sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Aqui me tens de regresso...e com bolo alpino!

Este não é o bolo alpino

Pois é, eis me aqui de volta, depois de dez dias de papo pro ar na praia, comendo coisas gostosas. O desagradável nisso tudo é ter de perder os acréscimos adiposos resultantes da farra. E olha que fui avisada das consequências dos excessos, até por uma camiseta, vista na vitrine de uma loja, logo no desembarque, lá no Nordeste. Nela havia inscrição que dizia: "Em boca fechada não entra mosquitos... e nem calorias", rsrs. Mas, como o ano ainda está começando e a gente não perde nunca a esperança, já estou me preparando para o período de refreamento dos ímpetos 'glutonísticos'. Sim, estou me preparando psicologicamente, pois por ora não dá pra refrear nada, porque fevereiro é um dos meses concentradores de aniversários dos familiares. Começam já no início do mês e se estendem até os últimos dias. Ontem, por exemplo, foi o aniversário do maridão, razão de eu ter feito o bolinho abaixo. Eu estava no maior desânimo e pensando em não fazer nada. Isso porque acabamos de chegar de viagem e, certamente, em breve, alguém da família irá nos contatar para sugerir que façamos uma comemoração única, de todos os aniversários do mês (como tem sido a tradição nos últimos anos). Então, provavelmente me verei - novamente - à volta do forno. No último minuto do segundo tempo, porém, agarrei a receita de bolo alpino de chocolate e saiu esse bolinho, que acabei não fotografando inteiro. Ele tem muitos fãs e é um bolo bem gostoso, porém a receita abaixo não é a clássica, mas a minha versão.


Bolo Alpino de chocolate ao meu modo

Massa
Bolo Nega Maluca, receita aqui  (onde se lê massa de chocolate)

Creme Alpino
1 lata de doce de leite (feito com uma lata de leite condensado(395g), que se cozinha imersa em água, em panela de pressão por 50 minutos. Deixe esfriar por pelo menos duas horas, antes de abrir a lata, pois o doce quente espirra e pode provocar queimaduras) 
1 lata de creme de leite (300g)
2 colheres (sopa) de rum
300 g de chocolate meio amargo, derretido em banho maria (ou no microondas)
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1/3 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo
Misture tudo com uma colher de pau e empregue.

Calda
3/4 xícara (chá) de água filtrada

Cobertura
Ganache de chocolate
3oog de chocolate meio amargo derretido em banho-maria ou no microondas.
200g de creme de leite (1 caixinha)

Preparo
Misture tudo, leve a mistura à batedeira ou à geladeira para que, esfriando mais, engrosse um pouco. Atente, porém, para que não esfrie demais, pois isso deixaria o creme duro e impossível de ser espalhado (caso isso aconteça, pingue umas gotas de leite quente sobre o chocolate, ponha-o na batedeira e repita o processo. Depois que o creme estiver frio e espesso, cubra o bolo com ele.

Notas:

Como eu pretendia fazer um bolo pequeno, fiz apenas a massa, como indicada (que assei em duas formas de dezoito centímetros), todo o resto fiz só metade da receita. Também acrescentei 3/4 de xícara (chá)  de chantilly já pronto à receita, pois, querendo deixar o recheio bem vísivel, o espalhei na parte de cima do primeiro bolo e na debaixo do segundo, mas, como se pode ver pelas fotos, não consegui obter exatamente o efeito desejado. Por fim aviso que esse recheio e cobertura são o bastante para um bolo feito com três massas. assadas em forma de até 30cm de diâmetro.

E quanto à viagem a Alagoas, como não podia deixar de ser, trouxemos muitas coisas tipicas de lá, principalmente as relacionadas à gastronomia: peixes e frutos do mar (e de outras águas), farinhas como a de 'puba', que é resultante da fermentação da mandioca deixada na água para amolecer; biscoitos; doces e etc. Também comprei muitos daqueles paninhos de prato e lavabo feitos pelas rendeiras e bordadeiras de lá, coisas que talvez venha a mostrar nos próximos posts.

Ah, o bolo com morangos, da primeira foto, é uma criação minha e tem sido o bolo de festa de minhas duas filhas, sobrinhos e outros parentes há mais de quinze anos. Ele é uma festa para os olhos e muito mais para o paladar. Tenho dezenas de fotos dele, tiradas ao longo dos anos nas festas familiares.

60 comentários:

Fatima disse...

