sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Duas idéias de doces para o Halloween






Aii, eu vou lhes falar, às vezes eu me meto em cada uma! Quando a minha filha mais velha tinha sete anos,  um dia ela me chegou -  às onze horas da manhã -  e disse: "Mãe, você tem de fazer um bolo de festa para eu levar pra escola hoje, pois já avisei lá, que a minha contribuição para a festa do aniversário da "tia", seria o bolo!". A aula dela começava às 13:30h, logo, qualquer outra mãe, no meu lugar, pensaria em comprar um bolo pronto, não é mesmo? E isso depois de  passar um sermãozinho  orientar a criatura sobre a questão do tempo, aviso antecipado etc., pois a tal festa havia sido combinada dez dias antes (como vim a saber em seguida), e a professora que a organizou, chegou a enviar um bilhetinho a mim, dando conta dos fatos; mas o bilhete não me foi entregue, pois a menina esquecera!! O que que eu fiz? Nem reclamei, pois não havia tempo para tanto. Fui pra cozinha e três horas depois cheguei com a menina e o bolo na escola. Chegamos com um atraso de meia hora, mas ninguém se importou, pois foram comer o bolão de chocolate (com recheio de brigadeiro e cobertura de ganache), que eu levei. Ontem à tardinha, minha outra filha, que  acabara de obter de mim a permissão para trazer dois colegas para almoçar aqui hoje, me lançou o desafio: "E se você fizesse algum docinho com "cara" de Haloween para a gente comer depois do almoço?".  Eu, em vez de dizer: "Sinto muito, mas não vai dar; tá muito em cima da hora e eu tenho muitas outras coisas para fazer", que era a mais pura verdade, o que disse? "Bem, vamos ver se consigo!". Então fiz a massa do brigadeiro. Enquanto ela esfriava, fiz os biscoitos, cuja receita vai abaixo (não darei a receita do brigadeiro, pois não deve haver mais uma única pessoa no mundo que não a saiba! só direi que na minha usei cacau em pó, em vez de chocolate (em pó), para que os docinhos ficassem mais escuros). Para a decoração, colori um pedaço de pasta americana, que eu já tinha pronta, e, juntamente com o meu marido, que "entrou de gaiato no navio", cortei na pasta, as carinhas de Jack O'lanter. Depois que os biscoitos assaram e esfriaram, colei neles (com Nutella) as tais carinhas. Fizemos os brigadeiro "aranhas", colando neles uns olhinhos feitos com pasta americana. Mas descobrimos que o arame preto (para artesanato), que tínhamos, não daria para fazer oito patas em cada bichinho, então criamos essas aberrações da natureza: aranhas de seis patas (rs). E o resultado de tudo foi que os doces não ficaram com a aparência perfeita, como poderiam, caso eu tívesse tido mais tempo. Mas como a idéia sempre pode ser proveitosa para alguém, resolvi publicá-la. Quanto a mim, resolvi que doravante vou me poupar! Chega de  me sujeitar a essas pelejas bobas; melhor seria ter feito um pudim ou algo do gênero!

Biscoitos de Chocolate

(faz 26 biscoitos)

Ingredientes
1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
¾ xícara (chá) de manteiga ou margarina (com sal)
5 e ½ colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/3 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo
Com o fouet, misture bem a manteiga com o açúcar. Junte os demais ingredientes e misture até obter uma massa homogênea (use para isso uma colher de pau). Abra a massa com o rolo (entre dois pedaços de plásticos, ou em mesa levemente polvilhada com farinha) e corte-a em discos de sete cm de diâmetro. Leve os discos a assar em forno pré aquecido (180ºC), em forma untada e enfarinhada, por 20 minutos.

Nota: Use manteiga, preferencialmente, ou margarina de boa qualidade (rica em lipídeos), caso contrário, será preciso acrescentar um pouquinho de leite à massa.

37 comentários:

Blog da Nô disse...

Marly, ficaram ótimos! Eu adorei!
:o)

♥ mesa para 4 disse...

Ideias lindas, lindas :D

Dani disse...

Nossa..quanta criatividade!!! Acho que eu não consigo pensar rápido como vc não... rs Parabéns!!! :D

Bjoss

Lau Verrengia disse...

Difícil dizer não mesmo. rs

Eu adorei as idéias, os biscoitinhos foram os que mais gostei, lindos!

Beijo

Anônimo disse...

