quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Frango Assado de Padaria e Mais uma Chamada para o Valentine's Day de 2013




                                                             
                                                             ( L'amour en rose)


Olá! Tenho cozinhado muito, como sempre, mas tem me faltado tempo até para fotografar os pratos feitos, de modo que "desenterrei" a receita deste frango que estava como rascunho há muitos e muitos meses, rsrs. Esta receita, embora esteja sendo anunciada como "de Padaria", era feita por um casal que tinha uma lojinha que só vendia frangos assados, os quais eram postos naquela máquina conhecida popularmente por "TV de cachorro", porque tem vidro transparente, que permite a visão das aves enquanto são assadas, rsrs. Ainda hoje, aos domingos, nós às vezes compramos frangos assados no comércio, para simplificar o preparo do almoço. Sim, pois se até Deus descansou um dia, a gente também precisa de descanso, não é verdade?  E o fato é que por causa do costume de se temperar as aves na véspera, é possível encontrar frangos gostosos em algumas padarias ou lojas, e até nos churrasqueiros que os assam nas ruas. 

E as fotos acima que aludem ao Valentine's Day são só para mostrar que há no blog muitas receitas e idéias para celebrar esta data, que se comemora no próximo dia 14. Veja mais sobre o Valentine's Day aquiaqui, aqui, aqui entre outros links.






Frango assado de Padaria


Ingredientes


1 frango já higienizado (lavado eenxugado) de cerca de 2kg

1 envelope de tempero em pó para galinha ou frango
Sal a gosto
¾ xícara (chá) de cheiro-verde* higienizado e bem picado ou dois ramos de tomilho fresco
3 dentes grandes de alho, descascados

1/4 xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de vinagre ou vinho
1 colher (sopa) de mostarda
½  colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora ou 1 pimenta de cheiro grande cortada
2 folhas de louro 

1 colher (sobremesa) de colorau
2 colheres (sopa) de óleo vegetal*


 Preparo
Ponha os temperos e os líquidos no copo do liquidificador (exceto o tomilho ou cheiro-verde) e bata até misturar tudo. Despeje a mistura numa tigelinha e junte o cheiro-verde ou o  tomilho (que devem ser postos picados sobre a ave e sob a pele dela). Esfregue a mistura de temperos no frango  por dentro e por fora, por cima e por baixo da pele. Ponha o frango num saco grande de plástico, juntamente com algum resto da marinada e leve-o à geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, ligue o forno em 200ºC. Ponha o frango numa assadeira untada com óleo e leve-o ao forno por mais ou menos 1:20 hora, ou até que esteja assado e bem dourado.
 * na lojinha e padarias o óleo é acrescentado aos temperos, para deixar a ave mais tenra, segundo um  das pessoas que a prepara.

Nota: Servi o meu frango com farofa de cebola e pimentão vermelho.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Financiers de Nozes e o que ando plantando







Ainda no clima do Valentine's Day, que está cada dia mais próximo, fiz estes financiers de nozes. Os financiers são feitos de farinha de amêndoas, mas hoje usei a de nozes, porque não tinha a farinha própria. Estes bolinhos são requintados e saborosíssimos, e foi por isso que os associei ao Valentine's Day, pois são  especiais (quem os provou sabe bem disso, rsrs). Estes receberam, cada um, uma cereja confitada, que afundou na massa, porque as empurrei demais. Porém, pode-se "vê-las", pois estão logo abaixo das cavidades vistas nas fotos, rsrs. A receita abaixo é a clássica. Reparem que leva pouca farinha e manteiga noisette (levemente marrom). Ela tem a vantagem de produzir muitos bolinhos, coisa não muito comum neste tipo de receita. Já publiquei aqui no blog uma receita, digamos, "genérica", de financiers, de autoria do chef Olivier Anquier. Eles são menos delicados do que os de hoje. Mas são também muito saborosos. 
Eu até tenho as forminhas próprias para assar financiers, que são pequenas e retangulares, mas queria bolinhos maiores, por isso usei formas de muffins. Diz a estória que os financiers simbolizam pequenas barras de ouro, pois foram criados no distrito financeiro de Paris. Fazer financiers é uma ótima maneira de aproveitar claras de ovos


Financiers de Nozes
 
Ingredientes 

60 g de manteiga
4 claras de ovos
140 g de açúcar
50 g de farinha de trigo
50 g de nozes moídas (no liquidificador) ou amêndoas moídas
uma pitada de sal
Manteiga para untar as forminhas

Açúcar de confeiteiro para polvilhar sobre os bolinhos (cerca de 1 e 1/2 colheres de sopa)


Preparo



Ligue o forno em 200º C.  Unte 16 forminhas para financiers com manteiga. 
Derreta a manteiga em fogo baixo, até que comece a ficar amarronzada. Desligue o fogo e ponha-a de lado, para que esfrie. Bata as claras em neve, com uma pitada de sal (não bata demais, elas têm que ficar firmes, mas não duras). Numa tigela, junte: farinha, açúcar, manteiga e nozes moídas. Misture tudo. Acrescente as claras em neve delicadamente, misturando-as à massa com movimentos de cima para baixo. Ponha a mistura nas forminhas preparadas e leve-as ao forno por 15 minutos (ou até os bolinhos passarem no teste do palito).


As Plantas:


Desde que nos instalamos na casa nova eu venho tentando criar um jardim nas pequenas áreas de que dispomos, na frente da casa e no quintal.  Mas tudo tem conspirado contra. De um incrível e insistente ataque de pragas, principalmente cochonilhas, à perseverança do nosso gato, Moby, em arrasar com os meus esforços, rsrs.

 

A pobre planta acima já foi duas vezes esmagada por ele, que pula em cima dela com gosto, rsrs. Esta planta parece uma mini-roseira, mas na verdade é a  Impatiens walleriana 'Rosete', conhecida vulgarmente por beijinho rosete. Ela é diferente da Impatiens walleriana vulgar, que produz florezinhas simples.



Esta é a onze-horas (portulaca grandiflora) plantinha resistente, que produz muitas flores. Ela é chamada vulgarmente de onze-horas porque suas flores se abrem por volta das onze horas. (Não reparem na grama alta, a chuva constante dos últimos dias tem impedido marido de cortá-la, rsrs).



Plantei também uma bouganvillea (Primavera), da mesma cor e espécie desta da foto (que plantamos na casa antiga). Ela ainda está bem pequena e espero que fique tão majestosa quanto a da foto, que foi plantada também bem miudinha, rsrs. No lugar em que plantamos a nova bouganvillea havia uma espirradeira (nerium oleander) cheia de flores, plantada pelos antigos donos da casa. Nós a arrancamos porque ela é uma planta muito tóxica, e ficamos receosos de que o nosso gato acabasse por se intoxicar,  ao comer, eventualmente, partes dela, rsrs.


Pin It button on image hover