Maravilhoso, como todos os bolos qu você faz!!!!!!!
Bom fim de semana
Bjs

Marinex disse...

ficou um encanto... de certeza que o aniversariante deve ter adorado, ainda mais sabendo do cansaço da viagem... beijinhos grande e bom carnaval

Richie disse...

Oi Marli!
Bem vinda de volta! E já desejando bom carnaval, assim fica td emendado né?rs
Nossa, esse bolo alpino deu água na boca! Chama bolo alpino pq o recheio fica com gosto de chocolate alpino? Ou to 'viajando'?rs.
Linda a foto do bolo de chocolate e morangos, tb!

Ah, fiquei curisoso com a Torta Chiffon de Limão.. eu só conheço a Chiffon de Chocolate.. vou procurar receita dessa pra testar! ;)

Bom, benvinda de volta, e obrigado pela visitinha!
bjo:D

"Manjares da Manu" disse...

Nossa, quantas delícias!!Realmente não tem como não ganhar uns quilos há mais!!!!!Bem vinda!!!

Bjs...òtimo fim de semana!!!

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!o(^-^)o
Estava ja com sardade de oce.
Bom passear,ne?Por aqui um frio,chegou a nevar aqui na minha cidade deu uns 3 cm de neve.Ficamos em casa,a Mi dormiu o dia inteiro...
Puxa,acho que temos muitas coincidencias,meu aniversario e no dia 22/01 e tenho 20 anos......em cada perna e mais sete no braco...e o meu marido no dia 17 e aniversario.Muitas coincidencias.
Vou procurar a quirera no mercado brasileiro.E eu fico aqui so babando com esses bolos tao lindos que voce faz.Eu quero um pedaco...
E ai e carnaval,ne?Hoje passou no noticiario,que saudades.
Um bom carnaval para voce e sua familia.

Blog da Nô disse...

Oi, Marly!
Que bom te 'ver' de volta! Bom viajar, né?!
Adorei a receita do bolo, mas tenho uma dúvida: a calda é mesmo só água filtrada???
Beijos e seja sempre bem-vinda de volta!!!
:o)

»¤Þ䵣䤫 disse...

Seja bem vinda, nem me fale dos quilos extra! Senhor Jesus como estou sofrendo para perde-los, que bolo mais maravilhoso hein! Receita anotadinha! Bjokas

Renata disse...

Menina Marly, que bolo mais chic e tentador!!! Quanto capricho...essa moça quando entra na cozinha é pra arrasar!
Abraço,

ameixa seca disse...

Que delícia a massa fofa e o recheio a escorrer pelo bolo :)

Marina disse...

Fica um bolo muito bonito. Com esse recheio fica um bolo de chocolate irresistível! Hummmmm...
Beijinhos.

Talita disse...

Fiquei morrendo de vontade desse bolo! Mas já anotei a receita pra fazer um igual! =)

Sandra Peres disse...

Eu copiei a receita, o namorado gosta muito do chocolate alpino, quem sabe goste do bolo!!!

Eu to aqui, brigando com a balança, dançando pela casa pra queimar as calorias, louca pra ir pra avenida e cair no rebolation!!!

Beijão

Patrícia Nascimento disse...

Uma tentação dos deuses!!
Adorei...mesmo guloso!
Bjos

Ana disse...

Marly menina,q. espetáculo de receita!Já está anotada,parece divina,obrigada por partilhá-la.
Um ótimo feriado pra vc.
T+!

Anônimo disse...

menina que blog maravilhoso!
tudo deu água na boca.
adorei!
ah e nem me fale em quilinhos a mais :)
beijos!
Érica

BilaCaldas disse...

Que delícia de blog... Conheci hoje e estou seguindo. Parabéns!!!

Renata disse...

Oi Marly,so pra informar: Gonzaguinha ne mineiro nao minha flor, ele e carioca...qd eu disse: da minha terra, quis dizer do Brasil! Mas aquela musica e meu hino, sabia?
Um abraco grande,
bons feriados!

Rafaela disse...

humm pecado ver isso antes do almoço, hein menha phelha?!

Susi disse...

Marly, espero que tenha aproveitado as férias..,adorei a receita,pois faço nega maluca sempre e agora quero testar essa sua..
bj

Ruby Fernandes disse...

Oie flor! obrigada pelas palavras carinhosas!!!
meu Deus, que bolo é esse? preciso fazer urgente, hahahahah!
Bem vinda de volta viu?
Bjo bjo

Rachel disse...

Pois eu bem sei o que é isso, também acabei de voltar de uma viagem ao Recife...e o alerta da camiseta para mim não serviu de nada...rsrsrs!!!

