os teus fantasmas eheheh, original e lindissimos, boa ideia, os meus parabens, beijinhos
ResponderExcluirMah!!
ResponderExcluirVc é demais!! Que coisa mais criativa esse fantasminha minha amiga....
Eu não gosto de suspiros (só eu na nessa vida :) mas penso q daria uma mordidinha nesses...=D
Agora, me matou com essas abobrinhas... Lindas!
Fia...da carninha nem preciso comentar, né?! mas a farofa me agradou demais...amo uma farofinha...
Um bejim bem grande procê!
Outro dia fuçei por tudo (aqui) atras de uma torta de frango, nao achei, vou dar uma de pidoncha,podia postar uma receita né?
ResponderExcluirbjs
Nossa, ameeeeeiiiii! Marly, só vc pra preparar coisas taõ lindinhas e gostosas, e vou copiar viu? Bjs bjs
ResponderExcluirMarly,
ResponderExcluirAdorei suas ideias de docinhos.
Um fatasmiha destes agora ia me ser muito camarada...
Bjs
Marly,
ResponderExcluirFico encantada com seu capricho e criatividade.
Esses fantasminhas estão lindos, assim como as abobrinhas.
E o filé está com uma cara de ultra-apetitoso.
Vou experimentá-lo.
Beijos.
Marly, vc é super!!!!!Bjão,Rê.
ResponderExcluirOi Marly, que luxo esses fantasminhas!!!! E as abóboras?@@ Tudo de bom. A carne, querida, sem comentários. Senti até o gostinho...
ResponderExcluirBjs,
Verônica
Oi Marly, que gracinha seus fantasminhas! Amei! Os docinhos parecem trabalhosos, mas ficaram lindos também. E o filet mignon, bem, ja estou morrendo de fome... bjsss
ResponderExcluirMarly, tudo feito com tanto esmero...lindo mesmo! o file muito bom adorei. bjs
ResponderExcluirOi,Marly!!!
ResponderExcluirQue gracinha esses fantasmas!!!
E as abobrinhas entao...muito criativo.
Bjus e uma linda quarta-feira.
Oi, Marly!
ResponderExcluirEu com minhas novidades no mundo dos cosméticos e você na cozinha!
Adorei esses fantasminhas!! =)
E esse seu filé deve ter ficado uma delícia!
Eu também uso ketchup e mostarda em alguns pratos meus aqui em casa!
Beijinhosssss
Menina, que obras de arte esses fantasminhas e as abóboras...
ResponderExcluirE sobre o tenpero do carne também fiquei curiosa...
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Que lindinhos ficaram os docinhos, as crianças vão adorar, pena que os meus já cresceram...rs!
ResponderExcluirCostumo usar mostarda quando tenho que temperar alguma carne de véspera, principalmente frango, mas no mignon é novidade, vou experimentar aqui, depois te conto!
Bjuss!!!
Ai que lindo isso!
ResponderExcluirFicou uma graça!
Beijos
Obrigado pela visita!!!Adorei os fantasminhas!!!Haaa, copiei a receita dos sequilhos!!!Parecem ser muito bons???
ResponderExcluirBJs...
hummm delícias e mais delícias, os docinhos ficaram lindinhos e a carne muito apetitosa.
ResponderExcluirAdorei os fantasminhas...rs.. é incrível como uma ideia aparentemente simples se transforma em algo super original... parabéns Marly... muito legal mesmo... bjokas
ResponderExcluirMarly,
ResponderExcluirAdorei os docinhos!
Você acredita, que eu já estava a procurar docinhos para esse dia?
Ano passado fiz aranhas e ratinhos com a massa de brigadeiro, e me animei com esse doce de leite ninho.
Suspiros, eu já tentei fazer, e não deu certo, mas acho que vou comprar pronta e usar a sua idéia.
beijos
Ficaram tão lindosss :)...
ResponderExcluirbeijinhos
Que perfeição, estão lindos, tanto os fantasmas como as abóboras :)
ResponderExcluirOla,
ResponderExcluirGostei do blog! Parabéns!
Será que você teria interesse de receber as novidades da Nespresso?
Se sim, por favor, entre em contato no e-mail flora@mktmix.com.br.
Obrigada,
Flora Monteiro
que lindos! Parabéns!