LICENCINHA...
oooO
(....).... Oooo....
.\..(.....(.....)...
..\_).....)../....
.......... (_/.....TÔ PASSANDO!!!
oooO
(....).... Oooo....
.\..(.....(.....)...
..\_).....)../....
.......... (_/..... TÔ PASSANDO!!!
oooO
(....).... Oooo....
.\..(..... (....)...
..\_)..... )../....
.......... (_/..... CALMA TÔ PASSANDO!!!
oooO
(....).... Oooo....
.\..(.....(.....)...
..\_).... )../....
.......... (_/....
CHEGUEI...!!!

Oi,amiga Marly.

Demorei,mas estou aqui.
Vamos bater um dedinho de prosa sao tantas coisas para conversar.
Primeiro que o seu blog e um colirio para os olhos.Esses biscoitinhos ficaram tao lindinhos e o brigadeiro das aranhas,uma gracinha.Voce e tao criativa.Eu adoro fotos e suas fotos,sao nitidas de um colorido...Parabens!!!
Eu adoro fotos e cameras fotograficas,qdo vou na loja a primeira coisa que vou ver sao cameras Nikon,Pentax,Fuji...sao lindas se eu for falar nao tem fim de tanto que gosto.
Bem,agora estou mais calma.Na vida da gente e um tal de subir e descer montanhas,ne?So que aquele dia foi demais,mas tudo bem.Ainda bem que tenho o blog onde encontro minhas amigas que ajudam-me.Obrigada,Marly pelas palavras de conforto.
Sobre as coxinhas,no Brasil meus pais tinham pastelaria e eu ajudava a minha mae a fazer coxinha e kibe.Eram tantos salgadinhos que faziamos por semana que era de perder a conta.Saudades daquele tempo.
Como e bom conversar ,o tempo vai passando e as palavras vao se transformando em emocoes que sentimos,ne?So que estou sentindo que preciso ler livros,pois a minha gramatica nao esta boa,dezenove anos longe do Brasil e o portugues se mistura ao japones.Final do ano vou comprar um livro.
Falei bastante...
Desejo a voce e sua familia um lindo e maravilhoso fim de semana.
Bjus da Norma e Mi.

Ana Powell disse...

Excelente decisão de fazer essas doçuras.
Ficaram monstruosamente deliciosos x

Anônimo disse...

Marly, um dia destes eu furo o ecrã! hehehe:)
Tens muito jeitinho para as bolachas e biscoitos, ficaram lindos, bem alusivos ao dia das bruxas...e eu quero uns quantos de cada para degustar, as aranhas, então, devem ser deliciosas! lol
Quero agradecer o teu email, em breve farei um dos bolos (ou o que me mandaste, ou o teu com a raiz), depois derei notícias! Obrigada pela simpatia! Feliz Haloween!******

Pam disse...

Oi Marly, vim pra dizer que adoro seus comentarios, sempre que vejo no e-mail que vc escreveu algo vou correndo ansiosa pra ler, pois sempre são recadinhos carinhosos e cheios de sinceridade, adoro muito, mesmo pela internet dá pra sentir que seu coração é enorme...:)
beijinhos

Lau Verrengia disse...

Marly, obrigada! Eu também estou te linkando, ok?
Bom fim de semana.

Beijos!

ameixa seca disse...

Fiz brigadeiros pela primeira vez esta semana e olha que precisei de receita, mas eu não sou brasileira, né? :) Tanto as bolachas como os brigadeiros ficaram fabulosos :) Apesar de ser em pouco tempo estás de parabéns!

Tiago Lopes disse...

O que uma mãe faz para agradar à sua filhota! Ficaram com um óptimo aspecto!

Cherry Blossom disse...

Ah vai Marly! Aposto que você gostou da brincadeira sim!!!!Teve até um belo ajudante na história!...ahahahah...
Ficou tudo muito lindo! No fundo no fundo tenho a certeza que você curtiu e achou que valeu a pena sim!!!...Deixa o pudim para outra história!...ahahahahah...
Uma bicota ! E um lindo domingo!


..amei as aranhas de brigadeiro!

Carolina Andrade disse...

Ah, Marly, e quando falamos não pros nossos pimpolhos?? Ficou tudo lindinho, até a aberração-aranha!! Adorei. Beijão

Pam disse...

Oie, então, sabia que este foi o primeiro muffins salgado que fiz?, e adorei, muda um pouco dos doces, que se comer muito enjoa. Mas com certeza vou começar a testar mais receitas deles salgados.
beijinhos

Nana disse...

Será que os meus filhos aprontaram isso comigo amiga?!?!?!
Adoro docinho assim, com personalidade hehehe
Bjsss e boa semana

tatiane disse...