Acho que de agora em diante você não terá dificuldades para postar, seu comentário entrou direitinho

Não tem aquela musiquinha...depois do carnaval eu vou tomar juízo...então vamos pensar nos estragos depois...rs!

Bjuss e ótimo carnaval pra você!!!

Unknown disse...

Realmente um espetáculo, vc também não deixa por menos, hein? Queria me tornar seguidora daqui tb...obrigada pela visitinha, beijos.

marina guimarães disse...

seus bolo são lindos demais!!!

Blog da Nô disse...

Marly, não faço a menor idéia do que acontece para nossa sidebar não atualizar ao mesmo tempo que em outros blogs, pois comigo também acontece!
Agora, a calda de água, nunca me ocorreu a idéia! Interessante!
Beijos!
:o)

Helena disse...

Olá Marly
Um regresso em cheio com este bolo maravilhoso!Parabens!
Uma optima semana!

Paulinha disse...

Que bolo lindooooo!!!!!!!!!!!!
Depois me conta do brownie!
Bjs

Regina disse...

Marly só de olhar já ganhei umas 200 calorias!ehhe Lindo, deve estar uma delicia mesmo. bjss

Marcia Rosa disse...

Ai, quero uma fatia!!! Suas postagens são uma sequencia de tudo que adoro! Vou escolher o que fazer primeiro!
bjs

Amehlia Digital disse...

Amore!
Vc voltou é?! Não pode ficar tanto tempo longe...sentimô sardádi, né?!
E tava sem ânimo p fazer um bolinho e fez essa arte...qdo estiver animada então?! =D
Parabéns para seu marido e para os outros aniversariantes...acho fevereiro o mês mais lindo p fazer aniversário...:D
Um bejim no seu coração!
da Vinni

Le disse...

Marly, que loucura esse bolo!!!
Só leva gostosuras... Não tem como não gostar.
Bj

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!
E com prazer que serei sua amiga seguidora.Um lindo dia para voce e sua familia.Bessitos da Norma e Mi.

Aline Simões Pires disse...

Seja bem-vinda ao meu blog, Marly!
Estamos juntas nessa! hehe
Também to precisando me cuidar ;)
Espero que possa contribuir de alguma forma...
Quando quiser alguma ajuda ou alguma sugestão, fique a vontade, a casa é sua!
Minha nossa! Que tentação, hein hehehe
Tá com uma cara tão boa esse bolo! Me dá um pedaço? hehe
Beijinhos e bom feriado!

Renata disse...

Oi Marly, tô de volta aqui pra agradecer todo o carinho seu lá no EternosPrazeres,
Bom feriado
Abraço,
Re

Mary disse...

Olá,Maryl!
Que bolo lindo com um aspecto sensacional e super guloso:D


Bjinhos e bom Carnaval

Unknown disse...

Oi Marli, você pode até ter deixado de lado o artesanto, mas você está em outra arte muito deliciosa, a culinária, nossa fiquei com água na boca com esse bolo, que delícia! Já estou te seguindo, pq de vez em quando acabo indo pra cozinha tentar algo diferente.
Beijos!!!

tatiane disse...

Marly, nem precisava de foto do bolo inteiro, só a visão do recheio ameaçando escorrer pelo bolo já foi o suficiente para me deixar com vontade!
Tento economizar nas calorias durante a semana, para descontar nos fins de semana, se não perco peso, também não ganho, rs.
beijos

Laura Lucia disse...

Marly,
Com todo o respeito, tiro meu chapéu para o seu bolo. Lindo, especialíssimo e mais do que delicioso, pois com tais ingredientes não há falhas.
Adorei seu blog e suas receitas caprichadas. Parabéns!
Tornei-me já sua seguidora, de tão encantada que fiquei.
Bjs

Anônimo disse...

Aiiinn, que maravilha esse bolo!! Como eu queria comer agora!! Vou ter que fazer neh! Bjus! Estou seguindo...

Renata disse...

Marly querida!

Queria primeiro agradecer a atenção que você dá em todos os posts que eu faço no meu blog.. Você é uma pessoa muito talentosa e querida, que só passa lá pra me dar ótimos conselhos! Obrigada mesmo!

Já fiz pela terceira vez tua receita de bolo e toda festa é uma alegria, o bolo fica realmente maravilhoso!

Agora estou imaginando esse recheio, hmmm que delícia!!!!!!!!!

Beijos e obrigada pelo carinho!

Priscila Ferreira disse...