ResponderExcluirPerder quilinhos como amiga...em cada blog amigo só tem delícias...eu engordo só de olhar...rs!!!
ResponderExcluirÓtimo fim de semana pra ti!
Bjuss!!!
Oie, vom fazer uma visita e vi o selinho das abobrinhas aqui! adorei! colei umas receitinhas pra variar o cardapio aqui de casa!
ResponderExcluiraqui tem sempre coisa boa, ô delicia!
um beijo doce e bom fim de semana
Roberta
Lail, Dani, Aninha, Beth, Vinni, Susi, Luana, Tida, Helô, Renata1, Verônica, Renata2, Angela, Normita, Aline, 'Dani','Rach", Fla, Manu, Welze, anastácia, Fabi, Fireman, Xana, Ameixinha, Flora, Guê, 'Rach' e Roberta,
ResponderExcluirMuito obrigada pela visita e comentários gentis, votos de que todos tenham um excelente fim de semana!!
Já adicionei o link do seu bloog,um grande abraço e muito obrigado pela parceria
ResponderExcluirhttp://recipeblogchef.blogspot.com/
Recipes
Marly, as abóborinhas são lindas, mas os fantasminhas estão umas ternuras irresistíveis! Adorei estas ideias brilhantes! :)
ResponderExcluirMarlyyyyyyyyy!!!
ResponderExcluirAntes tarde do que nunca e, tou aqui!!!
Desculpe a demora em te visitar, amiga! Mas estava com os probleminhas na net, que já foram resolvidos!
Amei os fantasminhas!!! Tão lindos! E as abóboras??? Me fez lembrar o tempo em que fazia biscuit e enfeitava os vidros para reciclar!!!
Vou esperar, ansiosa, as outras sugestões!!!
Beijão!
Nô
:o)
Minha querida amiga,
ResponderExcluirVocê como sempre nos presenteando com seu incrível talento na confeitaria!!! Enchem meus olhos!
Os docinhos estão muito graciosos, parabéns!
E o filé? Sem palavras, maravilha!
Um abraço,
Ótima semana pra voce!
que fantasminhas mais adoraveis!
ResponderExcluirMarly,
ResponderExcluirNão acredito que não tinha visto ainda esses fantasminhas! Adoro ideias criativas!
Estou como você, sempre pensando em fazer algo para o Dia das Crianças, mas... a ideia que me passou pela cabeça foi-se... Estou completamente ocupada com mil coisas, saúde, inclusive.
Mas amanhã tem novidade no Naco Zinha, coisa de mãe, dê uma passada lá!
Ah, esse tempero não tem como ficar ruim, vou experimentar.
Bjs.
Que fofo Marly!!!!!
ResponderExcluirNossa adorei a idéia, tão simples e tão lindinho!
Beijos
A Copê
Olá estou passando por aqui para divulgar o SORTEIO lá no meu blog.
ResponderExcluirSe puder dar uma passadinha, vai ser prazer ter sua companhia.
Participe : http://tatidesignercake.blogspot.com/2010/10/dia-das-criancas-cesta-de-doces.html
bjs
Tatiana Bonotto
Marly,
ResponderExcluirQue fofura esses fantasminhas!!! E as abobrinhas? Lindas demais! Parabéns, você é muito talentosa!!!Adorei também a dica do tempero da carne.
Beijos!
adorei esses fantasmas, e esses docinhos de leite ninho...uhhhh!!!!são deliciosos!
ResponderExcluirObrigado pela dica do temperinho da carne.
BJS
Ana Lucia
tiamaluca.blogspot.com
Marly, que legal sua receita!!!!!!! Menina, foi uma amiga que me mandou seu link e eu havia imaginado um fantasminha feito de Maria Mole com cravos no lugar dos olhos! Bem parecido com a sua ideia!!!!!! Vou fazer para o Halloween aqui de casa! Um beijão!
ResponderExcluirOi, Marly!
ResponderExcluirO meu marido adora usar temperos diferenciados nas carnes e ele já usou esses, tenho certeza! Algumas vezes ele vai colocando e depois nem se lembra mais do que colocou... rs. Sabe que nunca assei o filé mignon? Estou precisando de uma escola de cozinha (rs*)
Beijus,