Oi, Marly, não conhecia seu blog ainda, e o achei zapeando pela net. Quanta coisa boa tem aqui! Vou te linkar, ok?
Os biscoitinhos ficaram lindos, excelente idéia!
bjs

marina guimarães disse...

a aranhas ficaram bem legais, ótima idéia para uma festa de harry potter.
o biscoito de gengibre fica uma delicia com nutela, dá pra fazer recheado.
eu já fiz outras receitas de biscoito de gengibre, sempre a minha massa fica mole, dificil de abrir e de cortar.

welze disse...

falar que tudo ficou perfeito é muito pouco. Aplausos, em pé para você e sua família.

Sylvia disse...

Lindas idéias, e as bolachinhas parecem estar uma delicia, ainda mais com Nutella

Marly disse...

Nô, Mesoca, Dani, Lau e Norma,
muito obrigada pela visita e cometários!
Ana, seja bem vinda! obrigada pela visita e comentários!
Mary, Pam, Ameixinha e Lau,
Obrigada, queridas!
Tiago, bem vindo! obrigada pela visita e comentário!
Cherry,
É verdade, a gente acaba curtindo a "maluquice", mas é sempre preferível fazer as coisas com tempo, não é verdade?
Carol, Pam, Nana, obrigada, meninas!
Tatiane,
Bem vinda! Obrigada pela visita comentário e pelo link!
Marina e Welze,
Muito obrigada pela visita e comentários gentis!
Sylvia,
Bem vinda! Muito obrigada pela visita e comentário!

Tânia disse...

kkkkk...criança apronta cada uma....e você soube se sair muito bem! Parabéns Marly!
O resultado de tanta criatividade taí...ficaram lindos!
Beijinhos

Gina disse...

Marly, passeando por seu blog, descobri umas receitinhas muito boas, como os biscoitinhos de casamento e esses aí.
Já virei seguidora.
Bjs.

Unknown disse...

Mas estão lindos! =D
Pare de se martirizar. Além do que, com o gostinho de desafio, fica bem mais gostoso... Hehehehe!

Adorei!
Você tem o cortador no formato da carinha mesmo???
Apesar de ter alguns em casa, encomendei na Amazon essa semana aquele balde com 101 cortadores da Wilton (mais simples que o seu, sem dúvida). Quero "biscoitar" até! Já copiei sua receita... Hehehe!

Beijos!

Oba Gastronomia disse...

Genial Marly!
Muito bacana, mesmo!
Vou passar para minha menininhas!
Parabéns e um Beijo!
Orlando Baumel

Mary disse...

Olá,Maryl,
Está com um aspecto bem tentador,essas bolachas,estão super lindas.



bjs
Bom fim de Semana

Talita disse...

Oi, Marly! Gostei muito das bolachinhas, mas não vou muito com a cara de docinhos nojentos de haloween. Mas são idéias muito criativas!

Isabelocas disse...

Feitos em cima da hora estao fantásticos, lindos.
bjs

Helena disse...

Olá Marly
Ser uma super mãe é conseguir superar esses desafios e pelo que b«vejo saíste-te muito bem.
Adorei as 2 sugestões.
Beijo

sadhia disse...

não sei porque mas fiquei com uma vonatde doida de comer essa aranha kkkkkk bjinhos amiga vc é demais

Renata Krauss disse...

Olá, como você está? Parabéns pelos lindos biscoitos e brigadeiros, amei a idéia do brigadeiro, tanto que gostaria de saber qual arame é esse que você utilizou? Um abraço, fique com Deus, Renata.

Marly disse...

Olá, Renata,

Seja bem vinda! Eu usei um arame para bijuterias, que na verdade pertencia à minha filha.
Mas qualquer arame escuro serve para este fim, o importante é que ele esteja limpinho, certo? A gente também tem de ter o cuidado de tirar as perninhas das aranhas dadas às crianças pequenas, rsrs.

Um abraço!

Jussara Neves Rezende disse...

Marly, se vc não mencionasse o número de patas, ninguém repararia. Ficaram perfeitas as aranhas!
Estou vindo da Bonfa, onde fui te
v(l)er!
Linda semana!
Jussara

Unknown disse...

Olá, Marly, me tire uma dúvida! Essas carinhas do biscoito você fez com pasta americana? e você utilizou que cor pra deixar nesse tom? Obrigada!! Priscila Gularte

Unknown disse...

Parabéns!! Bela receita.

Marly disse...

Priscila Gularte, bem vinda!

Eu usei pasta americana comprada pronta, para fazer as carinhas.
Colori a pasta com corante para alimento nas cores amarela com um tiquinho de vermelha, rsrs.

Beijoca

Unknown disse...

Obrigada, pela atenção.
Beijos e Boa Noite!!

Unknown disse...

Adorei a historia das suas filhas....e dos doces também!!!obg!!!

Pin It button on image hover