Marly!
Adorei seu cantinho, fiquei babando com tanta coisa linda e deliciosa!!
Já estou seguindo pra não perder nenhuma receita!!
Bjuuu
Pri

Unknown disse...

O que é isso colega, você não poderia faltar no meu post, tu é muito caprichosa, tô amando seu blog. Só coloco lá no bagunça o que é bom e o que eu sei que vai embelezar minha "cozinha". Eu adoro confeitaria, mas confesso que ainda sou melhor em cozinha quente. Maaaaas como querer é poder, vou treinar muito e me inspirar em pessoas assim como você. E digo mais, se você quiser, pode fazer um post lá no meu blog. Me mande por e-mail, fechado? Pense em minha proposta indecente, muááá!....rs Bjs e aguardo sua resposta!

Tamy disse...

ai que tentação... não tô podendo com essas delícias!!!!

beijoks

Ellen disse...

Marly,
Este bolo merece todas as comemorações....fiquei morrendo de vontade.
bjs
Ah,ah viramos seus seguidores
Antonio e Ellen

Paula Pacheco disse...

Marly, que delicia de bolo, um melhor que o outro, esse de alpino esta de arrepiar, adorei, já levo a receita comigo,
bjinhos
Paula

Marly disse...

Ladies & Gentlemen,

Agradeço de coração a presença e o comentário de vocês nesse blog. Sintam-se sempre bem vindos!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Esse bolo da abertura está tentador demais.
E o alpino, com todo aquele recheio, deve ser uma delícia.
Ah se não fosse o problema das calorias ....
Só dá para fazer numa ocasião com bastante gente em casa.
Beijo.

Paulinha disse...

Pois é menina..vc pode substituir uma refeição com essa ração humana!!

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Marly
Publiquei o Lelê que fiz aqui em casa.
Dá uma olhada.
Beijos
Patty Martins

Nárriman disse...

Bom que voltou! Descansou bastante, né?
Que delícia de receita!!! Esse seu blog é uma perdição!...rssss
Marly, infelismente ainda não conseguimos entender o que houve na minha postagem sobre o encontro com Laély.. A única coisa diferente que fiz, foi digitar o texto em outro PC, copiar e terminar em casa. Ralvez tenha transportado de maneira incorreta, sei lá. Mas faz parte, né? Ficou a lição!
Bjs!

Susi disse...

Revendo essa delicia Marli.
um beijo

Kiki Cortese disse...

Assim é covardia!!
Que bolo lindo!!!

Ana Powell disse...

Um regresso á grande e á francesa, uma receita fabulosa.
Parabéns x

Richie disse...

Ai Marli do céu, é duro quando o planejado nao dá certo.. mas suas dicas vao ser muuito uteis daqui pra frente, e eu to traumatizado com chantilly de creme de leite fresco, nunca mais..hehehe

o blog ta lindo! bjo, boa semana :D

Carlota disse...

Divinal!!!

Tenho um desafio para si e ainda um selinho "Posso tocar no nariz do teu Blogue?"

Aceita este desafio?

Beijos e Boa semana.

**Lih** disse...

... pois é!

Graças a Deus estão todos bem agora!
Adorei a receita do bolo, imagina se eu não ia gostar...?
Espero que suas férias tenham sido otimas!

Boa Semana!

Bjos!!!

Unknown disse...

Acho que é por causa do cedilha, não é? Tente baguncanacozinha@gmail.com!

Bjs!!!!!!!

Rachel disse...

Amanhã, tem selinho esperando você lá na Biroskinha, ok?!
Bjuss!!!

Heleny Ricci disse...

Que delíciaaa de bolo, quase lambi o monitor rsrs
Marli, ganhei de um amigo um vidro de Marron Glacê Cuevas, por conta daquele post em meu blog "Castanhas Portuguesas"...Nossa eu amei, nunca tinha experimentado, é bom demais...não tem nada haver com o Marron Glacê que tem nos supermercados rsrsrsrs
bjsss

Susana Barros disse...

Oi Marly! Obrigada pela visita! Também adorei o teu blog!!! Tudo muito lindo e aposto saboroso!

As cerejas com cabinhos tu encontras nas casas especializadas com produtos de padaria e confeitaria. Em que cidade tu moras? Um abração! Susana

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

"Em boca fechada não entra mosquitos... e nem calorias" Essa frase é uma "delícia"
Espero que tenha descansado bastante, o bolo dos morangos é lindo, mas o bolo alpino também não lhe fica atrás.
Bjs
Moira

Pin It button on image hover