Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Pão Artesanal nº 2 Para o World Bread Day de 2024

 

Olá, amigos,

Eis que chegamos a mais uma edição do World Bread Day (blogagem coletiva de receitas de pães, envolvendo blogs de vários países). Esse evento foi criado por nossa amiga Zorra, do blog   Kochtopf, em 2006. O objetivo da Zorra tem sido o de celebrar e promover a arte de fazer pães. Mas, vejam que o evento acontece no Dia Mundial da Alimentação/Dia Mundial do Pão, detalhe que nos lembra de que temos tido acesso ao nosso "pão de cada dia", ocorrência que me faz ser sempre grata.

Trouxe, hoje, uma nova receita de Pão Artesanal. Ela é parecidíssima com a receita que postei aqui, em maio passado. O pão de hoje, porém, não necessita de tantas horas de fermentação, detalhe que o torna interessante, especialmente naqueles dias em que desejamos comer um pão diferenciado (rústico, com casca crocante, interior macio e muito saboroso), sem dispor de tanto tempo ou fazer planejamento antecipado. 

Pão artesanal nº 2

(receita daqui)

Ingredientes

3 xícaras de farinha
2 colheres de chá de açúcar
1 1/2 colher de chá de sal
3/4 colher de chá de fermento seco instantâneo
1 1/4 xícaras de água


Em uma tigela grande, misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Adicione a água morna (43ºC, no máximo) e misture tudo para formar uma massa áspera. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa descansar e crescer em um ambiente aquecido por cerca de 2 horas. Após as 2 horas, pré-aqueça o forno em 232ºC, com uma panela holandesa dentro (para que a panela holandesa* também seja pré-aquecida). Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada (a massa ficará pegajosa, então polvilhe com um pouco de farinha, sempre que necessário); sove a massa (dobre-a sobre si mesma, vire e repita) por 2-3 minutos até formar uma bola de massa. Transfira para uma cesta de fermentação ou uma tigela forrada com papel manteiga/pergaminho. Cubra e deixe crescer por 35 minutos ou até que a massa dobre de tamanho. Coloque a bola de massa no forno holandês pré-aquecido forrado com papel manteiga ou pergaminho e asse a 232ºC  por 30 minutos; reduza a temperatura do forno para 204ºC, remova a tampa e asse por mais 10-15 minutos, para que o pão doure (nesse ponto, quanto mais tempo você assar, mais crocante a crosta ficará... apenas certifique-se de que o fundo não queime).


Veja aqui o que é panela/forno holandês(a). 


E é isso para hoje, mas teremos novo post na próxima 6ª feira. Até lá!


13 comentários:

  1. Bom.dia de Paz, querida amiga Marly!
    Estive no final de semana na cidade principal do agroturismo.
    Trouxe já de lá muita gostosura do tipo caseira.
    Vou tentar fazer, com calma, o pão seu, sua receita.
    Tenha ânimo de fazer pães saudáveis, vale a pena!
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adoro tuas receitas,sempre práticas ! Muito bom é fazer pão 🍞 caseirinho assim! Obrigadão! Bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. eba!!! post novo!!! nossa, q pão lindo. aqui em são paulo temos aquela padaria tradicional de pão italiano no bixiga. é comum irem buscar pra servir em festas. ainda mais festas da sopa. ah, blogagem coletiva de pães, q fascinante. eu acho incrível a arte de fazer pães. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Bom dia e uma boa excelente quarta-feira. Acho que nunca provei pão artesanal. Parece delicioso. Grande abraço carioca.

    ResponderExcluir
  5. Coisa boa é fazer pão! Hoje é dia de celebrar esse alimento tão precioso para a humanidade. Fiz um pão japonês, simples, mas saboroso e bem macio.

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite. Obrigado por suas palavras carinhosas, minha querida amiga Marly.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marly! Que coisa boa fazer pão! Nada como um pouco de conhecimento para resultar num pão assim, que salta aos olhos, com a certeza de que teremos uma boa degustação. É só fazer o cafezinho e se deliciar.
    Que bom que estamos juntas nessa coletiva!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá Marly, uma boa noite prazerosa, e saiba já estou até sentindo o cheiro invadindo a casa! Minha mãe é que fazia pão caseiro, pois eu trabalhava o dia todo, lecionando. Após seu falecimento cuidei de fazê-los, mas não muito motivada, fui deixando. Tive conhecimento dessa já dessa receita na panela e o seu está lindo e deve ter ficado incrível! Desejo-lhe tudo do melhor! Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Marly, deve ficar uma delícia. Eu amo demais pão!!!! Bjs e bom domingo.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o pão! Obrigada por participar novamente do Dia Mundial do Pão!

    ResponderExcluir
  12. Adoro pão e esse tem muito bom aspeto!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  13. que pão maravilhoso! Muito sucesso!

    Wilma / Pane-Bistecca

    ResponderExcluir

Olá, bem vindo(a) ao blog! Se desejar, deixe aqui o seu comentário.
Obrigada!