Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Bolo Invertido de Frutas, de Fubá



Olá, para todos! Tenho um monte de revistas gringas, antigas, que eu só mantenho comigo porque elas têm receitas interessantes. É o caso desta da foto, Better Homes and Gardens, de 2007. Nela encontrei a receita deste bolo invertido de frutas - e  perfumado com manjericão - que é de fubá! 




Na revista o bolo é apresentado como "saudável" e isso deve ser porque ele  leva pouco açúcar (1/2 xícara), que não é insuficiente, especialmente se as frutas forem doces. Se, porém, as frutas não forem doces (por cá os mirtilos são sempre ácidos, rsrs), e você for do tipo que prefere "um toque extra de doçura", como diz a revista, rsrs, pode fazer a calda, cuja receita está lá embaixo (repararam que o bolo da capa da revista tem calda? rsrs).  Em vez desta massa, que faz um bolo relativamente pequeno, você pode fazer a de um dos nossos bolos de fubá, e foi isto que fiz hoje. Escolhi o prático e bom bolo de fubá de liquidificador. Depois de assado, espalhei sobre as frutas uma colher (de sobremesa) de geléia de morango derretida. 

Bolo Invertido de fubá e frutas - (receita da Home and Gardens)

(faz 10 porções)

xícara = 240 ml

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras de mirtilos, framboesas, e / ou amoras frescas
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de fubá (é farinha de milho amarela e fina, para quem não sabe)
1 colher de sopa de manjericão fresco cortado finamente (coloquei menos)
2colheres de chá de fermento em pó
¼ colher de chá de sal
2 ovos ligeiramente batidos
½ xícara de açúcar (se achar pouco faça a calda sugerida*)
2/3 xícara de leite
1/3 de xícara de óleo de canola
folhas frescas de manjericão ou hortelã (opcional) – para decoração


Instruções


Unte levemente, com manteiga, uma forma redonda, de 17 centímetros de diâmetro. Forre o fundo da forma com um disco de papel manteiga. Unte também o papel. Espalhe as frutas no fundo da forma (reserve  1/2 xícara delas para colocar sobre o topo do bolo assado). Em uma tigela, misture a farinha, o fubá, o manjericão, o fermento e o sal. Ponha-a de lado. Em outra tigela, misture os ovos, o açúcar, o leite e o óleo. Adicione a mistura de ovos, de uma só vez, à mistura de farinha. Mexa até que fique tudo combinado; despeje a massa sobre as frutas. Espalhe-a uniformemente.
    Asse o bolo em forno médio por 40 a 45 minutos, ou até que passe no teste do palito. Na receita diz para preaquecer o forno, mas eu não fiz isso, porque já aconteceu de o bolo começar a queimar por fora, sem estar assado por dentro, no forno preaquecido. 
Depois de assado, deixe o bolo esfriar na forma por 5 minutos. Passe uma faca à volta da forma para soltar os lados do bolo. Vire-o então sobre o prato em que ele vai ser servido (dica: Ponha o prato sobre a forma e vire-a de uma vez). Remova a forma e o papel delicadamente. Cubra o bolo com o restante das frutas, e decore-o com folhas de manjericão e hortelã.


* Calda

Misture até combinar: 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro (tipo Glaçúcar) + 2 colheres de chá de leite + 1 colher de chá de suco de limão. Espalhe a calda no topo do bolo, ainda quente.


******
 

Esta receita faz o clássico e delicioso bolo de fubá brasileiro:


Bolo Fofo e bom de fubá de Liquidificador

Ingredientes

1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3/4 de xícara de óleo de cozinhar (por exemplo: canola, milho, soja)
3/4 de xícara de leite
1 colher de sopa de fermento
3 ovos

Preparo

Unte com manteiga uma forma de tamanho médio (17 a 20 cm de diâmetro).  Reserve-a. Ponha no copo do liquidificador (nesta ordem, pois é melhor que os líquidos fiquem por baixo): os ovos, o leite, o óleo, o açúcar, o sal, a farinha e o fubá. Bata até que misturem. Desligue o liquidificador e acrescente o fermento. Bata ligeiramente para misturá-lo. Se for fazer o bolo acima atente para as instruções da primeira receita, se quer só um bolo de fubá, ponha a massa na forma preparada e leve-a ao forno médio (180º C) por de 45 minutos a 1 hora (este bolo demora um pouco para assar, porque leva muito líquido, mas são eles que o fazem ficar fofo. Para variar o sabor, acrescente 1/4 de colher de chá de semente de erva doce à massa.


Até breve! 










15 comentários:

  1. Uau! Que lindo bolo, apetitoso, convidativo! Guardar essa receita vale muito! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. parece uma delícia. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Marli,
    preferi a sua receita de bolo de fubá! Acreditas que nunca comi um! Vou fazer. E essa sua receita é bem prática e no liquidificador melhor ainda!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Bolo de fubá em revista estrangeira? Novidade pra mim! O seu ficou mais lindo e aposto que mais delicioso! Posso quase sentir o cheirinho do fubá misturado ao das frutas. Ai, delícia...

    ResponderExcluir
  5. Esse bolo dever ser delicioso Marly. Fubá e frutas, nunca pensei, no entanto, agora que li essa receita, fiquei com água na boca, e o seu bolo ficou muito lindo.

    ResponderExcluir
  6. Que apetecible se ve Marly, y con harina de maíz que me encanta... otra receta que se va a pendientes, voy a necesitar varias vidas para poder hacerlas todas, porque además al igual que tu, guardo infinidad de revistas que voy comprando en mis viajes y soy incapaz de tirar ninguna.
    Un beso grande amiga

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de bolos com fruta e esse tem frutos que eu adoro
    Ficou um bolo lindo
    bj

    ResponderExcluir
  8. Olá Marly!!!
    Ficou lindo demais, daqueles que dá até pena de fatiar!!
    Parabéns pelo capricho!!!
    Beijos!!! =)

    ResponderExcluir
  9. Marlyca querida eis aqui a completa definição do bolo dos meus sonhos. Adoro de paixão bolos de fubá e com frutas ficou magnifico ainda mais com toque de manjericão. Imagino a delicia e o aroma que ficou, além, claro, de ter ficado lindíssimo. Adorei a receita amiga. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá Marly: este é um bolo que fica muito bonito e que dá água na boca só de olhar. Confesso que gostei mais da tua receita ( a tal tradicional brasileira),mas a junção das duas resultou na perfeição. Tenho de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  11. Se fizer o bolo de fubá de liquidificador e colocar as frutas, antes da massa, será que ficar bom?
    Deve ficar.
    Essas frutas, lá no "meu paraíso" como até enjoar.

    ResponderExcluir
  12. Que lindo, adorei a dica. Adoro bolo e este está divino. Vou fazer para o casamento de minha filha, ela quer vários bolos numa mesa para servir com chá.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir

Olá, bem vindo(a) ao blog! Se desejar, deixe aqui o seu comentário.
Obrigada!